2013/10/04

CRESCIMENTO E MULTIPLICAÇÃO

Texto: Gn 28.3 

 "E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;"

Queridos tenho pensado muito e orado muito a respeito do crescimento e multiplicação. Eu sinto a cada dia que passa, um incomodo e acredito que esse incomodo advem de Deus, pois creio que como membros do corpo de Cristo somos chamados a ser empreendedores, visionários, Deus tem grandes coisas pra essa igreja Ele tem grandes coisas pra cada um de nós.

Ele quer que cresçamos como pessoas, como cristãos, ele quer que desfrutemos uma intimidade mais profunda, algo que nunca sentimos antes, ele quer despertar cada um de nós e tirar-nos do comodismo.

Quando eu leio esse texto o meu coração se enche de fervor, ele automaticamente se agita com o vislumbre dessa promessa. Começo a sonhar, viajo em minha imaginação. Pois sinto que Deus tem grandes coisa para nós.

Essa promessa foi proferida por Isaque a seu filho Jacó. Isaque já estava avançado em dias a sua morte aproximava-se e nos momentos finais ele declara essa benção a Jacó. Uma benção maravilhosa, concisa e lúcida, ele deseja ao seu filho crescimento e multiplicação.

Interessante é que essa mesma promessa de crescimento e multiplicação foi a promessa que o seu avô Abrão recebeu de Deus.

"E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei extraordinariamente. …Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar extraordinariamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;" Gênesis 17:2,4-6

Esse texto pra mim é uma clara confirmação do que Deus quer para o seu povo, para a sua igreja e para cada um de nós. Crescimento e multiplicação: é claro que eu falo do ponto de vista bíblico, também não estou pensando em um crescimento na estrutura, nas finanças ou em número de pessoas, acredito que isso é o resultado, é apenas a cereja em cima do bolo, eu estou pensando de um outro crescimento o espiritual. E esse é o que mais me incomoda pois tenho visto muitos irmãos estacionados neste sentido.

Tudo que tem vida cresce. Nós nascemos para crescer. Quando Deus criou o homem e a mulher ele disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra" (Gn 1.28).

"Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra" (Gn 9.1).

A igreja precisa crescer para que possa ter condições de se multiplicar. Não se pode gerar sem crescimento e sem maturidade. Acredito que ainda estamos na fase de crescimento e esse processo precisa ser acelerado, sob pena de darmos lugar a esterilidade. Se crescermos saudáveis como igreja, a multiplicação se dará com naturalidade.

 CONDIÇÕES PARA ALCANÇARMOS O CRESCIMENTO E A MULTIPLICAÇÃO

1) Unidade. 

Uma igreja que visa crescimento e multiplicação ela precisa ter unidade.

Unidade não é simplesmente juntar pessoas, mas levá-las a ter a mesma visão, o mesmo coração, mesmo sentimento, é ter disposição de boa vontade para se comprometer com a visão. Quando há unidade as pessoas se tornam próximas umas das outras, existe um compromisso umas com as outras.

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. 1 Coríntios 1:10

 A unidade está nas mãos da outra pessoa. Inverter o processo vc concorde com o outro que haverá unidade porque só dependia de vc. O acordo produz paz.

Sem unidade no corpo, na visão o foco se perde, a obra de Deus é prejudicada. E isso não é só na igreja mas em qualquer área da vida. O Senhor Jesus disse que "Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá". Mateus, 12: 25

"...estejam unidos num só pensamento e num só parecer." 1 Coríntios 1:10

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3 essa é uma pergunta retórica do profeta exige um resposta e a resposta é não! Quando andamos com alguém implicitamente o fazemos porque estamos de acordo existe um pacto ainda que não seja falado existe um acordo.

Vivemos em uma comunidade cristã e é incrível como existem pessoas que insistem em permanecer alheio aos problemas da comunidade, comunidade as quais eles também fazem parte, pessoas que não estão dispostas a arregaçar a manga e trabalhar e ajudar em estender as mãos.


2) Conhecer o propósito de existência 

Apenas unidade, não traz crescimento e multiplicação. A unidade precisa ser acompanhada de uma visão.

O que é visão pastor? É saber onde você quer chegar... como eu descubro isso? Fazendo perguntas tais como: com que propósito para qual fui criado?. No caso da igreja para que fim essa igreja foi criada? Com qual propósito viemos a existir? Porque o Senhor me trouxe para essa igreja? O que eu posso fazer para ajudá-la e consequentemente cumprir meu chamado?

Entenda. Deus tem que falar com você... você precisa saber o que Deus quer para a sua vida, essa descoberta é fundamental para você e para a Igreja que você frequenta, pois isso é que vai dar direção, do destino.

Abrão quando chamado por Deus recebeu uma visão de Deus para a sua vida ele fundaria um povo. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção." Gênesis 12:2

Ele só conseguiu ser uma nação pois acreditou no seu chamado, no seu propósito de vida e confiou na promessa de Deus.

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jr 17:7,8)

Queridos pergunte a Deus sobre o seu chamado, sobre o propósito de sua existência. Ouça a Deus. Eu acredito queridos irmãos e isso é uma constatação muito triste pra igreja, eu acredito que muitos perderam a capacidade de ouvir a Deus. E esse é o motivo da falta de crescimento pessoal e espiritual de muitas pessoas, a estagnação se dá pelo faro de que muitos cristãos não ouvem mais a Deus.

Desesperadamente precisamos voltar a ouvir a Deus sob pena de morrer por dentro isso é muito sério. O Apostolo paulo disse não extinguais o Espirito de Deus. E para mim uma das maneiras de extinguirmos o Espírito Santo de nossas vidas é pararmos de ouvi-lo.

3) Evangelismo.

Um Cristão e consequentemente uma igreja, que não evangeliza, é uma igreja que não tem propósito de existência, está em processo de extinção, ela pode ser movida do seu ligar por Deus. A Igreja é única instituição do mundo criada para os de fora.

Um cristão que não evangeliza, que não alcança pessoas para Cristo não pode se considerar discípulo dEle.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. João 15:1-5

Sem evangelismo nunca haverá crescimento. O apóstolo paulo escrevendo aos irmãos de Roma diz: E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Romanos 10:14-15

São raras as exceções de pessoas que chegaram na igreja porque estavam passando na frente e sentiram de entrar na igreja, o normal é vermos as pessoas chegarem na igreja por que foram influenciadas por alguém, alguém as evangelizaram.

Exemplo: você foi evangelizada por quem?

Precisamos romper com alguns mitos do evangelismo.

1-  evangelismo significa alcançar estranhos... isso não é verdade, a maioria das pessoas são alcançadas por amigos, parentes etc.

Alias um estudo da igreja em célula revelou que a maioria das famílias tem mais de 10 pessoas que precisam ser alcançadas por Cristo. Isso quer dizer que o seu ministério começa dentro de  sua casa

2-  a maioria das pessoas são alcançadas por pregadores profissionais. Também não é verdade. A maioria das pessoas são alcançadas por pessoas comuns

3-  evangelismo significa apenas dizer coisas corretas, não! as pessoas são alcançadas por meio do amor pratico e palavras.

4- as pessoas são levadas a cristo através de uma única pessoa. Também Não! Quanto mais cristãos o incrédulo conhecer mais facilmente vira a Jesus.

Evangelismo é algo a ser apreendido e esse aprendizado acontece através do relacionamentos, essa é a melhor estratégia para se ganhar as pessoas para Cristo se tornar amigo delas. E isso a gente se faz em grupo Jesus disse em marcos 1.17 "venham comigo, eu os ensinarei a pescar gente" a pescaria é uma aventura em grupo...

o quanto você tem sido influencia na vida de pessoas que o cercam?

4) Unção de Deus.

É muito fácil termos um cristianismo sem Cristo. Um cristianismo de aparência. Temos que dar um basta ao esfriamento espiritual em nossas vidas.

Uma igreja que cresce e se multiplica é uma igreja que tem fome de Deus, que busca sua unção, que dá liberdade ao Espirito Santo. Onde os seus membros buscam santidade, buscam a face de Deus, choram pela falta dela.

As coisas precisam ser geradas dentro de nós por fé. Você é por fora o que você é por dentro nada mais nada menos.

A igreja é muito fraca sem avivamento, você tem que ter propósito, mas tem que ter a unção sobre o propósito. Você tem que ter visão, mas tem que ter unção sobre essa visão. Temos que ter unidade, mas precisamos ter a presença do Espirito.

Essa busca não pode ser só dos pastor, essa busca não pode ser só dos presbíteros, essa busca tem que ser de toda a congregação, essa busca tem que ser tua meu querido irmão, chega de ficar na zona do conforto, saiamos da caverna que Deus vai passar com toda a sua glória sobre o povo que busca.

Eu profetizo crise espiritual sobre a minha vida, sobre a sua vida, pois somente a crise nos tira da zona de conforto PRECISAMOS FICAR EM CRISE, POIS ELA VAI NOS TRAZER CRESCIMENTO.

 Áudiohttp://www.youtube.com/watch?v=a12vtkEq0oA

Marcelo Navarro

Nenhum comentário: