2013/10/04

Apascenta as minhas ovelhas...

Texto: João 21.15-17

Contextualizar a pericope

Jesus tinha acabado de ressuscitar, ele ressurgir do mundo dos mortos, a bíblia diz que ele havia descido e pregado a espíritos em prisão e conquistado a chave da morte e do inferno "no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão".  (1 Pedro 3:19 NVI).                                                                                            

 "Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades." (Apocalipse 1:18 NVI)

Ele aparece a muitos discípulos. A mais de quinhentas pessoas: Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez. (1 Coríntios 15:6 NVI) Maria madalena. Dois discipulos a Caminho de Emaús Luc 24.13

Ele interroga especificamente Pedro. Porque? Ele precisava de cuidados especiais, pois havia negado a Cristo por três vezes. Ele não se achava digno mais  ter a companhia do mestre.

Quantas pessoas estão na mesma situação de Pedro, se envolveram profundamente em pecados e situações e por conta disso se acham longe do Amor e do cuidado de Deus.

Queridos Deus vai ao encontro dessas pessoas e diz estou aqui bem pertinho tenho uma obra em sua vida...

Esse Pedro não era mais o Pedro de outrora dos capítulos anteriores.

Simão Pedro, também chamado na Bíblia como Cefas ou Simão Barjonas, trabalhava como pescador na região da Galiléia. Ele e seu irmão André foram os dois primeiros discípulos a serem chamados por Jesus para segui-Lo, conforme está escrito em Mateus 4:18-20.

A) Pedro do passado

O próprio Jesus testifica quem era Pedro vs18: Digo a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; Esse era o Pedrão, mundano, fazia o que estava em sua mente o que dava na telha, que agia como queria. Talvez como muito de nós fomos no passado, antes de conhecermos a Jesus.

Violento cortou a orelha de Malco Jo 18.10, um homem irascível, pronta para briga. 

A) IMPULSIVO - suas reações era muitas vezes sem pensar...                        "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. (Mateus 14.28-29)

O conselho prudente se faz uma guerra Pv 24.6; na multidão de conselhos a sabedoria Pv 11.14

B) EGOÍSTA - Pedro demonstra seu egoísmo ao se preocupar consigo mesmo.  Quando estes iam se retirando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias". (Ele não sabia o que estava dizendo.) (Lucas 9:33 NVI) Pedro Tiago e João

C) INTERESSEIRO - Sua preocupação era com sua satisfação pessoal.   Aí Pedro disse: — Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar? (Mateus 19:27 NTLH)

D) SOBERBO - Para Pedro, tudo o que ele fazia era o "melhor" (Mt 26:33). Então Pedro disse a Jesus: — Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem. (Mateus 26:33 NTLH)  

F) INCONSTANTE - O mesmo Pedro que diz " Tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo", no mesmo capítulo chama Jesus a parte e repreende-o pelo Mestre estar falando sobre sua morte e ressurreição (Mt 16:22). Antes havia recebido um elogio (Mt 16:18), agora, uma repreensão (Mt 16:23) Falador...irei contigo até a morte, negou seu amigo fugiu...

B) Pedro de agora

Aqui estamos vendo um Pedro transformado, lapidado por Deus, um Pedro mais maduro, um homem que apanhou da vida e aprendeu com ela...

Jesus pergunta a Pedro se ele o amava e usa a palavra ágape que sugere uma devoção completa e Pedro responde com a Palavra fileos uma palavra pro amor menos enfática, não tão profundo, na terceira pergunta Jesus muda a palavra pra fileos como que dizendo vc tem certeza disso.

Um homem mais maleável, que estava pronto pra se tornar um grande líder da igreja Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus. (Atos 2:41 NTLH)

Vemos um homem não mais cheio de si mesmo, mas cheio do espirito Santo de Deus. Então Pedro e joao  disse: — Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande. (Atos 3:6 NTLH)

Não mais confiante em si mesmo em sua força, mas confiante na força de Cristo. Ele se considera agora como servo de Jesus, como ele mesmo se identifica escrevendo sua carta.

Um homem obediente. Então Pedro e os outros apóstolos responderam: — Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas. (Atos 5:29 NTLH)

Ele foi obediente até a morte. Segundo a Tradição Cristã, Pedro foi preso nos primeiros meses de 67 dC, como cúmplice do incêndio da cidade de Roma. Foi condenado à morte de cruz, conforme sentença da primeira sessão do Tribunal Romano, sob a ordem do Imperador Nero. A execução foi consumada pelos soldados da guarda pretoriana, na colina do Vaticano, no mesmo dia em que Paulo foi decapitado. (Conforme carta de Clemente, bispo de Roma em 95 – Arquivo do Vaticano).

No momento da execução, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se sentia digno de morrer na cruz, como CRISTO morreu. Os carrascos atenderam a sua última vontade. Morreu crucificado de ponta cabeça

Essa transformação é uma amostra do que Jesus pode fazer na vida de cada um de nós

De um pescador, iletrado, ignorante foi transformado em um dos maiores homens que o mundo já conheceu.

Não duvide do que Deus pode fazer em sua vida meu querido irmão se você se entregar totalmente a ele.

Essa transformação não foi algo exclusivo de Deus para Pedro, não! Deus quer fazer isso na vida de todos. Ele fez isso na vida de um menino pastor de ovelhas e o transformou no maior rei de Israel. Ele transformou a vida de um endemoniado Gadareno e fez dele um missionário para a sua própria casa. Ele transformou a vida de uma prostituta chamada Raabe e a colocou na galeria dos homens da fé em hebreus 11.31

Deus começou a obra e é fiel para terminá-la. Creia irmão e deixe Deus mudar a sua vida nesta noite. 1Co3.18 transformados de glória em glória...

Outra coisa que aprendo neste texto é que Deus tem uma missão para todos que são transformados.

Vs 15,16,17 Deus da uma ordem a Pedro "apascenta as minha ovelhas"  em outras palavras Deus estava dizendo cuida do meu povo. Deus deixou ao cuidado de Pedro do Pedro transformado, nova criatura, deixou o que ele tinha de mais precioso o seu povo, os seus filhos.

O grande intuito de Deus ao te transformar querido irmão é para que você viesse cuidar de suas ovelhas.

Você foi salvo, transformado, lavado e remido pelo sangue do cordeiro para que você seja benção na igreja do Senhor, de que forma? Cuidando de quem precisa ser cuidado, de quem precisa ser curado, de quem esta no processo de transformação. Está é sua responsabilidade.

Precisamos desmistificar a idéia de que apenas o pastor foi chamado para cuidar de pessoas, isso é uma mentira de satanás para que vc não cumpra com o seu chamado. Todos seremos cobrados por essa responsabilidade.

Saiba que se eu não fosse pastor, eu estaria fazendo a mesma coisa que faço hoje, sabe porque? Por que sou primeiramente um cristão, para isso fomos transformados. Não temos desculpas.

Tem cristãos que agem como Caim quando Deus pergunta cadê o seu irmão ele diz: "sou eu acaso responsavel pelo meu irmão?" sinta-se avisado essa noite querido irmão você é sim responsável.

Cada pessoa é uma plantinha que Deus coloca em nossas mãos e precisamos cuidar bem delas pois elas são a igreja do Senhor.

 E como fazemos isso? Servindo, acolhendo, discipulando caminhando ensinando, passando a nossa experiência de vida para os novos convertidos os bebes na fé. Servindo a comunidade externa e a interna.

Morte de duas pessoas, e uma por execusão e outra por suicidio. Onde estavamos como igreja? onde a igreja estava?

Como eu tenho certeza que Deus quer isso de mim?

O texto diz: Pedro, me ama mais do que outros, apascenta as minha ovelhas

O que seria esses outros? Seria tudo aquilo que esta te atrapalhando em cumprir sua missão que é cuidar de pessoas. O outro pode ser sua Família, pode ser seu emprego, pode ser sua falta de interesse em ajudar, seu comodismo, sua falta de espiritualidade, sua falta de visão. Qual quer coisa que lhe tire o foco do principal. E Jesus disse se essas coisas são mais importante pra vc do que servir o próximo então vc não o ama de verdade.

Deus esta dizendo essa noite para a ipi sjp que sou eu e vc. ipi sjp vc me ama apascenta as minhas ovelhas.

Áudiohttp://www.youtube.com/watch?v=MBQHFHIqveo&feature=youtu.be

Marcelo Navarro

4 comentários:

Anônimo disse...

HOJE DEPOIS DE TANTAS PERDAS DE PESSOAS DA MINHA FAMÍLIA, COM LAGRIMAS DE DOR PROCUREI AJUDA EM DEUS E ACHEI ESTA MENSAGEM QUE FALOU PROFUNDAMENTE EM MEU CORAÇÃO. PERCEBE QUE A CAUSA DA MINHA DOR FOI O ABANDONO DA OBRA DE DEUS POR CAUSA DO TRABALHO.

Unknown disse...

Gloria a Deus por essa mendagem. Entendi o meu chamado entendi q o meu pecado foi perdoado a partir do momento em que eu me arrependi. Entendi que Deus tem obras ainda a realizar através de mim. Obrigada Jesus por ainda investir em mim.

Anônimo disse...

DEUS TE ABENÇOE PASTOR.

Unknown disse...

Obrigado Pastor por essa mensagem Deus te abençoe e proteja....
Obrigado Jesus por ter conhecido esse blog....