2013/11/26

Derrotando Gigantes

Texto: 1 Samuel 17

Queridos essa noite quero falar desse menino chamado Davi, conhecido também como o homem segundo o coração de Deus. Davi o filho mais novo de um pobre pastor chamado Jessé. Para os hebreus antigos o "mais novo" significava não apenas o mais novo em anos, mas também o mais baixo em categoria, a quem sobrava os piores serviços. No entanto ele foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel. O filho rejeitado de um pobre pastor anônimo do interior foi escolhido para ser rei.

Só esse fato irmãos deve ser encorajador para pessoas comuns como eu. Não preciso parecer um Brad Pitt ou uma Angelina Jolie para ser uma pessoa escolhida. Não preciso ter o talento de Neymar ou voz da Ivete Sangalo para ser alguma coisa. Sabe por que não preciso disso? Porque o meu coração é que conta.

Porque Davi foi escolhido para ser rei? Porque era sobrenatural? Porque era lindo, ou talentoso, ou um cara forte, alto? Não queridos Davi foi escolhido por causa de seu coração. Querido irmão olhem bem para mim essa noite Deus não esta preocupado com seus recursos, ele não esta preocupado com seus talentos e muito menos aparência, Ele esta preocupado com seu coração e assim como ele sorriu para Davi ele sorrirá para qualquer um de nós, se tivermos um coração pronto pra amá-lo. Deus tirou um menino pobre de trás das malhadas e o fez rei de Israel, Ele também pode usar a sua vida de uma maneira que você já mais imaginou.

Contextualizar 1-30

Voltando para texto, a cena estava montada no palco da guerra de um lado na montanha de Socó estavam milhares de soldados filisteus com suas armas de aço brilhante que iluminavam a montanha, do outro lado na montanha de Azeka estavam os soldados israelitas entre essas duas montanhas se encontrava o vale de Elá  conhecido como o vale de sangue.

Uma guerra logo seria travada entre essas nações. A desigualdade já começava na economia dessas nações, os filisteus tinha uma economia coroada por um monopólio sobre o ferro e sobre os ferreiros, enquanto Israel só tinha bronze e madeira, na força bélica a desigualdade continuava a estar ao lado dos filisteus pois possuíam carruagens com rodas armadas com espadas capazes de cortar divisões israelitas inteiras como se fosse grama. A infantaria da filistia deveria parecer uma floresta de aço móvel à medida que as armas brilhavam sob o sol do deserto. Os Israelitas, por outro lado, estavam armados somente com estilingues, flechas e ferramentas variadas de fazenda, apenas Saul e seu filho Jonatas possuíam uma espada em todo exercito de Israel. Nem mesmo as setas mortíferas de Israel podiam furas as armaduras do metal filisteu.

 Eis que surge então nesse cenário um guerreiro amedrontador chamado Golias, um duelista, um profissional de luta, muito comum naquela época, Golias era o representante anormalmente grande do filisteus 2,70m extremamente paramentado com uma enorme armadura, um capacete maciço, caneleiras e um dardo em suas mãos tudo de bronze. (dava medo)

Esse camarada durante 40 dias tanto pela manha como pela tarde vinha insultar a Israel chamado pra briga e quem perdesse dominaria o outro.  Foi neste contexto que Davi enviado pelo seu pai, a saber, de seus irmãos chegou ao lugar da batalha.

A parti daqui quero mostrar ao irmão algumas posturas de Davi em relação aquele momento.

 

1)    Davi teve um, linguajar diferente diante do gigante, ele falou de Deus vs31

Perceba irmãos que até agora ninguém tinha falado de Deus. Todo a nação Israelita estava amedrontada VS 24 Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo.
1 Samuel 17:24 a desesperança instalou-se no meio do acampamento de Israel e ninguém pensou em Deus.

Davi teve um linguajar diferente quando ele viu a situação ele se indignou ele Disse "eu lutarei com esse filisteu, quem ele pensa que é pra afrontar o exercito do Deus vivo" ao ponto de Saul o chamar para ouvi-lo e Saul disse que ele é era apenas um menino. Ele respondeu: Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.  O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu" 1 Samuel 17:36-37.

A primeira lição que Davi nos ensina aqui irmãos é que precisamos ter um linguajar diferente diante das dificuldades, o gigante aqui irmãos simboliza os nossos desafios do dia a dia, os problemas que assolam as nossas vidas.

Como você tem passado por eles?, abrindo a sua boca e lembrando  e anunciando a esse problema que você tem um Deus poderoso que muda situações, que luta por você, que não te abandona ou nestas situações você esquece da grandeza de Deus assim como o exercito de Saul esqueceu.

 A bíblia diz que de nossa boca procede a bênçãos e maldições Da mesma boca procedem bênção e maldição. Tiago 3:10. Muitos cristãos quando se confrontam com gigantes se tornam extremamente pessimistas, usam um linguajar derrotista e se tornam pessoas derrotadas e isso por que olham para as circunstancias. Uma das atitudes mais impiedosas é o pessimismo, o negativismo que constantemente diz "isso não pode ser feito"

Davi não olhou para o tamanho de Golias, mas ele olhou para o tamanho de seu Deus para El Shaddai – Deus Todo-Poderoso, E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. 1 Samuel 17:45

Querido se você quer vencer esse gigante tenha um linguajar diferente lembre-se do Deus em que você serve e lembre se de sua promessa Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20

2)    As lutas do passado treinam você para vencer gigantes no futuro VS 31-37

A queridos irmãos Deus não faz um rei da noite para o dia, Deus não faz um missionário da noite para o dia, ele não faz o coração de um pastor crescer de uma hora para outra.

Davi passou por momentos de muita solidão, tristeza, desprezo muitas dificuldades, no entanto todos esses momento apenas o preparou para matar esse gigante e se tornar Rei de Israel. Foram tempos de muita solidão onde o próprio Deus tornou-se seu companheiro como alguém que o ouvia, a solidão e o silêncio expandiram a consciência de Deus em Davi.

O coração de servo surgiu em meio ao desprezo de seus irmãos, ele claramente era o mais baixo na hierarquia da família, era obrigado cuidar das ovelhas de graça um estado mais baixo do que um escravo, no entanto foi um bom treino em humildade para Davi, ele tornou-se sensível ao aprendizado ele não foi treinado na arte da guerra, mas havia sido treinado em coragem.

Em seu trabalho de pastor de ovelhas ele havia se deparado com dois animais temíveis um urso e um leão, animais selvagem em com suas próprias mãos os matou ele o fez por sabia que Deus estava com ele. Golias não parecia a Davi tão perigoso quanto esse animais estava preparado.

Talvez eu esteja falando essa noite a pessoas que tiveram história de vida muito difícil, passaram por momentos perturbadores, momentos de muita dor e sofrimento, eu quero dizer a você que não foi em vão porque o gigante vai cair diante de você. Você vai matar esse gigante e ainda vai ajudar a outros conseguirem o mesmo feito. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Coríntios 1:3-4

3)    Os gigantes procuram nos amedrontar e nos tirar do VS 41-47

Quando Davi foi ao encontro de Golias ele escarneceu de Davi tentando amedrontá-lo. Ele estava impondo o seu terror sobre Davi. Davi, no entanto estava com seus olhos em Deus e nenhum momento perdeu o foco ou a sua convicção que obteria derrota. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". 1 Samuel 17:46-47

Davi não se intimida com o tamanho de Golias "o senhor é a guerra" eu "vou no nome do Senhor dos exércitos" o nome de um pessoa no antigo testamento representa a totalidade do ser desta pessoa, quando Davi diz que estava indo no nome do Senhor dos exércitos, ele estava dizendo que o próprio Deus estava indo com ele.

Queridos quando somos assolados pelos gigantes, pelos problemas, pelos Golias da vida temos a tendência de não enxergar com clareza e nos amedrontarmos diante da situação, foi isso que aconteceu com o exercito de Israel eles temeram tanto a situação e esse homem Golias que esqueceram que eles eram o povo escolhido de Deus, esqueceram que do Senhor é a Guerra, esqueceram que é o Senhor que adestra os mãos para peleja e os dedos para guerra Sl 144. Esqueceram que mil cairiam a sua direita e dez mil a sua esquerda.

 Meu querido irmão não importa o quão grande seja esse gigante que você esta enfrentando, não importa o quão difícil seja a sua situação não tire seus olhos de Deus e você contemplara a vitória do Senhor em sua vida. As circunstancias que te cercam não são parias para o toque transformador de Deus, não olhe para o gigante olhe para o tamanho de seu Deus.

4)    O mal se corta pela cabeça. VS 48- 51

O gran finale, Davi roda a sua funda e acerta um pedrada perfeita ao ponto da pedra encravar na testa do gigante, para mim essa pedra foi potencializa pelo sopro de Deus. O gigante cai Davi pega a espada dele e com a própria espada de Golias corta a sua cabeça.

Isso significa para mim queridos irmãos que o mal tem que ser extirpado por completo, não podemos ser misericordioso e nem fazer concessões com o mal. Davi não pestanejou, não titubeou pelo contrario ele acabou de uma vez por todas com o gigante.

 Queridos existe situações e gigantes que se levantam em nossas vidas porque não agimos com Davi, fazemos concessões, andamos próximos de mais do mal, caminhamos lado ao lado e esquecemos que estamos numa guerra ou matamos ou morremos. Davi destruiu aquilo que afrontava o Deus dos exércitos, semelhantemente Deus espera que você destrua o pecado, o mal em sua vida que afronta Deus. Deus não espera nada menos do que a cabeça de Golias.

Áudiohttp://www.youtube.com/watch?v=fcGuLw49tWI

Marcelo Navarro

Um comentário:

Manoel Costa disse...

Que benção... Gostei muito... que DEUS continui abençoando...