2014/10/14

Paixão Contagiante - 4: Paixão pela Igreja

Paixão por Deus

É possível buscar a Deus ele é real é uma oportunidade para a sua vida para transformação de sua vida, busque a Deus com Humildade, com sinceridade, com perseverança, e com genuíno arrependimento.

Paixão pela Santidade de Deus

Santidade é propósito de Deus para a sua vida, ele te criou para isso. Quando vc desenvolve uma postura santa no seu dia a dia isso só lhe trará benefícios, por que ser santo é algo bom. Quando eu me disponho a ser Santo pouco a pouco como num processo vamos nos tornando parecido com Cristo

Paixão Pelos Perdidos

Essa paixão por Deus e esse paixão pela santidade de Deus vai nos levar a cumprir o seu proposito que é alcançarmos vidas. Vidas que estão caminhando para morte eterna serão resgatados por nós. Pois foi com esse propósito que Deus nos criou para irmos e proclamarmos a libertação aos cativos. Por quê? Porque para Deus,  Uma alma vale mais do que o mundo inteiro, Lucas 9.25.

Paixão pela Igreja

Introdução Comece a lição perguntado:

     1. Se você é casado(a), como se sente ao ver seu cônjuge sendo maltratado por alguém? Se solteiro(a), quais são seus sentimentos ao ver sua mãe sendo maltratada?

     A Bíblia compara a Igreja a uma noiva e a uma esposa. O Senhor é apaixonado pela Igreja e se importa com tudo que lhe diz respeito. Ao ver sua Igreja sendo maltratada, fica irado e, por zelo e cuidado, atua em seu socorro e proteção.

Quando a vê sendo cortejada por outros e cedendo à tentação, fica enciumado e entristecido. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Tg 4:5

Creio que o Espírito que habita em nós se entristece quando nos inclinamos para coisas contrárias ao Seu guiar. O termo "ciúmes" pode ter um sentido positivo no que diz respeito a Ele desejar nosso coração somente voltado para Ele e não para outras coisas ... A Bíblia diz para andarmos guiados pelo Espírito .. buscando as coisas e assuntos do Espírito .. e quando desviamos dessa via .. Ele se entristece .. pq somos propriedade de Deus .. e é exclusiva.

Assim o Pai se expressa, por meio do profeta Jeremias: Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada. (...) Será que uma jovem se esquece das suas joias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim por dias sem fim. Com quanta habilidade você busca o amor! Mesmo as mulheres da pior espécie aprenderam com o seu procedimento. (...) Você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim?', pergunta o Senhor. (...) Como a mulher que trai o marido, assim você tem sido infiel comigo, ó comunidade de Israel, declara o Senhor. Jeremias 2.2,32-33; 3.1,20.

 DESENVOLVIMENTO

Se Deus é tão apaixonado pela Igreja, a ponto de sentir ciúmes, paixão pela Igreja é algo que também deve estar no coração daqueles que são apaixonados por Deus. Entretanto, como já aprendemos, a paixão não pode se limitar apenas a um sentimento, deve motivar-nos a agir. Que ações o nosso apaixonado Deus pratica em favor de sua amada noiva? E nós, como apaixonados pela Igreja, o que deveríamos fazer por ela?

Paulo trata desse tema quando escreve aos Efésios: Maridos ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, Efésios 5.25-29.

1. Paixão pela Igreja é entrega em favor dela

Paulo enfatiza que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja. Como Jesus amou sua Igreja? Entregando-se em favor dela. Nós também, como apaixonados pela Igreja, devemos entregar-nos por ela, investindo o melhor dos nossos recursos.

A paixão pela Igreja pede que eu e você, por sermos apaixonados por Deus, nos disponhamos a dar nosso tempo, dinheiro e energia em prol dela. Infelizmente irmãos vivemos tempo onde muitas pessoas que se dizem cristãs tem se importado cada vez menos com o trabalho e o serviço dentro da casa de Deus. Cada dia que passa se envolve cada vez menos. Não há uma entrega, não há uma postura de sacrifício,  Jesus cristo se dou completamente a sua igreja, mas o contrario não tem sido verdadeiro.

Ilustração:

Imagine que é uma típica tarde de sexta - feira e você está 
dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância. Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida.  Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem. 

De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.  Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz: Pai? Esse é meu nome! E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita: 

"Esperem!" E eles respondem:  "Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto." Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana. -"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho.

"Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta: "Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"

O sorriso do médico desaparece e ele responde:  "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados...Precisamos de todo o sangue de seu filho..."Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar :"Mas...mas..." O médico insiste:  -"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!" 

Você, então, pergunta:-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão? "E vem a resposta:"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!" Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina. Perguntam-lhe: -"Quer ver seu filho agora?"  Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu  filho, que está sentado na cama, e ele diz: -"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"  O pai segura na mão dele e fala: -"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"

O médico regressa e diz:-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"  Nisso, seu filho pergunta: -"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"  E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV.  E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar: 

 MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?  Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:  MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO? 

É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário. É curioso como a luxúria, crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho.  CURIOSO, NÃO É? É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim.

Precisamos ser uma igreja completamente apaixonada por Deus que se entregue totalmente a ele. Deus esta esperando que voce fassa parte dessa igreja querido irmão...

2. Paixão pela Igreja é trabalhar para edificá-la

Jesus se entregou em favor da Igreja para santificá-la, de modo que ela lhe seja apresentada gloriosa, santa e inculpável, escreve Paulo. Como noivo apaixonado, Jesus está trabalhando pela edificação de sua amada. Paixão pela Igreja é trabalhar para edificá-la. E essa edificação é manifestada pelo uso dos dons espirituais dados pelo Espírito Santo à sua Igreja, como afirma Paulo em 1 Coríntios 12.1-31.

A Igreja é um organismo que se edifica a si mesma com o auxílio de Deus. Em Efésios 4.15- 16 lemos: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Paixão pela Igreja se manifesta ao sermos motivados a trabalhar pela sua edificação e cada um de nós faz a sua parte. Paixão pela igreja é buscar crescer em espiritualidade, clamando a cada dia por unção, por presença do Espirito Santo em sua vida, é pedir que Deus te dê tento da sua unção que vc possa ser ousado em manifestar a vide dele que esta em vc. É buscar os dons do Espirito. Dom de Milagres e Maravilhas, Dom de Profecia, Dom de cura,

1 Coríntios 12:8-10 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

3. Paixão pela Igreja é cuidar

Jesus cuida e alimenta a Igreja assim como alguém faria com o seu próprio corpo. Paixão pela Igreja implica cuidado. O cuidado motivado pela paixão nos leva ao zelo. Quando Jesus expulsou com violência os vendedores e cambistas do Templo de Jerusalém, os discípulos, ao verem o Mestre tão irado, lembraram-se do Salmo 69.9: Pois o zelo da tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim. Jesus, movido pela paixão, cuidou da casa de seu Pai. Paixão pela Igreja deve nos levar a cuidar e zelar por ela. Como podemos cuidar e zelar pela Igreja? A essa pergunta Paulo responde com estas palavras, em sua "Carta da paixão pela Igreja": Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o possível para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos, Efésios 4.1-4.

O cuidado e o zelo a que a paixão pela Igreja nos induz se manifesta na conservação da sua unidade. Paulo enfatiza que devemos fazer todo o possível para conservar a unidade da Igreja. Todo o possível. Devemos nos empenhar com todos os nossos recursos para que não haja divisões na Igreja. Como a unidade é mantida? Pelo vínculo da paz, isto é, quando há paz entre os irmãos. Nós, os apaixonados pela Igreja, devemos agir pela promoção da paz em nosso meio. Como? Praticando ações que gerem paz entre nós mesmos e os outros e, também, entre os irmãos.

O autor de Efésios declara que isso é alcançado quando agimos com humildade, docilidade e paciência uns com outros. O orgulho nos divide. A agressividade nos fere. A impaciência nos afasta. A grande importância de se conservar a unidade da Igreja é que, se ela está dividida, perde o seu poder de influência sobre a sociedade que vive em trevas.

Está escrito que as portas do inferno não poderão resistir à Igreja, Mateus 16.18, e que a Igreja será reconhecida pela sua unidade em amor, João 13.35. Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá, disse Jesus, em Mateus 12.25.

O poder de transformação social da Igreja está em sua unidade. Sem unidade, ela é como Sansão sem os seus cabelos: sem força e derrotada pelos seus inimigos.

 CONCLUSÃO

"Paixão pela Igreja" foi o assunto desta série "Paixão Contagiante". Essa paixão se manifesta por meio de entrega, trabalho e cuidado para que a Igreja seja edificada e a sua unidade seja mantida. Ela é a noiva amada de Cristo e ele, como noivo apaixonado, age em favor dela. É impossível não amar o que Jesus ama. Paixão por Deus resulta em paixão pela Igreja.

APLICAÇÃO

Ao final da reunião de hoje, em demonstração de paixão pela Igreja, convide todos os presentes a participarem do culto do amigo , desafie cada membro a trazer três pessoas a este culto que será realizado no domingo (26/10).

ÁUDIO: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-210914/

Paixão Contagiante - 3: Paixão pelos Perdidos

Texto: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo." — MATEUS 22: 37-39.

Paixão contagiante... série de sermão...

Paixão por Deus

Estar apaixonado por Deus é uma experiência muito próxima ao de se apaixonar por alguém. Uma das principais características da paixão é o desejo de se estar com a pessoa amada. Isso é algo muito forte e quando isso não é possível, ficamos pensando ou sonhando com ela o tempo todo. O sujeito apaixonado anseia intensamente passar tempo com o objeto de sua paixão.

Quem está apaixonado por Deus quer passar tempo com ele. Em linguagem bíblica, aquele que tem paixão por Deus dedica-se intensamente a buscá-lo até o encontrar. Seria isso possível? De acordo com a Bíblia Sagrada, sim.

Isaías 55.6 declara: Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto. Duas coisas muito importantes podemos aprender com este verso:

1. Buscar a Deus é real e possível

2. Buscar a Deus é uma oportunidade passageira

Por duas vezes Isaías 55.6 apresenta a palavra "enquanto". Busquem ao Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto.

Qual a mensagem contida nessa palavra? Chegará um tempo em que buscarão ao Senhor, mas não será encontrado; clamarão por ele, mas ele não estará por perto para ouvir. Hoje é possível buscar a Deus, pois ele está acessível. Mas essa oportunidade passará. Quando será isso? Não há como definir esse tempo, em termos de calendário. O que podemos afirmar com certeza é que a oportunidade para se buscar a Deus findará quando o Senhor Jesus voltar a Terra. Vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.

BUSCAR A DEUS EXIGE:

1.  SINCERIDADE E INTENCIDADE

2. PERSEVERANÇA jacó lutou com Deus

3. HUMILDADE se propício a mim pois sou pecador

4. DEDICAÇÃO EM ORAÇÃO

5. ARREPENDIMENTO

Paixão pela Santidade de Deus

Por causa da cultura religiosa de nosso país, muitos de nós, ao ouvir a palavra "santo" pensam nos homens e mulheres que foram canonizados pela Igreja Católica e em suas imagens. Assim, o conceito de santidade vigente é o de algo acessível apenas a pessoas extraordinárias e especiais, que estão em um patamar acima dos seres humanos comuns. Aos meros mortais resta apenas se inspirar nesses homens e mulheres para tentar, a duras penas e com muitos fracassos, ser pessoas melhores.

Esse pensamento, entretanto, não é bíblico. Não são esses os conceitos que a Bíblia tem para "santo" e "santidade". Nela, "santo" tem o sentido de "separado" e "santidade", de "separação"

A paixão por Deus é o grande incentivo para sermos santos. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. (...) Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, disse Jesus em João 14.21,23.

1. Santidade é ser como Jesus

Os que amam a Deus se tornam conformes à imagem de seu Filho, escreveu Paulo aos Romanos. Assim, santidade é algo concreto e tem um perfil definido. Ser santo é ser como Jesus. Agir com santidade é agir como Jesus agiria. O apóstolo Pedro também escreve sobre isso em sua primeira epístola: Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos, 1 Pedro 2.21.

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos

"Chamados", "propósito" e "predestinou" são termos usados para declarar que Deus chamou os seus filhos para serem santos, estabelecendo a santidade como um dos propósitos para a vida deles.

3. Santidade é algo bom

Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. E ao contrário do que o mundo diz, ser santo é algo bom, agradável e perfeito. Uma vida boa, agradável e perfeita se encontra na santidade e não na libertinagem e no pecado. Pecado atrai maldição, que gera sofrimento. Santidade atrai bênção, que gera felicidade.

4. Santidade é integral, ou seja, do corpo e do espírito

Purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito. Santidade não diz respeito apenas ao que é espiritual. O pecado não afeta apenas o nosso espírito. A santidade também diz respeito ao corpo. a sua postura profissional, familiar, relacionamento com outros.

5. Santidade se desenvolve em um processo

Santidade é algo que não se adquire em um único momento, em um estalar de dedos. Ela se desenvolve em um processo, é aperfeiçoada à medida que perseveramos em deixar o pecado e obedecer a Deus. Desenvolvei a vossa salvação fp 2.12

6. Santidade se dá pelo temor a Deus

O temor a Deus nos leva à santidade alertando-nos das trágicas consequências do nosso pecado e nos apontando o melhor caminho a seguir. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, ensina o Livro de Provérbios. O temor do Senhor nos capacita a fazer boas escolhas.

Texto: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo." — MATEUS 22: 37-39.

Paixão Pelos Perdidos

Comece a lição perguntando:

1. Qual é sentimentos lhe vêm ao coração quando você está dentro de um carro, parado em um semáforo, e uma criança ou um adulto carente se aproxima pedindo dinheiro?

2. Que pessoas com grandes problemas e necessidades você encontrou em seu caminho no dia de hoje?

São muitas as pessoas ao nosso redor que estão perdidas e carentes.

·         Jovens pedindo dinheiro em um semáforo e, para tanto, fazendo malabarismos circenses.

·         Um homem deitado sobre papelões e coberto por uma fina manta embaixo da marquise de um luxuoso edifício comercial.

·          Uma mulher com síndrome do pânico que, por causa das limitações da doença, não pôde cursar o último ano da faculdade, continuar a trabalhar e mal consegue sair de casa.

·         Um marido que não sabe mais o que fazer para ajudar a esposa que está perturbada emocional e espiritualmente.

·         É uma família que está sendo destruída pela pelos vícios.

Basta abrir bem os olhos para notar os muitos problemas e necessitados que há nesta cidade. O que sentimos quando vemos cenas como essas? Repulsa e rejeição? Dó e pena? Desprezo e desdém? E o que Deus sente? Que sentimentos passam pelo coração do Todo-Poderoso ao ver a humanidade perdida? Ele é insensível e fica indiferente? Ou é sensível e se emociona?

Se temos paixão por Deus ou queremos ser apaixonados por ele, temos de ser tocados pelo que lhe toca o coração.

O Pai não é insensível e indiferente à humanidade perdida e seus problemas. Quando ele a vê é tocado em suas emoções. João 11.33-35 declara que Jesus agitou-se no espírito, ficou perturbado e finalmente chorou ao ver que o seu amigo Lázaro estava morto. Um grande clamor de Deus foi registrado pelo profeta Isaías, ao compadecer-se pelo perdido povo de Israel: Então ouvi a voz do Senhor conclamando: Quem enviarei? Quem irá por nós? Isaías 6.8.

1. Paixão pelos perdidos está no coração de Deus

A história da ressurreição de Lázaro e o clamor divino ouvido pelo profeta Isaías, nos mostram que o coração de Deus está cheio de amor e paixão pelos perdidos. Jesus, ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor, Mateus 9.36. Ele também disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita, Mateus 9.37-38.

Jesus compara as multidões de perdidos a um grande campo pronto para a colheita. Entretanto, são poucos os trabalhadores. São poucos os que se dispõem a ir às grandes multidões de perdidos, para lhes oferecer a paz e a segurança do evangelho. O número de trabalhadores é insuficiente para tanta demanda.

Em Romanos 10.14-15 o apóstolo Paulo faz uma série de questionamentos ao tratar desse mesmo tema: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? O que responder a tão inquietantes perguntas? Paixão pelos perdidos está no coração de Deus

2. Paixão pelos perdidos pede prontidão para ir

Quando o Senhor perguntou, Quem enviarei? Quem irá por nós? Isaías respondeu, Eis-me aqui. Envia-me, Isaías 6.8. Isaías, homem de Deus, tinha paixão pelo Senhor e por isso, paixão pelos perdidos. Ele se apresentou prontamente como resposta ao chamado do Senhor. Se estivesse com Paulo quando ele fez aquela série de perguntas, Isaías certamente teria respondido: Eis-me aqui. Envia-me. Eu irei. Paixão pelos perdidos não é apenas um sentimento no coração, mas também uma disposição para agir.

3. Paixão pelos perdidos pede aproximação e envolvimento

Quando Jesus viu as multidões, percebeu a sua aflição e ele foi tomado por uma grande compaixão. A paixão pelos perdidos pede, além da prontidão para ir, aproximação e envolvimento. Devemos ir ao encontro do perdido, devemos aproximar-nos dele, envolvendo-nos com ele e suas necessidades. Não há como ter paixão pelo perdido e manter distância dele. Jesus pôde ver as multidões e perceber a sua aflição porque estava no meio delas.

4. Paixão pelos perdidos pede compaixão

Paixão e compaixão são sentimentos distintos, apesar de próximos. Jesus teve compaixão das multidões porque se importava com elas. O que isso quer dizer?  A paixão pelos perdidos levou Jesus a experimentar em si mesmo a dor e o sofrimento das multidões. Ele teve empatia por elas, enxergou a situação pelo seu ponto de vista.

5. A paixão pelos perdidos pede oração

Jesus orientou seus discípulos a orar ao Pai pedindo mais trabalhadores, pois era grande a multidão de perdidos e poucos os que estavam dispostos a ir. De fato, no Reino de Deus, nada acontece sem o poder da oração, tampouco a salvação dos perdidos. liderança...a igreja só se move quando as pessoas oram principalmente quandnós os lideres estão a frente.

A paixão pelos perdidos deixa de ser apenas um sentimento e passa a ser uma atitude quando intercedemos pela sua salvação. Em Gênesis 18.16-33, Abraão rogou ao Senhor para não destruir Sodoma e Gomorra, como estava planejado, por causa dos justos que viviam ali. Pediu-lhe para poupar os ímpios por amor aos justos.

6. Paixão pelos perdidos pede valores corretos

Por fim, como último texto desta lição, vamos ler Jonas 4.10-11: Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?

Esse texto registra um confronto feito por Deus aos valores de Jonas. O profeta foi de má vontade pregar a Palavra em Nínive e ficou profundamente descontente e furioso porque Deus perdoou o pecado do povo e não o destruiu. Entretanto, quando uma planta que lhe servia de sombra enquanto dormia foi devorada por uma lagarta e morreu, ele se enfureceu e lamentou a morte da planta.

E o Senhor então lhe pergunta: O que tem mais valor, uma planta ou grandes multidões de perdidos? Atualmente, há muitas pessoas apaixonadas pela ecologia que não medem esforços para preservar a flora e a fauna. se doem toda quando um cachorrinho ou  um gatinho é maltratado...

E os seres humanos? Onde estão aqueles que irão militar em favor da raça humana perdida? Onde estão aqueles que irão doar a vida pela salvação dos perdidos? Esses são os apaixonados por Deus. Esses são os apaixonados pelos perdidos.

ministrar

·         Se incomoda profundamente quando vê alguém caído na sarjeta

·         Quando vê alguém passando frio e é capaz de tirar do seu guarda-roupa um dos desenas de casaco que possuí é da pra pessoa

·         Quando vê alguém passando fome, coloca a sua mão no bolso e alimenta essa pessoa

·         Quando vê uma criança descansada e doa um sapato ou tênis dos muitos que vc temmmmm

·         Isso é a verdadeira oração...

CONCLUSÃO

Essa paixão vem do coração de Deus. Por sermos apaixonados pelo Pai, também nos tornamos apaixonados pelos perdidos. Isso, no entanto, não deve ficar restrito ao coração, temos de agir. Como? Dispondo-nos a ir onde estão os perdidos, aproximando-nos e envolvendo-nos com eles.

Como Jesus, devemos ter compaixão e interceder por eles. Por fim, todas essas ações, além de outras, são motivadas por paixão e por valores corretos. Qual é o valor de uma alma para Jesus? Uma alma vale mais do que o mundo inteiro, declara o Mestre, em Lucas 9.25.

Orar...

Culto Pratico

·          Dia do Amigo ou Evento de Colheita, ou seja, um evento evangelístico. 26/10

·         Oriente cada um dos presentes a fazer uma lista com três nomes de pessoas que não conhecem a Jesus;

·         Prepare um lanche caprichado, de modo a gerar um gostoso momento de quebra-gelo e conversa antes do início da reunião;

·         Escolha músicas de louvor que tenham um conteúdo evangelístico.

·         Escolha duas pessoas da célula para darem testemunhos de conversão a Cristo.

·         Prepare uma palavra evangelística e um apelo de conversão a Cristo. 


ÁUDIO: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-070914/ 

Paixão Contagiante - 2: Paixão por Santidade

Introdução

No ultimo domingo iniciamos essa série de mensagens falando sobre a paixão por Deus, para possuirmos paixão por Deus, necessitamos buscar a Deus, pois é possível adquirir essa paixão, não podemos deixar passar essa oportunidade.

Paixão por Deus exigirá de nós

· Sinceridade e intensidade

· Perseverança

· Humildade

· Dedicação na oração

· Arrependimento

Paixão pela santidade de Deus

Nós amamos pregar sobre a graça, falar sobre a graça, ajudar novas pessoas a entenderem a graça.

É assombroso que Deus nos declare justos em Cristo e não precisemos fazer nada para merecer. Que alegria saber que nosso generoso Deus derrama sobre nós tanta graça sobre graça. Mas a graça de Deus deveria levar-nos à santidade. Justiça imputada deveria conduzir a justiça PRÁTICA.

 Nós devemos andar de maneira digna do evangelho. Nós devemos PRATICAR nossa justiça. Jesus ensinou seus discípulos a praticar justiça.  Mas, diferente dos líderes religiosos daquela época, eles deveriam praticar justiça em todas as áreas da vida – especialmente em privado.

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 6.1)

Os fariseus praticam a justiça – em público. Mas não em privado. Eles faziam para mostrar-se. Eles ensinavam outros a serem santos, mas não era em secreto. Eles praticavam a justiça para receber o louvor de homens. Jesus nos ordena a praticar a justiça. Em público e em privado. A ter fome e sede de verdadeira justiça. A ser santos quer alguém esteja vendo ou não. A fugir da tentação quando estamos completamente sozinhos em um quarto de hotel longe de casa. A ser puros e santos às 2 da manhã de quinta bem como nos domingos de noite quando cantamos em igreja.  A ser puros em nossos pensamentos assim como quando compartilhamos nos pequenos grupos.

Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2 Coríntios 7.1)

A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4.22-24)

Comece a lição perguntando:

1. Em sua opinião, o que é santidade? O que é ser santo?

2. É possível ao ser humano comum ser santo? É comum escutarmos das pessoas dizendo que santo só foi Jesus...

Por causa da cultura religiosa de nosso país, muitos de nós, ao ouvir a palavra "santo" pensam nos homens e mulheres que foram canonizados pela Igreja Católica e em suas imagens. Assim, o conceito de santidade vigente é o de algo acessível apenas a pessoas extraordinárias e especiais, que estão em um patamar acima dos seres humanos comuns. (são quase anjos) Aos meros mortais resta apenas se inspirar nesses homens e mulheres para tentar, a duras penas e com muitos fracassos, ser pessoas melhores.

Esse pensamento, entretanto, não é bíblico. Não são esses os conceitos que a Bíblia tem para "santo" e "santidade". Nela, "santo" tem o sentido de "separado" e "santidade", de "separação".  Separado do quê? Separação para quê? Separado do pecado e separação para Deus. Assim, os conceitos de "pecado" e de "Deus" estão intimamente ligados aos de "santo" e "santidade".

Eu me torno santo à medida que me separo do pecado. Pecado é a transgressão voluntária da Lei. É quando o ser humano, por sua livre escolha, desobedece à vontade do Senhor. Eu me torno santo à medida que me disponho a obedecer à vontade do Pai e me separo para ele. O grande propósito e motivação para a santidade é Deus e o experimentar de sua presença. Eu me separo do pecado para estar com Deus. Eu tenho paixão por santidade porque tenho paixão por Deus.

Desenvolvimento

A paixão por Deus é o grande incentivo para sermos santos. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. (...) Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, disse Jesus em João 14.21,23.

Contudo, o que é santidade, de maneira concreta? Qual o perfil de uma pessoa santa? A Bíblia responde a essa pergunta em Romanos 8.28-29: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Aqueles que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1. Santidade é ser como Jesus. Os que amam a Deus se tornam conformes à imagem de seu Filho, escreveu Paulo aos Romanos. Assim, santidade é algo concreto e tem um perfil definido. Ser santo é ser como Jesus. Agir com santidade é agir como Jesus agiria.  O apóstolo Pedro também escreve sobre isso em sua primeira epístola: Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos, 1 Pedro 2.21.

Ser santo é seguir os passos de Jesus. O escritor Charles Sheldon incentiva todos aqueles que estão buscando santidade a se perguntar antes de qualquer ação: "Em meus passos, o que faria Jesus?". Essa pergunta deu nome ao seu livro e recentemente se transformou em filme. https://m.youtube.com/watch?v=XfvoFjCEyyQ

Santidade não é uma opção! Deus é santo e ele nos salvou para tornar-nos como ele é. Impureza e toda forma de injustiça faz parte de nossa vida pregressa.  Agora, devemos nos revestir do nosso novo "eu", criado segundo Deus em justiça e santidade. Deus nos chamou em santidade. Ele nos concede seu Espírito Santo para fazer-nos santos.

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos. "Chamados", "propósito" e "predestinou" são termos usados para declarar que Deus chamou os seus filhos para serem santos, estabelecendo a santidade como um dos propósitos para a vida deles. O que isso quer dizer? Propósito é sinônimo de destino. Mas para onde? Para quê? O propósito está relacionado ao sentido da vida. Assim, se santidade é propósito do Pai para seus filhos. A vida de um filho de Deus só terá sentido se for santa.  "Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor" ( Hb 12:14 ) Um filho de Deus só terá uma vida cheia de significado se estiver caminhando em direção à santidade. Sem santidade, a vida perde o seu sentido e fica vazia.

3. Santidade é algo bom. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, escreveu Paulo. A palavra "bem", de acordo com o texto, é para que aqueles que o amam sejam conformes à imagem de seu Filho. "Bem" diz respeito à santidade.

Assim, santidade é um bem que Deus tem para seus filhos; é algo bom. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, declara Paulo, em Romanos 12.2.

A vontade de Deus é sinônimo de santidade, é boa agradável e perfeita. E ao contrário do que o mundo diz, ser santo é algo bom, agradável e perfeito. Uma vida boa, agradável e perfeita se encontra na santidade e não na libertinagem e no pecado.  Pecado atrai maldição, que gera sofrimento. Santidade atrai bênção, que gera felicidade. Outro texto do apóstolo Paulo que trata de santidade: Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Portanto, saiam do meio deles e separem-se, diz o Senhor. Não toquem em coisas impuras e eu os receberei e lhes serei Pai e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.  Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus, 2 Coríntios 6.16-17; 7.1.

Primeiramente, o texto confirma o conceito de santidade que apresentamos há pouco. Nele, o próprio Senhor diz: Saiam do meio deles e separam-se. Não toquem em coisas impuras. Santidade, então, é separar-se do que é impuro.

4. Santidade é integral. ou seja, do corpo e do espírito Purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito. Santidade não diz respeito apenas ao que é espiritual. O pecado não afeta apenas o nosso espírito. A santidade também diz respeito ao corpo. Gênesis 2.7 declara que o Senhor criou o ser humano com parte material, o pó da terra, e imaterial, o fôlego de vida.Ele não despreza o corpo em favor do espírito nem vice-versa. Seu desejo é que nós tenhamos uma santidade integral, que envolva o corpo, a alma e o espírito. Santidade não se limita a pureza sexual. Devemos ter fome e sede de justiça – ou agir corretamente – em todos os nossos relacionamentos.  Santidade é fazer o que é certo para nossos cônjuges e filhos. Fazer o que é certo com o nosso próximo.  Mentir, roubar ou sonegar impostos não é justiça. Reclamar e murmurar não é justiça. Nós queremos PRATICAR JUSTIÇA. Não queremos simplesmente falar sobre ela. Hospitais encorajam a prática da higiene. Eles colocam avisos e lembretes por todo o lugar – lave suas mãos – não espalhe doenças; lave suas mãos. Eles têm contêineres de gel antibacteriano por todo o ambiente. Caixas de luvas de látex nos quartos dos pacientes; latas de lixo com símbolos especiais. Cada agulha é individualmente embalada e eles não usam uma agulha mais de uma vez.  Antes de tiraram sangue, eles pincelam seu braço com algo que mate todos os germes na área. Hospitais PRATICAM higiene. Por quê? Por que, se não o fizerem, haverá consequências. As pessoas podem ficar doentes e morrer. Você consegue imaginar um hospital que diz que acredita em higiene, mas não a pratica? "Ah, claro que sim, nós acreditamos em saneamento. Nós lavamos nossas mãos? Bem… não… Nós reutilizamos seringas? Ora, o que tem de errado nisso? Aqui, coloque isso na sua boca para eu tirar sua temperatura. Só foi usado algumas vezes; você ficará bem". Eu não quero ir num hospital que apenas fala sobre ser limpo; quero que eles sejam apaixonados por higiene.

Quanto maior deveria ser nossa paixão pela santidade! Nós devemos ser santos e justos em todas as áreas das nossas vidas. Santos em nossos pensamentos, em nosso falar. Xingamentos, piadas sujas, fofoca e difamação deveriam ficar longe dos nossos lábios. Devemos ser santos com nossos olhos e desviar-se de toda impureza. Devemos procurar santidade em nossas ações. santidade integral...

5. Santidade se desenvolve em um processo. Santidade é algo que não se adquire em um único momento, em um estalar de dedos.  Ela se desenvolve em um processo, é aperfeiçoada à medida que perseveramos em deixar o pecado e obedecer a Deus.  Não devemos cultivar expectativas erradas quanto à santidade, esperando alcançá-la de uma vez por todas em uma reunião ou por meio de uma oração. Ela não é instantânea. A santidade é uma estrada que se percorre com perseverança. Desenvolvei a Vossa salvação Felipenses 2.12

6. Santidade se dá pelo temor a Deus. O aperfeiçoamento a santidade se da no temor de Deus. Para sermos santos devemos temer a Deus.

O que é temor? Não é medo. Seria incoerente se o fosse. Como amor e medo podem conviver?  A Bíblia responde: No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor, 1 João 4.18.  O temor a Deus não nos motiva à santidade colocando em nós medo do castigo divino caso pecarmos. Definitivamente, não! O temor a Deus nos leva à santidade alertando-nos das trágicas consequências do nosso pecado e nos apontando o melhor caminho a seguir.  O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, ensina o Livro de Provérbios. O temor do Senhor nos capacita a fazer boas escolhas.

Conclusão

Nesta segunda mensagem da série "Paixão Contagiante", aprendemos que o conceito bíblico de santidade difere do que a nossa cultura religiosa afirma sobre isso.  Santo não é alguém extraordinário ou especial, que merece adoração e devoção dos demais, mas sim uma pessoa comum que, apaixonada por Deus, decide obedecer à sua vontade e viver de modo agradável a ele.

 Seis importantes princípios bíblicos sobre santidade:

1. Santidade é ser como Jesus;

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos;

3. Santidade é algo bom;

4. Santidade é integral, ou seja, do corpo e do espírito;

5.Santidade se desenvolve em um processo;

6. Santidade se dá pelo temor a Deus.


áudio: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-270714/


Paixão Contagiante - 1: Paixão por Deus

Isaías 55.6  Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto.

Introdução

Comece a reunião perguntando:

1. Você já se apaixonou por alguém? Como foi viver apaixonado? Como era o seu comportamento no dia a dia, movido por essa paixão?

 2. Você já foi correspondido em uma paixão? E quando não foi correspondido, como você reagiu?

 Hoje daremos início a uma nova série de sermão, "Paixão Contagiante", que trata do nosso relacionamento com Deus, com o próximo, com a igreja, fala de um avivamento espiritual. O objetivo principal é despertar no coração de cada um nós participante dessa comunidade, participantes de nossas Células, de nossos ministérios, uma paixão que se propaga como o fogo, em um incêndio, contagiando a todos. despertando uma verdadeira paixão por tudo que seja relacionado a Deus.  Toda paixão tem seu objeto de desejo. Numa paixão romântica, o alvo é o homem ou a mulher. Nesta série, trataremos de quatro focos de nossa paixão: Deus, santidade, o perdido e a Igreja.

Desenvolvimento

No começo perguntei se você já se teve uma experiência de uma paixão romântica. Agora pense e responda:

1. Você já esteve apaixonado por Deus?

2. Você acha possível se apaixonar por Deus? Por quê?

3. Em que a paixão por Deus se assemelha ou se diferencia da paixão romântica?

Estar apaixonado por Deus é uma experiência muito próxima ao de se apaixonar por alguém. Uma das principais características da paixão é o desejo de se estar com a pessoa amada. Isso é algo muito forte e quando isso não é possível, ficamos pensando ou sonhando com ela o tempo todo. O sujeito apaixonado anseia intensamente passar tempo com o objeto de sua paixão.  

Quem está apaixonado por Deus quer passar tempo com ele. Em linguagem bíblica, aquele que tem paixão por Deus dedica-se intensamente a buscá-lo até o encontrar. Seria isso possível? De acordo com a Bíblia Sagrada, sim.

Isaías 55.6 declara: Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto.

Podemos aprender principios importantes, sobre o possuir paixão por Deus através deste verso, mas primeiro precisamos entender 2 coisas:

1. Buscar a Deus é real e possível:

É possível buscar a Deus e achá-lo, afirma o profeta. Ele está perto para ouvir o clamor dos seres humanos, pois ele está acessível. Buscar a Deus é algo que requer fé, já que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima de Deus precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam, Hebreus 11.6. (experiência do João) Nada melhor do que crer que o Senhor está perto e que podemos achá-lo. Por que Deus está perto e se deixa encontrar? Porque ele é apaixonado pelo ser humano e deseja estar com ele. Antes de nos apaixonarmos por Deus, ele já estava apaixonado por nós. A iniciativa da conquista foi dele. Nós amamos porque ele nos amou primeiro, é o que se lê em 1 João 4.19. Deus é quem está nos buscando e não nós a ele. Gênesis 3.8-9 narra como o homem e a mulher se esconderam da presença do Senhor. No entanto, ele lhes perguntou e continua a perguntar-nos hoje: "Onde está você?". Tiago responde a essa questão ao escrever: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Tg 4.8 O Pai deseja esse encontro e já deu o primeiro passo.

2. Buscar a Deus é uma oportunidade passageira:

Por duas vezes Isaías 55.6 apresenta a palavra "enquanto". Busquem ao Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto.

 Qual a mensagem contida nessa palavra? Chegará um tempo em que buscarão ao Senhor, mas não será encontrado; clamarão por ele, mas ele não estará por perto para ouvir. Hoje é possível buscar a Deus, pois ele está acessível. Mas essa oportunidade passará. Quando será isso? Não há como definir esse tempo, em termos de calendário. O que podemos afirmar com certeza é que a oportunidade para se buscar a Deus findará quando o Senhor Jesus voltar a Terra. Vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam, nos adverte Jesus, em Mateus 24.42-44.

 A oportunidade para buscar a Deus irá passar repentinamente. Por isso, não podemos perdê-la, deixando-a para depois, adiando-a para amanhã. O tempo para buscarmos ao Senhor e o encontrarmos é hoje. Ele está à nossa procura agora. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, nos alerta Hebreus 3.7. Se buscar a Deus é possível e temos de agir hoje, por ser uma oportunidade passageira, o que devemos fazer? Que atitudes devem ter os que se aproximam de Deus? A resposta está em Jeremias 29.12-14: Vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor. Antes de tudo, esse texto reafirma a ideia de que Deus está acessível e quer ser encontrado. Entretanto, ele estabelece condições para isso.

1. Buscar a Deus pede sinceridade e intensidade

Jeremias declara que devemos buscar a Deus de todo o coração. Coração aponta para sinceridade; todo, para intensidade. Ame o Senhor o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, disse Jesus em Mateus 22.37. Davi buscava a Deus com toda a intensidade do seu coração: Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmo 42.1-2. Infelizmente estamos vivendo um tempo onde as pessoas estão se entregando cada vez menos as coisas, e por isso se entregar totalmente a Deus hoje se tornou um desafio gigantesco.

2. Buscar a Deus pede perseverança:

"Quando", no texto de Jeremias, transmite a ideia de que se pode procurar a Deus e não encontrá-lo de imediato, o que confere a condição da perseverança a essa busca. Paulo confirma isso, ao dizer: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;Romanos 12:12; Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2;  E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer. Lucas 18:1

 Buscar a Deus pede a perseverança em pedir até receber, bater até que a porta seja aberta. Muitas pessoas no limiar da benção desistem é por conta disso nunca tiveram suas orações respondidas. "As vezes vencer é saber esperar" Os perdedores não sabem esperar e querem tudo ao seu tempo, já os vencedores esperam e perseveram em Deus pois confiam nele. Além dessas duas condições para buscar a Deus, outras três podem ser destacadas

3. Buscar a Deus pede humildade:

 2 Crônicas 7.14: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. Nesse texto de 2 Crônicas, a primeira condição apresentada pelo próprio Senhor para aquele que o busca e quer encontrá-lo é a humildade: se o meu povo se humilhar, dos céus eu ouvirei. A Bíblia nos ensina: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes, Tiago 4.6. A busca a Deus pede humildade. Deus olha para um coração quebrantado e abatido. O homem e a mulher cheio de si mesmo nunca alcançaram nada de Deus, porque ele odeia o orgulho a soberba.

4. Buscar a Deus pede dedicação à oração:

A quarta condição é a oração: se o meu povo orar, dos céus eu ouvirei. A orientação de Paulo em Colossenses 4.2 é: Dediquem- se à oração, E também em 1 Tessalonicenses 5.17: Orem continuamente. Buscar a Deus pede dedicação contínua à oração. quanto mais oramos, mais nós aproximamos de Deus, mais entenderemos os seus desígnios a sua vontade, mais desfrutaremos dos seu amor.

5. Buscar a Deus pede arrependimento:

Ou texto de crônicas diz: se o meu povo se afastar dos seus maus caminhos, dos céus eu ouvirei. O pecado é uma barreira entre nós e Deus. Isso pode frustrar nossa busca. Isaías 59.1-2 declara: Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o se ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.  Assim, para buscarmos a Deus e o encontrarmos, precisamos nos arrepender de nossos pecados, reconhecendo, confessando e deixando-os.

Conclusão

Nesta primeira parte da série "Paixão Contagiante", aprendemos que a paixão por Deus se manifesta quando o buscamos. Aqui abordamos sete princípios bíblicos:

 Buscar a Deus é real e possível, pois Deus existe e está acessível aos seres humanos;

 Buscar a Deus é uma oportunidade passageira;

1. Buscar a Deus pede sinceridade e intensidade;

2. Buscar a Deus pede perseverança;

3. Buscar a Deus pede humildade;

4. Buscar a Deus pede dedicação à oração;

5. Buscar a Deus pede arrependimento.

Após esses 5 princípios, resta-nos ainda uma pergunta: por que alguém buscaria a Deus? Ou, em outras palavras, quais os benefícios da busca a Deus? Um dos poetas bíblicos nos dá uma resposta, no Salmo 42.1-2: "Quando poderei entrar e apresentar-me a Deus?". O salmista estava à procura de Deus porque necessitava desesperadamente dele e tinha consciência disso. Apenas Deus poderia saciar a sede de sua alma. Você está com sede? Sua alma está inquieta? A Bíblia diz: "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem- me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição" (Isaías 55.1-3).

 Na presença de Deus, há satisfação, alegria, ânimo, força e prazer. Ali, também encontramos poder espiritual, somos quebrantados e transformados, à semelhança do que ocorreu com o próprio profeta Isaías (cf. Isaías 6.1-6). Buscar a Deus é a maior experiência que uma pessoa pode ter.


Áudio: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-200714/