2010/10/26

Vale dos ossos secos.

Texto:  Ezequiel 37.-14

 

Irmãos essa noite eu creio que Deus vai impactar seu coração de tal forma que você sairá daqui diferente. Esse texto a qual acabamos de ler é um dos mais lindos e interessantes texto da sagrada Escritura. Deus vai falar-nos através dele essa noite.

 

O VALE DE OSSOS SECOS RETRATAVA A SITUAÇÃO DE ISRAEL

Essa grandiosa visão, sem dúvida a mais célebre de visão de Ezequiel 37.1-14 se aplica alegoricamente à história de Israel. É a resposta do Senhor ao desalento e a desesperança dos Israelitas no exílio. O povo estava no exílio. Não adiantava os profetas garantirem que um dia voltaria para Jerusalém, onde poderia cultuar a Deus em liberdade. O povo não agüentava mais esperar. Palavras não bastavam mais. Não faltavam profetas, alguns com mensagens alentadoras, mas falsas. O povo olhava para sua história e se via separado de Deus e disperso por várias nações. Não via como voltar a ser o povo querido de Deus. A nação estava arruinada, fora da terra prometida o povo era como um monte de ossos secos (v. 11a). "Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel."

Trata-se de uma imagem fantástica. O profeta se encontrava diante de um panorama de desolação: um antigo vale agora cheio de esqueletos, formados no deserto por um longo tempo. Neste cemitério ou mais possivelmente um campo de batalha, sobre o qual tinham ficado estendidos os cadáveres dos que tombaram em combate, esses corpos a muito tempo perderam suas peles e suas carnes. Eram agora apenas ossos, ossos secos.

Ezequiel não fala sobre os ossos secos; Ezequiel fala aos ossos secos. Ou seja, ele fala a casa de Israel e através da eficácia da palavra profética e da força vivificante do Espírito de Deus, ele traz vida aqueles ossos, ou seja, ao povo e apresenta libertação dos exilados como um retorno a vida, retorno a terra prometida após o exílio.

 

VALE DOS OSSOS SECOS PODE RETRATAR UM MOMENTO DE NOSSA VIDA

Na bíblia quando nos referimos a vale, interpretamos a respeito das situações em que estamos vivendo, lutas, dificuldades, circunstancias do dia a dia, que muitas vezes não sabemos como resolver. A bíblia fala sobre o profeta Ezequiel que via um vale enorme, cheio de ossos secos, e isso nos faz lembrar de um vale da sombra da morte, narrado no salmo 23 diz: "ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei".

Infelizmente irmãos nós podemos viver nesse vale de tal forma, que nossas vidas se tornem secas, vazias, mortas. É possível que aqui hoje haja pessoas assim. Talvez alguns aqui estejam na mesma desolação do povo desterrado.

Talvez você nunca tenha sentido na vida o toque do Espírito Santo a lhe transformar. Por isto, talvez se sinta um monte de ossos secos, sem carne, sem tendões, sem vida viva. Eu espero sinceramente que hoje tenha chegado para você este momento, o momento de se sentir visitado pessoalmente por Deus e receber das mãos dele o sentido da vida.

Talvez você já tenha experimentado o amor concreto de Deus, mas por alguma razão (quem sabe, uma decepção com um líder) agora transita de igreja em igreja em busca de uma palavra amiga ou de um sorriso sincero, simplesmente porque isto lhe falte na vida, ou em busca da palavra de Deus capaz de trazer seus ossos à vida. Sinceramente desejo que a visão de Ezequiel se concretize na sua vida e hoje mesmo você sinta o poder de Deus de novo se manifestando em sua existência.

Talvez você esteja cansado de ser crente, não mais encontrando qualquer alegria na vida cristã.

Talvez você esteja cansado de ver e viver um cristianismo de muitas palavras e poucos compromissos.

Talvez você esteja farto de uma fé teórica, que não encontra ressonância na prática.

Talvez você esteja experimentando um esgotamento espiritual. Este seu esgotamento pode ser provocado por falsas promessas (de cura, emprego, vida rósea), pela autoconfiança (como se a religião fosse uma superprodução controlada por você) ou pela falta de união à fonte da Vida.

Talvez você seja, portanto, um montão de ossos secos no vale da vida. Se assim é, anseio honestamente que a sua espiritualidade seja um livro cheio de páginas coloridas e disponível na estante para que alguém poça pegar e ler, e jamais um livro de páginas em branco, escondido em algum sebo empoeirado esperando para ser comprado.

Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados mostra a desorganização de uma vida sem Deus. Se é que podemos chamar de vida? O mais apropriado seria dizer que é uma morte em vida. A vida sem DEUS é a desorganização nos sentimentos / Nos negócios / Nos objetivos / Na família,...... Muitas pessoas hoje são verdadeiros mortos-vivos. Já sepultaram seus sonhos e seus ideais. Não encontram sentido em suas vidas, não há futuro em seus olhos, se sentem completamente derrotados e sem esperança. Quem sabe se você já se sentiu assim? Deus quer vivificar a sua vida meu querido irmão e quer fazer isso essa noite abra o seu coração.

 

VALE DOS OSSOS SECOS PODE RETRATAR UM MOMENTO DE UMA IGREJA

Nós podemos estar, como igreja como denominação, num vale de ossos secos.
Neste caso, vemo-nos fracos e sem esperança. Sua vida pode estar adormecendo. Nossa igreja pode ser um gigante que dorme. Entre seus membros há muitos recursos, espirituais, morais e materiais. No entanto, como no caso de Israel cativo na Babilônia, muitos estão desencorajados e sem esperança. Alguns vivem como se estivessem longe de Deus. Alguns perderam sua fé em Deus. Tornaram-se cemitérios de ossos mortos e secos. A estes é preciso repetir a mensagem de Ezequiel: Deus vivifica os mortos. No entanto, aprendemos na Bíblia que a igreja é o canal através do qual Deus é glorificado. A igreja é a multiforme sabedoria de Deus (Ef 3.10). Mesmo que a igreja, ou seus membros, esteja fraca, ela ainda é o Israel de Deus. Deus a levará a vida, fará com que ela cresça. Deus a abençoará se lhe for fiel (Ap 3.7-12).

 

MAS DEUS DESEJA TRANSFORMAR OS OSSOS SECOS EM EXÉRCITO PODEROSO

Mas o verso 10 completa a mensagem desta noite nos dizendo: "Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso."

Uma vez que estamos vivificados, pela Palavra, e ungidos, pelo Espírito, nós se tornamos um exército, passamos a fazer parte do grandioso exercito de DEUS. E Deus não ressuscitou aqueles mortos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses.  

Deus os ressuscitou para que se tornassem um exército para lutar na causa do Senhor. Aqueles que são vivificados, salvos pelo Senhor, e cheios do ESPÍRITO SANTO, serão usados para alcançar outros. Isso não quer dizer que deixaremos de cumprir com os nossos deveres neste mundo, ainda estamos vivendo aqui e por isso temos de trabalhar, estudar, nos divertir, e outras coisas que ainda ocupam o nosso tempo.

Mas nada, nada pode ocupar o lugar de Deus em nossas vidas. Nada disso poderá impedir que façamos nosso trabalho na obra de Deus. Devemos nos lembrar que Ele nos ressuscitou, que nós estávamos mortos e Ele nos deu vida.

Em Efésios 2.1-2 nos diz: "Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus)."

 Colossenses 2:13 "Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a Lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados."

Irmãos, estávamos mortos espiritualmente, mas agora estamos vivos espiritualmente, e DEUS não nos ressuscitou, ou seja não nos tirou da morte no pecado para que apenas venhamos a sua casa, para sermos simples ouvintes da palavra, ninguém é convidado a fazer parte de um exército para ficar apenas olhando a guerra.

Nós somos ressuscitados para que neste exército sejamos instrumentos de Deus para a libertação daqueles que se encontram cativos no pecado. Para isto sim, a igreja cumpre o seu grandioso papel ao preparar e treinar os seus membros para que estejam prontos a sair e anunciar as boas novas da salvação, prontos para enfrentar a batalha.

Joel 2:11 "O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar?"

Você foi vivificado, foi salvo, e faz parte deste grande exército de DEUS, o Senhor levanta Sua voz diante de ti, e por fim nos diz que "é poderoso quem executa as suas ordens", ou seja, a nada devemos temer, por isso, esteja sempre pronto e alerta ao chamado do Senhor.

Quando nos chamarem a evangelizar, a liderar um trabalho ao Senhor, em todas as atividades que o Corpo de Cristo, que é a Igreja, nos chamar, estejamos sempre prontos a dizer sim.

 

DEUS DESEJA TRANSFORMAR UM VALE DE OSSOS SECOS EM UM LUGAR DE FÉ, ESPERANÇA, E AMOR.

Não podemos voltar a viver senão por Deus (v. 3,6). A essência da mensagem desta visão é esta: Deus tem poder para nos vivificar (vv. 13-14). Se nos esquecemos disso, não há esperança para nós. O Deus que tem poder para libertar seu povo do cativeiro (no passado) é o mesmo que pode dar vida a corpos mortos (v. 1).

Não há condição humana que Deus não possa transformar (v. 4-5).
Nem a morte é definitiva pra Deus, ele que faz ossos secos se tornarem ossos vivos. Se for necessário, ele nos tira da sepultura (v. 12). Não importa qual seja seu cativeiro. Seja ele real, físico ou espiritual, você pode ser tirado dele pelo poder e pela graça de Deus.

 

De que maneira podemos reviver....

 

1)     VISÃO ESPIRITUAL

"O Senhor me mostrou um vale cheio de ossos" (vs.1)

Irmãos a visão espiritual é algo que realmente precisamos em nossas vidas e também em nossas Igrejas. Se Deus enviasse o profeta ao meio de pessoas doentes, Ezequiel talvez pudesse sugerir tratamentos para elas. Porém, Deus o coloca diante de mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos sequíssimos.

Este é um quadro meus irmãos, que mostra o fim dos recursos naturais e humanos. Aparentemente, é o fim de tudo. São ossos sequíssimos, quase que apenas pó, não há como imaginar vida ali,.......

É o fim dos recursos humanos. Mas os recursos divinos....ainda não se esgotaram. Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem solução. Veja o caso de Lázaro (João 11). JESUS, só chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado.

Jó 42:2 "Eu reconheço, ó Deus Eterno, que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido."

 Jeremias 32:17 "Ó Senhor Eterno, com o teu grande poder e com a tua força, fizeste o céu e a terra. Nada é impossível para ti."

 Lucas 18:27 "O próprio Jesus nos diz: -O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus"

Ter uma visão espiritual irmãos é o que realmente vai nos garantir a vitória em nossas vidas e em nossas Igrejas. Ezequiel teve uma visão de Deus e através dela ele foi levado a olhar além das circunstâncias, além da realidade.

Nós a igreja do Senhor Jesus somos chamados a esta noite olhar além do que aquilo que os nossos olhos carnais podem ver, talvez na sua visão carnal você só esteja vendo em sua vida ou em sua igreja: a frustração, o desanimo, o cansaço, a escassez dos recursos, as dificuldades, só esteja vendo ossos secos, mas para Deus irmãos, não existe coisa demasiadamente difícil, impossível. E só quem tem intimidade com Deus consegue ter essa visão espiritual das coisas e ver em meio a destruição vida.

 

2)     PROFETIZAR

"Profetize a esses ossos e diga-lhes..."(vs. 4)

Queridos irmãos Deus nos ordena a profetizar e isso fazemos quando proclamamos a sua palavra. Quando abrimos nossas bocas e falamos a respeito das coisas de Deus.  Deus disse ao profeta: "Filho do homem, profetiza aos ossos: diga a estes ossos secos: para que eles ouçam a palavra do Senhor..." meus irmãos a Palavra de Deus é o remédio para os problemas dos homens, É através da palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão.

Provérbios 4:4 nos diz: "o meu pai me ensinava, dizendo: -Lembre-se das minhas palavras e nunca se esqueça delas. Faça o que eu digo e você viverá"

Ezequiel 18:21- 22 "Se um homem mau parar de pecar, se guardar as minhas leis e se fizer o que é certo e bom, não morrerá; é certo que viverá.Todos os seus pecados serão perdoados, e ele viverá porque fez o que é certo".

João 11:25 "Então Jesus afirmou: -Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, (ou seja, quem crê na minha palavra) ainda que morra, viverá".

A Palavra de Deus é viva: Hb.4.12 – "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas."

A palavra de DEUS é eficaz: Salmos 147:15 – "O Eterno dá uma ordem, e ela chega depressa aonde ele quer"

A palavra de DEUS é o instrumento de vida. A palavra de DEUS comunica vida. Aqueles que receberem de bom grado essa Palavra são por ela transformados e vivificados.

 

3)     OBEDIÊNCIA

"Eu profetizei conforme a ordem recebida" (vs.7)

A obediência é a chave para que todos nós vejamos os milagres acontecerem.           O versículo 7, nos diz: "Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso."

Assim que o profeta cumpriu com a ordenança, pois a profetizar os ossos começaram a se ajuntar cada um no seu próprio lugar, Cada osso vai encontrando seu lugar no corpo e o grande exercito vai sendo formado, o milagre estava acontecendo em reposta a obediência do profeta.. irmãos muitas vezes não vemos nada acontecer em nossas vidas, muitas vezes estamos numa terra arida, em uma vale de ossos secos, porque conscientemente ou inconscientemente deixamos de obedecer a Deus e pagamos muito caro por essa atitude.

Quando obedecemos ossos começam a se ajuntar cada um no seu próprio lugar, Cada osso vai encontrando seu lugar no corpo, isso pode ser usado de forma aplicada para nos dizer que cada pessoa vai encontrando sua posição no corpo de Cristo, que é a igreja quando esta disposta a obedecer. Ela vai encontrando sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua função. Cada um de nós somos chamados por Cristo para uma missão.

 

4)     O PODER DE DEUS

"e o Espírito entrou neles, eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exercito enorme!."  (vs. 10)

Os versos 8,9 destacam a importância da ação do Espírito de Deus sobre nós. "Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam".

De nada adianta tudo estar no seu lugar, se não houver a ação do Espírito Santo, se não houver unção, se não houver poder. Seria como um motor de um carro que estivesse bem montado, com todas as suas peça no lugar certo, mas sem o lubrificante e o combustível necessários ao seu perfeito funcionamento.

Assim, nossas igrejas não devem ser apenas organizações bem estruturadas. Isso é bom, mas não é suficiente. Não podemos funcionar sem o poder do Espírito Santo, sem a unção dos céus.

João 20:21-22 nos diz: Então Jesus disse de novo: Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Depois soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo.

Os discípulos estavam prontos a serem enviados para cumprir a missão, estava tudo certo, mas faltava o essencial, e JESUS soprou sobre eles a unção dos céus, o ESPÍRITO SANTO. Agora sim, ressuscitados, cada um no seu lugar, pronto para fazer a vontade de DEUS, e cheios do ESPÍRITO SANTO.

 

PORTANTO...
BUSQUE A VISÃO DE DEUS

SEJA UM PROFETA DO SENHOR

SEJA OBEDIENTE

BUSQUE O PODER DE DEUS


 

37 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM ADOREI

Anônimo disse...

DEUS FALOU MUITO COMIGO.

Anônimo disse...

Excelente mensagem, excelente explicação, Deus falou comigo..

Anônimo disse...

Deus falou tanto comigo através desse texto. Amei de verdade,essa palavra sempre vai ficar guardada no meu coração.

Anônimo disse...

Benção pura!!!

Anônimo disse...

Maravilha...Deus continue te usando meu amado!

Anônimo disse...

Maravilha...Deus continue te usando meu amado!

Renata disse...

Q bencao essa msg...

Anônimo disse...

Uma bencao essa mensagem....eu amo essa passagem da biblia ...

Anônimo disse...

Gostei muito
Deus continui de usando

Anônimo disse...

Esta mensagem é a minha esperança para esse tempo! Deus continue te usando, meu irmão.

LOURDES disse...

até chorei lendo esta mensagem que o espírito santo continue sempre na sua vida, para que possa ajudar muitos de nós. Foi a pregação que me fez fazer uma reflexão profunda no meu coração,que estou fazendo pela obra? DEUS LHE ABENÇOE PASTOR.

Noemi disse...

Deus te abençoe sempre com uma palavra poderosa como essa, que vivifica os nossos corações

Anônimo disse...

Deus falou muito comigo, vou passar minha igreja.

Anônimo disse...

MUITO BOM FALOU MUITO COM A NOSSA IGREJA

Unknown disse...

Meditei nesta palavra revelada e Deus falou grandes coisas no meu coração.

Unknown disse...

esta passagem é muito interessante .precisamos ter mas visão espiritual,para observarmos melhor tudo ao nosso redor....fico grata a DEUS POR TUDO NESTA NOITE...

Nayara Soares disse...

Não me canso de ler e ouvir sobre o vale dos ossos, confesso que uma das visões que mais me impressionam e tocam. Gostei muito do estudo..Que Deus continue abençoando a todos.

Unknown disse...

muito bom ,Deus falou profundamente comigo amém
Vilsimar


João Carlos disse...

Mensagem maravilhosa, texto da Palavra de Deus excepcional, transforma nossas vidas.

Anônimo disse...

exelente mgn DEUS falou com migo, Deus continue te abençoando Ore por amém.

igreja arvore de siao disse...

bom muito bom mesmo. já passeio por momento tão dificil que mais um monte de ossos secos.

Unknown disse...

Fantástica essa palavra, literalmente veio ao encontro de
minhas ansiedades,necessidades e expectativas. Foi muito enriquecedora,e certamente me ajudou no norte que procurava. Grato pela sua vida Pastor.Continue na Paz do Altíssimo em nome do Senhor Jesus.

Edmilson Santos disse...

Bela reflexão!

Unknown disse...

Foi uma boa palavra. Passarei a me ditar na minha vida para as coisa certas que agrada a Deus.

Anônimo disse...

Asabedoria não e de todos,e o pastor possui esse dom.

Anônimo disse...

Que Deus possa continuar ti usando poderosame
nte.

Unknown disse...

Meu Deus!!!!!!!!!! É forte dimais!!!!que mensagem esclarecedora! Eita Glória

Unknown disse...

Deus abençoe Pastor!Fantástica palavra,enviada por Deus a minha vida!
Vou repassar em nome de Jesus para meus irmãos.

Fabiano AG-3 Arte Gráfica disse...

muito bom .. vou me inspirar nos seus profundos e maravilhosos comentários para falar sobre Ez 37. Deus te abençoe e capacite cada vez mais. um abraço !

André & Rhaquel disse...

Bênção irmão. Que Deus continue abençoando sua vida. Tomei a liberdade de ministrar sua mensagem em minha igreja

Unknown disse...

Excelente explicação, tinha tantas duvidas em relacão a esse texto,mais hoje ficou mais exclarecido para mim obrigado

Anônimo disse...

Eu estou nuito agradecida! Que Deues lhe abençoe rica e poderosamente.

Unknown disse...

Palavra maravilhosa falou muito comigo!!

Unknown disse...

Que Deus continue abrindo teu entendimento, e nos abençoando com esse maravilhoso estudo.

Odair S.Braga disse...

Muito edificante, Deus abençoe...

Unknown disse...

Estudo muito bom para nossa vida