2010/10/26

TÍTULO: SANTIDADE COMO ESTILO DE VIDA

Texto:  I Pe1.15 / Is 59.1-2

 

"Mas, como é [santo] aquele que vos chamou, sede vós também [santo]s em toda a vossa maneira de viver;"

 

"EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."

 

INTRODUÇÃO 

 

Queridos irmãos nunca houve um tempo na história da igreja quando o corpo de Cristo precisasse tanto de purificação como agora, neste século. Deus quer sua igreja como a Noiva Gloriosa esperando pelo casamento, porém, a igreja de hoje é caracterizada pela indiferença, pela falta de compromisso e mesmo pela imoralidade entre os membros Nós precisamos                deses­peradamente prestar atenção em nosso trabalho de preparar o Corpo de Cristo.

De acordo com o texto a qual acabos de ler Isaías 59:1-2, a falta de santidade genuína irmãos é a razão predominante pela qual Deus retém Sua poderosa presença e poder. Quando nós falhamos em buscar uma vida de santidade ou deixamos de reconhecer a importancia da purificação plena, caimos muitas vezes na armadilha do trabalho do ativismo para realizar eventos, porém sem o poder do Espírito Santo. Quando nós ten­tamos fazer o trabalho de Deus na força humana, nossas pala­vras tendem a alcançar a mente dos homens, mas falham em penetrar em seus corações. Talvez esta possa ser a razão da fragidade dos crenntes hoje.. Um coração impuro é certamente o por­quê de muitos crentes lutarem contra a fadiga espiritual e contra a falta do poder de Deus sobre sua vidas.

Mas, o que é santidade ?

Acima de tudo, a verdadeira santidade não é um conceito teológico abstrato; santidade é uma pessoa. Seu nome é Jesus! E se você permitir, Jesus encherá seu coração com Sua gloriosa pureza e Seu poder sobrenatural! Santidade verdadeira não tem nada a ver com mórbida introspecção, mas com a milagrosa purificação bíblica que nos torna cristãos alegres, dinâmicos ga­nhadores de almas e intercessores que movem montanhas.

Quando a Bíblia nos ensina sobre o ato de consagrar ou de santificar, ela quer nos mostrar que nós como povo de Deus, pertencentes ao seu Reino não só podemos, mas devemos ter uma vida de Santidade. E isso acontece quando separamos ou oferecemos aquilo que temos de melhor para o Senhor.

Acredito que o Senhor espera de cada um de nós uma vida, de santidade plena, uma vida totalmente voltada a sua vontade e obediência, e isso acontece quando nos colocamos diante da sua presença e entregamos o nosso ser a Ele.

Quero apresentar neste momento alguns passos para termos a santidade como estilo de vida.

 

1º SANTIDADE É ARREPENDIMENTO GENUÍNO.

Irmãos, há um elemento básico para experimentarmos o poder de Deus em nossas vidas e também na vida de nossa igreja. Ele é encontrado em Isaías 59:1-2; Embora Deus esteja desejoso de tocar Seu povo, os pecados não confes­sados bloqueiam Sua resposta poderosa às orações. Para que Ele se mova com poder, há necessidade de purificação e arrepen­dimento profundos entre Seu povo. Salmo 66:18 deixa isto claro como cristal: "Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria."

Sabe irmãos se quisermos evitar o tão merecido julgamento, precisamos imediatamente retornar ao conhecimento de Deus, que é infinitamente santo. O profeta Oséias 6.3 recomenda-nos a crescer no conheimento de Deus "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;" por que quando o conhecermos de verdade reconheceremos seu carater santo. Alias o profeta ainda diz que essa falta de conhecimento tem destruido o povo "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" Os 4.6

Ele simplesmente não agirá se os pecados inconfessos permanecerem na vida de seus Filhos. Por isso, queridos irmãos, para muitos crentes, Deus parece distante. Por causa dos pecados não confessados, muitas orações não são respondidas, e inúmeros crentes vivem derrotados e em dor. Se você espera experimentar o poder e as bênçãos de Deus, a confissão diária meticulosa não é uma opção, é absolutamente essencial!

Em 1 João 1:9, Deus nós dá mais uma promessa: "Se con­fessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça"

Uma triste realidade é que muitos crentes têm momentos de confissão pouco freqüentes e superficiais. E porque passamos rapidamente pelos momentos de confissão, os pecados têm      for­mado uma barreira entre nós e Deus. Normalmente, nós não estamos nem cientes do quanto o Espírito de Deus está apagado em nossas vidas. "Não extingais o Espírito." I Ts 5.19

 Mas não se desespere! Não importa o quanto você se tenha debatido, você pode experimentar a maravilhosa purificação de Deus e ser cheio do seu Espírito! No entanto, isto não acontecerá através de algum breve, casual momento de oração. O salmista diz que você deve desejar que Deus sonde o seu coração.

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas         in­quietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmo 139:23-24)."

Para que haja uma purificação séria, é necessário que você gaste tempo a sós com Deus regularmente, assim sua vida será examinada de forma completa e você aprenderá a experimentar um ní­vel de confissão e purificação que mudará completamente sua vida.

Santidade é uma consagração do nosso ser, a entrega das nossas atitudes, sentimentos, prazeres, diante daquele que é santo e nos chamou para sermos santos. Essa santidade começa quando renunciamos os desejos da carne, quando dizemos não as paixões mundanas, as coisas que podem nos levar a ter uma vida corruptível.

2º SANTIDADE É CRISTO EM VOCÊ.

Irmãos para que você tenha um estilo de vida santo é vital entender que Jesus não morreu somente para le­va-lo aos céus, mas para habitar em você e conceder-lhe poder enquanto você estiver aqui na terra! "...porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." I Jo 4.4. O mesmo Deus que falou em João 3:16, também falou em Romanos 6:14: "Pois o peca­do não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça."

Talvez, você ainda pode estar pensando: "Por que eu me debato tanto, eu me pergunto como posso realmente ter vitória?" Em Ro­manos 6:6, Paulo dá uma resposta bela e clara: "Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado.". Este versículo é o fundamento de nossa vitória sobre o pecado, estes versiculo acima podem tornar-se sua "declara­ção pessoal de independência" sobre o poder e o domínio do pecado.

Quando Cristo morreu por seus pecados, Ele não so­mente removeu a pena do pecado, mas também o poder dele. Através do Espírito Santo, o mesmo Cristo ressurreto habita em cada pessoa salva. A vida cristã não é ranger os dentes em cumprir regras e de alguma forma tentar viver para Ele, mas é aprender a deixar que Ele viva através de você! Nós fazemos isto momento a momento, através da fé na vida e no poder que em nós habita.

Gálatas 2:20 descreve o que verdadeiramente é deixar Cristo viver em nós. "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a peia fé no filho de Deus, que me amou e se entre­gou por mim..." Percebe? Quando você recebe a Cristo, tudo o que Ele conquistou na cruz está vivo e ativo em você. Porque você está "em Cristo", Sua morte, o seu sacrificio o libertou do poder do pecado. Jesus Cristo, com toda a Sua vitória, literalmente, habita em você e pode viver equer viver mais intensamente através de você agora mesmo.

A santidade das nossas vidas acontece a partir do momento que o Espírito Santo dirige o nosso ser, as nossas vontades os nossos desejos.assim então se vive uma vida de santidade,

Não mude a rota, não se desvie, procure no Senhor, tenha tempo de entrega a Deus, viva segunda a vontade de Deus, segunda a direção do Espírito Santo, e então terás uma vida de santidade.

 

3º SANTIDADE É SEPARAÇÃO.

"Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;" 2 Co 6.17

O crente embora esteja no mundo, não é do mundo. Ele deveria ser distinguido do mundo nos grandes objetivos da vida. Para o crente, o viver tem de ser Cristo Filipenses 1.29 "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.".

Quer beba, quer coma, quer faça alguma coisa, o crente deve fazer tudo para a glória de Deus. Infelizmente irmãos as pessoas estão tentando acumular tesouros nessa terra e acabam andando perto de mais do mundo fazendo conceções ao pecado e logo, logo vêem suas conquistas sendo comida pelas traças e pelos ferrugens pois é somente isto que satanás o príncipe deste século tem para os seus a destruição. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir..." Jo 10.10

Santidade irmãos é em nosso espírito, bem como em nossos propósitos é viver diferente do mundo que nos cerca, não como etes, ou monges tibetanos alienados a tudo e todos, mas sim viver na contra mãos dos valores distorcidos que essa sociedade nos apresenta, é viver esperando humildemente em nosso Deus, sempre consciente de sua presença deleitando-se em sua comunhão. É viver procurando conhecer sua vontade para as nossas vidas.

Santidade também é viver separado desse mundo em seus atos. Se algo é certo, você tem de fazê-lo, embora venha sofrer perdas. Se algo é errado, ainda que resultem ganhos, você tem de rejeitar o pecado por amor a Deus. Não devemos ter comunhão com as obras infrutíferas das trevas e sim reprová-las

Santidade é andar de modo digno de sua chamada e posição. Efésio 4.1 diz: "ROGO-VOS, pois,..., que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,"

Lembrem-se, irmãos você é um filho do Rei dos Reis. Portanto mantenha-se limpo do mundo. Não manche os dedos que logo tocarão cordas celestiais, não permita que seus olhos, os quais em breve contemplarão o Rei da Glória, tornem-se janelas do pecado, e da concupiscência. Não permita que seus pés, que logo caminharão nas ruas de ouro, sejam maculados em lugares lamacentos. Não permita que seu coração, o qual em breve será enchido pelas coisas celestiais e transbordará de regozijo, encha-se de orgulho e infelicidade.

 

CONCLUSÃO

Tem muita gente sofrendo pois se afastaram da presença de Deus e Ele esta dizendo ta na hora de voltar antes que seja tarde de mais. Você pode estar se perguntando: "— Mas como eu posso fazer isto?"

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar."


 

9 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcelo Navarro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

aleluia , a ele seja toda a gloria, a nossa adoração , amem , pregação abençoada

Anônimo disse...

Maravilhosa mensagem!
Que esse seja o clamor dessa geração: Santidade! Para glória d'Ele, do nosso Jesus, digno de ser adorado em santidade!

Anônimo disse...

Maravilhosa mensagem!
Santidade deve ser o clamor dessa geração. Que dia após dia possamos adorar a Jesus em santidade, como só Ele é digno de ser adorado!

Valdson disse...

Sandidade e primordial na vida do cristãos. parabéns ótima palavras

Ana disse...

Muito edificante!!!Que Deus continue usando poderosamente..

Unknown disse...

Que Deus continui abençoando a sua vida pastor, esta é uma mensagem muito edificante para nossas vidas. Que venhamos cada dia mas nos santificarmos na presença do Senhor.

Unknown disse...

Duro que quanto mais santidade você demonstra e/ou consegue mais o mundo te odeia!