2010/10/26

É tempo de ter uma vida de vitória e conquistas

Texto:  Josué 10.28-43

 

Irmãos, domingo passado usamos esse personagem para falar da responsabilidade de servir que temos diante de Deus. Creio que foi benção para sua vida. Hoje quero continuar falando de Josué e de sua caminhada rumo a terra prometida, terra esta que haveria de ser conquistada, ser tomada a força pelo povo de Israel.

O texto a qual acabamos de ler, relata a vitória que Josué teve frente a 7 reis,ele imprimiu uma campanha militar vitoriosa contra essa cidades que fazia parte da terra prometida que ele haveria de conquistar.

Josué irmãos, era um homem que conhecia o sabor da vitória, era uma pessoa vitoriosa em Na maioria das coisas que fazia. Aprendemos com Josué que vitórias e conquistas fizeram e fazem parte da vida dos filhos de Deus. E com certeza deve fazer parte da vida de cada cristão hoje. Com isso irmãos, não estou aqui dizendo que nós não sofreremos dificuldades e derrotas em nossa caminhada aqui na terra, não estou dizendo que só teremos vitórias não!!! Porque se tivesse afirmando isso estaria cometendo uma leviandade e estaria fora da palavra, o próprio Senhor Jesus disse em Jo 16.33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo [tereis aflições], mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." aliás muitas igrejas pregam a respeito da vitória como se ele fosse a única realidade da vida do crente.

O que eu estou dizendo é que creio de coração que vitórias e conquistas devem fazer parte do DNA do cristão. A palavra de Deus nos garante isso:

 "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem à vitória." PV 21.31

O Apostolo Paulo nos diz: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo..." 2 Co 2.14 e ainda em 1 Co 15.57 "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."  Que nós somos vitoriosos em Cristo Jesus.

Por isso irmãos nós devemos sim almejar a vitória, almejar conquistar coisas novas em nossa vida isso é sadio. Tem gente que serve a Deus, mas vive como um derrotado, não almeja melhorar de vida, não almeja estudar, subir de cargo no emprego, não procura crescer na comunhão com Deus. Outras pessoas dão uma desculpa espiritual para justificar sua inércia, seu estado de letargia dizendo "essas coisas são coisas do mundo não me apego a isso" e daí a vida passa, o tempo voa e muitos se arrependem e acabam culpando a Deus por não ter tido oportunidades.

Irmãos Deus quer que você corra atrás do melhor para sua vida, Deus quer que você estude, galgue posições na sua vida profissional, que você o represente na sociedade como um homem ou uma mulher qualificada, cheia de graça e vitoriosa é claro que nesse processo de conquista você deve andar ao lado dEle e sempre priorizá-lo em sua vida só assim você será vitorioso é Ele que nos faz triunfar não esqueça disso "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo..." 2 Co 2.14

Vamos ver algumas características na vida de Josué que vão nos orientar a como ter uma vida de vitória:

1)     Trabalhe muito - Assuma riscos "Dispõe-te" (1.2)

Irmãos um dos segredos da vitória é o trabalho, se nós quisermos ter uma vida vitoriosa precisamos trabalhar, nada cai do céu como alguns pensam.

No texto principal onde lemos sobre a vitória de Josué contra os sete reis, vemos que ele trabalhou muito para conquistar a terra que Deus já havia dado para ele, teve que suar a camisa para conquistar a sua herança. Ele não ficou sentado esperando um milagre ou então esperando que Deus resolvesse para ele aquela situação. O milagre só aconteceu quando ele se dispôs a trabalhar e lutar, daí sim ele teve ajuda divina.

O mesmo acontece com as nossas vidas, queridos irmãos não adianta ficarmos de braços cruzados só porque somos crentes e confiamos em Deus esperando que ele mude a nossa sorte. Esqueça temos que trabalhar a Palavra do senhor nos diz:

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos," Ag 2.4

O trabalho dignifica o homem e faz bem a ele trabalhar e conquistar, mas tem que haver esforço da parte dele, tem que pegar na enxada sim... o próprio Jesus diz: "...Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Jo 5.17

O apostolo Paulo enquanto fazia missões trabalhava para seu próprio sustento, ele não gostava de ser um peso para ninguém e muito menos para a igreja "Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários." 1 Co 16.9, ele não gostava de ser pesado a ninguém, aliás ele abominava o preguiçoso "...se alguém não quiser trabalhar, não coma também." 2 Ts3.10

O Sábio Salomão se pronunciou também sobre a questão do trabalho ele diz:

"O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar."        PV 21.25 infelizmente é o que temos visto ai no mundo as pessoas cobiçando o carro, a casa, os pertences das pessoas e acabam roubando ao invés de trabalhar para conquistar aquilo que quer. E muitos entram no mundo do crime da corrupção. Na época de paulo havia esse problema também e ele orienta

"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade." Ef4.28

Irmãos Deus quer fazer você um vitorioso para isso é necessário trabalhar muito só deixo uma orientação nesse sentido, trabalhar muito não quer dizer ser escravo do trabalho sem tempo para a família e para igreja não !!! essa atitude vai levá-lo a derrota, trabalhar muito é não ter medo do trabalho, é estar disposto a pegar no pesado, é trabalhar em conjunto com Deus, dependendo dEle assim como Josué dependeu.

 

2) Busque santificação Js3.5

Outra característica para termos uma vida de vitória é nos santificarmos irmãos. Josué só conquistou essas vitórias porque entendia que o povo de Israel deveria se purificar de corpo e de alma diante de Deus.

Santificação quer dizer separação para uso exclusivo de Deus. Ele requer isso de seus filhos é uma exigência da parte dEle "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa [santificação]; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em [santificação] e honra; ...Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a [santificação]." 1 Ts 4.3-7

Infelizmente irmãos muitas pessoas tem vivido no seu dia a dia derrotas constantes em suas vidas sejam elas derrotas financeiras, amorosas, familiares porque separam trabalho, escola, diversão, lazer, família, relacionamentos da vida de devoção e santificação, porque acham que isso é só para quando estão na Igreja de Domingo.

Meus queridos, nós que fomos comprados e remidos pelo sangue do Cordeiro e passamos a ser filhos de Deus por adoção, não temos vida dupla, fora da igreja ou na Igreja. Tem muita gente que diferencia a sua vida entre o seu dia a dia, e o final de semana na igreja, esqueça isso, essa vida dupla não existe. Tem muito crente vivendo em derrotas por causa dessa atitude, só existe uma vida para nós e é debaixo de do olhar soberano de Deus e a santificação faz parte de sua vida sim. Deus não vai abençoar os seus projetos se você viver uma vida alheia a seus mandamentos. Temos que ser firmes em Deus assim como Josué foi.

"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; [porém eu] e a minha casa serviremos ao SENHOR." Js 24.15

 

3) Aprenda com suas derrotas e erros, não desista diante delas (Js7.10)

Irmãos Josué após ter vencido inúmeros inimigos e visto a mão de Deus sobre sua vida e sobre seu povo, experimenta uma derrota vergonhosa para a cidade de Ai e essa derrota o desanimou, ele começou a reclamar com Deus,o medo tomou posse de seu coração, a derrota o abalou ao ponto do próprio Deus chamar a sua atenção. Deus diz o Josué que se ta fazendo ai abatido desanimado por essa derrota levanta a cabeça para de reclamar e veja o que é que deu errado, procure as falhas que levaram a essa derrota, aprenda com seus erros Josué.

Irmãos se quisermos ter uma vida de vitória não podemos nos prostrar diante dos problemas, das derrotas. Tem gente que por conta de algo que deu errado em sua vida não tenta de volta, desiste da luta. Sabia que o Cafu da seleção foi reprovado pelos clubes mais de 5 vezes e se ele tivesse desistido por conta das seguidas derrotas não chegaria a onde chegou na seleção brasileira. Tem gente que tenta um concurso, ou vestibular e não passa na primeira ou na segunda e desiste, essa não é uma atitude de um vencedor, é necessário aprendermos com os nossos erros e termos perseverança.

Temos um exemplo em nosso pais de derrotas e conquistas o nosso presidente Lula, independente do que falam ou pensam dele e de sua maneira de fazer política (sem entrar no mérito da questão e muito menos fazendo campanha  até porque não sou Petista) esse homem galgou uma posição jamais imaginada por qualquer brasileiro antes dele, um homem semi analfabeto da classe trabalhadora se torna presidente de uma nação de mais de 200 milhões de pessoas. E não foi da noite para o dia e sim muitas derrotas políticas e aprendizados até chegar ao poder.

Irmãos as derrotas são oportunidades para crescimento em nossas vidas.

 

4) Busque ao Senhor e coloque em pratica uma Fé sobrenatural Js 10.12-14

Irmãos creio que esse seja o mais importante segredo para conquistarmos uma vida de vitória, é termos vida com Deus e possuirmos uma Fé sobrenatural.

Irmãos essa é um dos mais impressionantes relatos de fé que um homem exerceu diante de Deus onde a própria natureza se deteve pela oração de fé de um simples mortal. Josué presenciou milagres e mais milagres de Deus em sua batalhas e essas experiências foram cruciais para o desenvolvimento de sua fé.

Queridos não quero chover no molhado, mas é preciso ser dito que se você quer ser uma pessoa vitoriosa é necessário que você busque ter experiência com Deus, antes meus irmãos de Josué derrubar os muros da fortaleza de Jericó e saborear umas das sua maiores vitórias frente ao inimigo ele teve um experiência com o Senhor dos Exércitos. (Js 5.13-15)  Isto o ajudou trazendo confiança e orientação para aquela grande batalha.

Irmãos a nossa vitória depende do Senhor e os nossos projetos só terão êxito quando buscarmos o Senhor e dele obtivermos orientação para os passos a ser dado. Josué experimentou varias vitórias ele viu muralhas ruírem apenas com sonidos de trombeta ele viu reis sendo entregue em suas mãos. Ele dependia de Deus. E essa dependência levou a exercitar uma fé sobrenatural em todo tempo de sua vida.

Infelizmente a maioria das pessoas vão dando seqüência em seus projetos sem colocar Diante de Deus e pedir sua orientação, e acabam trocando os pés pelas mãos sofrendo frustrações e derrotas. E o que é pior não possuem ou não exercem uma fé sobrenatural nas questões da vida. Josué precisava de mais tempo para derrotar os seus inimigos totalmente e ele sabia que se ficasse escuro seria difícil cumprir com esse objetivo essa missão, então usou a sua fé em benefício próprio e o sol se deteve até que ele conseguisse derrotar seus inimigos. A fé irmãos é um instrumento que Deus nos deu para conquistarmos a vitória "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 Jo 5.4

Deus espera que usamos a nossa fé para vencermos nossas batalhas pessoais, para vermos e movermos o sobrenatural, coloque em pratica irmãos a sua fé não faça isso de uma forma errada como tem sido pregado ai fora como "eu determino que aconteça" não mas faça na confiança  e dependência de Deus porque é ele que nos da a vitória.

 "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória." Pv21.31


 

7 comentários:

Anônimo disse...

A postagem é realmente muito boa, o único problema foram os erros de português, o acrescento de palavras, a falta da palavras e vírgulas, fora isso tudo está ótimo.

Você pode vencer disse...

Pr. Marcelo. Deus te abençoe. Sou vice presidente da minha igreja e deste segunda tenho horado e procurado um texto para pregar neste domingo (hoje 28/12/14. E nada , nada e nada. Trabalhei a noite cheguei em casa e dormi apenas duas horas, e queria este tema mas não vinha nada de Deus para minha mente. Quando então ALELUIA achei este blog e este esboço. Maravilhoso eu ia lendo e Deus falando comigo. A Palavra de Deus e a mensagem fluiu em minha mente. Obrigado senhor, obrigado Pr, sei que hoje Deus vai falar comigo e com o seu povo.
Continui assim escrevendo a abençoando outras pessoas.

Você pode vencer disse...

um abraço e fica na PAZ

Edson Murilo

Unknown disse...

Erros de português disse um amigo por favor sera que ele entendeu a mensagem?

Unknown disse...

Que deus me perdoe mas o esboço não vai passar pela igreja e sim o entendimento da palavra muito bom que deus o abençoe e continue mandando para o irmão sobre os erros de português irmão intensa como se Foce o anjo le falando em línguas OK que espero que o seu entendimento vai ser mas profundo amem

Unknown disse...

Bênção essa palavra ...
Gostei muito...

Unknown disse...

A paZ, uma bênção que Deus, resplandeça da sua glória sobre a sua vida.
PR Moacir Alves - Brasília