2011/11/28

Desconectar para Conectar

Texto: João 15:5

Vivemos em um dos períodos mais fascinantes da história da humanidade. Acredito nunca ter havido na história um momento onde o mundo esteve tão aberto e acessível para quem quer que seja. Os níveis de tecnologia alcançados poderiam até ser esperados e sonhados, mas de forma alguma com tamanha acessibilidade e popularidade.

De dentro de nossas casas podemos conhecer e viajar por todo o mundo em tempo real, em ângulos diferentes e até falar abertamente com pessoas de idiomas e culturas nunca imaginados.

É dessa maneira que esta geração tem aprendido a viver, conectados. A Geração Milênio (nascidos a partir de 1980) não sabe ser ou viver longe de alguma conexão. Ficar sem o celular, internet ou televisão é um martírio, uma crise de identidade, um lapso de personalidade. Parece que falta um membro de seu corpo, para alguns parece até que esta mutilado.

 A comunicabilidade em muitas situações deixou de ser uma ferramenta de informação para tornar-se um vício. Todos estão "na REDE", de uma maneira ou de outra.

Nos dias atuais talvez a palavra mais usada mundialmente seja conexão e suas conjugações verbais. Nunca se falou tanto em estar conectado, estar on line 24h como nos dias atuais. E a parada é muito mais sinistra do que se imagina. Porque a maioria das pessoas jovens ou não, pensam que quando se usa a palavra conexão, está se falando só de aparelhos eletrônicos, rede sociais, netbooks, smartphones, Tablets etc. Grande engano, pois é um lance que atinge todo mundo em todas as áreas da sociedade e não só uma galera específica.

 A palavra de ordem mundial é conectar. E não importa que preço seja cobrado por essa conexão.As pessoas estão se conectando. Os jovens e adolescentes só se preocupam com uma coisa: Não posso ficar off line. Estão preocupados sim em não perder a conexão com sua galera, com sua tribo.

Esse foi o motivo de em pouco tempo o Facebook literalmente "engolir" o Orkut e sempre ganhar pontos na disputa com o Twitter, a única rede social que ainda consegue alguns pontos nessa disputa.

Eu creio de todo o meu coração que Deus o trouxe aqui, porque Ele tem algo a nos falar a esse respeito, você não esta aqui porque foi convidado...Não!!! Deus lhe trouxe e tem algo muito sério a nos falar.
Preste a atenção ao que ele quer dizer é algo de extrema importância para a sua vida nessa noite, que pode mudar a sua vida daqui para frente, que pode mudar o seu relacionamento de namoro, o seu relacionamento com os seus pais, amigos, com o próprio Deus.
Para estar próximo dos amigos e familiares fisicamente e não virtualmente, é preciso você desconectar para se conectar, às vezes é preciso ficar um tempo off line. E o lance mais legal dessa parada toda é que quando você se dispõe a ficar um tempo off line com as pessoas que ama, fica mais fácil para ficar on line com o Criador.
Isso mesmo, para ficar on line com o Criador, precisamos ficar off line com o mundo. O que significa isso? DESCONECTAR PARA CONECTAR.
O meu desejo, e que depois de assistir ao vídeo alguma reflexão seja gerada na sua mente sobre a verdadeira e necessária conexão.
Esse vídeo fala de uma realidade em nossas vidas, com certeza na vida de muitos de vocês. Muitos são verdadeiros estranhos dentro de seus lares, muitos se perderam no mundo virtual e estão perdendo o melhor da vida e Jesus esta dizendo essa noite é preciso aprender desconectar para conectar, desconectar para enxergar, desconectar para desfrutar o amor de seus pais, desconectar para reatar amizades, desconectar para correr atrás de seus sonhos, desconectar para viver, desconectar para conectar com Deus.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  João 15:5
Aquele que esta em mim – Conectado, Linkado. Ligado em Mim... nos dia de hoje poderíamos traduzir na linguagem virtual esse versículo como "Eu sou a rede (Internet), e vos o computador; quem estiver conectado em mim, navegara em muitas paginas..."
Para estarmos conectados a Deus precisamos estar desconectados do mundo e aqui não estou falando que você deve parar de usar a internet e nunca mais usá-la, não!!! Eu estou falando que para termos um conexão com Deus, um sinal limpo precisamos passar tempo com Ele, investir tempo em Deus, ter a própria caminhada, o seu próprio relacionamento com Deus. Saber dosar o seu tempo, e saber discernir as prioridades em sua vida.
Deus já fez a parte dele nesse relacionamento ele desconectou para conectar,
Ele desconectou você do velho homem a bíblia diz que você era filho da desobediência.
"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" Efésios 2.2
Ou seja pra você já estava decretada o seu futuro, a morte era certa, você estava longe de seu criador, andava segundo o curso desse mundo condenado, era escravo de satanás e não tinha valor nenhum para ele, era filho da desobediência.
Mas Deus, através de Cristo o desconecta dessa geração maldita e o conecta novamente em sua família, agora você é um movo homem e uma nova mulher agora você é um filho de Deus. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:26
Muitos jovens cristão estão desperdiçando a sua vida levando uma vida sem sentido, conectados a todo tipo de esquemas, mas desconectados do sentido da vida, da vontade de Deus.
Tenho a certeza que existem pessoas no nosso meio que anseiam mais de Deus, que oram por um avivamento em suas vidas, que esperam contemplar o poder (ser cheio do Espírito Santo) de Deus em suas vidas, mas não sabem transformar esse desejo em realidade. Eu quero dizer para vocês que o primeiro passo para uma vida de poder diante de Deus é desconectar para conectar.
Desconectar de sua vontade egoísta, de sua comodidade, de sua vida social virtual, desconectar de seus pecados, desejos malignos, de sites impuros, amizades impuros, namoros impuros etc. E se conectar a rede divina se conectar a vontade de Deus.
Quero contar a história de 2 garotos moravianos, quando se venderam para tornar escravos, para que ele pudessem ir para uma ilha a onde só haviam escravos para testemunhar a eles. Não havia como voltar a traz, não havia um "eu volto se não gostar" eles se venderam a um do no de escravos, para que eles pudessem ser testemunhas do amor de Cristo para os escrava que o dono tinha, pro resto da vida...
 E quando eles estão saindo da doca do caes no navio, seus pais, sua família da igreja e todos olhando ali para eles, pois nunca mais os veriam, um dos garotos gritou "não deve o cordeiro ter a total recompensa de seu sofrimento?" isso é missões, isso é estar conectado com a vontade de Deus, contaram suas vidas como sem valor, para que o cordeiro(Cristo) pudesse ter a total recompensa de seus sofrimentos. Eles se desconectaram de si mesmos para se conectar ao próximo.
Jovens não percam as suas vidas jogando joguinhos estúpidos, ...simplesmente não façam isso... veja esses dois garotos eram 2 jovens saindo da adolescência como muitos de vocês aqui presente, unam-se a eles... unam-se a eles... façam a diferença em sua escola, na sua casa, no seu namoro, no seu trabalho...
E eu vou lhes dizer isso agora. Alguns de vocês precisam sair do Facebook, você precisa fica offline, parar de ficar escrevendo coisinhas como se fosse uma garotinha ou um garotinho. Você precisa virar homem e mulher de Deus e fazer coisas que homens e mulheres de Deus fazem isso é importante.
Olha pra sua vida essa manha e compare a 2 garotos que se venderam como escravos e depois gritaram as suas famílias que estavam em prantos; "não deve o cordeiro ter a total recompensa de seu sofrimento?"
Oh Deus tenha misericórdia de nós precisamos parar com esse absurdo e desconectarmos para nos conectar em Deus. Precisamos ser homens e mulheres de Deus, precisamos agir como tais. Esses dois garotos estão nos ensinando saia e morra por algo que vale a sua vida, viva por algo que tem valor da sua vida. Isso é importante, isso é verdadeiramente o que mais importa. Ter uma vida com Deus ao ponto de se doar completamente a Ele e viva de uma maneira que o agrade.
Existe pessoas que estão ao seu lado que não ouviram do evangelho da salvação elas estão por todos os lados, na sua escola no circulo de amizade todas clamando por dois garotos conectados com Cristo prontos a morrer por elas e esses dois garotos pode ser você. Mas é preciso de desconectar para conectar, desconectar para ouvir o seu clamor desesperado por salvação.
Se desconecte e siga a Cristo e vire um homem e uma mulher de Deus. Talvez  tenha ouvido de alguém, que você não serve pra nada, que é um zero a esquerda Deus diz pra você.. hei!!! vc serve sim siga-me.
Talvez vc seja uma pessoas que conhece todas as modas fashion e todas as coisas legais que esta correndo na internet e esta por dentro de tudo que acontece no mundo da rede e isso e aquilo... pare!!! Quem se importa com isso? que valor tem? Vc tem uma obra a fazer, uma missão designada pelo próprio Deus, por isso seja uma homem e mulher de Deus.
Deus espera muito mais do que ficar horas e horas na internet desperdiçando a sua vida reavalie sua vida. Deus espera que você seja um participante de sua cruz.

7 comentários:

MAU_MAU disse...

Que Deus continue usando sua vida irmão!

Anônimo disse...

QUE BOM .

Lorena Rebeca disse...

Excelente sermão. que Deus continue a te usar e a te abençoar cada vez mais.


Janeide Souza

Gilnei Peixoto disse...

Excelente palavra. Testifica com o que Deus colocou no meu coração.

Jouberth Oliveira disse...

Amém que Deus continua te abençoando

Ligados na Palavras disse...

Que Deus ilumine seu caminho, e continue usando você...

Iluminada disse...

Excelente!