2014/12/05

Devocional

 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6.6

Irmãos essa noite quero compartilhar uma palavra que Deus colocou em meu coração a respeito da espiritualidade do povo de Deus. Acredito queridos que se você colocar em pratica isso o que vou falar essa noite a sua vida espiritual será transformada.

O texto a qual lemos faz parte do famoso discurso proferido por Jesus conhecido como sermão da montanha. E é incrível como a palavra de Deus é tremenda e nos ensina coisas tão profundas em apenas um versículo.

Jesus a partir do versículo seis começa a trabalhar questões da vida de oração, da vida devocional dos discípulos, Ele começa a ensiná-los qual deveria ser a postura deles como cristãos nos momentos de relacionamento com o pai.

Eu creio irmãos, que todos nós precisamos melhorar a nossa vida devocional urgentemente sob pena de nos esfriarmos e consequentemente nos afastarmos de Deus. Eu acredito que tem muita gente se esfriando espiritualmente Porque não tem levado uma vida devocional no seu dia a dia.

A primeira lição que aprendemos neste texto é que para desfrutarmos de uma vida espiritual verdadeira, para termos uma vida devocional séria, nós precisamos de três coisas:

1-  UM LUGAR TRANQUILO:  "entra no seu quarto e feche a porta..."

Nós precisamos de um lugar tranquilo para buscarmos a Deus...

A maioria da população mundial vive hoje nos grandes centros urbanos, nas megas-cidades, disputando um pequeno espaço que lhe proporcione um mínimo de conforto. Quando andamos pelas ruas dessas cidades ficamos impressionados com a quantidade de pessoas, de carros, edifícios e barulho. Nós vemos homens e mulheres andando pelas ruas apressadamente em todas as direções, ouvimos vozes agitadas, nervosas e alegres, misturada ruídos de transito e das construções.

E nesse contexto queridos irmãos aprendemos a viver no estress do dia a dia, no estress da hora e dos inúmeros compromissos. Parece ser impossível nos dias de hoje vivermos neste sistema sem nos sentirmos ocupado, atrasados ou em falta de alguma coisa, mesmo sem saber o que é. É nesse lugar que muitos de nós passamos os nossos anos numa correria intensa e desenfreada. E o que é mais absurdo ainda, é que depois de um dia inteiro de correria e de lugares cheios nós entramos em nossos lares,  sentamos em frente á televisão para ver e ouvir os mesmos barulhos e agitos do dia que passou.

Para muitos de nós irmãos é difícil encontrar, no meio de tudo isso, um lugar que se possa chamar de lugar tranquilo, um lugar de repouso.

No salmo 23 Davi nos fala de um lugar tranquilo, ás margens das águas de descanso onde a alma é refrigerada e renovada. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Salmos 23:2-3

Com frequência irmãos Davi fala de lugares de refugio, das cavernas e esconderijos onde se abrigava afim de renovar suas forças e sua alma.  Aliás irmãos a espiritualidade dos personagens bíblicos é construída em lugares onde com frequência paravam para orar e descansar e experimentar um novo toque da presença de Deus. (vcs estão entendo que Deus esta dizendo pra vcs irmãos) O próprio Senhor Jesus entendia a importância desses momentos e convidava seus discípulos para um lugar a parte, fora do tumulto das multidões, para repousar. Se você parar para ler a história de Davi você vai perceber uma infinidade desses lugares que Davi encontrou ou construiu para recuperar-se das perseguições de Saul e do cansaço do seu coração.

Irmãos esses lugares são necessários para alimentar as nossas almas. Precisamos deles, não para fugir do mundo, mas para compreendê-lo; não para afastarmos do trabalho e da rotina, mas para respondermos com mais responsabilidade a eles; Precisamos de um lugar onde a voz de Deus seja ouvida, um lugar onde o coração possa repousar, quantos pessoas estão cansadas com suas almas pesadas, por que não encontraram um lugar de descanso, um lugar seguro.

Talvez eu esteja falando essa noite a você querida irmão(ã) que esta cansado espiritualmente, Talvez eu falando a você que esta sem forças para orar e você pensa que Deus esta longe de você. Deus esta dizendo não sou que estou longe, é você que não para... para reabastecer seu coração em mim. Você precisa de um lugar tranquilo. Nós sentimos cansados porque não sabemos parar, somos constantemente levados pela pressa dos outros, pela agenda dos que pensam que a vida é medida pelo acúmulo de bens ou compromissos que possuem.

O diabo é tão sujo queridos irmãos que leva a muitos pensarem que se parar o mundo não funcionará, ele nos faz pensar que nossa correria e agitação faz parte da ordem deste mundo que depende da nossa agenda. Isso é uma mentira porque a ordem deste mundo esta nas mãos do único detentor de poder Deus.

Irmãos nós precisamos encontrar esses lugares tranquilos, não me refiro a uma ilha deserta ou uma cabana no alto de uma montanha, mas lugares onde se darão nossos encontros com Deus, precisamos de Jardins de oração ou desertos de solicitude.

A bíblia diz que constantemente Jesus saia só para os montes para falar com Deus. Muitas vezes nós olhamos e percebemos que não temos nenhum lugar, nenhum pasto verdejante, nenhuma caverna de Adulão para repousar um pouco. Um lugar que preencha nossa mente com pensamentos de Deus, que envolva nossa imaginação com o amor que vem do calvário. nós não temos porque não paramos...

Jesus nos deu uma dica de um possível lugar de repouso e busca ele disse: entra no seu quarto e feche a porta... mas se vc não consegue fazer um devocional em casa procure outro lugar.

Eu me lembro que quando eu trabalha e estudava, o meu lugar de refugio de encontro com Deus era o banheiro da empresa, me ajoelhava na patente e falava com Deus, ali era meu jardim de adoração, ali era minha caverna de adulão, onde renovava as minhas forças.

Quando morava em Guaratuba eu saia cedinho e ia para frente do mar e ficava sentado ali lendo a palavra e falando com Deus. Encontre o seu jardim de oração irmão para que você não esmoreça e se afaste do Senhor...

2 - LEITURA DEVOCIONAL

Quando Jesus diz entra no seu quarto pra orar, ele esta se referindo não apenas ao ato de orar, mas também ao ato de manter um relacionamento, o qual se da através da oração e da leitura da palavra, ele esta falando de um momento de intimidade de busca...

Uma das grandes preocupações que envolvem a experiência espiritual hoje é o analfabetismo bíblico cada vez mais crescente nas novas gerações de cristãos. O desinteresse pela bíblia é alarmante e eu não estou falando das pessoas ai fora eu estou falando de pessoas que estão dentro de nossas igrejas. Vivemos hoje aquilo que o profeta Jeremias profetizou dizendo: "Porque dois males cometeu o meu povo: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as Aguas" Jr12.13

Hoje infelizmente a espiritualidade moderna é nutrida por fontes cujas as águas não são perenes, limpas. Dai a inquietação, o frenesi, a busca louca e insana por experiências que nunca satisfazem a alma.

Querido precisamos voltar ao manancial perene de águas que satisfazem a sede do coração, uma fonte que jorra para sempre e nos liberta das cisternas rotas que secam e não satisfazem. A leitura devocional irmãos não é uma leitura de estudo bíblico, para isso você terá outros momentos. Leitura devocional é antes de tudo, é uma disciplina de devoção, ela é feita pura e simplesmente para conhecer a Deus, colocar-se diante de sua Palavra e Ouvi-lo. Essa atitude de silêncio, reverência, meditação e contemplação define a postura de quem deseja aproximar-se da Palavra de Deus.

O exemplo bíblico desta postura encontramos em Maria, irmã de Marta, que diz o texto de Lucas 10.39-40 "quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos, enquanto sua irmã agitava-se de uma lado para outro, ocupada com muitos serviços"

A leitura devocional é algo que precisa ser feito como mais um item em nossa apartada agenda diária, você tem que priorizar isso todos os dias, nós perdemos o significado da devoção que nos leva à meditação. São 4 os estágios que passamos quando nos dedicamos a leitura devocional. Leitura, Meditação, oração e contemplação.

Quando lemos a palavra e paramos para meditar naquilo que lemos, essa meditação produzirá em nós um desejo de falar com Deus, nossa mente e coração se movera em direção a Deus e esse movimento do coração a Deus chama-se oração, que por fim gerará em nós uma contemplação que é o ponto alto da experiência da oração é a profunda comunhão com Deus que nos envolve completamente e transforma a nossa vida. É claro irmãos que como todo relacionamento pessoal requer tempo, esforço e atenção. A pratica diária da leitura Devocional estabelece um padrão que se transforma na base para um relacionamento sério e profundo com Deus.

Por conta disso eu sugiro a você de uma forma pratica separar 30 minutos cada dia. Encontre um lugar calmo e recolha-se para a leitura. Deixe de lado sua percepção crítica, acadêmica, analítica e coloque-se numa atitude de expectativa para receber de Deus.

Esta é uma postura irmãos que para muitas pessoas pragmáticas chamaria isso de perda de tempo porque não traz consigo nenhuma proposta objetiva. O que eles não entendem é que a leitura devocional é uma forma de absoluta submissão, de deixar acontecer. Deus nos conduzirá e definirá a sua agenda, ou seja, nunca saberemos ao certo onde a prática da leitura nos conduzirá. De certa forma, nós entregamos toda a necessidade de controle sobre o texto e permitimos que Deus nos conduza livremente para o encontro com ele.

 Enfim queridos Leitura devocional é uma forma de nos colocarmos diante de Deus e sua Palavra como quem de fato deseja ouvir, meditar, orar e contemplar. E desta postura que nasce, não apenas o prazer pela Palavra de Deus, mas também a experiência transformadora do poder da Graça divina.

Com certeza absoluta muitos cristãos estão definhando em sua vida espiritual porque não tem nenhuma leitura devocional em sua vida ou então não tem levado a sério essa pratica e por isso tem se sentido fraco e os poucos vão se afastando de Deus dando lugar em seus corações a praticas mundanas.

3 - Ouvir a Deus.

  Ler a bíblia não é sempre a mesma coisa que ouvir a Deus. Uma coisa nem sempre implica na outra. Ouvir a Deus exige uma postura, uma atitude diante de sua palavra, exige um silenciar diante de Deus.

Em Eclesiastes 9.17 "As palavras dos sábios, ouvidas em silencio, valem mais do que os gritos de quem governa os tolos"

A lição mais importante que o mundo necessita é a arte de ouvir a Deus. O silencio é uma das virtudes cristãs que perdeu seu significado na cultura evangélica contemporânea.

Falar sobe silencio e contemplação para a nossa sociedade moderna parece um conta-senso. Hoje, o que tem definido a espiritualidade de um cristão moderno é a sua agenda repleta de compromissos que venham a ocupá-lo o dia todo com reuniões, trabalho evangelísticos, pregações, visitas etc.

As igrejas não desejam como líder um pastor que passe algumas horas do dia recolhido em silencio e oração, quase sempre procuram alguém  que seja dinâmico, cheio de novas ideias que seja sempre pronto a mobilizar a igreja para grandes empreendimentos, ativo e que não desperdice seu tempo com atividades não produtivas. O nosso culto a nossa vida religiosa precisam ser preenchidas de forma que não haja espaços vazios, pois o silencio, para o homem moderno, atua como a presença de uma pessoa inoportuna que insiste em denunciar os nossos fracassos, nós necessitamos de ruídos de movimento de barulho pra nos sentirmos vivos.

 No entanto não foram isso que os pais da igreja nos ensinaram e muito menos é isso que a bíblia nos ensina. Inácio de Antioquia dizia que "é melhor permanecer quieto e ser, do que ter influência e não ser", um monge sírio do século 5 chamado João dizia "Deus é silencio".

Durante toda a história da igreja o silencio ocupou um lugar fundamental na espiritualidade cristã. Tomás a Kempis escreveu "No silencio e na quietude, a alma devota faz progressos e aprende os mistérios escondidos nas Escrituras"

O silencio significa não apenas não falar, mas também uma postura diante de Deus e de nós mesmos. É o silencio que nos habilita a ouvir, meditar e contemplar as obras e os mistérios de Deus. O silencio é uma tentativa de esvaziar a mente dos pensamentos humanos e enche-las com os pensamentos de Deus. O silencio é muito mais do que ausência de fala. Essencialmente, silencio é ouvir.

O salmo 46.10 diz Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus...o profeta Habacuque também diz 2,20 O Senhor, está no seu santo templo, cale-se diante dele toda a Terra.

Para ouvirmos a Deus precisamos nos silenciar, porque oração irmãos é muito mais uma questão de ouvir do que falar. E se nós pararmos para pensar vamos chegar a mesma conclusão do o porquê muitos cristãos não possuem uma vida espiritual plena e enfrentam grandes dificuldades na sua caminhada cristã, isso acontece pois muitos tem se focado em experiências e esquecem o principal, o primordial, que é se aquietar para ouvir Deus.

Os cristãos não precisam de experiências, mas precisam sim voltarem-se para dentro da alma e do coração para, de fato, conhecerem a Deus que habita ali, Já que o apostolo Paulo nos ensinou que o Espirito Santo habita dentro de Nós e somos templo dele, precisamos voltar-se para dentro de nós.

Teresa de Avila dizia: "aquieta-te em silêncio e encontrarás o Senhor em ti mesmo" Só não ouvimos a voz de Deus porque estamos por demais inquietos e com o coração cheio de vozes. E esse caminho de volta para o coração, de encontro com a nossa alma, só pode ser trilhado através do silencio e contemplação.

Áudio: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-12102014/


Um comentário:

Anônimo disse...

Palavra forte. Gostei. Tenho uma pergunta, a que texto bíblico se dirigir quando fazemos o devocional?