2012/06/12

Repensando a minha postura cristã


 Texto: Marcos 8.31-36


          Queridos irmãos quero convidar a todos nesse instante a ouvir o que Palavra que Deus tem para nós nessa noite. Tenho a certeza que nós vamos sair aqui essa noite impactados com aquilo que Deus vai compartilhar em nossos corações. O texto que acabamos de ler possui uma revelação de Deus a respeito do verdadeiro discípulado de Jesus e relata de uma forma clara o contraste entre a vontade Humana e a vontade de Deus. No verso 33 Jesus repreende a satanás através de Pedro, eu digo através de Pedro porque Pedro estava através de suas palavras e atitude estava representando a vontade dele. Jesus disse: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens."  Marcos 8:33

          Perceba querido irmão que Pedro começou a repreender Jesus logo depois que ele havia declarado que o filho do Homem haveria de padecer, de sofrer e morrer em cumprimento de sua missão, que era salvar a humanidade. Aqui já aprendemos uma lição a qual Jesus faz um claro contraste entre as coisas de Deus e as coisas do mundo.

           Esse texto serve como um sinal de alerta nos dias de hoje para a maioria dos cristãos que realmente estão imbuídos de serem verdadeiros discípulos do Mestre. É um sinal de alerta, meus irmãos para mim e para vocês, pois no cenário religioso ou espiritual que estamos vivendo, muitos tem se perdido pelo caminho da religiosidade fria e edonista.

          As nossas igrejas estão sendo diabólicamente ensinadas por falsos mestres a extinguir, a suprimir qualquer manifestação do Sacrifico e da vontade de Deus exaltando em contraste a isso vontade do homem, a vontade do eu. Na Igreja atual a vontade sacrifical de Deus, foi absorvida e reduzida a vontade e deleite humano extinguindo assim uma atitude sacrifical de abnegação.

          Em muitas doutrinas hoje a teologia do sofrimento, da cruz, da renúncia, do desapego a própria vida não tem mais lugar em nossa espiritualidade, é como se hoje existissem milhões de Pedros nos repreendendo dizendo "Não faça isso com a sua vida", "vc não tem que morrer"; " Para que renunciar isso"; "Porque não atender os apelos da carne já que são naturais" Se for participar de uma campanha de 40 dias para alcançar alguma forma de prosperidade estaremos lá mas e se fizéssemos uma campanha de 40 dias pra vencer a minha carne ai não, é sacrifício demais pra mim...

           A busca pela realização pessoal tão comum a pessoas do mundo nunca encontrou tanto espaço, tanta abertura em nosso meio (Igreja) como tem encontrado nestes últimos dias. Os cristãos estão mais preocupados com suas próprias vidas do que com qualquer outra coisa. E por conta disso cabe a repreensão de Jesus a satanás a muito de nós: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens." Marcos 8:33

          No verso 31 deste texto Jesus mostra o verdadeiro ensino do evangelho, ele nos ensina que a renuncia, o sofrimento, a morte do eu não deve ser levado como algo anormal por nós seus discípulos alias são praticas necessárias para a salvação e deve estar presentes da vida de qualquer discípulo de Cristo. O verbo Padecer escrita no verso 31 vem do grego Pascho e é no sentido de maus tratos, violência, ultraje e ela aparece 42 vezes no NT e em quase todas é utilizada em relação ao sofrimento de Jesus por nós. E assim como o mestre, o verdadeiro cristão é aquele que segue os seus passos, que renuncia a sua vontade, e não foge desta renuncia, que aguarda com fidelidade mesmo em momentos de sofrimento a volta do Senhor.

           No entanto o que a igreja esta experimentando hoje é totalmente contrario, a maioria dos cristãos estão pensando somente em si mesmos, e não percebem que estão mais ligados as coisas dos homens do que as coisas de Deus sendo que o próprio Jesus disse que essa atitude é maligna.

          Nos versos 32-33 Jesus faz um contraste claro entra as coisas de Deus e as coisas dos homens, entre as coisas dos homens e as coisas espirituais, entre as coisas diabólicas e as coisas divinas: "Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e        siga-me".  Marcos 8:33-34

          "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 1 João 2:15 ele sabia e havia aprendido com próprio Jesus o que era mais importante na sua vida crista. O apostolo Tiago foi ainda mais contundente na sua epistola 4.4: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

           Não podemos nos deixar enganar querido irmão quanto mais satisfazermos nossas vontades e buscamos o nosso próprio beneficio mais longe estaremos de Deus, o texto de Marcos está nos dizendo que essas duas coisas estão em espaços diferente não há como servi a Deus se estamos preocupados apenas conosco mesmo.

          "Que absurdo pastor falar uma coisa dessa, Deus quer meu bem, ele quer que eu ganhe dinheiro, que eu viva bem, que eu construa um patrimônio considerável, que compre uma carro importado e adquira  o qüinquagésimo par de sapato e muda de roupa, Deus quer que eu me divirta, Deus quer que eu viagem bastante Deus quer... para isso que eu fui alcançado para ser colocado por cabeça... Deus quer!!!!"

           Bem se pensarmos assim queridos irmãos precisamos repensar o impacto do evangelho de Jesus cristo em nossas vidas pelo que esta escrito no verso 36 "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8:36. O que Deus quer meu querido irmão é resgatá-lo é salva-lo do fogo do inferno e não é fazendo a sua própria vontade vivendo uma vida egoísta que isso vai acontecer. Nós fomos salvos pela graça de Deus e com certeza Ele não quer que vivamos debaixo de condenação. Podemos sim ter uma vida bem sucedida em todas as áreas isso é e Ele quer, mas quando tratamos essas questões como foco principal ou de maior valor deixamos de viver o sentido do evangelho.

          A partir dos versos 34-35 Jesus mostra qual deve ser a nossa postura diante da filosofia deste mundo. Ele fala de algo realmente importante para o processo de sua salvação. Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Marcos 8:34-35

          Para muitos Cristãos esses versos destoam da vida prospera e vitoriosa que muitos buscam, doem seus ouvidos quando escutam palavras como negue-se si mesmo, tome a cruz  o cristianismo de hoje lhe propõe ao contrario... " faça vc pode, conquiste vc é vitorioso, pegue o que quiser, vc é o melhor, siga o seu próprio caminho rumo aos seus sonhos Deus esta com vc, gaste seu tempo com suas coisas se der venha no culto ao domingo a noite.... Deus entende o porque vc não se compromete alem do que vc já tem feito ele sabe de tudo"  esse e tantas outras mentiras estão sendo pregadas por ai mas a palavra pura e simples é Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

           Irmãos o texto diz se "você quiser", essa é uma decisão pessoal, a decisão é sua, é de cada um, ele não te força a nada, mas se você quer viver o cristianismo genuinamente, se vc se propõe a caminhar com Jesus vc tem que imitá-lo, tem que andar nos passos dEle. O texto ainda diz se alguém quer vir após mim Negue-se a si mesmo... o que significa isso pastor, isto significa  renuncia (Mat 16.24), renuncie-se a si mesmo, abra mão do seu Direito, de sua vontade própria, significa parar de olhar apenas pra si mesmo e olhar para o que realmente Deus quer de você e olhar para a  sua missão para o seu chamado, significa olhar para o próximo e enxergar as necessidades outro. Quantos pessoas vc já evangelizou esse ano? Quantas intercessões vc já fez por alguém que pode ir pro inferno a qualquer momento? Quão disposto vc está para ofertar não só as coisas materiais, bem como sua própria vida, seus dons, suas habilidades em prol do Reino de Deus? Essas são perguntas que eu faço a mim mesmo hoje....

            Há muita gente dentro das igrejas batendo no peito que estão servindo a Deus, mas estão fazendo segundo a sua própria vontade, estão correndo atrás de suas próprias coisas e alguns fazem deste jeito por que desconfiam se cuidarem das coisas de Deus nunca vão alcançar suas próprias coisas. Mas não é isso que a palavra nos ensina irmãos ela diz"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna." Mateus 19:29 Dedique a sua vida a Deus e deixe ele cuidar de vc.

            O texto ainda diz tome a sua cruz isto significa queridos irmãos sacrifício, fazer o mesmo que Jesus fez por nós, pagar o preço. Tem muitos cristãos que não saem de casa por conta do frio, não vem numa vigília porque no outro dia tem que trabalhar cedo, não pode acordar cedo pra participar de alguma programação a casa do senhor pq precisa descansar. Sabe queridos irmãos não podemos nos enganar. Jesus foi bem claro ele Disse a respeito disso "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."  Lucas 14:27

           Esse sacrifico é algo diário Jesus disse em Lc9.23 "a cada dia tome sua cruz" é algo que tem continuidade e por ultimo o texto diz Siga-me. Seguir Jesus é andar seus passos, é andar perto, é fazer o que ele faz , é imitar, é viver do mesmo modo que ele viveu é se revoltar contra essa pregação da busca do próprio prazer. Hoje vemos muitas igrejas que estão lotadas, estão cheias, a pergunta é: deste numero, quantos realmente deixaram o mundo e suas paixões. Quantos vivenciam essa revelação da cruz? Pense nisso?

Marcelo Navarro

3 comentários:

Anônimo disse...

obrigada por seu amor por Cristo o nosso Deus em carne. Obrigada pelo amor por nós ovelhas, Seja feliz.

Anônimo disse...

Parabéns Pastor. É tudo que precisamos ouvir. Essa deveria ser a postura do verdadeiro cristão. Infelizmente tem muita gente brincando de ser cristão. Que Deus continue derramando bênçãos e sabedoria sobre sua vida.

Unknown disse...

Obrigado pasto pela pregação gostei muito creio que ler vai se abençoado pro Deus