2010/10/26

Jesus o caminho a verdade e a vida

Texto: João 14.6

 

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

 

Jesus é o caminho

Irmãos abra o seu coração essa noite porque Deus tem uma palavra viva para o sua vida. Muitas vezes queridos irmãos perguntamos sobre qual o caminho seguir. Qual o caminho que será o certo ou o errado para construirmos, para alicerçarmos a nossa vida? Sempre tem os palpiteiros dizendo esse é o caminho certo, não o outro é melhor, olha siga por aqui. O fato é que temos tantos caminhos hoje que não sabemos a direção que devemos tomar, as placas de sinalização para um caminho correto são tantas que acabam nos confundindo e nos desorientando.

O mundo tem nos oferecidos muitas placas de sinalização orientando qual o caminho a seguir, placas que sinalizam o caminho para sucesso, para uma vida feliz, para ficar rico, para se manter o casamento etc. e cada uma delas levam para um determinado lugar, com determinadas conseqüências.

Dentro do meio cristão a confusão aumenta ainda mais, as milhares de milhares igrejas espalhadas por ai evocam a autoridade e o direito em apontar o caminho certo para construirmos nossa vida. São 10 passos para ser cheio do Espírito, doutrinas essenciais para conquistar a salvação ou que se deve fazer ir para o céu. Em meio essa grande confusão, não sabemos e quem acreditar ou seguir ou que rumo tomar.

Talvez seja este sentimento que apoderou-se de Tomé no versículo 5 deste texto "Senhor não sabemos a onde vais, como saber o caminho?"  ou seja Senhor onde estão as placas de sinalização!!! Senhor, como vamos encontrá-lo se não sabemos o caminho?...Então Jesus conforta a Tomé e os seus discípulos que estavam sofrendo a pressão de que caminho a seguir apos a sua morte, o Mestre não seguiu apresentando um caminho como muitos lideres ou religiões, mas sim enfaticamente afirmou "Eu sou o caminho", queridos irmãos nenhum outro líder afirmou contundentemente dizendo não existe caminhos, mas apenas um que sou Eu, Eu sou a única porta para esse caminho.

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." Jo 10.9

Infelizmente para muitas pessoas ai fora inclusive alguns cristãos essa verdade não tem sido suficiente na busca de um caminho sólido para construção de suas vidas e acabam procurando outros caminhos, verdadeiros desvios que não passam por Cristo.

"NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador."  Jo 10.1

Irmãos Jesus é o verdadeiro caminho a sua morte o seu sangue derramado na cruz abriu a porta para nós e nos deu acesso a Deus Pai, perdoando nossos pecados e possibilitando ao pecador arrependido um nova vida.

Talvez eu esteja falando aqui a alguém que já tentou de tudo para ter uma vida melhor, seguiu n caminhos na jornada de sua vida e só encontrou frustração, cansaço, problemas. Eu quero dizer a você esses caminhos eram apenas desvios MT 7.13 "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;" desvios que muitas vezes o inimigo colocou para que você não encontrasse o caminho verdadeiro que é Jesus só nEle encontraremos a verdadeira felicidade.

 

Jesus é a verdade

Além do caminho Jesus disse que também Ele era verdade. Há humanidade vem tentando definir a "verdade", Pilatos quando estava interrogando Jesus no pretório se deparou com as palavras do Senhor "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." E disse: Que é a verdade? Jo37-38  Essa é uma pergunta que não quer calar.

O dicionário Luft define verdade como: exatidão, conformidade com a realidade, no grego essa palavra se chama de Aletheia que quer dizer Genuíno, Real, Completo. Jesus esta dizendo essa noite ao seu coração amado irmão Eu sou a exatidão em sua vida, Eu sou o genuíno, real o completo, eu sou a única resposta para as suas perguntas, eu sou a única verdade que pode transformar sua vida.

Ter esse entendimento hoje é extremamente importante já que estamos vivendo em tempos onde a verdade é subjetiva, algo não palpável, as pessoas estão vivendo sem a consciência do absoluto sem a certeza de que existe o certo ou o errado para guiar suas vidas tornando-se assim vacilantes e muitas vezes atormentados.

Jesus nos conforta queridos irmão dizendo eu sou o absoluto, a verdade existe sim, escolha viver por ela. O mundo esta entorpecido por falta da verdade as pessoas tem vivido pelas incertezas da conveniência, elas vão vivendo as "suas verdades" baseadas em sentimentos e desejos egoístas, em achometros e estão caminhando para a morte porque estão alicerçando suas vidas em mentiras humanas.

Queridos só Cristo possui a verdade, ele é a própria verdade e essa verdade é a única que pode nos livrar de nossas mazelas, de nossos achometros dessa vida que muitas vezes é pra tantas pessoas sem sentido. Em João 8.32 atesta essa afirmação "se conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João nos ensina irmãos que o conhecimento real, genuíno e de fato, faz os homem livres, pois os livrou da sujeição do pecado. Esse conhecimento real só existe através de Cristo.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." Jo 8.36

Eu convido a você querido irmão voltar os seus olhos para Cristo porque ele quer te dar uma vida abençoada, ele sim se preocupa com você e quer que você seja livre. Tal vez você já esteja cansado de lutar, de batalhar por você e ou por sua família, já não tem mais forças, já não sabe em quem mais acreditar, entregue sua vida suas frustrações a Verdade absoluta que é Cristo porque ele é o único que pode te ajudar.

 

Jesus é a vida

Jesus irmãos não é só o próprio Caminho, Jesus não é só a mais pura expressão da Verdade, Ele é a própria vida. Quando Ele referiu-se a si mesmo como a vida, estava falando de vida abundante, vida de paz, vida de harmonia, vida genuína, vida de alegria, não estava pensando apenas no dia a dia do cotidiano, mas sim referindo-se também a era vindoura a vida eterna.

"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" Jo 11.25-26

Queridos as pessoas vão vivendo suas vidas, vivendo o presente sem pensar ou refletir sobre o tempo que chagara um dia a cada um de nós em que haveremos de desfrutar vida eterna ou enfrentar a morte eterna. Irmão tão real quanto a vida que vivemos no dia a dia é a vida eterna e essa verdadeira vida esta vinculada somente a fé em Cristo Jo 11.25b diz: "...quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá..." somente a fé em Cristo é a certeza de que o crente ressuscitara novamente após a morte.

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." Jo3.36

É triste irmãos ver um monte de pessoas vivendo alheio a essa verdade, vão vivendo suas vidas correndo atrás de coisas passageiras como o dinheiro, paixões, fama etc, então a correria, o medo a desconfiança, a falta de amor, as frustrações vão adentrando suas vidas, criando um vazio existencial dentro dos corações tirando a te a própria vontade e de viver. Infelizmente algumas pessoas deliberadamente escolheram viver desprezívelmente sem a graça de Deus excluído Cristo que é a própria vida de suas vidas.

Saiba queridos que somente Cristo pode preencher os vazios dos nossos corações. Somente em Cristo teremos prazer pela vida. Quanto mais nos afastamos de Jesus, mais ainda nos encontraremos longe da verdadeira felicidade.

Mas, irmãos infinitamente mais importante do que sermos felizes e termos uma vida tranqüila aqui nessa terra é sermos salvos, porque esse é o objetivo principal de Deus Pai. Você não foi criado para a morte eterna por isso entregue a sua vida a aquele que pode dar-lhe a vida verdadeira. Somente através da fé em Cristo que você pode assegurar a sua salvação

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a [vida eterna]." Jo 6.47

"E [a vida eterna] é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Jo17.3


 

10 comentários:

NILSON disse...

DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA DE SUA FAMILHA ESTOU MARAVILHADO PELA PREGAÇÃO NÃO TER DUVIDA QUE JESUS É O CAMINHO SEGURO QUE NÓS DEVEMOS SEGUIR MUITOS SENTEM NESCIDADE DE TER UM ENTRO DIVINO NÓS CONTINUAMOS PREGANDO QUE SÓ JESUS SALVA AMEM

Unknown disse...

Estava precisando de algumas idéias sobre esse versículo e Deus falou tremendamente comigo através das suas palavras, desejo as bençãos sem medidas e a paz que excede todo entendimento para toda sua família.

Anônimo disse...

Me ajudou muito mesmo grato pela mensagem pastor

Unknown disse...

Mensagem maravilhosa!!! Q Jesus possa continuar te usando mais e mais!!! Aleluiaaaaaaaaa!!!

Unknown disse...

Achei muito abençoados esse texto fala muito ao meu coração e quero fazer um esboço para falar sobre o caminho verdade e vida

Unknown disse...

Maravilhosa palavra

Unknown disse...

Maravilhosa palavra , vou usar uma boa parte dela em minha pregação no domingo

Unknown disse...

Lindas palavras!

Unknown disse...

Abriu a mente para meu esboço

Pr Sergio disse...

Muito abençoador....