2010/10/26

Batalha Espiritual

Texto: Ef 6.12

 "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

O que diz a Bíblia a respeito da batalha espiritual?

Há dois erros primários quando o assunto é a batalha espiritual: excesso e escassez de ênfase. Há aqueles que, para cada pecado, cada conflito e cada problema põem a culpa nos demônios que devem ser então expulsos. Outros ignoram completamente a esfera espiritual, e o fato de que a Bíblia nos instrui que nossa batalha é contra forças espirituais. O segredo do sucesso na batalha espiritual é encontrar o equilíbrio bíblico. Jesus, algumas vezes, expulsou demônios das pessoas, e algumas vezes, curou pessoas sem mencionar o "demoníaco". O Apóstolo Paulo instrui os cristãos a começar a luta contra o pecado dentro de si mesmos Romanos 6.4c "...assim também andemos em novidade de vida.", e contra o diabo. (Efésios 6:10-18).

Efésios 6:10-12 declara: "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Este texto nos ensina algumas verdades cruciais: (1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor: Um forte exemplo é o arcanjo Miguel em Judas 1:9. Miguel, provavelmente o mais poderoso de todos os anjos de Deus, não repreendeu Satanás em seu próprio poder, mas disse: "O Senhor te repreenda." Apocalipse 12:7-8 registra que no fim dos tempos, Miguel vencerá Satanás, Ainda assim, quando se trata de seu conflito com Satanás, Miguel o repreendeu no nome e autoridade de Deus, e não de si mesmo. É somente através de nosso relacionamento com Jesus Cristo que nós, como cristãos, temos qualquer autoridade sobre Satanás e seus demônios. É somente em Seu nome que nossa repreensão tem algum poder.

(2) É a armadura de Deus que nos protege: Efésios 6:13-18 nos dá uma descrição da armadura espiritual que Deus nos dá. Devemos resistir firmes com (a) o cinturão da verdade, (b) a couraça da justiça, (c) o evangelho da paz, (d) o escudo da fé, (e) o capacete da salvação, (f) a espada do Espírito e (g) oração no Espírito. O que estas peças da armadura espiritual representam para nós em nossa batalha espiritual?

Devemos falar a verdade contra as mentiras de Satanás. Devemos descansar no fato de que somos declarados justos por causa do sacrifício de Cristo por nós. Devemos proclamar o Evangelho, não importa quanta resistência recebamos. Não devemos vacilar em nossa fé, não importa o quão fortemente sejamos atacados. Nossa última defesa é a certeza que temos de nossa salvação, e o fato de que as forças espirituais não podem arrancá-la. Nossa arma de ataque deve ser a Palavra de Deus, não nossas próprias opiniões e sentimentos. Devemos seguir o exemplo de Jesus em reconhecer que algumas vitórias espirituais são possíveis somente através da oração.

(3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mal presentes no mundo: Jesus é nosso principal exemplo para a batalha espiritual. Observe como Jesus lidou com os ataques diretos de Satanás: "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam" (Mateus 4:1-11).

A melhor maneira de combater Satanás é como Jesus nos mostrou, ou seja, citar as Escrituras, pois o diabo não pode contra a espada de Espírito, a Palavra do Deus Vivo.

O maior exemplo em como não se engajar na batalha espiritual foi o dos sete filhos de Ceva: "E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa" (Atos 19:13-16).

Qual foi o problema? Os sete filhos de Ceva estavam usando o nome de Jesus. Isto não é o suficiente. Os sete filhos de Ceva não tinham um relacionamento com Jesus, e por isso, suas palavras foram vazias de qualquer poder ou autoridade. Os sete filhos de Ceva confiaram em uma metodologia. Eles não confiaram em Jesus, e não estavam empregando a Palavra de Deus em sua batalha espiritual. Como resultado, receberam uma humilhante surra. Podemos aprender com este mau exemplo, e conduzir a batalha espiritual da forma como a Bíblia descreve.

Resumindo, quais os segredos para o sucesso na batalha espiritual? Primeiro, confiemos no poder de Deus, não em nosso próprio. Segundo, devemos repreender sim em Nome de Jesus, não em nosso próprio nome,mas é necessário intimidade com Deus para que não seja apenas um método. Terceiro, devemos nos proteger com a completa armadura de Deus. Quarto, nos engajemos na guerra com a espada do Espírito: a Palavra de Deus.

 

1 CONHEÇA SEU INIMIGO

Irmãos todo aquele que se propõe entrar em uma batalha tem, necessariamente, que saber quem é o seu inimigo, como ele se manifesta e age e qual o seu sistema de trabalho?. Ou seja o que se pensa a respeito de satanás? Quais as concepções que se tem sobre ele e suas ações?

 

Queridos irmãos a história da igreja e da sua doutrina revela que até o final do século 19 não havia nenhuma dúvida a respeito da existência de satanás. Todos os ramos do cristianismo admitiam sua existência e concordavam que ele é o inimigo dos santos e trabalha contra eles e a Igreja do Senhor. Entretanto irmãos a no final do século 19 para o inicio da século 20 muitos teólogos influenciados pelas correntes modernas da psicologia e da psiquiatria começaram a publicar uma vasta literatura defendendo que satanás não existe, que ele não é uma pessoa e nem uma força, que na verdade ele é apenas um mito das culturas antigas. E o que a bíblia relata de possessão demoníaca nada mais seria do que doenças psicossomáticas ou casos de psiquiatria. Infelizmente muitas igrejas evangélicas foram atingidas de cheio por esses pensamentos os quais tentaram desmistificar o mundo espiritual inclusive o próprio Jesus dizendo que há um Jesus histórico e um Jesus dos mitos da bíblia.

Queridos a maior arma de satanás é fazer com que acreditemos que ele não exista e que sua ação maligna não tenha efeitos em nossa vida. (contar a Ilustração)

Irmãos nós não somos movidos por especulações ou vans filosofias humanas, o que interessa para cada um de nós é o que Deus diz a respeito desse assunto. O que a bíblia diz a respeito do inimigo de nossas almas?

A bíblia diz claramente, em dezenas de textos, que existe um ser chamado satanás. Quem ele é ?   e a sua origem, é uma doutrina construída em cima de poucos textos bíblicos por isso precisamos estudar com cuidado. No livro de Ezequiel 28, entendemos sua origem como um anjo que se revoltou contra Deus, sendo por isso expulso da corte celestial. Mas ele não foi sozinho levou consigo um terço das hostes celestiais, que são seus anjos ou demônios. Estes não são espíritos desencarnados como acreditam os espíritas, mas são anjos caídos.

Os anjos são ministro de Deus e fazem parte dos exércitos celestiais e assim como no exercito militar existe hierarquias, general, comandante, tenente, sargento e assim por diante com o exercito celestial também temos certa estrutura: Anjos, Arcanjos, Serafim e Querubins eles tem autoridade delegada por Deus quando eles foram criados. Agora pense comigo irmãos, se um terço desses seres angélicos caíram liderados por satanás, isso significa que tais poderes conferidos na criação continuam com eles ainda que destorcidos. Temos assim as castas demoníacas mais resistentes conforme o relato de Marcos 9.28-29

"E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum."

Então meus irmãos sabemos que satanás e os demônios são anjos caídos. A bíblia nos ensina sobre o pecado (rebeldia, revolta contra Deus) e também a conseqüência que ele sofreu pelo seu pecado (expulso da presença de Deus), mas não as razões desse fracasso. Isso porque a Palavra de Deus não foi escrita para satisfazer nossas curiosidades, mas para revelar o caráter de Deus. No entanto podemos tirar algumas conclusões a partir de alguns textos bíblicos Ezequiel 28.11-19;

11 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

 Isaías 14.13-14

13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

 Deus não os criou mal ou imperfeitos pelo contrario os criou, perfeitos, mas eles se rebelaram e caíram e passaram a ser imundos, abomináveis com intentos malignos. E tudo isso porque satanás quis ser igual a Deus e seu coração encheu de inveja e soberba.

E esse continua sendo o seu propósito hoje, tomar o lugar que é exclusividade de Deus: o lugar de adoração. E por isso ele se infiltra nas Igrejas, plantando o joio no meio do trigo e com isso os escândalos e maus testemunhos vão surgindo dentro da igreja do Senhor e assim será até que o senhor faça separação entre o joio e o trigo.

 Satanás e os demônios estão se opondo a todos os propósitos de Deus, o inimigo não é onisciente, onipotente e onipresente como Deus o é. Ele trabalha conectado a sua rede de ação ele tem o seu exercito com o qual troca informações. O seu projeto é afligir os homens e fazê-los cair na fé, desanimar, abandonar os caminhos do Senhor e abraçar falsas doutrinas, esse é o seu alvo nessa batalha espiritual porque ele quer o lugar de Deus, quer ser adorado por isso difundi as falsas doutrinas. 1 Tm 4.1

 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Na história da igreja aprendemos que os grandes pensadores evangélicos como Lutero e Calvino entendiam que a verdadeira batalha espiritual era uma cegueira que estava sendo lançada em todo o mundo, tentando impedir que Jesus fosse reconhecido como o único Salvador e Senhor. Eles lutavam contras as heresias que se alastravam e tentavam matar a verdadeira fé.

 

2 COMO ELE AGE HOJE; QUAIS AS SUAS FERRAMENTAS?

A bíblia diz que o mundo jaz do maligno. O que significa isso? Satanás criou seu reino próprio e se lançou neste mundo, sendo o príncipe dele. Ele trabalha e trabalha muito para controlar a cultura, os meios de comunicação, para disseminar sua idéias de tal maneira que fortalezas se criem em nosso entendimento, provocando cegueira espiritual tão grande cujo resultado será o afastamento de Deus.  2 Co 4.4

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus

 Se pararmos para prestar atenção e analisarmos de uma forma mais criteriosa os programas de televisão, os jornais, revistas, internet, música, cinema, teatro leva-nos a concluir que existe sim na cultura do mundo hoje um movimento oculto orquestrado pelo mal com o propósito de estabelecer um véu de cegueira que nos impeça de ver para onde estamos indo. A bíblia diz que ele é o príncipe deste mundo e todas as vezes que pregamos o evangelho estamos tentando rasgar esse véu e muitas batalhas espirituais acontecem.

Infelizmente quando olhamos para muitas de nossas Igrejas observamos muitas pessoas inativas, inoperosas, oprimida que se torna instrumentos de rebeldia. Querem viver uma vida dupla: um pé na Igreja e um pé no mundo. Sexualidade corrompida, desonestidade, mentira, libertinagem etc, tudo fruto da perversidade. Queridos irmãos viver essa duplicidade é abrir a brecha para a destruição da fé e afastamento da sã doutrina.

É impossível viver essa duplicidade ou estamos nas trevas ou estamos na luz, Jesus desse: "eu sou a luz do mundo"

Os poderes das trevas agem através da mentira, do preconceito, da injustiça, inveja, ciúmes,ódio     etc. Entre outros.

 

3 JESUS JÁ VENCEU NA CRUZ DE CALVÁRIO

"E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." Cl 2.15

Olhando para esse versículo alguém poderia pensar: porque se preocupar com qualquer guerra no plano espiritual já que Cristo derrotou definitivamente os poderes das trevas? A batalha já não esta vencida?

Oscar Cullman responde essa pergunta citando um exemplo da Segunda Guerra mundial. Ele faz um paralelo com a chegada das forças aliadas na Normandia como uma espécie de equivalente ao Calvário. Segundo ele o mundo sabia que quando as forças aliadas aterrizaram na Normandia a guerra estava terminada, mas o alto comando Alemão recusou-se a aceitar a realidade e numa negação psicótica, continuou lutando e de fato a batalha mais sangrenta daquela guerra aconteceu depois que a guerra esta terminada e segundo Cullman, os poderes do inferno agem da mesma maneira, condenados e sem esperança sabendo que já perderam a guerra satanás continua a batalhar apesar do calvário.

Queridos o confrontos da Igreja com esses poderes é, pois uma realidade. Paulo afirmaisso em suas cartas, jamais poderia negar essa realidade já que de acordo com suas próprias palavra ele foi enviado aos gentios para "...lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas a luz, e do poder de satanás a Deus..." atos 26.18

A igreja, corpo de Cristo, é continuadora da obra de Cristo até que ele venha. E qual é sua obra? João responde "para isso o filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo" 1 Jo 3.8

John Wesley um grande homem de Deus disse um seguinte que o objetivo original da igreja de Cristo é salvar todos os homens da miséria presente e futura, e derribar o reino de satanás e firmar o reino de Cristo, para isso o povo de Deus deve estar unido com único propósito se opor a satanás e sua obra.

CONCLUSÃO

Irmãos a finalidade ultima da Igreja é propagar as boas novas da Salvação em Jesus Cristo. A batalha espiritual não pode ser um fim em si mesmo como estamos vendo em muitas igrejas.       O alvo maior é o estabelecimento do Reino de Deus, a ênfase deve estar sempre em Cristo não nos demônios. Entretanto o dinamismo da igreja e o crescente fluxo de pessoas que buscam orientações e soluções para conflitos espirituais, existenciais e morais exige que os líderes espirituais atentos as necessidades que se evidenciam, estejam preparados para corresponder a essa busca e cumprir, da melhor maneira, a missão que o Senhor lhes deu.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário