2014/06/25

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Mateus 5.13-16

13 "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens."

14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. 

I – INTRODUÇÃO

Queridos estamos entrando na última semana de nossa campanha de 40 dias de oração e Jejum eu particularmente entro nessa semana ainda mais motivado e desejoso de experimentar mais de Deus e o meu desejo para a sua vida é que você esteja tanto quanto eu motivado também.

Relembrando rapidamente o que vimos até aqui nessa série de sermões, vimos:

Na primeira semana que o cristão verdadeiro é nascido de novo e ouve a voz de seu pastor e obedece,

Na segunda semana vimos que se quisermos ter um compromisso sério com Deus precisamos morrer para o pecado e viver para Deus, precisamos ter uma postura diferente,

Na terceira semana fomos desafiados a crescer espiritualmente porque o padrão do viver do cristão é elevado é por isso que temos que adquirir maturidade espiritual, Deus espera isso de nós.

Na quarta semana aprendemos que o verdadeiro cristão ama a Deus e também o seu próximo e tem o amor como base de seus relacionamentos e esse amor deve ser incondicional.

Domingo passado aprendemos que o viver cristão deve ser vivido na dimensão da suficiência de Deus é ele que nos capacitar a viver de forma digna e como ele faz isso nos dando a mente de Cristo colocando em nós o seu espírito.

Hoje o Senhor Jesus apresenta duas figuras que ilustram a influência do cristão no meio do mundo: Sal da Terra e Luz do Mundo. Sal e Luz são dois elementos essenciais para a vida natural, e assim como eles fazem diferença no mundo material, Nós deveremos fazer diferença no meio do mundo.

Eu e você temos um chamado e esse chamado é para que nós salguemos a vida de outros através do que Cristo tem feito em nós. Eu e você temos um chamado esse chamado é trazer a luz para aqueles que estão trevas.

Pastor traduz isso ai, pois bem, traduzindo eu e você temos uma missão dada por Deus, nós devemos influenciar as pessoas para o bem, trazer paz a um coração atribulado, esperança aqueles que estão desesperançados.

II - O CRISTÃO É SAL DA TERRA

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. " Mateus 5.13

Logo apos a bem aventurança Jesus afirma que somos sal e luz, mostrando que o cristão deve ser um agente transformador da sociedade. O Cristão deve amar, orar e servir mesmo aqueles que o perseguem.

Champlin entendia que Jesus falava sobre o caráter do cristão: "A idéia geral é que o crente santificado deve possuir a realidade daquilo que professa". Isso tem a ver com integridade, o cristão tem que viver como cristão, senão ele perde o seu real valor e não serve para mais nada.
Champlin enfatizou:
"Provavelmente a idéia básica é que se o cristianismo não funcionar como deve, como é que o mundo, de modo geral, poderia receber qualquer coisa boa da graça de Deus?". É dever de cada cristão influenciar o mundo pela maneira como vive.

Em primeiro lugar Jesus afirma que somos sal. O Sal tem algumas funções e quero separar duas delas:

1.          O Sal Conserva

O Sal sempre foi utilizado para conservar alguns alimentos como carnes e peixes. Vivemos em um mundo cheio de corrupção que está num processo de deterioração social.

 A moral do mundo a cada dia se deteriora mais. A justice humana está num estado de putrefação. A espiritualidade humana está em decomposição, causada pela confusão de sistemas religiosos.

A igreja de Cristo está colocada no meio deste mundo para interromper ou pelo menos retardar este processo de deterioração. O Cristão que vive os princípios da Palavra de Deus é o sal que, através do seu contato com o mundo ajuda a transformar e conservar a dignidade do ser humano.

2.          O Sal dá sabor

Uma outra função do sal é dar sabor. Algumas pessoas enfrentam uma dieta que elimina o sal, e sentem o quanto é importante o sabor que ele produz.

O Cristão verdadeiro, é um instrumento de Deus para trazer alegria, paz, e esperança a um mundo cheio de desilusões, tristezas e decepções.

 O livro de Atos dos Apóstolos fala deste sabor que o cristão dá ao mundo: louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. (2.47)

O Sal para fazer diferença tem que ter contato com os elementos. Cristo nos salva, transforma e nos coloca em contato com o mundo para transforma-lo. A salinidade do cristão é seu caráter que vive as bem aventuranças, e se manifesta em palavras e ações e transforma o mundo.

A terra precisa dessa influência conservadora, pois o mundo só não é pior do que já é, em todos os seus aspectos, graças à presença conservadora do sal que existe na vida daqueles que são verdadeiros cristãos.

O cristão deve ser sal ou seja deve ser agradável em todos os lugares e em todos os momentos da sua existência. A dureza da vida, a frieza do mundo, a indiferença das pessoas, a falta de sabor produzida pela violência e pela deterioração dos valores morais, só podem ser compensadas pela presença de um cristianismo autêntico. 

O ambiente oxigenado com a presença do cristianismo tem que ser o mais gostoso, o mais agradável e o mais saboroso possível.

O grande exemplo é a própria vida de Cristo, pois por onde ele passava havia transformação. Jesus sempre viveu de forma conservadora e transformadora. Jesus mudou os cenários da existência humana, transformou o cenário de morte em que o ser humano vivia em um cenário de vida. Que o cristianismo continue sendo o sal da terra.

E o que é o sal? Nós somos o sal e o nosso Testemunho de vida é o que provoca sede, que provoca o desejo nas pessoas de beberem da fonte da Palavra Divina.

Como sal, devemos produzir sede? I Pe. 2:12 diz: "tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação".

Veja que o nosso testemunho levará os gentios (não cristãos) a glorificarem a Deus. De forma inversa acontece com aqueles que não zelam pelo bom testemunho. Deus diz: "Por vossa causa o meu nome é blasfemado entre os gentios".

Está em nossas mãos o dever de gerar sede de conhecimentos; sede de Deus, sede da Palavra. Para tanto, é necessário estar preparado, afiado com a Espada de dois gumes; apto a ensinar, a corrigir e instruir obedecendo ao "ide..." do Grande Mestre quando diz... "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado...". Mt. 28:20.

Vivendo os princípios da Palavra de Deus, naturalmente estaremos influenciando as pessoas ao nosso redor, e a medida que Deus nos usa para discipular as pessoas, mais estaremos funcionando como sal da terra.

III - O CRISTÃO É LUZ DO MUNDO

14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.

16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.  Mateus 5.14-16

O mundo além de estar em estado de deterioração, está também em trevas. Que terrível a situação de alguém que está em trevas. Não vê nada, e não sabe para onde vai. O mundo está assim, e precisa de luz.

Jesus disse que Ele mesmo é a luz do mundo (Joao 8.12), e que Ele nos dá a mesma luz quando habita em nós.  Pois Deus, que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. II Coríntios 4.6

Cada cristão é um instrumento de Deus para irradiar a Luz de Cristo no meio do mundo em trevas.

Isso significa que o crente precisa viver a vida cristã de forma clara. Não pode se tornar um agente secreto do reino de Deus, visto que um verdadeiro discípulo de Cristo jamais pode se esconder da sua responsabilidade de brilhar. 

A luz serve de guia para as pessoas, sendo assim o verdadeiro cristão deve ser como um luzeiro nas trevas a iluminar o caminho que deve ser seguido.

Todos sabem o quanto é difícil andar no escuro, porém quando as luzes estão acesas fica tudo mais fácil. Assim deve ser a vida do cristão, ele deve refletir a boa luz de Cristo, dissipando assim toda treva e permitindo que as pessoas andem com tranquilidade sem a possibilidade de se ferirem.

A luz serve como sinal de advertência. Quando se viaja a noite e passa-se por locais perigosos, nota-se que sempre são sinalizados com luzes. A vida cristã também deve ser um sinal de advertência para todos aqueles que andam por caminhos perigosos. O cristão precisa servir de alerta.

3.          Não podemos esconder a luz.

O texto também diz que está luz tem que ser vista por todos os homens. Não há lugar para um cristão escondido. A luz para ser efetiva tem que ser colocada num lugar apropriado.

Da mesma forma que uma lâmpada não pode brilhar se não estiver conectada a uma fonte de energia, o cristão não pode brilhar se não estiver ligado à pessoa de Jesus Cristo, visto que não tem luz própria, a luz que ele tem é reflexo da fonte de luz que é Jesus Cristo. Necessário é que esteja sempre ligado a Cristo para que a sua luz brilhe.

O cristianismo é algo que deve ser visto. Não existe discipulado se­creto. Ou o sigilo destrói o discipulado ou este destrói o sigilo.

O verdadeiro cristianismo é visível a todos. Não é visível apenas na igreja. Um cristão, cuja influência termine na porta da igreja ou on­de termina a comunidade religiosa, não é de grande utilidade.

A visibilidade do cristianismo deve ser evidente em todas as ativi­dades da vida cotidiana. É visível na maneira como encomendo uma refeição no restaurante, no modo como trato aqueles com quem moro, na maneira como me relaciono com os colegas de trabalho, na forma como uso minha língua, como participo de jogos ou dirijo meu carro, enfim, em tudo que faço ou deixo de fazer.

O cristianismo desconhece dias de folga ou lugares isentos. É um modo visível de viver para todos verem. Certamente verão mesmo. E ao verem, estarei exposto como um hipócrita literalmente fazendo de conta ou como seguidor de Cristo.

4.          Nossas boas obras refletem a luz.

A luz de Cristo é manifestada nos seus seguidores, através das suas boas obras. O Cristão que vive as bem aventuranças e os demais princípios que Cristo ensinou, naturalmente estará realizando boas obras, e o resultado será Gloria para Deus.

As boas obras do cristão não são somente boas, são formosas e atrativas. Há um encanto na bondade do cristão. Há uma bondade que atrai. Há certo encanto na bondade cristã que a torna encantadora.

2. Notemos que nossas boas obras atraem a atenção não a nós, mas a Deus.

Em uma conferência em que estava presente o evangelista D. L. Moody havia alguns jovens que tratavam sua fé de maneira séria. Numa noite tiveram uma vigília de oração.

Quando chegaram de manhã se encontraram com D. L. Moody, que lhes perguntou o que eles estavam fazendo. Eles responderam: "Senhor Moody, veja como brilha o nosso rosto". Moody contestou: "Moisés não sabia que seu rosto reluzia. A bondade que é consciente que chama atenção de si mesma, não é a bondade cristã".

Um historiador antigo escreveu acerca de Henrique V depois da batalha de Agincourt. Tão pouco permitiu que se fizessem canções, nem que cantassem acerca de sua gloriosa vitória, porque queria que todo louvor, glória e ações de graças fosse dado a Deus...

 O cristão nunca pensa no que ele faz, e sim no que Deus o capacita fazer. Nunca trata de atrair pessoas para suas ações para receber louvores, graças e prestígios que obteve pelo que fez este não é o caminho que o cristão busca.

Imaginem uma pessoa pobre de espírito que depende de Deus; sensível às necessidades dos outros; promovendo e fazendo atos de justice; ajudando os necessitados; vivendo com um coração puro; promovendo a paz entre os homens e Deus.

Este tipo de pessoa estará brilhando no meio das trevas e produzindo Gloria para Deus. O Apostolo Paulo afirmou: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. I Coríntios 10.31

A Bíblia diz: Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, Filipenses 2.14-15 (RA)

Nós resplandeceremos como luzeiros, vivendo os princípios da Palavra de Deus, manifestando o caráter de Cristo e Deus será glorificado.

 

IV – CONCLUSÃO

Todo cristão deve ter o caráter de Cristo refletir sua luz. Somos sal e luz e devemos fazer diferença no meio da sociedade.

Macas de uma igreja que faz a diferença. Intencionalidade na evangelização

Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Mateus 28:19

·         Estamos chegando ao final de uma série de mensagens sobre as marcas que uma igreja precisa ter para que ela seja uma benção no meio à qual ela está inserida. Mensagens estas que como falei no primeiro dia, foram pregadas pelo Rev. Ricardo Agreste em sua igreja.

·         O meu desejo é que todos vocês que acompanharam essas mensagens tenham sido abençoados por Deus através de cada palavra que foi proferida aqui.

·         Até aqui vimos três marcas de uma igreja que faz a diferença uma igreja abençoadora.

1.    Uma igreja centrada na palavra.

2.    Uma igreja que tem uma visão ampliada.

Quando nós não temos uma visão clara de Deus e nós mesmos o Medo fracasso paralisação / ousadia, coragem, confiança...

3.    Uma igreja que é conectada com o seu TEMPO. Uma igreja conectada com sua cultura, que se move no seu ambiente e traz respostas as perguntas que a sociedade faz.

·         Hoje vamos falar da quarta marca que é intencionalidade na evangelização...

·         Eu começo como uma pergunta? O que Deus te chamou para fazer? Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Mateus 28:19

·         Fomos chamados a evangelizar... No entanto, neste tempo que vivemos, onde a vida se tornou super corrida, onde o individualismo se tornou parte da cultura dominante da grande parte das pessoas no mundo, podemos dizer com certa veemência que evangelização é o calcanhar de Aquiles da igreja moderna. Ou seja é o seu ponto de vulnerabilidade.

·          Curiosidade: Calcanhar de Aquiles e Mitologia Grega. Segundo a mitologia grega, Aquiles era um grande guerreiro, filho do rei Peleu (rei dos mirmidões) e de Tétis, deusa grega do mar. Tétis tencionava garantir a imortalidade do seu filho ao mergulhá-lo nas águas do rio Estige. Foi dessa forma que Aquiles tornou-se invulnerável, exceto no único ponto por onde Tétis o segurou e que não foi molhado: o calcanhar. Aquiles venceu muitas batalhas na Guerra de Tróia, porém uma profecia indicava que morreria nessa guerra. E assim foi. Após matar Heitor e arrastar o seu corpo por Tróia, Páris, irmão de Heitor trespassou uma flecha pelo calcanhar do guerreiro Aquiles e o matou. A falta evangelização é a parte descoberta do calcanhar da noiva de Cristo.

·         Se queremos ser uma igreja que se importa com as pessoas. Que faz a diferença na vida de pessoas, na sociedade em qual vivemos, precisamos levar bem a sério a questão da evangelização.

·         Se você é um cristão, se você ama realmente a Deus, a evangelização tem que ser, tem que ter um grau de importância pra você.

·         Porque isso é importante? Simples resposta... porque gente transformada faz diferença no mundo em que vive.

·         No texto a qual lemos o que foi que Jesus Cristo pediu. Ele falou ide por todo mundo monte uma escola dominical com várias classes para vários tipos de públicos afim de que as pessoas saibam quem foram os autores da bíblia, quem foram os personagens bíblicos, as datas que eles nasceram e eles morreram. Ide por todo mundo e ensine as pessoas a cantarem os hinos antigos, ide por todo mundo e ensine as pessoas catarem músicas mais jovens. Foi isso que Jesus pediu?

·         O que Jesus pediu antes de ser elevado aos céus foi... agora quero que vocês vão e façam discípulos... façam discípulos em todas culturas e essa cultura aqui representa não só em outras nações, bem como apresentar o evangelho de uma forma compreensível dentro de nossa cultura.

·         Esse é o coração da missão da igreja. Eu sei que pra muitos aqui esse é o obvio. Essa missão da igreja deveria ser o obvio para todas as igrejas e para todos que se dizem cristãos, no entanto esse é o obvio não tão obvio. Porque?

·         5 razões do obvio não ser tão obvio para muita gente. 5 razões dessa omissão.

1.    Liberalismo Teológico: em algumas igrejas não existe mais ênfase na evangelização, não existe preocupação com essa temática, simplesmente porque não existe mais qualquer convicção acerca das verdades do evangelho. Não acreditam mais na eternidade, na punição dos pecados, no inferno, no céu. Muitas igrejas e muitos pastores não creem mais nestas verdades centrais. Alguns temas desapareceram do púlpito das igrejas evangélicas. Porque? Porque muitas igrejas, muitos pastores e consequentemente muitas de suas ovelhas não creem mais em verdades centrais do Evangelho.

2.    Própria secularização: nós vivemos num contexto cultural no qual o cristianismo foi grandemente bombardeado nos últimos três séculos e grande parte dos cristãos a pesar de crerem no evangelho, foram gradativamente formatados pela cultura secular, isso gerou crentes que na mente eles afirmam crerem em alguma coisa, mas na sua vida, na sua postura, eles negam o que creem.

Por exemplo: existem cristãos que se você perguntar para eles, que se eles acreditam que existe uma eternidade que é imensamente melhor do que a vida terrena, ...eles vão dizer claro... mas a maneira que eles estão vivendo, só se resume no aqui e agora, eles estão correndo para serem ricos aqui, famosos aqui, eles afirmam crer em uma eternidade, mas eles vivem como se tudo se resolvesse aqui. E consequentemente evangelização para estes cristãos deixa de ser prioridades.

3.    Auto Imagem: existem muitos cristãos que creem na verdade do evangelho, mas eles têm medo de serem inconvenientes com os amigos e familiares, talvez por conta da imagem de cristão que a mídia caracteriza, eles têm medo de serem confundidos com essa imagem da mídia, eles tem medo de passarem por religiosos, bitolados, fanáticos, xiitas. Seja no emprego, seja na faculdade, seja na família. São os discípulos mudo, discípulos sem uma mensagem, discípulos sem a verbalização da palavra.

4.    Insegurança: tem cristãos que até creem nas verdades centrais do evangelho, mas quando você diz a ele... você precisa contar as verdades do evangelho ao seus amigos, familiares, você precisa falar do significado da cruz, daquilo que Jesus fez por você para os seus amigos de faculdade, do trabalho... eles dizem assim: ai eu sei, mas sabe o que é, eu nunca fiz um curso pra me preparar pra isso, eu nunca fiz um curso no seminário sobre evangelização, eu não tenho créditos pra isso... essas pessoas não percebe que a palavra de Deus é bem clara sobre isso, que quem convence o seu amigo, seu parente, seu vizinho do pecado, da justiça, do juízo, é Espírito Santo e não é sua capacidade de elaborar o discurso e responder todas as perguntas. Quem faz isso é o espirito santo que atua nele.

5.         Falta de intencionalidade:  existem cristãos que possuem longos anos de caminhada com Jesus, eles creem nas verdades centrais do evangelho, eles creem que a evangelização deve ser uma prioridade da igreja e do discípulo de Cristo, mas eles simplesmente não atravessam a rua para entrar em contato com o seu vizinho de forma intencional. Ele simplesmente não atravessa a sala para falar com o seu amigo de trabalho com intencionalidade de criar uma ponte, um cenário para que esse seu amigo, esse seu parente, venha conhecer o amor de Deus através de Jesus. Perceba irmão não confunda intencionalidade com interesse, nós não devemos chegar nas pessoas com o interesse de trazer essa pessoa pra igreja eu não faço isso e não acho que você deve fazer isso, porque o vir pra igreja é uma consequência de alguém que compreende o que significa ser discípulo de Cristo.

Mas você deve chegar nas pessoas com a intencionalidade de criar uma ponte, um cenário, onde as pessoas possam entender compreender o evangelho e experimentar o melhor de Deus em suas vidas...por que Deus as ama. Isso é amor por eles...

Quando você intencionalmente chega em uma pessoa e cria essa ponte você está genuinamente e realmente amando essas pessoas, porque eles precisam compreender quem é Jesus e o que Jesus fez para que eles possam usufruir da vida que você está usufruindo e para que eles tenham a esperança eterna que eles não têm, e tem levado muitos ao desespero nesta vida.

1.     Em atos 8 nós temos um exemplo claro de intencionalidade na evangelização. Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:40; esse texto nos mostra alguns pontos sobre a intencionalidade na evangelização.

1.    Diferentes movimentos, mas a mesma direção: Para fora. Sabe qual é a direção que toda igreja deve tomar? Pra fora... quando a igreja começa a viver para dentro, ela tomou a direção errada, ela não está participando dos movimentos de Deus. Porque, os movimentos de Deus sempre nos conduzem, para fora. Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Qual era o foco de Felipe aqueles que não ouviram a mensagem do evangelho... "A igreja, só é igreja, quando existe para os de fora" Dietrich Bonhoeffer. Muitas igrejas morreram na Europa e no Estados Unidos porque não se atentaram para essa verdade. Muitas igrejas estão dando sinais de morte no Brasil porque não estão se atentando para essa verdade.

2.    Diferentes lugares, mesma tarefa: Anunciar. Em Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Foco anunciar o evangelho. A única coisa que Felipe fez e não abriu a mão de fazer foi a verbalização da palavra de Deus. Ele anunciou a boa notícia o evangelho onde quer que ele passasse. Irmãos como discípulos de Cristo nós não temos, não temos a opção de não verbalizar o que Deus tem feito em nossas vidas. Romanos 10... Como, pois, invocarão aquele em quem não têm crido? E como crerão naquele de quem não têm ouvido falar? E como ouvirão sem pregador? E como pregarão, se não forem enviados? Romanos 10:14-15

Como os seus amigos e parentes serão conectados com Deus e terão suas vidas transformadas pelo o evangelho, como eles podem se render, se ninguém tentou explicar ou falou o evangelho.

3.     Diferentes estratégias, mesma mensagem: Evangelho. Em Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Pregação e relacionamento.

Qual a maneira certa de evangelizar? Pregando o evangelho de uma forma mais tradicional, em um púlpito, rádio, televisão ou criar um relacionamento onde você possa ouvir, servir a pessoa. Qual a forma mais correta dessas duas? AMBAS... Deus trabalha das duas formas... Deus trabalha através da pregação da multidão. Deus trabalha da forma pessoal, ou através de relacionamentos onde você estabelece um diálogo.

Como alcançar parentes e amigos para Jesus? 3 Cs

Converse com Deus sobre a pessoa

Conecte-se com a pessoa:

 1- estabeleça relacionamento;  

2- escute mais e fale menos, (muitos maridos não cristãos tem Pavor de igreja porque muitas esposas falam de mais em suas orelhas, tem que se converter... tem que ir pra igreja... tem que ler a bíblia... tem que ser melhor... tem que ouvir o Pastor,,,; isso cansaaaa);

3- encontre espaço para servir...

Conte sua história: só depois de fazer os dois passos anterior é que você deve contar a sua história... só depois que você estabeleceu uma ponte de relacionamento, só depois de você ter escutado a história desta pessoa, só depois de você ter servido essa pessoa é que a pessoa vai se interessar por sua história. E dai simplesmente conte sua história, conte como você entendeu sobre Jesus conte a maneira que você foi pra Deus,

A melhor evangelização é a pessoal a da formigueira uma a um...

Ilustração DNA

·         Você está atento e comprometido com o interesse de Deus pela vida daqueles que lhe cercam?

·         Pense em três pessoas do seu círculo de relacionamentos e mova-se intencionalmente através dos 3Cs.
Pr. Ricardo Agreste
 

Macas de uma igreja que faz a diferença. Conexão com o seu tempo...

Rm 12.2a

 

·           Marcas de uma igreja que faz a diferença .... Porque estamos conversando sobre esse tema. Porque estamos olhando para traz e estamos tentando identificar quais destas marcas já possuímos ou precisamos possuir que para fazer a diferença na vida das pessoas.

·           Não estamos olhando só para traz, mas estamos olhando para frente Tb e com o intuito de reavaliar a nossa postura cristã de sermos pessoas que fazem diferença na vida de outras pessoas, assumindo um compromisso trino de sermos agentes de transformação em Cristo, na igreja local e na sociedade a qual estamos incluídos.

·           Revisar... quais são as marcas que temos pontuado.

1.     Centralidade da Palavra... Não tem como sermos uma igreja que quer fazer diferença na vida das pessoas, de nossa cidade, de nossa cultura se não resgatarmos a centralidade da Palavra em nossas vidas.

A começar pela vida daqueles que se reúne nessa comunidade Cristã.

"Somente a palavra de Deus, quando ensinada com integridade e relevância, tem o poder para transformar homens e mulheres que, a partir da encarnação dos valores de Deus, passam a ser agentes de transformação em suas famílias, empresas, organizações, órgãos públicos e no mundo ao seu redor"

Quando a palavra de Deus é ensinada com relevância homens, mulheres, jovens são impactados pela palavra e são desafiados a redimensionarem os valores de suas vidas os princípios de suas vidas, e passam a influenciar a reformular o meio aos quais vivem.

2.     A segunda marca que vimos na semana passada foi a amplitude da Visão e resumimos na seguinte frase.  "a relevância e a influência de uma igreja local (ou cristão) está grandemente condicionada á visão que possui de DEUS, de Si MESMA, e de SUA MISSÃO.

Porque uma igreja que tem a visão de um deus pequeno de um deus frágil, pensa de si mesma da mesma maneira. A visão que você possui de Deus vai influenciar a sua ousadia ou a sua timidez ou determinar a sua covardia.

Uma igreja que cresce, um cristão que se desenvolve, é um cristão, é uma igreja que tem sua visão ampliada de Deus e não recua e nem bate em retirada diante dois desafios de Deus.

 O apostolo Paulo descreveu ter uma visão ampliada de Deus em Efésios como "aquele que é capaz de fazer infinitamente mais de tudo quanto pedimos ou pensamos", uma igreja que começa ver Deus dessa forma é uma igreja que começa a ver a sim mesma como uma igreja significativa e relevante com a missão de influenciar o seu meio e ser agente de transformação na vida de homens e mulheres, na cidade onde está.

Um cristão que tem uma visão clara de Deus faz como o profeta Isaias quando se deparou com Deus e disse: "ai de mim" porque ele viu a grandeza de Deus.

É um cristão que começa a si enxergar diferente, ele é uma vazo de barro mas dentro dele existe um poder que pode fazer a diferença no mundo que o Espírito Santo de Deus, e assim começa a viver no meio da sociedade como um embaixador da Deus.

·           Hoje eu quero falar com vocês sobre a terceira marca, Conexão com o seu tempo. Uma igreja que faz a diferença é uma igreja conectada com o seu tempo. E quando a gente fala de tempo a gente não está falando de relógio, mas sim de Cultura.

·           O que é cultura?  A definição simples de cultura é: "a cultura de um povo ou de uma geração é o conjunto de ideais, valores e manifestações que organizam e dão significado a vida. " Você desde o momento em que você nasceu você vem sendo formado pelo seu pai, pela sua mãe, pela sua família, pela a sua escola, você foi e vem absorvendo determinados valores.

·           Você se veste desta maneira, porque você está inserido em uma cultura brasileira, você fala como você fala, você usa a sua linguagem o português porque você nasceu e vive no Brasil, você tem determinadas categorias de valores, você come de determinada forma, você come determinados alimentos por uma única e exclusiva razão você está imerso em uma cultura.

·           Se você estivesse em outra cultura talvez você não teria problema nenhum de comer espetinho de gato ou de cachorro, de comer escorpião frito.

·           Se você estivesse em outra cultura talvez Para você não teria problema de um homem usar uma saia, de uma mulher terem seus cabelos raspadas, ou usar um turbante, ou argolas no pescoço para aumentar o pescoço...

·           Você se veste do jeito que você se veste, fala do jeito que você fala, come do jeito que você come tão somente porque você está imerso em uma cultura.

·           A cultura meu queridão irmão funciona como uma moldura através da qual vc enxerga o seu mundo, é por isso quando você vê um gringo essa pessoa parece fora de sua moldura, ela parece um tanto quanto estranha pra você, mas o problema não é a pessoa, mas é a sua moldura, ela usa uma outra moldura, você também está do lado de fora da moldura dela.

·           A cultura pressupõe um grau de homogeneidade. Ou seja possui o mesmo padrão. Por exemplo: a língua, os tipos de música, gosto pelas mesmas comidas, existe um padrão mínimo para uma cultura ser definida como cultura, mas, no entanto apesar dessa homogeneidade toda cultura possui certo grau de tolerância para com a adversidade conhecidas como subculturas dentro da cultura.

·           Como por exemplo, a cultura baiana é diferente a cultura gaúcha, mas estão dentro da cultura do contexto Brasil...

·           Dentro de uma própria cidade existe uma sub cultura por exemplo os jovens skatistas, eles são jovens, são brasileiros, mas eles têm um padrão e determinadas terminologias que você não consegue entender se não for do meio deles, usam roupas, marcas de roupas, tênis que são típicos dessas subcultura, são as chamadas tribos. Mas fazem parte da cultura brasileira.

·            Da mesma maneira nós poderíamos dizer que existem algumas igrejas evangélicas brasileiras que se tornaram verdadeiras sub culturas.

·           Pois existem igrejas que se você tentar conversar com a pessoa de determinada igreja, você vai ter dificuldade de entender o que ela está falando, porque é cheio de terminologias do grego como que o shekna de Deus esteja com você, shalon adonai, ou então jargões como varão, varoa, vazo escolhido, só no óleo, fogo puro... são terminologias de uma sub cultura que tem seus ídolos internos.

·           O grande problema é quando essa sub cultura tenta se comunicar com os de fora, os de fora não entendem o que a igreja está falando.

·           A cultura é fundamental no processo de comunicação.  Por exemplo todo domingo estou aqui trazendo uma mensagem da palavra de Deus pra você e o meu grande esforço é fazer isso dentro do espaço da experiência comum, daquilo que entendo é uma necessidade comum, mas eu a faço dentro dos meus valores, dentro de minha formação, dentro da minha concepção de mundo, dentro da cultura que fui formado no decorrer dos anos,

·           Você está aqui ouvindo essa palavra, ouvindo dentro da moldura a qual você também cresceu, dentro do seus valores e formação que você adquiriu ao longo de sua vida, é bem provável que a sua moldura difere da minha.

·           Mas as suas experiências e as minhas, os seus valores e os meus, eles têm um ponto de intersecção e é ai que a gente consegue conversar...O meu esforço aqui, sempre é tornar a mensagem de Deus relevante no seu mundo, na sua perspectiva, dentro da sua cultura.

·           Uma igreja que faz a diferença é uma igreja conectada com o seu tempo, com o mundo, ou seja com a sua cultura e sub culturas.

·            Ser conectada com o seu tempo não é fazer o que o mundo faz, mas comunicar as verdades do evangelho de maneira que esse mundo entenda e entenda claramente.

·            E isso só vai acontecer se você se relacionar com essa cultura. Uma igreja que faz a diferença é uma igreja que se relaciona com o seu tempo.  Ser conectada com o seu tempo não é fazer o que o mundo faz, mas comunicar as verdades do evangelho de maneira que esse mundo entenda e entenda claramente.

·           Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente... (Romanos 12:2 NVI)

·           Isso é importante que você entenda. Por que o primeiro passa para sermos uma igreja conectada com o nosso tempo precisamos aprender a desconectar.

·           Vou dar um exemplo: Vejam esse vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=bAT8tlBqq3A&hd=1

·           O meu desejo, e que depois de assistir ao vídeo alguma reflexão seja gerada na sua mente e você entenda que ser uma igreja conectada com o seu tempo, ser um cristão conectado com o seu tempo, não é fazer o que esse tempo faz, pelo contrário é transitar por esse meio, comunicando as verdades do evangelho através dos relacionamentos.

·           Mas como fazer isso? Como ser uma igreja que faz a diferença, conectada com o seu tempo, se fazemos as mesmas coisas que esse tempo impõe?

·           Como vamos nos relacionar através de nossa cultura com as sub culturas se temos os nossos olhos vendados e somos dominados por essa mesma cultura?

·           Esse vídeo fala de uma realidade em nossas vidas, com certeza na vida de muitos de vocês. Muitos são verdadeiros estranhos dentro de seus lares, muitos se perderam no mundo virtual e estão perdendo o melhor da vida e Jesus está dizendo essa noite é preciso aprender desconectar para conectar, desconectar para enxergar, desconectar para desfrutar o amor de seus pais, desconectar para reatar amizades, desconectar para correr atrás de seus sonhos, desconectar para viver, desconectar para conectar com Deus. E eu não só falo da internet, mas falo da TV Tb

·           Deus já fez a parte dele, Ele o desconectou para conectar, Ele desconectou você do velho homem a bíblia diz que você era filho da desobediência. "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" Efésios 2.2 O seu futuro já estava decretado, a morte era certa, você estava longe de seu criador, andava segundo o curso desse mundo condenado, era escravo de satanás e não tinha valor nenhum para ele, era filho da desobediência.

·           Mas Deus, através de Cristo o desconecta dessa geração maldita e o conecta novamente em sua família, agora você é um movo homem e uma nova mulher agora você é um filho de Deus.

·           Muitos cristãos estão desperdiçando a sua vida levando uma vida sem sentido, conectados a todo tipo de esquemas, mas desconectados do sentido da vida, da vontade de Deus. Da missão de Deus, do chamado de Deus.

·           Tenho a certeza que existem pessoas no nosso meio que anseiam mais de Deus, que oram por um avivamento em suas vidas, que esperam contemplar o poder (ser cheio do Espírito Santo) de Deus em suas vidas, mas não sabem transformar esse desejo em realidade.

·            Eu quero dizer para vocês que o primeiro passo para uma vida de poder diante de Deus é desconectar para conectar.

·           Uma igreja que faz a diferença é uma igreja conectada com o seu tempo, que não se deixa ser controlada pela cultura, mas que faz dela uma ponte para que o evangelho alcance vidas e os transformes em agentes de transformação.

·           Que fala a língua do seu povo, que sente as dores do seu povo, qua abre os olhos para a injustiça e para o injustiçado, que estende a mão ao oprimido. Uma igreja que se importa.

·           Continua

·           marcas de uma igreja que faz a diferença

·           Conexão com o seu tempo

·           Ser conectada com o seu tempo não é fazer o que o mundo faz, mas comunicar as verdades do evangelho de maneira que esse mundo entenda e entenda claramente.

·           Romanos 12 não nos deixemos moldar por esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da nossa mente.

·           Tito 2:6 "Quanto aos jovens, exorta-os (anima-os/incentiva-os) para que, em todas as coisas, sejam criteriosos".

·           Quando a gente fala de cultura da perspectiva teológica nós temos um grande paradoxo.

·           Por um lado quando lemos gênesis 1e2 vamos chegar à conclusão que somos seres criados a imagem e semelhança de Deus e capacitado com poder criativo. Gênesis 1 e 2 no diz que somos imagem e semelhança de Deus. E que ele dotou os seres humanos de um poder criativo.

·           Nós somos os únicos animais sobre a face da terra que conscientemente resolve problemas e criam soluções para os seus problemas e nomeiam as suas soluções. Por exemplo a cadeira...

·           Tudo que está ao seu redor é expressão cultural. Tudo que está ao seu redor existe porque Deus nos dotou de um poder criativo, nós temos instrumentos porque Deus nos Deus criatividade, mesa de som, cadeiras etc.

·           O que você produz é fruto desse lampejo da graça de Deus que te deu poder para criar.

·           Agora quando nós lemos Gênesis 3 nós percebemos, que somos seres humanos desconectados de Deus, os nossos primeiros pais romperam com Deus, eles viraram as costas para Deus e disseram nós não precisamos mais do seu amor, do seu cuidado, nós damos conta de vivermos por nós mesmo.

·           É a partir daí, eles se foram com o poder criativo, mas esse poder criativo não mais produz tão somente beleza e bondade, agora esse poder criativo produz também sinais dessa ruptura, sinais desta queda.

·           Produz injustiça, corrupção, opressão, imoralidade, produz o mal ao próximo.

·           Somos seres humanos desconectados de Deus e em tudo que criamos, refletimos os sinais dessa ruptura.

·           Uma vez que o homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e bondade. Pelo fato de o homem ter caído, toda a sua cultura (usos e costumes) está marcada pelo pecado e parte dela é de inspiração demoníaca"

·           Pacto de Lausane que é um pacto usados por muitas igrejas sérias e bíblicas nos diz o seguinte a respeito desse paradoxo; "uma vez que o homem é criatura de Deus, parte de sua cultura é rica em beleza e bondade, quando nós ouvimos determinadas músicas nós percebemos a beleza e a bondade, quando nós olhamos determinadas obras de artes, quadro e esculturas, quando nós vemos determinados prédios, determinadas invenções cientificas, quando vemos cientista descobrindo a cura de determinadas doenças, nós vemos nisso a beleza e a bondade de Deus. No entanto pelo fato de o homem ter caído, toda a sua cultura (usos e costumes) está marcada pelo pecado, pela queda, pela ruptura e perceba parte dela é de inspiração demoníaca"

·           A partir do momento que o homem e a mulher romperam com o Deus criador o próprio lúcifer encontrou brechas, para que através do poder criativo que nós recebemos de Deus ele manifeste o seu poder destrutivo. E ele usa o nosso poder criativo não pra beleza e bondade, mas pra destruição e maldade.

·           Vejam as guerras, vejam os armamentos atômicos, vejam como pessoas são capazes de usar o poder criativo para criar um sistema de corrupção que levam milhões e milhões e milhões de reais que deveria ser destinado a hospitais e a escolas. É poder criativo dado por Deus, usado para a destruição, pelo pecado.

·           Por que eu estou dizendo isso, porque aprendemos domingo passado que ser uma igreja conectada com o seu tempo não é, não é, fazer o que esse tempo faz. E por isso precisamos desenvolver uma visão crítica da cultura.

·           E precisamos desenvolver uma relação com a cultura da seguinte forma:

1-     Observar: o Apostolo Paulo escrevendo a sua carta a Tito, jovem pastor da ilha de Creta, ele recomenda que ele exortasse a igreja de Creta com a seguinte orientação: Tito 2:6 "Quanto aos jovens, exorta-os (anima-os/incentiva-os) para que, em todas as coisas, sejam criteriosos".  Homens sejam criteriosos, mulheres sejam criteriosos, jovens sejam criteriosos.

2-     Nem tudo que é comum, nem tudo que é feito pela maioria, nem tudo que é produzido musicalmente, nem tudo que é produzido na tv, no cinema, nos livros, nem tudo que é dito, escrito ou falado por ai é bom e belo e nos inspira bondade, parte disso gera destruição, parte disso te envolve e te conduz a corrupção, a injustiça, a violência, a imoralidade, a sensualidade fora do padrão de Deus e você precisa ser criterioso a tudo isso.

3-     Discernir: é importante discernir dentro da cultura o que é belo e bom. Dentro da cultura o que é ruim e mal?

4-     Dentro da cultura o que me inspira a pensar mais no plano de Deus para mim e pra minha vida?

5-     Dentro da cultura o que sabota o projeto de Deus em minha vida?

6-     Dentro da minha cultura o que me atrai a me tornar mais parecido com Jesus?

7-     Na minha cultura o que me atrai para me tornar a cada dia mais distante de Jesus?

·           Alguns exemplos: a moda... a moda é uma expressão cultural. Mas é uma expressão que devemos observar e discernir, Deus não tem problema nenhum com aquilo que a gente acho belo, muito pelo contrário, quando Deus criou a natureza ele olha vê tudo e Diz: isso é muito bom. Nós podemos entender esse muito bom é que Deus olhou tudo isso e viu que é era muito belo e Deus gosta do belo.

·           Não existe problema nenhum, em mulheres andarem bem vestidas e belas, no entanto existe uma outra faceta da moda, muitas vezes a mesma moda que convida mulheres a se sentirem belas, é uma moda que estimula as mulheres a usarem a sensualidade fora dos propósitos de Deus. Te confundindo com uma jovem ou uma mulher que não segue a Jesus. A maneira que você lida com o seu corpo. A maneira que você decide a roupa que você usa revela a grandemente qual é a concepção que você tem como Deus quer que você use o seu corpo.

·           A música...a música que você ouve é uma expressão cultural, mas você deve simplesmente colocar o fone de ouvido e deixar a música entrar no seu cérebro sem refletir sem observar e discernir.

·           O que esse negócio está sendo dito aqui no meu ouvido, eu quero de fato? Isso vai me induzir e vai me levar, vai me incentivar a levar uma vida mais parecida com cristo. Existem músicas que nos inspiram que fazem bem a nossa alma ao nosso coração, mas existem músicas que falam contra os princípios da palavra de Deus, que claramente detonam os princípios de Deus em nossas vidas, fala contra a vontade de Deus, apregoam valores morais, éticos da sociedade que não tem nada a ver com o discípulo de Cristo.

·           A gente tem que aprender dizer não pra esse tipo de coisa. Seja música, seja filmes, seja páginas da internet e assim por diante. Temos que ter critério.

·           Internet... a internet é uma das maiores expressões culturais de nosso tempo. A internet é usada para as coisas muito boas e para as coisas muito ruins... e nós precisamos observa e discernir.

·           O que devemos fazer então? Quando você encontra dentro dessa cultura elementos que expressam a bondade, a justiça, a moralidade de Deus você deve se conectar a eles. Mesmo fora da igreja encontramos elementos da justiça, da graça, da bondade, da beleza de Deus, isso se chama dentro da teologia reformada da graça comum.

·           Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1:20 NVI)

·           Muitas vezes uma composição de um sujeito que nunca pisou na igreja, suas letras falam de coisas tão profundas que muitas canções dessa cultura gospel não exaltam... nós precisamos aprender a observar esses elementos bons e nos conectar com eles em contra partida precisamos desconectar dos elementos que nos levam a injustiça, a imoralidade etc. nós devemos confrontar estas coisas...

·           Só depois de aprendermos a ser criteriosos é que vamos conseguir ser uma igreja que faz a diferença. É que vamos conseguir transitar nesta cultura sem se deixar moldar por ela, é que vamos conseguir ser uma igreja conectada com o nosso tempo e falarmos a língua do nosso tempo.

·           John Stott: A igreja de cada geração deve procurar traduzir a fé para o idioma contemporâneo, a fim de relacionar o mundo imutável com o mundo em mudanças. Mas tradução é uma interpretação da mesma mensagem numa outra linguagem; não se trata de uma nova composição. Traduzindo, ...o conteúdo de nossa mensagem é inegociável, mas os meios para comunicá-la são variados.

·           A palavra de Deus é imutável, o evangelho é inegociável, agora a forma como nós vamos levar a mensagem de Deus a homens e mulheres a todo mundo, isso é mutável, isso é variável, é a bandeja, depende da cultura.

·           E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. 1 Coríntios 9:20-23

·           Uma igreja qual faz a diferença é uma igreja conectada com o seu tempo. É uma igreja que está atenta as perguntas que as pessoas estão fazendo. É uma igreja que sabe ouvir e dar respostas as perguntas que o mundo faz.

·           é uma igreja que tem a bíblia em uma mão e jornal na outra. O jornal do dia nos oferece as perguntas, a bíblia as respostas.

·           Vivemos hoje queridos irmãos em uma cultura pós moderna ou cultura emergente essa cultura ela tem se demonstrado ser uma cultura diversificada, ou seja, existe um universo de diferentes elementos culturais.

·           E viver num contexto assim tem suas consequências negativas sim, principalmente o pressuposto de não existir uma verdade absoluta, não existe verdade com ninguém, cada um de nós temos uma percepção da verdade ou parte da verdade.

·           Do outro lado querido irmãos, existe um fator positivo viver em uma sociedade diversificada as pessoas estão abertas para ouvir o que você pensa acerca de sua espiritualidade. E esse é o ponto de partida para você e para uma igreja conectada com o seu tempo. O grande problema da maioria das igrejas é que elas são surdas não conseguem dialogar, não consegue ouvir quais são as perguntas.

·           No contexto atual não adianta a igreja começar pregando, ela tem que ouvir primeira a pergunta, por que se ela não ouvir qual é a pergunta ela corre o risco de ficar anos pregando uma resposta pras perguntas que ninguém, que a sociedade que as pessoas não estão fazendo.

·           O grande problema de algumas igrejas é que elas pregam grandes respostas com grande habilidade, citando pensadores e tudo mais, mas são respostas a perguntas que ninguém está fazendo.

·           Uma igreja que faz a diferença e está conectada com o seu tempo é uma igreja que escuta as perguntas que as pessoas estão fazendo... a igreja que consegue escutar na cultura a pergunta, ela responde com relevância a essa pergunta.

·           As pessoas desta geração estão cada dia mais sedentas de Deus, elas estão clamando em busca de um caminho que as ajude se relacionar mais eficientemente com Deus.

·           Que uma prova disso vá até um shopping entre em uma grande livraria e veja o ranque dos 10 livros mais vendidos nesse mês e você verá que vários desses livros falam sobre espiritualidade. Porque? Porque as pessoas estão em busca...

·           É verdade, elas estão lendo todo tipo de livros de espiritualidade, a espiritualidade dos cristais, a espiritualidade dos legumes, das abobrinhas.

·           Sabe porque as pessoas estão buscando a espiritualidade na abobrinha? Porque o mundo está cheio de cristãos bananas. Cristãos que não são referências pra essas pessoas, cristãos que com sua vida não geram sinais de referencial, cristãos mudos e calados que não anunciam a verdade do evangelho, por isso seus amigos estão procurando espiritualidade na abobrinha. Porque talvez o nosso cristianismo é uma banana.

·           Mas eles estão em busca... eles estão buscando nas coisas erradas, porque aqueles conhecem as respostas talvez estejam se omitindo.

·           Como seria irmãos, uma igreja a onde o jeitão dos crentes não assustasse o não cristão,

·           Como seria uma igreja sem os trejeitos no momento de adoração que geram pânicos no coração do não cristão.

·           Como seria uma igreja desprovida de um linguajar da sub cultura que faz com que o não cristão não entenda nada do que está sendo dito.

·           Como seria uma igreja que cantasse a Deus de uma forma que o não cristão entendesse, que ensinasse a palavra de uma maneira que o não cristão compreendesse.

·           Como seria uma igreja que a única coisa que viesse ofender o não cristão fosse o inegociável, o evangelho....

·           Deus o que o senhor quer fazer de mim nessa Igreja? Como o Senhor quer me usar. A quem o Senhor está me enviando...? Porque nós somos a igreja deste tempo e nós é que precisamos estar conectada com esta cultura. E nós precisamos comunicar o evangelho de maneira que nossos amigos, nossos vizinhos, parentes compreendam.

·           Nem todos vão aceitar esse evangelho, mas entre seus amigos, parentas, vizinho existem aqueles que estão clamando por alguém que lhe apresente Jesus. Aceite esse desafio...

·           Uma igreja conectada com o seu tempo Olhos voltados para fora, ouvidos abertos aos clamores de uma sociedade que perece, é uma igreja que estende suas mãos aos caídos.

·           "O espírito do Eterno. O Senhor está sobre mim porque o Eterno me ungiu. Ele me enviou para pregar as boas novas aos pobres, curar os de corações partido, anunciar liberdade aos cativos e o perdão a todos os prisioneiros. O Eterno me enviou para anunciar o ano de sua graça, a celebração da data em que |Deus destruiu nossos inimigos, e consolar todos os que choram, para cuidar das necessidades de todos os que sofrem em Sião e entregar a eles flores de esperança, em vez de cinzas, mensagem de alegria em vez de notícias de calamidade, um coração de louvor em vez de espírito angustiado.

Pr. Ricardo Agreste

Áudio: Conexão com o seu tempo 1 - https://www.youtube.com/watch?v=2sHIY0uxUa8

               Conexão com o seu tempo 2 - https://www.youtube.com/watch?v=cGKRQMHMc2U&feature=youtu.be