2011/09/25

Você me ama?

Texto : João 21.15-17

Queridos o que tenho para falar essa noite é algo que venho meditando, venho trabalhando em meu coração. Quero iniciar como uma pergunta: porque você esta aqui essa noite? O que o impeliu a estar aqui essa noite? Examine seu coração e faça essa pergunta pra você mesmo pergunte para ele também qual é o real motivo de você estar na Igreja?
Com certeza as respostas serão muitas, mas com certeza uma resposta consenso entre a maioria seria porque eu amo a Deus! Não julgando ninguém, nem se posicionando como juiz, mas apenas perguntando. Você tem certeza que ama a Deus? Você tem mesmo a certeza que ama a Deus? Será que você realmente ama a Deus?
Qual seria sua reação se Jesus lhe pergunta-se....(fulano) você me ama? Eu creio que é essa pergunta que o Espírito Santo de Deus quer que cada um de nós responda a Ele essa noite.
Talvez irmãos por eu perguntar de uma forma tão incisiva assim pra você essa noite sobre o seu amor a Deus te trouxe certo desconforto, quando olhamos para esse texto de Lucas vemos que Pedro sentiu o mesmo desconforto ao ser questionado com a mesma pergunta.
Pedro: você Me ama?" E o texto bíblico diz que ele respondeu rápido: "Claro, Senhor, que Te amo!" Jesus disse: "Pedro, você não entendeu. Estou perguntando: Pedro, você Me ama?" A resposta foi: "Senhor, eu Te amo!" E Jesus insistiu: "Pedro, você ainda não entendeu: Eu estou perguntando se você Me ama." O texto bíblico diz que desta vez Pedro ficou triste porque Jesus perguntara pela terceira vez. Então Pedro pensou: "Ah, Senhor, que motivos tens para acreditar que eu Te amo?"
Pergunto: "Jesus tem algum motivo para crer que você O ama?" Como é fácil amar com palavras! Ah, queridos, dizer "eu te amo", tem se tornado tão vulgar, hoje em dia. Dizer: "eu gosto de você" tem se tornado tão vazio, tão sem significado. Amor, amor de verdade, não é amar de boca. Amar significa renuncia. Amor também não significa lágrimas,mas arrependimento. Amar significa negar-se a muitas coisas. Este mundo está cheio de amor barato. Pedro estava contagiado de amor barato. Que fácil é dizer: "Te amo, te amo, te amo...". Jesus ia perguntar um milhão de vezes e ele ia continuar dizendo "Te amo, Te amo". Jesus só parou de perguntar por que Pedro ficou triste, porque Pedro entendeu que o Mestre não tinha nenhum motivo para acreditar que ele O amava.
Pedro havia feito juras de amor ao Senhor dizendo que iria até a prisão ou a morte com o mestre, mas o amor barato de palavras não é firme, não é sólido, não é perseverante, Pedro não só o negou como também diz a bíblia que o seguia de longe quando Jesus foi preso, ele não queria o perder de vista mas também não queria se comprometer com as conseqüências do amor verdadeiro.
 Temos visto em nossos dias centenas de cristãos de jovens seguindo a Jesus de longe até guardam um temor pelas coisas de Deus não querem perde-lo de vista, mas apenas o seguem de longe não se comprometem de corpo e alma.
Agora, diga-me: O que você está renunciando por amor a Jesus? Está renunciando a algum tipo de música por amor a Cristo? Está renunciando a algum programa de televisão por amor a Cristo? Está renunciando a um emprego por amor a Cristo? Está renunciando algum vício por amor a Cristo? Está renunciando a quê, por amor a Cristo? Que motivos têm Cristo para acreditar que você O ama? Ele deixou tudo no Céu, veio para sofrer a morte de um marginal, porque o amava.
Veja que mensagem maravilhosa o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses: "Tende em vós o mesmo sentido que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens..." (Filipenses 2:5-6) E ele segue dizendo: "A Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente até a morte, e morte de cruz."(Filipenses 2:8) O que você deixou para servir a Jesus?
Irmãos vivemos dias difíceis, tempos perigosos para a nossa fé, uma geração tem se levantado em nosso meio, no seio da igreja, não uma geração de Abraão de fiéis pelo contrario uma geração de Demas que segundo apostolo Paulo amou o presente século e trocou a Cristo pelos prazeres do mundo, uma geração de Acabe que se deixou influenciar por jezabel e matou os profetas do Senhor, uma geração de farizeus e escribas que mataram o rei da glória, uma geração de religiosos onde o amor a Deus esta divorciado da pratica, da atitude de um apaixonado, de alguém que ama de verdade. A superficialidade é a marca dessa geração.
Ela não esta sozinha, ela tem os seus soldados a Mídia: formada pela televisão, rádios, revistas, jornais; bombardeia nossa juventude com a nova moral, amor sem compromisso, sexo sem compromisso. O casamento já é história, hoje não se ama, se "fica"! Hoje não existe mais compromisso! A juventude vive sendo bombardeada. Os jovens ligam a televisão e vêem garotas de treze anos praticando sexo. Ligam a TV e assistem as blasfêmias do homem em relação a Deus. A Mídia, bate, bate e bate.
Quatro horas de televisão, um minuto de Bíblia. Claro que a Mídia vai fazer sua cabeça! Claro que, de repente, você vai sentir que a Igreja está errada, que a Palavra de Deus passou de moda, que a Igreja tem que se atualizar. A moda hoje é sexo sem compromisso, amor sem compromisso, amor sem casamento. Pode-se ter quatro, cinco mulheres, está tudo bem, está tudo maravilhoso! O jeito é aproveitar a vida que é curta! Virgindade ahah isso é passado é coisas de nossos pais.  A Mídia consegue o que quer.
Estamos renunciando a cultura moderna para seguir a Cristo? Que motivos têm Jesus para acreditar que você O ama? Jesus olha para Pedro e diz: "Pedro, você quer começar uma vida nova Comigo? Uma nova experiência? Vou lhe perguntar: Você Me ama? porque sem amor,  vc não pode ser meu discípulo Pedro. Porque sem amor Pedro não se pode construir uma vida cristã saudável.
A geração da superficialidade já tem suas desculpas prontas na ponta da língua, não tenho tempo para a igreja, para ler a bíblia, para trabalhar na igreja, é o trabalho, é a faculdade, é a família, é o cansaço, são os "compromissos" é uma geração do velho Pedro apenas de palavras "Senhor irei até a prisão ou a morte contigo", mas que na hora H o nega segue-o de longe e diz: "não conheço esse homem de quem falais." O profeta Isaias já condenava essa atitude de pesudos judeus em Isaias 29.13 "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim".
Queridos nesta noite Deus nos chama a sermos quentes e não mornos no relacionamento com Ele, amá-lo de verdade é rejeitar, é renunciar a superficialidade é buscar intimidade, é buscar conhecê-lo através da palavra, é dar muito tempo a Ele em oração e não oferecer migalhas do seu tempo.
Depois de perguntar três vezes se Simão O amava, Jesus pela terceira vez pediu: "... Apascenta as minhas ovelhas." (João 21:17) Sabe por que? Porque não há maneira de você permanecer firme na Igreja, se você não se comprometer com as ovelhas do Senhor. Pregue o Evangelho, testifique, ganhe almas. Não há maneira de você permanecer firme na fé se não estiver comprometido com a vida da Igreja.
Não somos chamados a ficar na torcida organizada, fique no campo, vista a camisa, sue. Este "jogo" não dura somente 90 minutos, este "jogo" dura até a vinda de Cristo. Pregue o Evangelho, busque almas, comprometa-se com a Igreja.
Tem muita gente se sentindo morto na sua vida espiritual, talvez você até esteja mesmo. Tente lembrar-se. Sabe quando começou a sua desgraça espiritual? Quando você não aceitou o cargo que a Igreja lhe ofereceu. Quando você deixou de cantar no coral. Quando você deixou de assumir a liderança de uma célula. Enterrou o seu talento, o seu dom.
Cristianismo não é levantar aos Domingos às dez da manhã, assistir ao culto e sair. Cristianismo é compromisso com a vida da Igreja. "Simão, filho de João, quer começar de novo?" "Quero, sim, Senhor!" "Então, comprometa-se com a Igreja. Envolva-se com a Missão que deixei nesta Terra."
A três semanas atrás estive meditando no 2 livro de Crônicas 7.14 que diz: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
Creio que esse texto é o antiduto contra o virus do superficialismo e se observarmos em nossas vidas  prevaleceremos
1 "Ele começa se o meu povo que se chama pelo meu nome"  ou seja uma precisa de uma Indentidade, ser povo de Deus, uma patria celeste isso só acontece se há conversão, não se engane queridos se vc não entregou o seu coração a Jesus de fato nada aidanta o fracasso já esta decretado.
Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Jo3.3 então se há alguém aqui que ainda não decidiu por Jesus hoje vc terá essa oportunidade não a desperdiçe
2 "se humilhar" se vc já é povo de Deus voce precisa se humilhar diante de Deus e isso significa ser quebrantado diante do Senhor, buscar o genuinu quebrantamento não só de lagrimas de palavras mas de coração, é reconhecer a sua pobreza, a sua falta de amor genuino, é implorar pelo toque divino em sua vida. A filosofia do mundo hoje ensina que não devemos nos humilhar a ninguem que não dependemos de ninguém, mas querido vc é povo de Deus não pertence a essa patria corrupta, vc pertence a Deus ele o comprou por um grande preço e tudo é por Ele, para Ele, e por meio dEle.
3 "orar, buscar a minha face" a onde existe uma busca por Deus, onde existe relacionamento através de oração com Deus a superficialidade não opera, estou falando queridos de um relacionamento sincero de gastar tempo na presença de Deus, não estou falando daquele 10 minutinhos  de oração diaria que muitos fazem só por desencargo de consciência, não estou falando das orações para refeição, Deus esta dizendo de uma intimidade de uma busca a qual você o encontrará realmente. Muitas pessoas que se dizem cristãs tem orado cada vez menos, passado cada vez mais menos tempo com Deus e isso é o sinal de uma vida superficial, religiosa, farisaica.
4 "se afastar dos seus maus caminhos" infelizmente irmãos nos dias de hoje para muitos que se demoninam povo de Deus a fé esta desassociada da pratica, elas continuam adando nos mesmos caminhos que o mundo traçou para os seus filhos, caminhos de morte. Continuam na pratica do pecado com as suas conciencias sendo cauterizadas até que tudo pareça normal.
Deus essa noite nos alerta para nos afastar dos maus caminhos de tudo aquilo que o ofende, que o entristece, que nos afasta dEle. Que tira a sua glória de nós, que apaga o brilho santo que existe em nós.
Oh irmãos precisamos de arrependimento, precisamos clamar por sua misericordia, não podemos fazer parte desta geração pecaminosa que tem se levantado em nossas igrejas, Deus não nos chamou para vivermos de migalhas de sua presença Ele quer nos tocar, ele esta dizendo essa noite ao meu coração que esta sentindo a falta de algumas pessoas essa noite, faz tempo que não me buscam, que não clamam a mim, estão com seus corações gelados ele diz deixa Eu aquecê-los.
A coisa mais linda que Jesus tem é que Ele acredita em você, Ele o ama. Não importa por quais caminhos você transitou, Ele nunca deixou de amar você. Não importa quantas vezes você O traiu, Ele nunca deixou de amá-lo. Não importa que as pessoas digam que você não presta. Para Jesus, você presta, você vale muito. Ele não quer que você continue naquela "vidinha" espiritual medíocre. Ele quer que você acorde, que você desperte. Ele quer que você reaja. Quer que você agora clame, do fundo do seu coração, e diga: "Senhor, eu não sou nada! Eu não posso, mas eu acredito em Teu poder e Contigo posso tornar-me um instrumento em suas mãos." Onde estiver, peça em seu coração que Jesus ouça o seu pedido em oração. 

3 comentários:

Anônimo disse...

QUE ESSAS PALAVRAS SE TORNEM VIVAS EM CADA CRISTAO QUE PARTILHOU DESSAS LETRAS DE AMOR.
Sou Marcelo Daniel, irmão na fé e Bombeiro em Aquidauana. Meu desejo é conhecer Deus dessa forma. Vejo que não houve uma entrega completa minha para Deus. Que haja em mim essa entrega e que Deus se agrade de mim e das minhas obras. E que abençoe o pastor, que escreveu essas palavras.

Marcelo Navarro disse...

Olá Marcelo, Graça e paz...
Um grande passo você já deu que é reconhecer que necessita mais de Deus e precisa fazer uma entregar maior. Que Deus abençoe sua vida e que chegue a ser aquilo que Deus quer que seja um grande Homem de Deus....

nEle em quem somos Restaurados

Pr. Marcelo Navarro

Unknown disse...

Forte e profundo .. Deus é fiel