2009/01/30

"Ser Feliz ou ter razão?"

Oito da noite, numa avenida movimentada, um casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.  Ele tem certeza de que é à direita, discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais.... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. O interessante que essa pequena história aplica-se não só no mundo do trabalho, mas em todos os níveis dos nossos relacionamentos, ah!!! como tudo seria mais simples e quantos problemas resolveríamos se tivéssemos a sabedoria dessa mulher frentes aos embates de nossos relacionamentos. Lembro de um personagem bíblico que agiu da mesma forma diante daqueles que acreditavam possuir a razão "e sendo acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu...Perguntou-lhe então Pilatos: Não ouve quantas acusações te fazem?... Jesus não respondeu nem uma palavra, de sorte que  governador se admirou grandemente" MT 27.12-14.

Meu querido irmão quantas vezes entramos em choque em nossos relacionamentos, ferimos a quem amamos, desrespeitamos nossos lideres, afastamos nossos amigos, pelo simples fato de querer sair por cima ou porque achamos que temos a razão. Jesus é a maior prova que a momentos que mesmo que tenhamos a razão devemos nos calar, Ele sabia que a verdade estava com Ele, aliás Ele é a verdade e nem por isso achou-se no direito de provar a verdade para aqueles homens, Ele sabia que uma hora ou outra ela iria prevalecer. Queridos precisamos aprender com nosso Senhor e subjugarmos a nossa necessidade de mostrar que temos a razão em tudo para que assim sejamos felizes em nossos relacionamentos e assim nos tornemos mais parecidos com o nosso mestre.

Extraído e adaptado

Marcelo Navarro

 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: