2013/01/22

Ano novo, lista nova! (editorial)


O fim do ano se aproxima e a insatisfação por não ter concluído alguns dos alvos pessoais estabelecidos para 2012 se tornam novos alvos para o ano que chega. Não raramente ouvimos de pessoas próximas a nós sobre suas listas de mudanças para o ano que chega, que embora sejam recheadas de esperanças, em geral, são motivadas pela frustração.
A verdade sobre nós mesmos é que podemos ver onde melhorar, mas temos pouca iniciativa para realizar tais ações de melhoria. Mudança em um   ambiente conturbado, corrido, cheio de dilemas morais e espirituais é sempre um penoso labutar contra as próprias paixões. É uma luta travada internamente contra a própria vontade, e nem sempre temos ânimo e força suficiente para conseguirmos ultrapassar essas barreiras. O sentimento de frustração passa a fazer parte do viver e as listas de melhorias não param de crescer.
Nesse momento devemos nos lembrar dAquele que tem maior interesse em nos ver progredir moral e espiritualmente. É Aquele que tem interesse em completar em nós sua obra iniciada em nossas vidas (Fl.1.6); é Aquele que efetua em nós tanto o querer quanto o realizar segundo sua vontade (Fl.2.13); é aquele que nos ama como somos, mas se nega a deixar-nos como estamos (Max Lucado). Afinal, apenas em um pleno relacionamento com nosso Pai (Jo.15.1-5) é que teremos acesso as bênçãos espirituais que já nos concedeu, seja pra salvação (Ef.1.1-14), seja para a santidade (2Pe.1.3-7).
Sendo assim, gostaria de deixar alguns conselhos para que você considere em sua lista de melhoria:
1- Busque ser santo antes de ser feliz (1Pe.1.16);
2- Promova a honra de Deus através de sua vida, mesmo que isso signifique sofrer desonra ou perda. Essa perda é lucro. (Mt.5.11-12);
 3- Deseje levar sua Cruz. "A cruz é aquela adversidade extraordinária que nos sobrevêm como resultado da nossa obediência a Cristo. Esta cruz não nos é imposta; nos a tomamos voluntariamente com pleno conhecimento das consequências".  (A.W. Tozer)
4- Prefira morrer na retidão a viver no erro.
5- Avalie em suas atividades quais tem valor para a eternidade, e priorize-as.
6- Retire-se sempre para lugares tranquilos onde você possa desfrutar da quietude e devoção a Deus. "Conhecer a Deus de forma profunda e com intimidade requer esta disciplina: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (Charles Swindoll; veja também Mc.1.35)
7- Se importe com pessoas próximas a você, elas podem ainda não conhecer a Jesus Cristo (Rm.10.13-15)
Que 2013 seja cheio da graça de Deus em sua vida!  Pr. Marcelo

Nenhum comentário: