2014/12/05

ARREPENDIMENTO

Naqueles dias, surgiu João Batista, pregando no deserto da Judeia. Ele dizia: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo". (Mateus 3.1-2)

Atos 17:30 (NVI) No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

 Queridos eu entendo, que esse tema é importante pois Cristianismo é vida, cristianismo é boas novas de arrependimento... e acredito que satanás quer extirpar essa palavra do vocabulário humano e tem conseguido enganar a muitos, é a muitas igrejas também. As pessoas dizem que havendo amor pode tudo, o importante é ser feliz é não precisamos nos arrepender daquilo que é bom, mesmo que isso seja pecado, o importante é amar... a mentira quanto mais próxima da verdade é mais destruidora...

Acredito firmemente que o baixo padrão de vida cristã está mantendo muita gente no mundo e nos seus pecados. Se o incrédulo vê que o povo cristão não se arrepende, não se pode esperar que ele se arrependa e se converta de seu pecado.

Muitas pessoas pensam que a palavra Arrependimento significa "tomar vergonha na cara", "virar religioso" ou "andar na linha". Como se nós pudéssemos fazê-lo. Arrependimento requere uma mudança completa em nosso ponto de vista - olhar as circunstâncias como Deus as vê. Deus simplesmente nos pede que nos tornemos a Ele. Muitos entendem que o termo "arrependimento" significa "tornar-se contra o pecado". Essa não é a definição bíblica de arrependimento. Na Bíblia, a palavra "arrepender" significa "mudar de idéia/convicção". A Bíblia também nos diz que arrependimento verdadeiro vai resultar em uma mudança de comportamento,

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, Atos 3:19

Deem frutos que mostrem o arrependimento. Lucas 3:8-14

Atos 26:20 declara: "mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento."

 Uma definição bíblica e completa de arrependimento é mudar de convicção sobre algo que resulta em mudança de comportamento. Metanóia…

Quero trazer situações bem praticas do que precisamos nos arrepender, mas antes de falar dessas situações praticas,  preciso falar em primeiro lugar e acima de tudo, que precisamos nos arrepender por não sermos cheios do Espírito Santo.

Efésios 5:18 – E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito

A frase "Mas enchei-vos do Espírito", no grego faz uma referencia contínua, isso nos deixa claro que  sermos cheios do Espírito Santo não pode ser uma experiência isolada, mas devemos nos encher do Espírito Santo em todos os dias, todas as horas, todos os minutos a cada segundo.

Enchermo-nos do Espírito Santo é a nossa armadura de poder e autoridade em Jesus Cristo, o Senhor nos disse que seríamos revestidos com poder do alto, para curar os enfermos, expulsar demônios, falar novas línguas, etc… Marcos16:17-18

Infelizmente a igreja brasileira tem vivido muito bem, sem a presença do Espírito Santo. A estrutura tem trazido satisfação a muitos. A igreja tem caído no ativismo para ocupar espaço e não para ser tocada pelo espírito...Há um calejamento em nossos corações. Injustiças não mais ferem o nosso coração. É tanta injustiça, tanta maldade em nossa volta, como um pai que molesta um filho, como uma mãe que joga seu bebê numa caçamba de lixo, é tanta roubalheira e corrupção, tantas famílias chorando por filhos perdidos pela drogas, tanto descaso na saúde, que ao invés de nos trazer nojo e indignação, somos tomados por um sentimento de normalidade. "Ah é assim mesmo"... "Antes a mãe dele chorar do que a minha..."

O nosso coração não é mais afetado por meu pecado, pelo pecado da nação... (corrupção, idolatria, abuso infantil, descaso com os mais necessitados) não somos como Neemias que chorou pela nação de Israel quando recebeu noticias de sua desolação Ne1. O grande problema é a falta de arrependimento.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. (2 Crônicas 7:14 NVI)

"O que devemos fazer então?", perguntavam as multidões. João respondia: "Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: "Mestre, o que devemos fazer?" Ele respondeu: "Não cobrem nada além do que foi estipulado". Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer?" Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário". (Lucas 3:10-14 NVI)

     • Retornar aos caminhos do Senhor. (Metanóia) arrependimento real trás mudança. (admitir, confeçar e mudar)

A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. (2 Coríntios 7:10 NVI)

Lista de arrependimento:

     1. Por não assumir minha postura de homem e mulher

     Sociedade:

      Ser forte (fisicamente), ser bonitona, malhada, sarada. Não se preocupa com o espirito

      Ser mulherengo, pego todas, Sai com várias mulheres;

      mulheres: deixo todos louquinhos Por mim...

      Esperto - o tirar vantagem, lucrar a todo momento. Exemplo o carro que foi atrás do siate

      Conversa inadequada

      Bem sucedido  (ganhar dinheiro, roupa de marca, carrão)

      Galanteador(a) (elogia todo mundo menos a sua esposa ou seu filho ou seu marido)

      Partilhando e-mails imorais - satanás quer nos descontar de Deus para conectar com ele.

      Normalidade em tudo.

     Deus:

      Imagem e semelhança

     • Fecundo (filhos espirituais)

     • Multiplicador talento... Não enterra

     • Dominador

     • Exemplo de caráter

     • Íntegro  2tm2.14-15

     • Puro

     • Verdadeiro (a mentira quanto mais próxima da verdade é mais destruidora), com os filhos, com esposa, com o pastor

     • Fiel (Jó 31) o que determina sua fidelidade é Deus e não o comportamento de sua esposa...

     • Perseverante

     • Busca a sabedoria

     • Guerreiro - não desamina, permanece firme mesmo nas situações adversas

     • Amoroso (casal de mundinho no restaurante, é casado kkkk)

     • Exercendo a paternidade

     • Obediente em tudo. Fp 4.8-9; salmo 15

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 48 NVI)

Ministrar homem banana...

            2. Por não assumir o sacerdócio dentro de minha casa. Por não assumir minha responsabilidade dentro de casa: é o óvulo que vai encontro do espermatozoide ou é ao contrario. Porque na sua casa quem manda é sua mulher é ela que tem que assumir tudo. Gn 1.27-28

     3. Não buscar primeiro a Deus.  (Deus não aceita sobras.); Por não querer obedecer.

     4. Pela omissão de todas as minhas responsabilidades. (história da ratoeira na fazenda)

     5. Pela imoralidade. 90% dos homens no Brasil tem problemas de imoralidade sexual.

     6. Pela desonra, pela falta de lealdade.

     7. Por não ser sal, por não ser luz.

     8. Por fazer alianças com quem Deus diz que não é pra fazer. 1Rs. 11.1-5 Ler ( não faça esse negócio, não te ajuntes com o ímpio)

     9. Por quebrar relacionamentos, por fragmentar o corpo de Cristo. Quebrar aliança...

     10. Pela cobiça.

     11. Pela idolatria. 1 Co10.7 buscar prazeres que não seja Deus..

     12. Ser superficial, relaxado, raso..

     13. Por não representar o Senhor nas nações.

     14. Por não ser Pai..

     15. Por não assumir minhas responsabilidades e culpas.

   16. Por não confiar ou por confiar mais no conselho humano do que no Senhor.

     17. Por trabalhar somente pelo dinheiro.

     18. Por não ser o filho que Deus gostaria da maneira que eu fosse.

     19. Por mentir

     20. Por furar o sinal vermelho... Roubando o tempo de alguém.

     21. Pelo a desunião com o corpo. O NT foi escrito para o próximo..

     22. Por ser mais religioso do que cristão. Ser cristão é ser todo o dia. O religioso só cumpre regras..

     23. Por ser machão... Se vc precisa usar a Bíblia para que sua esposa te obedeça tem algo errado.

     24. Por ser menino.. Meninão de 40, de 50... Quantos homens briga com o filho por causa do videogame

     25. Por não orar e ler a Bíblia.

   26. Queimar incenso da forma errada. Oferecer oferta indevida.

     27. Daquilo que tem entristecido o coração de Deus

     28. Me arrepender por chegar sempre atrasado.

    Ter a presença do Espírito Santo..

   

  Áudiohttp://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-191014/


Nenhum comentário: