2018/01/01

O Manual do Cristão

Texto: Romanos 12

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2.

Boa noite queridos irmãos, nessa noite quero fazer uma exposição de romanos 12, como já foi dito algumas vezes, a carta do Apostolo Paulo aos Romanos é um tratado teológico, doutrinário, de grande importância para a igreja do nosso Senhor Jesus Cristo.

Se fosse possível escolher uma porção das Escrituras como manual ou guia para a vida cristã, com certeza não haveria passagem melhor que esta de Romanos 12. Temos aqui a responsabilidade do crente nos vários relacionamentos da vida.

Este capítulo é a parte prática da carta de Paulo aos romanos. Se a parte doutrinária desta carta é desagradável para alguns, a parte prática o será mais ainda. Aquele que despreza as misericórdias de Deus, vai se rebelar contra Seus mandamentos. A cristandade prática deve se firmar numa cristandade doutrinária. Não se pode separar doutrina da vida.

É como G. Campbell Morgan diz: "Não se pode plantar tulipas do Reino de Deus, a menos que se tenham os bulbos do céu". A conduta do homem é fruto do que ele crê. A flor de uma vida temente a Deus tem raízes profundas no solo da graça que se experimenta.

Paulo, aqui nesta carta segue com uma exortação para que todos tenham essa conduta e seguiam nas experiências gloriosas das misericórdias de Deus.

Breve contexto histórico

A carta aos Romanos foi escrita por Paulo no período entre 57-58 AD. Ela foi escrita em Corinto ao fim de sua terceira viagem missionária, enquanto esperava o retorno dos representantes das igrejas gentílicas que coletavam as ofertas, para ajuda aos cristãos judeus necessitados de Jerusalém (Romanos 15: 25-27; Atos 20: 2-3; 1 Coríntios 16: 1-6).

Paulo não foi o fundador da igreja de Roma. Acredita-se que ela foi estabelecida pelos seus colaboradores depois do dia de Pentecostes (Atos 2: 10).

Essas testemunhas de Pentecostes seriam conhecidas em dias subsequentes pelo nome de Cristãos da Síria, Antioquia, Éfeso e Corinto. É evidente que a igreja de Roma era composta tanto de judeus como de gentios convertidos, sendo estes mais numerosos.

Paulo inicia essa carta  fazendo um grande apelo a Igreja.

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2.

Rogar significa pedir com instância alguma coisa a alguém, querendo encarecidamente recebê-la. Rogar é mais que pedir. Rogar é uma súplica. O apóstolo de Cristo, assim, está pedindo com fervor de sentimento alguma coisa aos cristãos da igreja em Roma.[1] O que ele pede? E como pede? Ele roga aos cristãos em Roma "pela compaixão de Deus". 

1. Ele roga. Portanto, irmãos, rogo-lhes

 Ele não ordena como Moisés que deu a lei. O ministro crente não pode dar ordens nem obrigar; ele só pode conseguir que as coisas sejam feitas ao rogar. Uma hierarquia cristã, baseada no autoritarismo na intransigência é contraria à própria norma da cristandade do Novo Testamento. Paulo mostra que a autoridade do líder cristão não é baseada na força ou na imposição, mas no amor...

2. Ele roga pelas misericórdias de Deus. rogo-lhes pelas misericórdias de Deus

Este é o maior dos argumentos para uma vida consagrada. Paulo quer que as misericórdias de Deus sejam notadas e produzam fruto para a glória de Deus.

Ele clama para que ação divina haja na vida da igreja de Roma, que a bondade, a pasciencia, o amor, a justiça, tudo isso que envolve a misericórdia atue na vida dos irmãos de Roma...

3. Paulo roga aos irmãos.  Portanto, irmãos,

A exortação é ministrada aos santos. Ele não apela a pecadores, mas àqueles que tiveram uma experiência com a graça e a misericórdia de Deus. Ou seja, eu e você. Paulo está falando aos nossos corações.  Ele está suplicando aos nossos corações... ele está dizendo é pra vocês que eu escrevo esse manual de conduta.

4. Ele roga que apresentem seus corpos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável. que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus;

Precisamos conhecer o contexto novamente para entendermos o que Paulo estava falando a igreja.

Deus estava olhando para a igreja em Roma com um sentimento pesaroso, porque via o mal espreitando igreja ali situada. Não que ela estivesse em pecado, mas o contexto social no qual estava inserida era perverso.

A Epístola foi escrita em um período de crescimento do alto império romano. Conforme crescia o império, cresciam as riquezas e os ricos romanos se entregavam de mais a mais à promiscuidade. Na cultura romana, havia instituído o culto ao deus grego Dionísio, transnominado para Baco, o deus do vinho.

Orgias desenfreadas, embriaguez, prostituição, adultério, homossexualismo e outras práticas pecaminosas eram deliberadamente executadas nos cultos a Baco.

Os romanos apresentavam seus corpos em sacrifício a esse deus pagão, se entregando completamente à carnalidade. Lembrando que essa igreja era predominantemente de gentios ou seja de pessoas convertidas oriundas dessa cultura.

Deus via o perigo que corria a igreja em Roma e teve compaixão, a compaixão de Deus estava enraizada no coração de Paulo, que também via o risco corrido.

Pela compaixão de Deus, o servo do Senhor suplica amorosamente aos crentes que se abstivessem dessas práticas. que buscassem a santidade que se mantivessem separados.

O sacrifício dos romanos a Baco era morto porque estava debaixo do pecado, e o pecado opera a morte, assim, Paulo insta aos servos de Deus em Roma a apresentarem seus corpos em sacrifício vivo, isto é, que não está sob pecado, santo, totalmente separado da impiedade dos romanos e de todos os demais pecados, e agradável a Deus, porque Deus, sendo puro, se agrada de coisas puras.

que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus;

Fazendo assim, os cristãos em Roma estariam apresentando um culto racional ao Senhor Todo-Poderoso.

A razão... é o aspecto mais óbvio de diferenciação entre um homem e um animal; não obstante, os participantes dos cultos a Baco, por causa da grande promiscuidade e da entrega total às paixões, assemelhavam-se mais a animais que a seres pensantes.

Dominados pela carnalidade e pelo instinto, eram como seres irracionais, sendo todo o seu culto também irracional. 

Entretanto, os crentes são exortados nesse contexto, a apresentarem um culto racional a Deus, configurado pela apresentação de seus corpos, livres da carnalidade e do pecado, "em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus".

Queridos irmãos, Paulo está nos dizendo que o servo de Deus não pode cultuar a Deus em pecado, não pode estar misturado e contaminado com a prostituição, o adultério, o homossexualismo e todos os outros tipos de pecado. Deus é puro e quer ser adorado por adoradores puros.

O pecado aborrece a Deus e todo aquele que se dispõe a adorar ao Senhor, mas permanece no pecado, desagrada-Lhe.

Interessante notar que o sacrifício do servo de Deus é vivo. Um culto vivo só é possível se o adorador adora a Deus e está em Cristo, porque é Cristo quem opera em nós a vida.

Cristo se ofereceu em sacrifício para salvação da humanidade. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus teve de morrer porque levou sobre si os nossos pecados, e pecado produz morte, mas nós que vivemos em Cristo não precisamos mais morrer, porque "[...] o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" [Is 53 5].

5. Ele roga que os crentes sejam diferentes. "E não vos conformeis com este mundo".

 A expressão grega συσχηματίζεσθε — suschematízesthe — traduzida por "não vivam como vivem as pessoas desse mundo", significa CONFORMAR-SE ao padrão estabelecido por outro ou moldar-se de acordo com a vontade de outro. 

Conformar-se é a ação de, sentindo-se já confortável e acostumado com a situação presente, não desejar uma melhoria, não obstante a consciência da existência de algo melhor. 

O conformismo é marcado pela apatia e, em consequência, pela falta de atitude perante o quadro vivido.

Paulo, exortando os cristão em Roma, exorta-nos a não nos conformarmos com este mundo, isto é, não nos acomodarmos a ele, apaticamente, desistindo e esquecendo do mundo vindouro, cujo aspecto e situação são infinitamente melhores do que os desta terra

Mundo aqui significa os habitantes do mundo moralmente considerado. O mundo é mau; ele jaz no maligno (I João 5:19). O diabo é seu deus. Ele domina o mundo. O mundo é centralizado em si mesmo e controlado por Satanás.

O crente não deve concordar nem ser igual a ele. Ele não deve se conformar com o mundo em seu modo de pensar e de agir. O crente deve pensar e agir de acordo com a Palavra de Deus. (Santander, pobreza, miséria)

O crente acomodado ao mundo de pecado aceita facilmente as coisas contrárias à palavra de Deus como se fossem de boa aceitação.

No céu não entra pecado. Nem adúlteros, nem homicidas, nem mentirosos, nem fornicários, nem homossexuais, nem os devassos, nem os que se prostituem, nem os soberbos, nem os orgulhosos, nem religiosos, nem zombadores, nem corruptos

 nem ainda todos os praticantes de coisas tais como estas entrarão no reino dos céus.

Indiferente, o acomodado, tendo já perdido a esperança, aceita sem grande resistência o infiltrar-se da perversidade no seio da igreja.

O conformado acostuma-se às práticas mundanas e começa a aceitá-las como normais, dizendo: "que importa? Se os homossexuais vivem bem...", e mais: "que há de estranho que os poderosos roubem todo o nosso dinheiro, adquirido com o nosso suor? Eu mesmo, se pudesse, faria o mesmo; o ser humano é mau mesmo" e várias outras afirmações que o próprio leitor pode deduzir.

Como Roma estava crescendo e consigo avultava-se a iniquidade, urgia aos cristãos de lá o não acomodarem-se a tais coisas, tanto quanto à natureza desta terra, que poderia ser vista na própria Roma, como nos territórios conquistados pelo império.

Todos os novos conhecimentos, novos povos, novas culturas, poderiam saltar aos olhos,  dos irmãos da igreja e ludibriar a muitos, mas Paulo estava dizendo "não vos conformeis".

 "Mas sede transformados". Primeiramente precisamos entender que quem deve ser transformado não é o mundo e sim nós mesmos. Tem gente que tenta transformar o mundo de qualquer jeito, mas não muda a usa vida em nada.

A palavra grega  μεταμορφοw é "matamorfoo", e significa "mudar de aparência". É a palavra usada para a transfiguração de Cristo.

No mundo espiritual, ao qual refere-se Paulo agora, há tipos de transformação: o novo nascimento e o aperfeiçoamento.

Como Paulo falava a cristãos, vê-se claramente que o "transformai-vos" refere-se ao aperfeiçoamento. Portanto, não se conformando a este mundo, pois há um infinitamente superior que nos espera, os cristãos em Roma deviam aperfeiçoar-se. E como?

Em nosso texto, denota uma mudança moral, a ser realizada pela renovação da mente. Mudança de mente – novos pensamentos e novos ideais – acontece na regeneração, e esta mudança de mente deve ser renovada e aprofundada.

A transformação exterior deve começar na mente e no coração. Se a conduta do homem tiver que ser certa, seu pensar tem que ser certo. Essa conduta será demonstrada pelo crente no seu dia a dia.

Os crentes são os "mostruários" de Deus. Temos que mostrar o fato e o valor de Deus na vida humana. Que tipo de "mostruário" estou sendo para Jesus Cristo, a Quem professo confiar, amar e obedecer? Que impressão minha vida faz nos outros?

Qual é o resultado dessa mudança, dessa transformação? Uma magnifica experiência com Deus. O texto diz: para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Sim é possível experimentarmos o melhor de Deus em nossas vidas. A Palavra de Deus nos revela que Deus tem uma vontade para nossas vidas e essa vontade é "BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA".

Se a vida que você está vivendo não é boa, agradável e perfeita, certamente não é a vida que Deus sonhou para que você vivesse.

O apostolo Paulo movido pelo Espírito do Próprio Deus, apresenta 3 adjetivos para demonstar a da vontade de Deus

"Bom" – "Adjetivo que corresponde plenamente ao que é exigido, desejado ou esperado quanto à sua natureza, adequação, função, eficácia, funcionamento, etc. "(Fonte: Google)

 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Tg 1.17

"Agradável" – Adjetivo – "Capaz de agradar, de satisfazer. […] Deleitoso; que causa prazer, deleite: sensações agradáveis. […] Que ocasiona boas sensações; que agrada os sentidos. […] Aquilo que ocasiona prazer, satisfação." (Fonte: dicio.com.br)

"Perfeito" – Adjetivo – "Acabado, rematado, completo. Sem defeito. Magistral. Primoroso. Notável." (Fonte Priberam dicionário)

A vontade de Deus é aquela que corresponde plenamente os sonhos bons que você tem. É aquela que traz deleite, prazer. É absolutamente completa e sem defeito!

Sim, Deus tem prazer em nos abençoar e tudo o que precisava ser feito para tornar o impossível em possível,  foi Deus se fazer carne e sofrer a punição terrível que merecíamos por nossas maldades.

Posso dizer claramente que Deus tem o melhor em tudo pra você. A vontade dEle para você é deleitosa, atende (supera) suas expectativas e é absolutamente perfeita, sem causar dor!

Em Salmos 34, verso 8, a Palavra do Senhor diz: "Provem e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!" Nessa passagem bíblica o salmista nos orienta a provar e ver como o Senhor é bom. O nosso Deus é um Deus bom, Ele está sempre de coração aberto para nos amar, perdoar e abençoar.

O Salmo 23:6 fala diso, "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre."

 


Tema: O Manual do Crente

Texto: Romanos 12.3-21

O Domingo passado iniciamos a exposição de Romanos 12 e tratamos os 2 primeiros versículos onde o apostolo Paulo procura explicar a vida da fé na prática e inculcar a seus leitores o dever da vida cristã.

 E deixa claro que o trabalhar de Deus na vida do crente é uma experiência interior que deve ter expressão exterior na qual nos posicionamos e dizemos não ao mundo.

A vida cristã é radicalmente consagrada a Deus, vivida não em conformidade com o mundo, mas em "transformação" no sentido de Deus..

No finalzinho do verso 2 o Apostolo nos pede algo. O que ele pede?  um culto racional, isto é um culto espiritual, que seja um contraste com o sacrifício de animais brutos da época ou de uma religiosidade contemporânea, ele nos pede uma entrega moral a Deus, antes que cerimonial. Ele nos apresenta o princípio fundamental da vida cristã, sacrifício pessoal e um devotamento a Deus.

E a partir de verso 3 ele nos passa uma cartilha pratica de comportamento e postura do cristão, que podemos chamar de "O manual do cristão"

Se você procura ser um cristão verdadeiro, esse texto tem que ser levado muito a sério por você, aqui encontramos um manual de como dever ser esse culto racional, e qual deve ser a nossa postura como cristãos.

1. Não se exalte... v3

"Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu." Romanos 12:3 NVI

Paulo traz em sua discussão a atitude de autopromoção ou de pensar de si mesmo como melhor que os outros. Cada membro do corpo deve ser modesto em seus pensamentos e julgar a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu. Cada um compreende a sua importância e as diferentes funções que cada membro executa para o benefício de todos.

Pela graça que me foi dada (3); Moff. "em virtude do meu ofício". Paulo declara que os talentos de Deus recebidos devem ser usados com humildade.

 Os que têm dons especiais são tentados a fazer alto conceito de si mesmos e a se tornar importantes; daí o apóstolo avisar que os tais se devem olhar com seriedade e evitar vaidade.

Faça uma estimativa justa do seu dom. Há medidas diferentes de fé – não pense que sabe tudo – não aja como se fosse o "Dr. Sabe-Tudo". Pense seriamente em você e suas habilidades. Não se envenene com o orgulho. Reconheça os dons dos outros. Seja humilde.

2.  Todos estamos servindo a um propósito maior, cujo o cabeça é Cristo. V4-5

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." Romanos 12:4-5 NVI

Somos muitos membros em um só corpo. Cada igreja (a assembléia local) é um corpo de Cristo.

Cada membro tem seu próprio dom e lugar no corpo e o que ele faz afeta todo este corpo. Cada membro da igreja deve ser querido e bem-amado pelos outros membros.

Paulo usa o conceito do corpo humano para ensinar aos cristãos como eles devem viver e trabalhar juntos. Assim como as partes do corpo funcionam sob a direção do cérebro, assim também os cristãos devem trabalhar juntos sob o comando e a autoridade de Cristo. (1 Coríntios 12:13; Efésios 4: 1-6).

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós, foi dado beber de um único Espírito.1 Coríntios 12:13

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Efésios 4:4-6

E assim em Cristo há muitos membros que formam um corpo. Nós pertencemos um ao outro, apesar de nossa cultura e tradições étnicas, tradições religiosas, línguas e status, não importando se ricos ou pobres. Nós somos um no corpo de Cristo. Os cristãos que formam o corpo de Cristo recebem vida e espírito da Cabeça que é Cristo.

3.  Fala sobre os Dons. Ele pede que exerçamos o dom com excelência... independentemente qual seja a sua tarefa. V6-8

"Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." Romanos 12:6-8 NVI

Os dons espirituais que nós recebemos não são apenas para nos beneficiar, mas também para o bem de outros.

Como crentes, nós somos desafiados a viver no mundo, não como pessoas confusas e inúteis, mas nós devemos fazer bom uso dos dons, talentos e habilidades que Deus nos deu para beneficiar todos no corpo de Cristo (a Igreja).

Compartilhar nossos talentos dados por Deus fortalece a nossa unidade cristã no corpo, erradica a pobreza e melhora as situações em desvantagem. Ele está pensando claramente na comunidade cristã como organismo social, com os seus vários membros cooperando em serviço mútuo.

Cada membro deve exercer seu próprio dom. Não é um talento natural, mas um dom dado de modo soberano pelo Espírito Santo.       7 deste dons dados abaixo.

A. Profetizar.  A origem ou etimologia da palavra "profeta", tanto no Velho como no Novo Testamento ("VT" e "NT"), é "anunciador" no hebraico Nabí "porta voz".

Do grego temos que o significado de profetizar é "fornecer luz". Sendo assim, o sentido bíblico da palavra profeta ou profecia, prophanai (o que fala antes, o que prognostica), formada com o prefixo pro- (que está antes no tempo ou no espaço) e phanai (falar, dizer), é a ideia de estar falando da presença de Deus, ou melhor, a partir de Sua presença, expor os oráculos de Deus.

Esta é a capacidade dada pelo Espírito ao crente de articular a verdade divina revelando a vontade de Deus em eventos futuros.

 Não entanto, essa palavra parece ter ganhado um sentido mais amplo  no Novo Testamento, inclusive o dom de explicar as Escrituras. Tanto é predizer quanto proclamar. É a declaração inspirada da verdade, ou a pregação.

B. Ministrar. A palavra grega significa serviço e é usada num sentido amplo. É usada em relação a um serviço prático na igreja, o qual não é nomeado. Cada membro tem que prestar algum serviço.

B1.  Servir é o desejo e o poder dado por Deus para dar assistência prática aos membros e líderes da igreja para ajudá-los a realizar suas responsabilidades com Deus (Atos 6: 2-4).

C. Ensinar. A capacidade de ensinar a Palavra de Deus é um dom do Espírito. É um dom que o pastor deve ter (I Timóteo 3:2).

Ensinar é o desejo, habilidade e poder dado por Deus para proclamar as palavras de Deus de tal maneira que ensina o coração, a consciência e a vontade dos ouvintes, estimula a fé e produz um comprometimento mais profundo com Cristo. (Atos 11: 23, 14: 22, 15: 30-32, 16: 40, 1 Coríntios 14: 3, 1 Tessalonicenses 5: 9-22, Hebreus 10: 24-25)

D. Exortar. (ânimo) Isto significa chamar à responsabilidade e dissuadir do pecado, e requer um talento peculiar – o dom do Espírito. Não é um ofício.

Precisamos de leigos em nossas igrejas com o dom da exortação – homens que possam desafiar os irmãos à uma atividade maior; que sejam mais que "esquentadores de banco". A exortação de um leigo temente a Deus parece ter mais efeito do que a de um pastor.

E. Dar. (contribuir) Dar tanto é uma responsabilidade quanto é uma graça (II Coríntios 8:9). É responsabilidade de todos e graça concedida a alguns.

Onde esta graça é exercida, haverá grandes presentes para o trabalho da igreja. Vamos ser grandes doadores, mas sem fanfarra nem ostentação.

F. Governar. (liderar) A palavra no grego significa "ir adiante" ou "tomar a liderança". Liderança é o desejo, habilidade e poder dados por Deus para guiar e supervisionar as várias atividades da igreja para o bem espiritual de todos (Efésios 4: 11-12, 1 Timóteo 3: 1-7.17.24).  É usada para o pastor em I Timóteo 3:4 e 5:17.

G. Exercer Misericórdia. O dom de ajudar o necessitado e de perdoar o inimigo. misericórdia é o desejo, habilidade e poder de Deus para ajudar e confortar aqueles que estão em necessidade ou desgraça (Efésios 2: 4).

Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, Ef2.4

RESPONSABILIDADES GERAIS BASEADAS NOS RELACIONAMENTOS ESPIRITUAIS (V. 9-16).

2. A LEI DO AMOR EXPRESSA EM VÁRIAS ATIVIDADES (Rm 12.9-13) –

"O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor." Romanos 12:9-11 NVI

O amor, que é realmente o princípio governante da vida cristã, é mais do que uma comoção e é de natureza mais firme do que mero sentimentalismo ou pura filantropia.

O termo grego agape implica uma cota de intelecto é decisão tanto quanto de sentimento. Amar é uma decisão , é intenção. Não temos desculpas.

Versículo 9. O amor deve ser sincero, sem hipocrisia. Amor fingido é ódio disfarçado. "Aborrecei o mal". Não basta deixar de fazer o que é errado: é preciso odiar o pecado. "Apegai-vos ao bem". Nosso dever cristão não é só o lado negativo; há também um lado positivo ao seu caráter. À medida que odeia o mal, ele deve amar e se apegar ao que é bom.

Versículo 10. Devemos amar uns aos outros, como membros da mesma família. E onde estiverem envolvidas a honra e a preferência, devemos querer que outro irmão as receba. A visão do mundo é receber honra, mas os crentes devem competir uns com os outros em dar honra.

Versículo 11. "Não sejais vagarosos no cuidado". Isto não se refere ao trabalho secular, mas ao serviço ao Senhor. Devemos ter fervor pelo trabalho de Deus, nunca deixar que o entusiasmo arrefeça.

Versículo 12. "Esperança … tribulação … oração":

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

a parte principal da vida de muitos. Talvez não possamos nos regozijar nas presentes condições, mas podemos nos regozijar na esperança de um dia melhor. ( o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã)

 E esta esperança dará paciência e perseverança no dia da aflição, porque a esperança vê um fim para ele. E, ao mesmo tempo em que esperamos e sofremos, podemos continuar orando.

Versículo 13.

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.

Temos que aliviar as necessidades dos crentes e praticar hospitalidade. Isto implica na posse particular de bens e está muito longe do que pregam o socialismo e o comunismo.

 Alguns têm mais que outros. Aqueles que têm, devem compartilhar, voluntariamente, com o que não têm. Mas nunca se deve tolerar nem encorajar a indolência.

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. 2 Tessalonicenses 3:10,11

 Ver II Tessalonicenses 3:10-11 para uma verdade equilibrada. Cada lar cristão deve ser uma pousada onde membros da família da fé possam encontrar acolhida. Hebreus 13:2.

GRAÇAS CRISTÃS PARA COM O MUNDO (v. 14-21).

 Nesta outra lista de preceitos morais; Paulo pode ter mais em mente pessoas não cristãs.

Versículo 14. Abençoe os que o perseguem.

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. O crente nunca deve reagir igual a eles. Não devemos lutar contra o diabo com fogo; ele sabe mais sobre essa arma do que nós. Temos que abençoar a quem nos amaldiçoa; e não reagir "dente por dente".

Versículo 15. Compartilhe as experiências pelas quais os outros passam.  ter Empatia...

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros.

Regozije-se com os que se regozijam e chore com os que choram. Eis aqui a sabedoria cristã. Cristo não chorou em Caná, nem riu no túmulo de Lázaro. é um eco do ensino de nosso Senhor no Sermão do Monte (Mt 5.44). "Partilhai das alegrias e tristezas dos outros"

Versículo 16. "Sede unânimes entre vós".

Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Seja uma pessoa fácil de se conviver. Respeitem-se mutuamente e que esta atitude alcance os mais humildes. Não seja esnobe nem exclusivista. O mundo negligencia e rejeita quem é humilde, mas Cristo morreu por pessoas assim e devemos ter comunhão com elas no corpo de Cristo. Não se ache o maior!

Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. 2 Coríntios 13:11

Versículo 17. "A ninguém torneis mal por mal".

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Vença o mal com o bem. Seja honesto. Os olhos do mundo estão a observá-lo, por isso, cuidado como anda! Mateus 5:16.

Versículo 18.

Façam todo o possível para viver em paz com todos.

Faça tudo para viver em paz com todo mundo. Certifique-se que não está entre os culpados, quando a paz for destruída. Se os homens o odeiam, deixe que o odeiem por seu amor à verdade e não pelo mal que faz.

Versículo 19. Não procure se vingar.

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.

A vingança pertence a Deus. Quando um crente busca vingar-se – quando tenta descontar o que o inimigo lhe fez – ele próprio se solta das mãos do Pai Celestial.

É como se dissesse que pode resolver o caso com o inimigo, melhor do que Deus. Não usurpe o lugar de Deus no juízo; espere e Ele vai agir! Ele resolverá tudo no tempo certo.

Dai lugar à ira (19). Pode significar ou que devemos deixar com Deus o exercício da ira, como se declara em Dt 32.35, A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. " Deuteronômio 32:35

Ou usamos de misericórdia para com os que nos perseguem. A segunda alternativa é a melhor interpretação. A atitude do cristão sob a regra do amor deve ser misericordiosa,

Versículo 20. Seja bondoso para com seu inimigo.

Ao contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".

Ajude-o, se estiver precisando. Deste modo, você vai amontoar brasas vivas sobre a cabeça dele. Este é o único castigo que poderá lhe infligir – e cuidado para não fazê-lo literalmente.

Perguntaram a certa senhora, que se queixou dos maus tratos do marido, se já tentara amontoar brasas vivas sobre a cabeça dele. Ela respondeu: Não, mas já joguei um balde de água quente em cima dele!

Versículo 21. Seja um vencedor. "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". Lute contra o seu inimigo com as armas da bondade. Você vence ao fazer do inimigo um amigo, deixando a vingança com Deus, a quem ela pertence. Que tanto o autor quanto o leitor possam receber graça para darem atenção a estas admoestações que repreendem a carne!