2017/08/04

Evangelismo

"Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Romanos 10:13-15

Irmãos semana passada falamos sobre a soberania de Deus em todas as áreas da criação especialmente no que se refere a salvação. É Deus que exercer sua misericórdia aquém quiser, isso ele deixou bem claro no capitulo 9

..."Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Romanos 9:15,16

E agora neste capitulo 10 ele nos mostra que apesar dessa salvação depender dEle, cabe a nós proclama-la, Ele põe sobre nós, seus filhos, uma responsabilidade que não podemos ignorar. A mensagem da salvação precisa ser proclamada em todo mundo, a cada criatura, até os confins da terra. Deus tem seus escolhidos e eles ouvirão a voz do pastor e o seguirão. E é nossa responsabilidade de despertar esses escolhidos através do anúncio das boas novas.

Anunciar as boas novas é levar o evangelho as pessoas e por isso que chamamos o ato de compartilhar esse evangelho ao outro de evangelismo.

A palavra "evangelismo" vem da palavra grega "evangelizomai", cuja definição é literalmente "levar as Boas-Novas."

A Bíblia define Boas-Novas em 1 Coríntios 15:3-4 "Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas..."

Evangelismo é compartilhar as Boas-Novas, dizendo que a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo venceu o pecado. O pecado nos separa de um Deus santo, mas as Boas-Novas, é que podemos nos aproximar de Deus e ter a certeza da eternidade com Ele no Céu, se acreditarmos em Jesus Cristo. Este dom de um relacionamento sem fim com Deus está disponível para todos... mas nem todos já ouviram as Boas Novas...por isso o evangelismo é muito importante!

"Evangelismo não é uma opção na vida cristã". - Luis Palau

Antes de ascender ao céu, as últimas palavras de Cristo foi um mandamento aos seus seguidores para compartilhar as Boas-Novas,

  "Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores..." Matthew 28:19a é um mandamento!!!

"Evangelismo não é ser um vendedor. Não é insistir com as pessoas, pressionando-as, forçando-as, esmagando-as ou subjugando-as. O evangelismo é levar uma mensagem, é relatar boas notícias". – Richard C. Halverson é falar o que Deus tem feito em sua vida...

E o seu papel querido irmão é fundamental para que sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, as pessoas que o cercam venham conhecer Jesus. Você deve ser um agente influenciador.

"Em todos meus anos de ministério, uma coisa que tenho notado é que o aspecto mais importante e efetivo do evangelismo normalmente acontece no nível pessoal e individual. A maioria das pessoas não chegam até Cristo por ouvir um sermão em lugar lotado, mas chegam à Cristo por meio da influência de apenas uma pessoa". - John MacArthur

Eu tenho certeza que dentro deste auditório no minimo 99% das pessoas aqui presente conheceram a Jesus através de alguém.

Ao longo dos séculos, Deus tem usado homens e mulheres para compartilharem as Boas-Novas. Evangelistas conhecidos como D.L. Moody, John Wesley e Billy Graham fizeram do evangelismo seu trabalho principal. Às vezes, como no ministério de Billy Graham, o público é grande. Outras vezes, Deus concede à um evangelista uma pessoa.

Em 1893, Helen Cadbury entendeu o poder de compartilhar as Boas Novas de uma maneira tão profunda, que reuniu um grupo de meninas e juntas costuraram bolsos em seus vestidos e levaram cópias do Novo Testamento para compartilharem essas Boas-Novas. Foi este o começo da Liga do Testamento de Bolso. E, por causa dessa visão de evangelismo que ela teve, os membros da Liga do Testamento de Bolso têm compartilhado mais de 110 milhões de Evangelhos de bolso.

Queridos aprouve a Deus usar você como instrumento de poder nas mãos dele para pregar a salvação. Isso é um privilegio... "Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21

A sabedoria humana é incapaz de chegar ao conhecimento de Deus, mas Deus se agradou em salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. A pregação não salva, a salvação nos é concedida pela graça e obtida pela fé em Jesus, por isso Deus salva os que creem. Mas como crer? Através da pregação.

Ela é o instrumento de salvação, pois leva a Palavra de Deus que é "viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração". Hebreus 4:12. 

A pregação, o anuncio das boas novas, a evengelização, embora desrespeitada e escarnecida por muitos, é o instrumento escolhido por Deus para que os homens creiam e sejam salvos. Desde a antiguidade tem sido assim. O próprio Noé, não somente construiu a arca para salvação dos que cressem, mas, também foi "pregador da justiça" (2 Pedro 2:5).

A palavra traduzida para o português por "pregador" nesta passagem, em grego é keryks e era utilizado para alguém que clama publicamente, um instrutor da vontade divina, um arauto do evangelho de Jesus. Nas monarquias medievais, o arauto era um oficial importante do reino que fazia as publicações solenes, anunciava a guerra e proclamava a paz.

Os muitos profetas de Israel também foram pregadores. Isaías, referindo-se a sua pregação e à de todos os demais profetas, indagou: "Quem creu em nossa pregação?" Isaías 53:1 Também é mencionado que os "ninivitas [...] se arrependeram com a pregação de Jonas" Mateus 12:41

O profeta Zacarias, por sua vez, falando ao povo de seus dias perguntou: "Não ouvistes vós as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos profetas que nos precederam [...]?" (Zacarias 7:7).

Nas primeiras páginas do Novo Testamento encontramos "Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." (Mateus 3:1-2).

Logo depois, o maior de todos eles: "[...] foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho." (Marcos 1:14-15).

Na sinagoga de Nazaré, Jesus publicamente leu uma profecia de Isaías sobre Si mesmo a qual dizia: "O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para pregar boas novas aos pobres" (Lucas 4:18 NVI; ver Isaías 61:1), indicando que fora escolhido e capacitado por Deus para essa tarefa.

A própria escolha dos discípulos tinha como propósito que eles, depois de aprenderem de Jesus, continuassem a obra da pregação. A esse respeito é dito que Ele "designou doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expelir demônios." (Marcos 3:14-15). Pedro, referindo-se à missão que o grupo apostólico recebera do Senhor, asseverou que Ele "nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos" (Atos 10:42).

Na igreja apostólica a pregação era uma atividade prioritária. As curas, os milagres e outras ações específicas eram acompanhantes da pregação. "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." (Marcos 16:20).

Deus coopera com aqueles que evangelizam e ainda mais no verso 15b ele diz: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! " Romanos 10:15 Isso demonstra querido irmão a importância do evangelizador, neste texto o apostolo Paulo esta fazendo uma citação de Isaias 52.7 e transporta o episódio de um mensageiro que anuncia o fim do cativeiro para o mensageiro que anuncia as boas novas da salvação.

O evangelizador tem os seus pé formosos por causa da mensagem que leva, a mensagem da graça, a mensagem da reconciliação, a mensagem da salvação. A igreja (eu e você) é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio, tem sido plano de Deus que, através de Sua igreja, seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória.

"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina." (2 Timóteo 4:1-2).

Entretanto querido irmãos o Apostolo Paulo lança um pergunta que precisamos responder ele diz: E como ouvirão, se não há quem pregue?14b

A maior dificuldade hoje, como corpo e representantes de Cristo na terra, é entender o princípio cristão com relação à evangelização. Uma ordem foi dada: "Ide por todo mundo e pregai o evangelho" Mc 16-15

 O compromisso primordial e prioritário de cada cristão, individualmente, deve ser com a evangelização. Porque encontramos dificuldade com relação à evangelização? Porquê muitos dizem não ao IDE? Porquê muitos dão de ombro ao trabalho evangelístico? Estas tem sido algumas das muitas perguntas que tem permeado a minha mente. O que nos tem levado a negligenciar esta ordenança divina?

1 – IDENTIDADE

Penso que seja um problema de identidade, nós precisamos assumir nossa identidade de povo de Deus. Para entender nossa missão ou nossa razão de ser, devemos saber muito bem quem somos.  Há três ideias básicas que estão ligadas a este conceito.

1.1) O Povo de Deus é um Povo Escolhido. A igreja é uma comunidade de pessoas escolhidas pelo próprio Deus. Moisés afirmou: "0 Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra" (Dt 7.6). "Vós, porém, sois raça eleita… ", afirma Pedro (1 Pe 2.9).

1.2) O Povo de Deus é um Povo Chamado. O chamado de Deus é a essência do conceito neotestamentário sobre igreja. "EKKLESIA" significa a comunidade daqueles que foram chamados e reunidos em Cristo e por Cristo (Mt 16.18). "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou. . /'(Rm 8.30).

1.3) O Povo de Deus é um Povo Comprometido. Deus e o seu povo estão comprometidos através da aliança da graça. Por meio dessa aliança e de seu sacrifício, Jesus introduziu cada crente na presença imediata de Deus, transformando cada crente em sacerdote junto a Deus.

Esta comunhão com Deus dispensa a mediação de qualquer outro cristão ou casta sacerdotal. Sob a nova aliança, cada cristão está capacitado para cumprir as funções sacerdotais. "Porque foste morto e com -o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes" (Ap 5.9-10).

 "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo". 1 Pedro 2.5:

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". 1 Pedro 2.9:

Conhecendo a nossa identidade como membro do corpo de Cristo, devemos sentir grande lealdade à igreja. Não podemos ser individualistas ou egoístas, pois fazemos parte de algo muito maior que nós mesmos. Não há nada mais importante em nossas vidas que isto.

Somos sacerdotes de Deus não apenas entre os cristãos, mas também entre não cristãos. Lutero disse que se o sapateiro tivesse apenas seu último dia na Terra ele deveria fazer o melhor sapato de sua vida para a glória de Deus. Ele serviria ao Senhor fazendo o melhor para sua comunidade

2 - SENTIMENTO DE INCAPACIDADE

Muito filhos de Deus não se acham capacitados para anunciar as boas novas e isso tem sido umas das maiores desculpas e ao mesmo tempo mentiras que satanas colocou na mente de muitos cristãos.

É Deus que equipa aqueles que envia com tudo que é necessário para a tarefa em vista. Homem nenhum por natureza se qualifica para o anunciar do Evangelho. Todos são pecadores, todos se têm perdido, todos são fracos na carne.

Entretanto  você é aquele que foi escolhido por Deus desde lá da eternidade passada. Você é aquele que Deus salvou dos pecados, aquele que foi justificado pelo trabalho de Cristo na cruz, aquele que Deus acordou para a vida eterna pelo Seu Espírito, aquele que Deus lhe deu fé para nele viver, aquele que Deus tem guiado no caminho correto, aquele a quem Deus revelou o Seu Filho, aquele que lhe garantiu graça. Depois de todas estas verdades você tem alguma duvida de que já foi capacitado para anunciar as boas novas? A suas qualidades, a sua autoridade no falar e o que falar vem dEle.

Deus chama aqueles que são nada em seus próprios olhos e nos olhos deste mundo para anunciar o Seu Evangelho. E tendo chamado esses homens é Deus que os prepara para tarefa em vista – porque o trabalho é todo do Senhor – para este fim: para que "Aquele que se gloria glorie-se no Senhor."

3 – DESOBEDIENCIA

E somente nós, os cristãos, temos este pleno conhecimento. Como poderíamos, então, deixar de falar de Cristo? Tendo conhecimento das motivações anteriores, chegamos a conclusão que o ato de não evangelizar é um ato de profundo egoísmo. Sendo, assim, um pecado.

O egoísmo tem tomado conta da maior parte dos cristãos, onde não há nenhuma preocupação com relação àqueles que ainda não aceitaram a Cristo; Esta inversão de princípios e prioridades tem nos levado a uma vida egocêntrica, soberba, medíocre, onde as nossas vidas estão em primeiro lugar, e o Reino de Deus está em segundo lugar ou mais atrás ainda.

... Me é imposta esta obrigação; e ai de mim, se não anunciar o Evangelho." (1 Coríntios 9:16)

Paulo, escrevendo aos Coríntios sobre sua vocação, assume uma atitude de obrigatoriedade. Para o Apóstolo, o crente não deve pensar que cumprir sua vocação seja uma questão opcional. Nossa vocação, qualquer que ela seja, faz parte do plano divino, para o estabelecimento do Seu Reino. Dizer "não" ao chamamento divino é dizer "sim" a uma vida espiritualmente absurda. Na qual, mesmo sabendo o que é que nos completa, na vida abundante que o Senhor quer nos conceder, mesmo sabendo de nossa responsabilidade pessoal, optamos por não cooperar, por não fazer nossa obrigação. Se minha vocação é ser professor, ai de mim se não ensinar. Se minha vocação é ser diarista, ai de mim se decidir não cuidar bem da casa.

Ai de mim, se me negar a ser o que Ele quer que eu seja.

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. João 15:1,2

 

 

Nenhum comentário: