2013/11/05

Quando o "QUASE" não é o suficiente


Texto: At 26.28

Disse então Agripa a Paulo: Por pouco não me persuades a fazer-me cristão!

Atos 26:28

 

·         Deus tem uma palavra aos nossos corações

 1 1- Contextualizar o texto

No final do capítulo 21 de Atos, .58 - 60. vemos o relato do alvoroço que havia acontecido em Jerusalém em função do ministério de Paulo. Ele foi jogado para fora do templo e, quando a multidão ia matá-lo, o comandante das tropas romanas o prendeu e o amarrou com duas correntes. Mas a cidadania romana de Paulo lhe assegurava o direito a um julgamento justo.

Paulo é levado a Festo governante da província de Cesaréia onde da testemunho de sua  fé, festo então convida a Agripa e Berenice  que estavam visitando-o a ouvir o julgamento de Paulo.

A empolgante narrativa mostra o apóstolo defendendo-se das acusações e anunciando o evangelho diante de várias autoridades judaicas e romanas: o Sinédrio, o comandante Cláudio Lísias, os governadores Félix e Pórcio Festo e por fim o rei Agripa.

Este era o rei Herodes Agripa II, bisneto do rei Herodes, o Grande que tentou matar o bebê Jesus e matou muitos bebês meninos na Judeia. O pai de Agripa era Herodes Agripa I, que degolou o apóstolo Tiago e mandou prender Pedro e tentou matá-lo também. Em Atos 12 vemos o relato da morte de Agripa I, ferido pelo anjo do Senhor.

Herodes Agripa II tinha duas irmãs, sendo que ele mantinha um relacionamento incestuoso com sua irmã Berenice, ou, segundo algumas versões, Bernice, também chamada Júlia Berenice (c.28 - depois de 81) foi uma filha de Herodes Agripa I, foi casada com seu tio Herodes de Cálcis e, após sua morte, foi viver com seu irmão Herodes Agripa II, com quem suspeitava-se que vivia incestuosamente.

 ·        Tanto Herodes Agripas quanto Berenice são símbolos de pessoas as quais o "quase" não foi suficiente. O espírito do senhor estava falando aos corações dessas pessoas, tocando, ao ponto de Agripa dizer que quase se converteu, quase deixou ser tocado pelo Espírito Santo de Deus.

·        Acredito que Berenice também sentiu as palavras de Paulo, historiadores contam que Berenice era uma mulher de opinião forte e em certa época foi defensora do judeus ao ponto de arriscar a sua própria vida para interceder a favor dos judeus. Sua fé era tão forte que em certa ocasião, rapou sua cabeça e andou descalça para cumprir um voto feito a Deus. Seu estilo de vida, entretanto fez com que ela desviasse e abandonasse a fé judaica.

Dois pecadores impenitentes que ouviram Paulo defender sua tese em favor de Cristo, mas ignoraram a sua mensagem ficaram no "quase", mas queridos irmãos;

· O "quase" não é suficiente para transformar uma vida;

· O "quase" não é suficiente para nos levar a eternidade,

· O "quase" nãos nos transforma em cristãos verdadeiros.

 Esse casal é um símbolo  que representa milhares de pessoas que ouviram a palavra o evangelho, mas preferiram e preferem rejeitar a Cristo ficando no "quase", preferiram adotar uma vida pecaminosa do que ser alcançado e usado por Deus.

· Esse casal é um símbolo de muitos cristãos que escolhem ficar no "quase", do que se envolver verdadeiramente com Deus,

·  Esse casal é um símbolo de muitos cristãos que preferem ficar no quase, do que buscar incessantimente a Deus

·  Esse casal é um símbolo de muitos cristãos que escolhem ficar no "quase", do que desenvolver os dons do Espírito.

 2-    O "quase" queridos irmão não é suficiente neste mundo natural:

·        de nada adianta você ser um quase bom marido ou boa esposa isso não é suficiente;

·        não adiante você ser quase escolhido para aquela vaga que você tanto esperou isso não é suficiente;

·        não adiante você quase ter  conseguido aquela promoção tanto almejada; isso não é suficiente;

·      O quase ter conseguido salvar alguém da morte não adianta.

·         O quase livrar alguém das drogas não é suficiente.

·        Existem muitas pessoas frustradas, em depressão, com sentimentos de derrota, com pensamentos suicidas, porque em sua vida só o que conseguiram foi ficarem no quase,

·        o "quase" é uma palavra pertubadora, ela significa muitas vezes ficar na metade do caminho, nadar, nadar pra depois morrer na praia, não alcançar, perdedor,

·        quase casar não é estar casada, o quase curado não é estar curado.

3 – de semelhante modo o quase no mundo espiritual também não é suficiente;

·         Não é suficiente ser quase convertido

·         Não é suficiente quase salvo

·         Não é suficiente se quase cheio do Espírito Santo

·         Não é suficiente ser quase santo

·         Não é suficiente ter quase uma vida de oração

·          Não é suficiente ter uma vida que quase agrade a Deus

·         O mais triste queridos irmão que apesar de tudo isso, muitos preferem ficar no quase, no limiar da vitória só que o quase é sinônimo de ir para o inferno, de derrota espiritual.

4 – outros exemplos de pessoas que ficaram no "quase":

·                    O Jovem rico: "Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? "Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". "Quais? perguntou ele. Jesus respondeu: " 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe' e 'amarás o teu próximo como a ti mesmo'" Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? "Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Mateus 19:16-22

·                    Esse Jovem é um exemplo claro de alguém que ficou no quase. Ele era um exímio religioso, mas Jesus disse que lhe faltava uma coisa, que vendesse tudo que tinha desse aos pobres e o seguisse.

·                    O texto diz que ele foi embora entristecido. E é exatamente este sentimento que o "quase" produz em nós: tristeza, frustração, faltou pouco para que ele fosse um grande discípulo de Jesus, é isso que o quase faz conosco, tira os nossos sonhos, despedaças as nossas esperanças, faz com que perdemos as oportunidades.

·                    Demas: Demas foi um ativo missionário, um colaborador de Paulo na época em que ele se encontrava na sua primeira prisão em Roma por volta do ano 60 do século I. Paulo em filemom fala dele em Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.Filemom 1:23-24. Também esteve com Paulo na cidade de Colossos Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. Colossenses 4:14.

·                    Esse homem também é mais um que ficou no quase e por conta disso jogou fora sua caminhada cristã, Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica 2 Timóteo 4:9-10; Demas amou o mundo o presente século e a bíblia diz que  quem ama o mundo é inimigo de Deus. não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

·                    Queridos quantos cristãos estão seguindo os passos de Demas. Muitos ficam no quase por não perseverarem na fé Cristã. Outros como o jovem rico ficam no quase, pois estão mais preocupados com seus bens materiais, com seus afazeres pessoais.

·                    Quero convidá-los a essa noite dar um basta no quase, a romper as barreiras do "faltou pouco" precisamos desenvolver uma vida de oração profunda, precisamos vivenciar um cristianismos verdadeiro, uma espiritualidade poderosa.

·                    Deus espera isso de Nós, ele quer que nos empenhemos mais, muito mais na nossa decisão por ele. Quando ele me salvou e te salvou não foi pra vivemos sobre a tirania do quase, pelo contrario ele diz que devemos desfrutar da plenitude de seu filho o Cristo.

·                    O Senhor, que nos separou para sermos seus filhos, não nos quer imaturos e medíocres. O que Ele quer de nós é que todos nos envolvamos num desenvolvimento cristão, "até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo" (Efésios 4:13).

·                    Tentar ser cristão, mas não crescer na "fé e no conhecimento do Filho de Deus" é ir contrariamente aos desígnios do Senhor.

·                    Crente espiritualmente imaturo, que permanece imaturo, constitui uma negação dos planos divinos, para com o presente e para com o futuro. Foi por esta razão que Paulo chamou os gálatas de insensatos, porque permaneciam se alimentando de mamadeiras religiosas.

·                    Fomos salvos por Cristo com o objetivo de atingir a "plenitude de Cristo". O novo céu e a nova terra não serão habitados por crentes medíocres, mas por filhos de Deus que, enquanto aqui na terra, vivem o processo espiritual da maturidade.

·                    E não uma maturidade qualquer, humanamente desenvolvida, mas uma maturidade na "medida" certa, na "medida da plenitude de Cristo". Esta terra velha o Senhor transformou em nosso centro de treinamento. É aqui que devemos crescer. Porque o Senhor nos quer na "plenitude de Cristo".

·                    É por isso que quero convidá-lo a dar um basta no quase, convido a você pra uma restauração do altar de Deus em nossos corações, tem muitos altares precisando ser restaurado, o Espírito Santo de Deus quer mais de muitos de nós, ele anseia por mais busca da nossa parte. ou supondes que em vão afirma a Escritura: é com ciúme que por nos anseia o Espírito, que Ele fez habitar em nós?" (Tg 4:4,5)

Precisamos ter o mesmo sentimento que o salmista quando diz: Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! Salmos 42:1

A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã. Salmos 130:6

De um basta no quase... ministrar.. Talvez essa noite vc olhe para dentro de vc e vc diz meu Deus existem muitas áreas de minha que eu preciso dar um basta no quase.

Muitas situações em nossas vidas fazem com que permanecemos no quase.

· Romper com pecados

· Falta de perdão

· Orgulho

· comodismo

· Financeira dízimo


Áudio: http://www.youtube.com/watch?v=ZuN6vdG_h_U


Marcelo Navarro

Nenhum comentário: