2012/06/25

Lute por sua Família

Texto: I Samuel 30.1-20

Queridos irmãos essa noite Deus colocou em meu coração um assunto de extrema importância a todo nós, porque ele diz respeito ao que temos de mais precioso nesse mundo que é a nossa família. Eu estou convencido que se tem algo que satanás mais odeia nessa terra depois de Deus é com certeza a família, ele procura a destruição total dessa instituição divina.

O inimigo vem bombardeando ferrenha e freneticamente a instituição familiar, o ambiente familiar, os lares em geral, deslocando e concentrando todas as suas forças em buscar de atingir esse alvo, essa meta demoníaca. Isso acontece desde tempos remotos, desde de Caim quando ele se levantou contra o seu irmão e tirou-lhe a vida. Infelizmente ele tem conseguidos grandes resultados neste quesito.

Em meio a tantas lutas e dificuldades que a humanidade vem passando o conceito de família esta sendo obscurecido, desvirtuado, e por que não dizer satanicamente transformado.

Em nossa sociedade pós moderna o conceito de família esta sofrendo uma terrível desfiguração, uma terrível descaracterização que mais se parece com uma caricatura mal feita do seu real sentido. Só para dar alguns exemplos dessa descaracterização, sem entrar nos méritos ou nos seu por menores vemos isso acontecendo no relacionamento entre marido e mulher. Muitos homens jamais aprenderam a serem esposos e pais devotados e em contra partida muitas mulheres estão fugindo dos papéis a elas dado por Deus.  

Existe hoje uma troca de papéis os maridos não estão sendo mais os provedores do lár, não são ou não se comportam mais como o cabeça do lar, muitos maridos se acovardam e se escondem atrás de suas esposas em contra partida as esposas não se submetem a seus respectivos maridos e assim vai.

Vemos também essa descaracterização na própria estrutura familiar antigamente quando nos referíamos a membros de uma família falávamos de Pai, mãe, e filhos, hoje quando falamos de filhos muitos apresentam um cachorro um gato ou um animalzinho como integrante dessa família tratando esses animais como gente e tá mesmo como verdadeiros filhos. Esse tempo vi uma reportagem que muitos casais preferem um cachorrinho a um filho. A ideia de não ter filhos já é realidade por muitos casais, mas outros indecisos, preferem experimentar Primeiro o que é criar um animal, para então ver se tem a vocação para a paternidade.

 Nessa reportagem a Marilene Krom, doutora em psicologia clínica pela PUC-SP e psicoterapeuta  familiar ela disse um seguinte "A opção de criar animais como filhos muitas vezes vem da necessidade de uma companhia - e tem uma pitada de egoísmo, algo que a maioria dos casais não nega. A ideia de ter um filho implica a sensação de perda da liberdade ou o medo de não conseguir a estabilidade financeira e profissional necessárias. Há pessoas que não têm disponibilidade e nem disposição para cuidar de uma criança. Os especialistas em comportamento familiar, no entanto, deixam claro que um animal jamais irá substituir um filho. É o reino da tirania da vontade. É mais do que o egoísmo: é um imediatismo. Desde crianças somos centrados no próprio umbigo, principalmente de uns 30 anos para cá. Jamais um pet vai substituir uma criança", acredita o psiquiatra Içami Tiba. Segundo ele, um bicho de estimação dá menos trabalho, não reage ou questiona. "Filho reage, responde. A criança aprende com os pais e sabe contestar. Não querer ter filhos demonstra uma fragilidade emocional grande, porque faz parte da maturidade e do ciclo biológico você sobreviver e perpetuar. Quem tem filhos curte mais do que ter apenas um bicho de estimação. No filho a gente se vê, no bichinho não." (http://www.bemparana.com.br/noticia/115222/em-vez-de-filhos-casais-preferem-ter-bichos)

É claro que devemos tratar esse bichinhos com carinho já que o temos, temos a responsabilidade de cuidar deles, mas não podemos trocar as bolas, nossos animaizinhos de estimação não são e nunca serão gente e se tratamos um animal melhor do que tratamos gente mesmo essa pessoa não sendo da família da gente isso não agrada a Deus.

 Outro absurdo que confirma essa descaracterização é que antigamente quando falávamos em casal nos referíamos a homem e mulher, hoje se houve falar de casais formados por pessoas do mesmo sexo a depravação tem tentado se instalar no seio familiar veja o que romanos 1:24-32 fala sobre essa atitude.

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.  Romanos 1:24-32

Irmãos quero deixar bem claro que Deus ama o homem que é pecador, mas ele não compactua com o pecado desse homem, ele ama o mentiroso como ser humano, mas odeia a mentira, ele ama o fofoqueiro como ser humanos mas odeia a fofoca, assim também Deus ama o homossexual como homem, pessoa ser humano, MAS ABONINA A PRATICA DO HOMOSSEXUALISMO e essas pessoas podem querer e conseguir constituir família aos olhos torpes desse mundo que tudo aceita e enxerga apenas a caricatura do que é ser uma família, mas nunca, nunca aos olhos de Deus a união de pessoas do mesmo sexo será uma constituição de uma família.

 As Famílias da terra estão em guerra quer você acredite ou não, quer queira ou não estamos sob ataque do inimigo. Quando olhamos para o texto vemos de maneira clara o propósito de destruição da família. Veremos aqui9 algumas artimanhas.

 Ataque feroz  verso 1 "eles queimaram a cidade" os amalequitas destruíram, incendiaram toda a cidade. Queridos irmãos satanás está atacando ferozmente as famílias e o seu único objetivo é a destruição total da base familiar, dos princípios familiar, os amalequitas atearam fogo e levaram as mulheres cativas, a cidade foi surpreendida. Muitos sãos os ataques que o inimigo investe em nossas famílias ataques surpresas seja na área financeira, seja no casamento, seja com os filhos, com amigos, e até mesmo na área da saúde, ele ateia fogo nas bases em áreas importantes da vida familiar, áreas que mexem com as nossas estruturas quando elas são desestabilizadas, ele faz o que for preciso para nos destruir para nos escravizar.

Ausência verso 1 "enquanto ele havia estado fora" quando Davi e seus homens se ausentaram de suas famílias para cumprir com suas obrigações o inimigo entrou em suas terras e a devastou. A ausência queridos irmãos tem sido uma brecha pela qual o inimigo tem entrado para destruir as famílias. Mas ausência de que Pastor?

Ausência de Deus: quanto mais longe de Deus estivermos, quanto mais longe de Deus as famílias estiverem mais perto do sofrimento se encontrarão, mais desprotegidas estarão. Quantas famílias deixaram de cultuar ao senhor dos exércitos e hoje sofrem amargamente por isso. Tiveram seus sonhos, parentes, bens saqueados pelo inimigo, pois deixaram a Deus a Jesus Cristo.

"...se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1

E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR. Jeremias 15:20

 Ausência dos Pais: Famílias se encontram-se fragilizadas, enfraquecidas, filhos se encontram dispersos por não terem pais presentes, muitos filhos são criados por terceiros e quando crescem já não reconhecem a autoridade dos pais.

Ausência de amor, de paciência de mansidão: muitos casamentos são desfeitos por falta do amor, de palavras doce, pelo contrario impera apenas as cobranças, a falta de paciência com o cônjuge, a palavra dura. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1

 Depressão, Amargura: outra artimanha poderosa de satanás para destruir as famílias hoje é a depressão verso 4 diz "Davi e seus homens começaram a chorar e choraram até ficarem sem forças". Esses homens quando viram sua cidade destruída todos os seus bens e seus familiares levados o desespero entrou em seus corações ao ponto de ficarem sem forças e quererem morrer.

Muitas famílias que estiveram sob forte ataque e pressão não resistiram a essa arma mortal que é a depressão, a depressão tem paralisados a muitos, rouba as forças e tira a vontade de lutar de viver. E a cada dia que passa vemos mais e mais pessoas feridas, amarguras, depressivas que não acham saída para seus problemas.

 Acusação: é a outra arma verso 6 diz "falavam em mata-lo a pedrada" e quando tudo parece difícil e achamos que não pode piorar satanás usa os próprios amigos ou parentes pra nos acusar e causar discórdia ainda maior. Os próprios amigos de Davi, as pessoas que ele havia restaurado a honra no momento de dificuldade se viraram contra ele.

Quantas famílias estão sendo destruídas, quantos casamentos estão se findando por conta da acusação, satanás joga um contra o outro e aquilo que já estava difícil fica ainda mais com as discórdias.

No verso 16 vemos o resultados desses ataques, o inimigo tripudia vitoriosamente sobre as famílias derrotadas "eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá."

Após destruir a cidade e levar as mulheres , os bens de Judá os amalequitas estavam festejando, comemorando tripudiando, escarnecendo de Judá, por conta de seus feitos. E é isso mesmo que satanas faz queridos irmãos quando destrói ou escraviza uma família, ele festeja, ironiza, ele loucamente olha para céu e afirma esta vendo o que eu fiz com seus amados, é menos uma família na face da terra para representar a sua glória. Que tragédia!!!

Mas o que fazer para proteger nossas famílias?... o que fazer para não vermos elas se deteriorando? Como vencer os ataques satânicos? Como podemos construir famílias fortes?

O próprio texto nos responde tais perguntas queridos irmãos, se o texto nos mostra a sagacidade do inimigo em destruir aquilo que temos de mias precioso ele também nos mostra atitudes com as quais podemos defende-las...

1 – Tenha uma reação de inconformidade: verso 4 "eles choraram" irmãos não aceite a situação que você esta vivendo na sua família, não fique imune as situações, não aceite o mais ou menos Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8

Querido chore por sua família, chore por seus filhos e faça isso aos pés do Senhor Jesus. Davi demonstrou sentimento ele não ficou indiferente, ele chorou pelas suas mulheres. Tem gente que esta vendo sua família ser destruída, esta vendo seu filho se afundar nas drogas, esta olhando seu casamento indo pro buraco e não faz nada, está como uma pedra, está indiferente, ACORDA...  o que depender de você, não deixe isso acontecer, não se conforme com a situação ela pode ser mudada chore... chore... chore... aos pés do Senhor, mostre sentimento talvez seja isso que esta faltando.

2 – Se fortaleça no Senhor:   verso 6b  "Mas o Senhor lhe deu Coragem" Davi queridos irmãos se fortaleceu no Senhor, ele se animou, saio da depressão, não ficou com auto comiseração se achando o coitadinho, nem ficou culpando a Deus e sentindo raiva dEle. não!!! ELE SE FORTALECEU NO SENHOR...

Querido irmão se você não se posicionar, você não vai sair desse buraco, você vai acabar sendo enterrado vivo por que é isso que o diabo quer O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; João 10:10 por isso saia dessa depressão, deixe essa amargura de lado diga não ao derrotismo e se coloque em Pé em nome de Jesus.

3 – restaure o altar de oração em sua casa: Davi então manda chamar o sacerdote Abiatar o representante de Deus , ou seja ele resolve a buscar a Deus, procura saber qual é a vontade de Deus naquela situação terrível, ele restaura o altar de oração em sua vida.

 Queridos restaure essa noite o altar de oração em sua casa, de um passo em direção a Deus e ele dará três em sua direção, se comprometa comece hoje a orar a intensificar suas orações por sua casa, procure saber dele qual é a vontade dele, qual atitude você deve tomar em Deus. A oração irmãos é a arma mais eficaz e infalível que você tem a dispor na defesa de sua família.

4 – Confie e obedeça as ordens de Deus:  verso 8-9ª "então saíram" Davi obedeceu a ordem de Deus e saiu, ele foi atrás do seu milagre, de sua benção e conseguiu. Assim como Davi querido irmão obedeça a Deus faça a sua parte, confie nele, obedeça, não desista a sua vitória está próxima.

 O seu filho vai ser alcançada, a sua família vai ser restaurada, o seu casamento vai ser abençoado.

Conclusão

Restauração completa e muito mais.

E para encerrar queridos irmãos quero lhe proclamar a promessa que Deus tem para cada um de nós que tivermos essa atitude no verso 18 a 20 diz o texto "Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo. E tomou também todos os rebanhos dos amalequitas, e seus soldados os conduziram à frente dos outros animais, dizendo: "Estes são os despojos de Davi".  1 Samuel 30:18-20

Aleluia!!!  Deus esta dizendo essa noite ao seu coração querido irmão, querida irmã, que Ele vai restaura tudo... tudo o que o inimigo roubou de você, lute pela sua casa, pela sua família. Quem esta dizendo isso não sou eu, mas o Senhor todo poderoso o criador do Céu e da terra. Nada é impossível para Ele, nada é difícil para ele creia, lute pela sua família, pela sua casa, Ele fará infinitamente mais verso 20 diz que Davi não só volto com tudo que era dele mas ainda com despojos dos seus inimigos... Deus de muito mais a Davi.

 Se você crer Deus e confiar e obedecer você vai vivenciar muito mais de Deus em sua vida.....

Marcelo Navarro

18 comentários:

Anônimo disse...

Esta mensagem falou muito em meu coração, creio que Deus me ensinou muito

Ev Marcos André. disse...

A paz do Senhor Pr: Que o Eterno Deus te encha de sabedoria para postar palavras como essa! forte abraço fica na Paz.

Anônimo disse...

Continue se deixando usar por Deus,pois vai ajudar a muitos assim como eu que estava precisando de uma palavra como essa.Deus abençoe muito mais seu ministério

Unknown disse...

Que lindo este texto, refleti bastante, realmente é a oração é a mais poderosa das armas contra o inimigo que tenta nos trapacear diariamente...

Unknown disse...

Essa mensagem trouxe uma motivação para minha vida...
Deus abençoe

Anônimo disse...

Família é tudo...

Unknown disse...

Aprendendo a cada dia mais a palavra de Deus,este estudo me ensinou muito.

Igreja Batista Compaixão disse...

Que Deus fortaleça nossas famílias.

José Miranda.. disse...

Paz pastor marcelo maravilha muito bom mesmo

Neto Belem disse...

Que DEUS continue a lhe abençoar e guardar sua vida e ministério.

Unknown disse...

E forte este assuntos. de sábias palavras ou expirada por Deus. Deus ti abençoe q vc não para continue escrever.

Unknown disse...

Paz do senhor eu creio porque Deus ele é fiel que Deus abençoe todas as famílias desse mundo amém glória a Deus 🙌🙌🙌

Unknown disse...

MARAVILHOSA MENSAGEM, DEUS TE ABENCOE MEU IRMAO. FALOU DEMAIS COMIGO, DEIXA DEUS TE USAR MAIS. OBG

Unknown disse...

MARAVILHOSA MENSAGEM, DEUS TE ABENCOE MEU IRMAO. FALOU DEMAIS COMIGO, DEIXA DEUS TE USAR MAIS. OBG

Unknown disse...

Glória Deus

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo pastor Marcelo. Maravilha esta mensagem. Parabéns,que o Senhor Jesus Cristo continue a usá-lo sempre.

Jeu Neto disse...

Graça e paz, que o Senhor continue te abençoando pastor, Palavra de poder e de força!

Unknown disse...

Linda palavras. Deus continue te abençoando 🙌