2010/10/26

Salvação

A salvação é um dos conceitos espirituais mais importantes no cristianismo. Salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante em várias religiões. A palavra salvação, tem sua origem no grego soteria, transmitindo a idéia de cura, redenção, remédio e resgate;

A idéia de salvação é essencial. Alguns cristãos têm usado palavras como "salvo" e "salvação" com tanta freqüência e descuido, que esqueceram o que elas significam. Elas tornaram-se sons sem significado. Ou, se possuem algum significado, as palavras foram tão diluídas que "Você foi salvo?" é agora equivalente de "Você foi a igreja?". É algo que é importante, mas ainda assim casual, sujeito à reflexão relaxada. "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" Hb2.3

A negligencia, o descuido ou a falta de interesse, é desastroso. O crente que por negligência, desconhece a verdade e os ensinos do evangelho corre o grande perigo de ser arrastado rio abaixo além do porto seguro, onde não há mais seurança. Esse texto de Hebreus nos chama a atenção que todo cristão é tentado a tornar-se indiferente com a salvação que provem do Senhor e consequentemente com a Palavra de Deus. E por causa do descuido, do desinteresse é facil começar a prestar menos atenção nas advertência de Deus, cessando assim de perseverar contra o pecado e assim aos poucos vão desviando-se de Cristo Jesus o oautor e consumador de nossa fé.

Salvação é uma palavra séria. Ela pressupõe perigo e desespero. Você não diz brandamente a um homem que se afoga, "Ei, por que você não sai da água?" ou "Viu te avisei que era fundo !". Não, salvação é resgate. Ela implica necessidade. Eu e você precisamos dessa salvação. Ela não é algo indiferente ou uma questão de preferência. Se a pessoa não for resgatada salva vai sofrer as conseqüências do afogamento que é a morte física. Em nosso contexto, essa condição de afogamento é a culpa do homem perante Deus – isto é, não somente uma consciência culpada por ter feito algo errado, mas um veredito de culpado por estar errado e ter praticado o erro. A conseqüência do afogamento é morte espiritual, que nada mais é do que é a ira de Deus, onde o homem sofrerá alienação e rejeição de Deus nesta vida, e o fogo sem fim do inferno na vida porvir o aguarda.

Ser salvo no sentido bíblico é ser resgatado de algo terrível e repulsivo – viver como um não cristão. Mas Deus escolhe salva algumas pessoas desse lugar, e as coloca numa esfera completamente diferente. Deus extraí algumas pessoas da vida não cristã e instá-las, não numa condição neutra ou numa mera imunidade da condenação, mas numa vida e destino superior.

O que precisamos entender sobre a Salvação?

1) Que o único caminho para a salvação é Cristo.

Irmãos muitos pensam que para sermos salvos é apenas necessário que sejamos bons, piedosos, honestos e até mesmo pertencermos a uma denominação religiosa, pois se acredita que Deus está em todas as religiões. Ledo engano! É necessário saber que estávamos destinados à ira de Deus, "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Ef 2.3, afastados dEle pelo pecado, mortos em nosso delitos e pecados, e, quando fomos resgatados da morte eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador através de sua morte sacrificial de maneira eficaz, cabal e definitiva. "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" Ef 2.4-5

Jesus é o único capaz de refazer o elo que havia sido quebrado. A salvação é manifesta mediante a Graça de Deus manifesta em Cristo Jesus "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Rm 3.24

Esta salvação é baseada na morte; na sua ressurreição e na sua intercessão de Cristo. A salvação do crente provém do sangue de Cristo e da sua vida ressurreta, pelos quais nós somos perdoados e reconciliados com Deus. E se Deus nos amou de tal ponto de enviar seu filho para morrer por nós quando ainda éramos inimigos, quanto mais agora que somos seus filhos

Talvez querido irmão como cristãos, vocês esteja familiarizado com a idéia que é Cristo quem adquiriu a salvação por você mediante sua morte na cruz. Que Ele agiu em seu favor, como seu campeão e representante. Que morreu em se lugar por seus pecados, para que pudesse ser livres da condenação.

Isto é uma verdade incontestável, Ele assegurou para nós a justificação perante Deus. Todavia, irmãos é preciso que nós entendamos que somente aqueles que estão ligados a Ele são salvos por ele, e esse vínculo ou relação com Cristo é manifesto em .

A Escritura define essa fé em termos definidos e inflexíveis. Ter fé em Cristo é crer que ele morreu por meus pecados – não apenas por causa dos meus pecados, mas para pagar pelos meus pecados. Eu manifesto ser um cristão somente se tiver fé nesse sentido específico. Todos os cristãos concordam com isso, e aqueles que discordam não são cristãos. Eles não são salvos – permanecem debaixo do pecado e da condenação, e seu destino é o fogo eterno do inferno.

2) A salvação é o resultado da Graça mediante a fé.

A graça de Deus é, na conhecida definição de Agostinho um dos pais da Igreja como "um favor não merecido", isto é algo que recebemos sem qualquer merecimento de nossa parte. Fala-se muito hoje na graça de Deus, mas este tema na pratica não é tão fácil assim. Pois devido ao orgulho, o ser humano tem uma grande dificuldade de receber um favor. Ainda mais no que diz respeito na vida espiritual. Cada um quer por si mesmo, pelos seus próprios esforços, por sua religiosidade conseguir a própria salvação.

No entanto querido irmãos a bíblia é clara quando ensina que somos aceitos por Deus, não por nossas obras, não por nossos méritos, não por nossos esforços, não por nossa boa vontade, não por nossa religiosidade, mas exclusivamente pela maravilhosa e misteriosa graça de Deus.

As boas obras que praticamos por nossos esforços, normalmente nos enchem de orgulho e fatalmente levam-nos a nos vangloriarmos diante de nossos semelhantes. Tais obras, para Deus são como "trapos de imundícia", pois não há mérito nenhum em nós que nos habilite a nada, diante de Deus. Somos miseráveis pecadores! "Não há um justo, nem um sequer... Não Há quem faça o bem, não há nem um só" (Romanos 3:10-12). A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la através da fé. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Ef 2.8.

O homem, por ter caído e ser corrupto, por seus pensamentos serem tortuosos e por estar a sua carne na esfera da lei, pensa que deve fazer algo para que seja salvo, pensa que pode fazer barganhas com Deus. Contudo, a Bíblia nos mostra que a única condição para nossa salvação através da graça de Deus é a fé. Além da fé não há outra condição.

O Novo Testamento diz-nos claramente, que quando o homem crê, ele é salvo, tem a vida eterna e é justificado. Ele diz também que o homem é justificado pela fé, ou torna-se justo por meio da fé. Uma vez que o homem crê, ele é salvo "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16:31). Uma vez que o homem crê, tem a vida eterna "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:36). Uma vez que o homem crê, ele é justificado. "Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão". Rm 3.30. O homem é salvo mediante a fé. Ele recebe vida eterna pela fé, e é justificado mediante a fé. Portanto, em todo o Novo Testamento, é dito que o homem é salvo, justificado, e tem vida eterna unicamente por meio da fé. Não é uma questão de quem a pessoa seja, do que ela faça ou do que possa fazer. Tudo depende do crer. Tudo depende da fé.

Nenhuma outra condição é adicionada. Esses versículos não dizem que o homem deve crer e a seguir fazer algo para receber a vida eterna. Eles não dizem que o homem deve crer e fazer algo antes que possa ser justificado. Tampouco dizem que o homem deve crer e fazer algo antes que possa ser salvo. A Palavra do Senhor menciona a fé de maneira clara e definida. Nada além é misturado ou vinculado à condição da fé. Portanto, a Bíblia nos mostra claramente que do ponto de vista de Deus, não há outra condição para a salvação além de crer.

Fé e graça são dois princípios inseparáveis. Graça é Deus dando algo a nós, e fé é o nosso receber algo da parte de Deus. Fé nada mais é que receber o que Deus nos deu em espírito. Isso é totalmente independente de obra. Somente dessa maneira o homem pode receber a graça de Deus. Se recorrermos a quaisquer outros meios, não seremos capazes de receber a graça de Deus.

Irmãos é oportuno falar também que essa fé não é nossa, ela vem de Deus "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Ef 2.8 para que não haja qualquer pensamento que a fé que abre as portas para a graça de Deus é uma habilidade humana não! Ela é dada por Deus, a ação sempre é de Deus para o homem. John Stott diz um seguinte que "a salvação não é um empreendimento coorporativo entre Deus e nós, no qual Deus entra com a Graça e nós entramos com a Fé... o valor da fé não reside nela mesmo, mas inteiramente e exclusivamente em Cristo e este crucificado" ele esta dizendo que o valor não esta em nossa fé e sim naquele em que nós colocamos a nossa fé que é Cristo. O teólogo Richard Hooker diz um seguinte a respeito disso "Deus justifica o que crê, não por causa do valor de sua crença, mas por causa do valor de Cristo, em quem ele creu."

Embora a Bíblia nos mostre que é pela fé que se recebe a graça de Deus, muitas doutrinas têm surgido como resultado da má interpretação por parte do homem. O homem cria teorias baseadas em seus próprios pensamentos e em sua mente obscurecida. Elas envolvem o que ele deve fazer para que seja salvo. Assim como o homem tem criado ídolos com seu coração tortuoso e os considera deuses, da mesma forma ele tem estabelecido condições para a salvação com seu coração tortuoso e pensamentos obscurecidos.

O problema hoje é que depois de reconhecer a fé como a condição da salvação, ele adiciona algo mais à fé. A controvérsia entre Deus e o homem não é a de crer ou não crer, mas é a de crer com arrependimento, crer com as obras da lei, crer com batismo, ou crer com testemunho, como um pré-requisito para a salvação. A Palavra de Deus diz-nos que uma vez que creiamos, somos salvos. Porém, o homem hoje acrescenta a palavra com. De acordo com sua mente obscurecida, ele proclama que o homem é salvo mediante a fé com alguma coisa.

3) A salvação é comissionamento. (Chamado, incumbência)

Agora o homem redimido por Deus é chamado em primeiro lugar, a uma vida totalmente nova em que conhecemos, amamos, obedecemos e servimos a Cristo. A partir do momento em que a graça atinge o homem, ele passa a se beneficiar e beneficiar a outros, com praticas de boas obras. Essas boas obras são conseqüências e não a causa de nossa salvação. Se somos cristãos verdadeiros e em crescimento, então somos um povo santo, um povo de discernimento e conhecimento, de amor e bondade, de fé e poder, e de verdade inflexível. Esse é um aspecto integral da nossa salvação,

A graça de Cristo concedida a cada um de nós, nos comissiona ao serviço cristão. Todos somos chamados a servir, tendo Jesus como o nosso modelo e esse serviço é realizado em função de tudo o que Deus, em Cristo concedeu aos que foram salvos, Deus não somente nos salvou de algo, mas também nos chamou para algo.

"PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" Hb2.1-3

Agora irmãos contemplando todo este conhecimento da grande salvação providenciada por nosso Deus, precisamos viver novidade de Vida. A revelação da graça de Deus manisfesta em Cristo crucificado por nós, precisa nos impulsionar á uma nova vida, á lugares mais altos, a arreendimento genuíno, a contrição de Coração. "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação"

Cada um de nós precisa conscientizar-se de nossas responsabilidades no que se refere a edificação da igreja. Uma vida estacionária, sem crescimento, serviço, sem criatividades, sem ministério etc não é próprio de quem um dia, foi alcançado pela maravilhosa graça de Jesus.

Feche seus olhos, coloque sua vida na presença de Deus e peça a Deus " abre meu entendimento Senhor quero viver esta graça maravilhosa"


Nenhum comentário: