2010/10/26

É tempo de servir a Deus

Texto: Josué 1.1-9

 

Irmãos o livro de Josué é um livro inspirador cheio de demonstrações de obediência e coragem, conquistas e realizações, é um livro repleto de verdades espirituais. Este livro relata o estabelecimento dos filhos de Israel em Canaã, como prova da fidelidade de Deus no cumprimento de sua promessa a Abraão.

"Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gn 12.1-3

O livro começa com a frase "depois da morte de Moisés" podemos perceber aqui uma grande transição, do tipo quando ocorre quando o jovem deixa a família e começa a viver por conta própria. Ou quando um jovem casal deixam pai e mãe para estabelecerem um lar. Ou quando um ente querido falece e outros tem que assumir o seu lugar dentro do lar. A sensação de medo toma conta do Israel de Deus porque seu líder esta morto, "Moisés esta morto" sem o líder os seguidores perdem a orientação e para muitos a marcha tem de parar.

Ao longos do 40 anos e de 4 livros do antigo testamento Moisés foi a personagem principal de Israel mas agora o povo tinha de seguir adiante e enfrentar o futuro sem ele. Os pobres israelitas estavam prontos a voltar ao deserto e ali cavar suas próprias sepulturas entre as dunas de areia, onde estavam enterrados os ossos de seus pais, do que invadir aquela terra cheia de gigantes e tomar suas fortalezas.

E aqui já temos um principio importante para quem quer servir a Deus e quero     convidá-los a junto comigo analisar algumas dessas verdades espirituais que encontramos nesse texto que com certeza trarão benefícios para aqueles que deles apreendem.

 

1)     Para servirmos a Deu é necessário entendermos que não somos indispensáveis.

 Deus providência um novo líder ao seu povo, Josué completa o que Moisés começou. Deus meus irmãos nunca deixa a sua obra inacabada (aquele que começou a boa obra é fiel para terminá-la Ef1.6), o grande artífice sempre tem outro instrumento preparado e pronto para ser usado. Ninguém é indispensável ao Deus do céu. Um dos maiores homem que já viveu "Moisés" é apenas um servo e quando ele termina sua tarefa, Deus tem outro pra continuar seu trabalho. Foi assim com Moisés, foi assim com Elias onde Eliseu teve a sua unção dobrada e assumiu a sua missão, foi assim com o apostolo Paulo que esta morto, mas a mensagem da cruz que ele pregou esta viva e permanece até hoje.

Foi assim com o missionário Chamado Livingstone que lutou heroicamente na África para acabar com a escravidão. E conta a história que esse homem durante 30 anos ele lutou, abrindo mais de 50.000km de caminho através da selvas, a fim de levar a Cristo à  raça negra e também descobrir nascentes do rio Nilo, ele acha que conseguira mais prestigio, quando fosse pleitear a causa dos escravos africanos em sua pátria. Outros, porém descobriram as fontes do rio Nilo, outros libertaram escravos. Ele morreu sozinho com Deus na bravia selva africana. A sua morte heróica tocou o coração de seus compatriotas como nem a sua própria vida o fizera, os cristão da Grã-Bretanha resolveram terminar a tarefa e libertar os escravos africanos.

O mesmo acontece em nosso trabalho no mundo, especialmente no trabalho cristão. Infelizmente meus irmãos têm muita gente que se acha indispensável na casa de Deus, ou porque prega muito bem, ou porque toca e canta muito bem, ou porque o seu dizimo ajuda a sustentar a igreja ou porque tem alguma habilidade especial. E acabam achando de si mesmo mais do que realmente são. Deus usou uma mula para falar com Balaão, Ele também disse que usaria as pedras para clamar se nos não cumpríssemos o nossa missão, o fato é que esquecemos que somos apenas parcelas de um grande todo, um pingo de tinta colorida na aquarela do amor de Deus.

 

2)     Para servirmos a Deu é necessário termos disponibilidade

Deus providencia para o seu povo um líder, mas não somente um líder qualquer, ele providencia um líder especialmente treinado. Deus estava preparando Josué por muito tempo. Ele nasceu na escravidão do Egito, mas Deus o libertou e o fez colaborador de Moisés. Ele sempre se revelou valente capitão. E apesar de se sentir triste e o coração solitário pela partida de seu sábio conselheiro e amigo, Josué se dispôs em assumir a liderança e fazer com que o povo conquistasse a terra prometida. Ele há anos havia sendo treinado por Moisés podemos imaginar uma multidão ansiosa, esperando para entrar na terra há tanto tempo prometida, filas e filas de tendas aguardando a ordem do novo líder. E ele não recuou, mas se dispôs trabalhar para Deus.

Irmãos muitas de nossas vitórias bem como as nossas derrotas serviram como treinamento para nossas vidas. Com certeza estamos mais fortes, mais sábios, mais firmes. No decorrer dos anos Deus tem trabalhado em nosso caráter, em nossa personalidade com a intenção de formar lideres para a sua Igreja, e assim como a Josué ele fará sua promessas sobre a nossa vida:

1ª Ele nos dará vitória: "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés." (1.3). Irmãos às vezes Deus ta chamando você pra assumir alguma responsabilidade na Igreja, mas você tem medo se acha inapta para tal trabalho, sendo que Ele conhece e sabe que você pode fazer, não tenha medo Deus diz que vai abençoá-lo nessa empreitada. Por isso se disponha a trabalhar na casa de Deus.

2ª Ele nos dará a sua presença: "como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei." (1.5) irmãos é Deus que nos capacita é ele quem garante a vitória, fique tranqüilo porque ele esta no controle. Ele tomou sobre si a responsabilidade de levar o empreendimento ao sucesso.

 Ele nos será fiel e cumprirá as promessas que tem para as nossas vidas: "Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." (1.6) Ele vai cumprir cada palavra que lançou sobre a sua vida.

 

3)     Para servirmos a Deu é necessário não nos deixarmos influenciar pelas vãs doutrinas

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares." (7)

Se quisermos servir a Deus de todo o nosso coração e caminhar com ele diariamente precisamos nos precaver contra as mentiras do maligno, e queridos essas mentiras são muitas em diversas áreas e muitas vezes vestem uma roupagem espiritual. Com por exemplo: coisas que se deve deixar de comer, vestimentas, corte de cabelos, guardar o sábado etc. O apostolo Paulo é incisivo a isso pois que guarda uma coisa da lei deve guardar todas "E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei." Gl 5.3

Irmãos a palavra de Deus nos adverte que chegara um momento a onde muitos desviarão da fé e da verdade "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2 Tm 4.3

Para que não caímos nesses sofismas cabe a cada crente em estudar a palavra com afinco, é necessário que haja um esmero por parte de cada crente em aprender as verdades contidas na Bíblia para que não fique refém de vãs doutrinas de homens.

O que deve nos atrair não é a beleza das doutrinas, mas sim a beleza de Cristo.

 

4) Para servirmos a Deu é necessário não negligenciarmos a leitura e o estudo da palavra

"Não se aparte da tua boca (não cesse de falar) o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" (8)

Irmãos cada um de nós devemos ser ministro da palavra a onde quer que formos. Esse versículo deixa claro que o relacionamento com Deus é crucial para cada um de nós cristãos e se queremos servir a Deus uma vida de devoção e intimidade será exigida de nós por parte do próprio de Deus, a leitura e a meditação desvenda os segredo de Deus e nos aproxima dos propósito de Deus para as nossas vidas.

Deus sabia das lutas de Josué por isso disse não cesses de falar, não deixe as dificuldades calarem seus lábios. Falar do amor de Deus era uma obrigação de Josué tinha diante do povo, é também nossa obrigação diante das pessoas. O apostolo Paulo confirma essa responsabilidade.

"Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" 2 Tm 4.2

 

Conclusão

A vida de Josué é uma inspiração para todos que querem servir a Deus, mesmo em meio a grande responsabilidade e dificuldades cumpriu sua missão que era liderar e conduzir o povo de Israel a terra prometida.

Por isso eu digo a vcs meus irmãos é tempo de servir a Deus, o Senhor esta as portas, Ele vem buscar a sua noiva, e espera encontrá-la adornada e pronta. O fato irmãos é que ele vai encontrar muitas noivas sonolentas ou dormindo a espera do noivo, por isso precisamos despertar desse sono, dessa apatia. Irmãos eu tenho visto as pessoas vindo para igreja totalmente apáticas, sem vontade, como se tivesse sendo obrigada, é tempo de despertar irmãos e servir a Deus. Irmãos nós precisamos nos alegrar quando entramos na casa de Deus, muitos já entram derrotados, sem brilho nenhum, o culto é um peso, precisamos nos despertar porque Deus tem pressa em usar-nos.


 

Um comentário:

  1. Anônimo3:04 AM

    Boa noite irmão estou conhecendo o seu blog agora.
    Até agora achando tudo uma benção. Peço a Deus que continue te abençoando, te animando , fortalecendo , te inspirando.
    Pra mim tem sido muito útil e sei que será Ainda muito mais.
    Fica na paz e até.

    ResponderExcluir