2014/03/31

O COMPROMISSO DE VIVER PARA CRISTO

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.19-20

A epístola aos Gálatas, intitulada corretamente por muitos como a Declaração da Independência Cristã, parece controverso quando ouvimos afirmações de que esta carta mostra também a nossa completa dependência a Deus. A nossa independência, tão pregada na epístola aos Gálatas, diz respeito à legislação mosaica e suas exigências como agente salvador ou norma de conduta cristã. Essa dependência nada mais é que um relacionamento com o nosso Deus, pois o relacionamento é a ligação entre duas pessoas. É a forma como nos tratamos e nos comunicamos. Porem muitos estão demonstrando esse relacionamento como uma dependência as leis de Deus.

Paulo teve de repreender Pedro por não estar sendo coerente com os irmãos não-judeus. Pedro afastou dos irmãos-judeus pressionado por “alguns homens mandados por Tiago” que queriam que Pedro não tomasse refeições com os não-judeus seguindo assim a lei e os costumes judaicos.

Do verso 15-21, Paulo começa a tratar da importante questão teológica de como uma pessoa é salva. Paulo deixa claro que a salvação vem somente da graça de Deus por meio da fé que a pessoa tem em Cristo Jesus. Não há nada que a pessoa possa fazer; Deus, por meio de Cristo, já fez tudo para a nossa salvação. E Paulo conclui que, se a pessoa fosse salva por obedecer à lei, então Cristo teria morrido à toa. Obras da lei podem justificar uma pessoa somente se ela guardar perfeitamente toda a lei Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Tiago 2:10 Cristo morreu porque todos são pecadores, tanto judeus como gentios. Mas voltando à lei nega a graça de Cristo, e invalida a morte dele.

A verdadeira vida cristã, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Para que isto me aconteça tenho que morrer. A ideia aqui é a morte do meu egoísmo. No momento que eu entreguei minha vida a Cristo e o recebi como meu Senhor e Salvador, no mundo espiritual, eu morri, para o pecado, para minha carne, para o mundo e para Satanás.

Os livros que mais se tornam best sellers nas livrarias hoje são os chamados livros de “auto-ajuda”, livros que possuem como princípio o ensino do individualismo. Ensinam que ninguém precisa de ajuda para ser bem sucedido na vida. Você não precisará de um professor ou um guia. Você substituirá as universidades, a sabedoria dos mais velhos e até a Deus.  Basta comprar e ler o livro. Por de traz deste princípio encontramos o egocentrismo, onde o indivíduo se considerá o centro de tudo e não carece de auxilio algum. Assim entendemos porque são tão bem vendidos, pois todos nos somos egocêntricos de alguma forma. O egocêntrico é aquele que ama só a si mesmo, que não se importa com os outros, conhecido comumente como, interesseiro. O egocêntrico acha que não precisa de ninguém e mesmo quando admite precisar, só admite a fim de obter favores daqueles ao seu redor. O egocentrico é o centro do mundo e o deus de sua própria vida. O egocêntrico só pensa no em receber glórias. Porem devemos nos esvaziar do nosso eu se quisermos nos encher de Cristo e dar a ele toda a glória.

Paulo no versículo 20, não estava dizendo que a sua carne física havia sido crucificada, mas que o seus pecados haviam sido crucificados com Cristo. Paulo deixa claro que não era mais as suas paixões carneis, suas vontades e desejos que imperavam em sua vida, mais sim o andar em espírito.[6] Para ele a sua vida era semelhante aos dizeres de João Batista em João 3.30: “E necessário que ele cresça e que eu diminua”. Devemos viver como pessoas crucificadas, ou seja, mortas, sem olharmos para nós mesmos, para não ressucistar o velho homem.

Sundar Singh, um grande missionário, propôs ir ao Tibete, para evangelizar seus habitantes. A viagem foi difícil, pois foi obrigado a caminhar na neve, sob os implacáveis ventos do Himalaia. Em sua companhia, viajava um tibetano que retornava a seu país. De repente, Sundar viu na neve o corpo de um homem, e percebeu que a vida ainda estava nele. Fez, então, sinal para seu companheiro, que caminhava na frente, sugerindo-lhe que o ajudasse a carregar o caído. O tibetano, porém, protestou, negando-se a prestar auxílio, dizendo:- “Se não acelerarmos o passo, o senhor e eu estaremos mortos dentro de alguns minutos.”. Sundar não deu ouvidos à sugestão do companheiro. Colocou o homem às costas e foi seguindo o mesmo caminho do tibetano. Se, antes, era difícil caminhar na neve, ainda mais agora, que tinha de carregar nos ombros o peso de um homem. Lá adiante, depois de uma boa caminhada, Sundar notou que à sua frente jazia o corpo de um homem. Era o tibetano, morto pelo rigor da friagem assassina. O missionário então entendeu, naquele instante, que também teria morrido, se não tivesse um fardo às costas. O intenso esforço físico manteve o seu corpo quente e salvou-lhe a vida. A atitude individualista e egocêntrica do tibetano matou- o, mas a generosidade do missionário salvou-o.

Um dos maiores inimigos da nossa vida crista é o nosso ego, o que significa o nosso desejo pessoal. A Bíblia chama este inimigo de carne. O Apostolo Paulo descreve esta luta interior da seguinte maneira: Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Gálatas 5.17 Na vida crista a única forma de vencer é reconhecer que já estamos crucificados com Cristo, e isto tem diversas implicações. Vou separar apenas duas: Se vc quer ter um compromisso de viver para Cristo existe implicações

II - AS CONDIÇÕES DO COMPROMISSO

1. Morto para o pecado

“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”  Romanos 6.11  

Notem que o Apostolo Paulo utiliza a frase: considerai-vos mortos para o pecado. Claro que qualquer cristão está vulnerável ao pecado, e pode cometê-lo. Mas isto deveria ser uma exceção a regra.  Alguém pode perguntar pastor mas como é estar morto para o pecado?

No século IV, quando a fé cristã era pregada em seu poder no Egito, um jovem irmão procurou o grande Macarius: "Pai", disse ele, "qual é o sentido de ser morto e sepultado com Cristo?" "Meu filho", respondeu Macarius, "você se lembra de nosso querido irmão que morreu e foi sepultado há pouco tempo? Vá agora à sepultura dele e conta-lhe todas as coisas maldosas que você já escutou dele e que nós estamos contentes que ele tenha morrido e agradecidos por livrarmo-nos dele, porque ele foi uma preocupação tão grande para nós e causou tanto desconforto na igreja. Vá, meu filho, e diga isso, e ouça o que ele há de responder." O jovem ficou surpreso e duvidou se realmente tinha entendido, mas Macarius só disse: "Faça como eu mandei, meu filho, e venha e me diga o que seu irmão que partiu vai lhe dizer." O moço fez como foi mandado e retornou. "Bem, e o que o nosso irmão disse?", perguntou Macarius. "Disse, pai!", ele exclamou. "Como podia dizer qualquer coisa? Ele está morto." "Vá, agora de novo, meu filho, e repita todas as palavras bondosas e lisonjeiras que você ouviu sobre ele. Diga-lhe o quanto sentimos sua falta, que grande santo ele foi, que nobre obra ele fez, como a igreja inteira dependia dele, e volte e conte-me o que ele diz." O jovem começou a entender a lição que Macarius queria lhe ensinar. Ele voltou ao túmulo e dirigiu muitos elogios ao homem morto, depois retornou a Macarius. "Ele não responde nada, pai. Ele está morto e sepultado." "Você sabe agora, meu filho", disse o velho pai, "o que é ser morto com Cristo. Louvor e censura nada são para aquele que está realmente morto e sepultado com Cristo" (Anônimo).

Muitos que se dizem cristãos estão vivendo na prática do pecado e continuam nessa prática, dando mau testemunho e sujando o cristianismo. Infelizmente muitos tem a tendência de viver uma vida dupla e satisfazer o desejo da carne.  Eu quero viver de acordo com meus planos, minha vontade, meus ideais, meus pensamentos, etc., mas ao mesmo tempo quero viver como Cristo. Esta é a razão da falta de poder, e da frieza espiritual de muitos. Precisamos dar plena liberdade para que Cristo viva sua vida poderosa em nós. Isto mudará radicalmente o nosso viver, pois viveremos na dimensão espiritual divina.mas para isso precisamos morrer para a carne, para o pecado.

O verdadeiro cristão tem nojo do pecado e um desejo interior de santidade e comunhão com Deus.  Embora o mais humilde crente esteja acima do poder do pecado, o mais alto crente não está acima da presença de pecado. O pecado só arruína onde reina. Não está destruindo onde está perturbando. Quanto mais mal recebe de nós, menos mal faz a nós (William Secker).

2. Vivo para Deus

O texto diz que devemos nos considerar mortos para o pecado e vivos para Deus. A ideia aqui é de alinhar toda a nossa vida, projetos, ideais e desejos, com a vontade de Deus. Em outras palavras tudo o que fizermos, a forma como iremos aplicar o nosso tempo, talentos e recursos, deveremos fazer para cumprir a vontade de Deus.  O verdadeiro cristão não tem outra razão para viver a não ser Cristo e sua vontade. Paulo também afirma que esta vida tem que ser vivida pela fé e não por emoções passageiras. Não podemos firmar nossa vida espiritual nas emoções, pois elas são instáveis. A única forma de viver a verdadeira vida crista é pela Fé em Deus e sua Palavra.

Precisamos crer, que o nosso eu já foi crucificado com Cristo, e também crer que Ele está vivendo em nós. Se nossas atitudes são muito diferentes das atitudes de Cristo, precisamos verificar se realmente estamos mortos. Este é o processo de santificação. Quanto mais percebermos nossas atitudes erradas, comparando-as com as atitudes de Cristo, mais nos arrependeremos, e submeteremos nossas vidas a Ele, e pela fé viveremos de vitória em vitória.

 

III – AS ATITUDES DO COMPROMISSO

Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Filipenses1.20-21

Esta é uma frase do Apostolo Paulo, que é um dos modelos mais autênticos de vida crista. Ele fala sobre Viver para Cristo e o Lucro da Morte física.

1.              Viver para Cristo.

A transformação da vida ao receber a Cristo não se refere somente a libertação do pecado, dos vícios e da vida errada. Ela também inclui novos propósitos e novos ideais. Todo cristão deve viver para cumprir os propósitos e ideais de Deus aqui na terra.  Um exemplo clássico que temos é do próprio Senhor Jesus, quando esteve no Getsemani, suando gotas de sangue, consciente de todo o sofrimento que estava adiante, orou: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Lucas 22.42 Nosso compromisso deve ser o mesmo: não mais a minha vontade, mas a vontade de Deus. Paulo também mostra este compromisso de uma forma contundente e radical: Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus. Atos 20.24

2.              Não considerar a minha vida de valor algum para mim mesmo.

Neste compromisso, os valores mudam. Claro que a vida é importante, mas quando colocada na perspectiva ministerial, ela perde o valor pessoal, e nos coloca numa situação de inteira dependência e abertura a servir ao Senhor como e onde Ele quiser.

3.              Completar o Ministério.

A Bíblia afirma que Deus nos confiou o “Ministério da Reconciliação” II Coríntios 5. 18. O nosso compromisso deve ser de completar o ministério que Deus nos entregou.

4.              O Ministério é testemunhar do evangelho.

O ministério é fazer novos discípulos de Cristo. Por isso devemos consagrar totalmente nossas vidas para servir ao Senhor, levando as pessoas a conhecê-lo como Senhor e Salvador, e ajuda-las no seu crescimento espiritual até que elas também tenham o mesmo compromisso e comecem a se multiplicar espiritualmente fazendo outros discípulos.

5.              A Morte Física é um Lucro

De acordo com a Bíblia todo aquele que recebe a Cristo como Senhor e Salvador tem vida eterna. Portanto temos certeza de salvação, de perdão, somos justificados de todos os pecados e temos vida eterna. Por isso que Paulo esta afirmando que o morrer é lucro. Cerramos os olhos aqui, e o abrimos na presença de Deus, quando morremos.

IV – CONCLUSÃO

A verdadeira vida cristã implica num compromisso muito sério, de morrer para o pecado, mundo, carne e diabo, e viver para Cristo.

Em certa feita Billy Graham foi convidado para pregar em uma igreja e já pronto para iniciar o seu sermão, foi interrompido pelo pastor que disse: Pastor Billy Graham, antes de iniciar seu sermão expulsaremos um irmão de nosso rol de membros, pois foi pego embriagado ontem a noite. Billy Graham então faz uma pergunta aquele pastor:

_Sua igreja esta cheia do Espírito Santo?

Ele respondeu meio sem graça:

_Não

Billy Graham então diz:

_Bem, então você precisará excluir todos os seus membros de sua igreja antes de excluir este irmão que foi pego embriagado, pois se os membros desta igreja não estão cheios do Espírito Santo estão cheios da natureza humana produzindo assim os frutos da carne e não do Espírito.

Concluímos então que Paulo ao dizer que: “…e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus…”,quer dizer que a nossa fé em Cristo torna se mais viva neste mundo por meio da nossa santificação, ou seja, por meio da nossa busca constante pelas coisas de Deus e luta contra a carne.

 

ÁUDIO: http://www.youtube.com/watch?v=vIKjNCbrps0&feature=youtu.be

Construindo o Caráter

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29

A Carta de Paulo aos Romanos é considerada a cordilheira do Himalaia de todos os escritos de Paulo. Mas, Romanos capítulo 8 é considerado o pico Everest, o ponto culminante. (Hernandes Dias Lopes). Aqui O Senhor Deus nos apresenta o seu projeto eterno, o qual eu e você estamos incluídos. Queridos o Projeto de Deus é que sejamos iguais a Cristo e tenhamos o Seu caráter e integridade.

Em outra tradução esse versículo de romanos diz u seguinte: “Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos”.

Você foi criado para se tornar semelhante a Jesus. Desde o princípio, esse é o plano de Deus: nos tornar semelhantes a seu filho Jesus Cristo. Já no momento da criação, Deus deixou a Sua vontade bastante clara. Ele disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. E em toda a criação, somente o homem foi feito “à imagem de Deus”. Que privilégio e honra para nós!

Porém, mesmo os mais capazes teólogos não sabem tudo sobre o que significa “imagem e semelhança” de Deus… mas algumas coisas podemos saber, porque são óbvias: Primeiro: ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que tal como Deus, nós somos seres espirituais — temos um espírito que é imortal, não morre, passará dessa vida para a outra, dessa vida terrena para uma que é eterna. Segundo: ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que tal como Deus, somos seres inteli­gentes — podemos pensar, podemos ponderar e tomar decisões, fazer escolhas. Terceiro: feitos à imagem e semelhança de Deus, tal como Deus, nós nos relacionamos — podemos dar e receber amor. E ainda, ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que somos dotados de consciência moral — podemos discernir entre o certo e o errado, e é isso que nos torna responsáveis diante de Deus.

O Reino de Deus chega, à medida que as pessoas recebem a Cristo como Senhor e Salvador. Cada pessoa, então, torna-se um agente do Reino de Deus aqui na terra, funcionando como sal e luz, na transformação da sociedade.

A forma como Deus opera esta transformação é tornando cada discípulo semelhante a Cristo. Se cada pessoa que se diz cristão viver como Cristo viveu, sem duvida teremos uma grande transformação na sociedade e a terra será cheia do conhecimento da Gloria do Senhor como as águas cobrem o mar. É por isso que eu questiono esses dados do IBGE que diz que nós somos 30 milhões de cristãos no Brasil se isso fosse verdade, a corrupção teria diminuído, a bandidagem, a injustiça social e tantas outras coisas nessa sociedade seria diferente.  O Padrão da Vida Cristã é que sejamos como Cristo. E esse padrão é elevado.

II - O PADRAO É ELEVADO

1. Devemos crescer até à medida da plenitude de Cristo.

Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4.13

Cada pessoa que recebe a Cristo nasce de novo, tornando-se um bebezinho espiritual. Mas a medida que recebe alimento, cuidado, amor, e educação, começa a crescer em maturidade e a medida deste crescimento é chegar à plenitude de Cristo. Vontade de Deus para nós, é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. Não podemos nos contentar com a imaturidade e mediocridade na vida cristã. Devemos buscar constantemente a maturidade, crescendo na graça e no conhecimento de Deus e sua Palavra. Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra (Jo 15.4,5). Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la.

2. Devemos imitar a Cristo no nosso viver diário.

Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. I Coríntios 11.1

Este processo de chegar a maturidade, alcançando a medida da plenitude de Cristo, nos levará a imitá-lo em nosso procedimento diário, a tal ponto que nossas ações, pensamentos e palavras serão as mesmas do Senhor Jesus. E para conseguirmos construir um caráter será preciso que venhamos imitá-lo. Neste verso um desafio nós é proposto: “Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Precisamos compreender o que significa ser imitador de Cristo.

Toda vez que pensamos na palavra imitação vem logo a nossa mente coisas como: falsificação, pirataria, baixa qualidade. A palavra grega para imitadores é a mesma que dá origem a expressão “mímica”. Ela quer dizer que devemos ter uma conduta semelhante à de Jesus.

A PRINCIPAL IMITAÇÃO É O AMOR DE DEUS: “E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. O imitar Cristo leva o cristão a viver em amor. Esse é o principal resultado de uma vida que imita a Deus. Amor sacrificial, como o de Cristo. E essa imitação de Deus em amor se torna em um culto, vira uma oferta a Deus.  Um dos cultos mais difíceis de fazer é o do nosso comportamento. Como cristãos, nós somos uma referência para outras pessoas que estão chegando à Igreja de Jesus Cristo. Nós podemos ensinar e incentivar outras pessoas a seguirem a Jesus Cristo através de nosso comportamento. Veja esses textos:

“Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores”. (1 Coríntios 4.16)

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos”. (Filipenses 3.17)

Esses versos sugerem a prática do DISCIPULADO. John Stott definiu muito bem o processo do discipulado: “Discipulado é o incentivo para que alguém siga a Cristo a partir do meu exemplo pessoal” (Cristianismo Básico). Podemos aplicar a frase da seguinte forma:  “Discipulado é o incentivo para que alguém imite a Cristo a partir da minha imitação de Cristo”. Nós somos o maior incentivo ou então o maior “balde de água fria” que outras pessoas podem ter. Nosso comportamento sinalizará o tipo de vida que estamos produzindo nos outros. Alguns jovens usam uma pulseirinha com as seguintes letras: OQJF que significam a pergunta: O que Jesus Faria? Isso é importante porque sempre tivermos que tomar alguma decisão, ou conversar com alguém, em todo o nosso procedimento perguntar; O que Jesus Faria?

3. A meta é chegar à perfeição.

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5.48

O Padrão realmente é elevado. Devemos chegar à perfeição na vida crista, assim como Deus é perfeito. Sempre pensamos que isto é impossível, mas como aprendemos na semana passada, se morrermos para o nosso eu, e permitirmos que Cristo viva sua vida em nós, prosseguiremos para alcançar o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

III - DEVEMOS PROSSEGUIR PARA O ALVO.

1. Ter o caráter de Jesus. Verdade; Fidelidade; Honestidade; Lealdade

2. Ter o amor de Jesus. Amor Incondicional

3. Orar como Jesus.

4. Obedecer como Jesus.

5. Servir como Jesus.

IV – É UMA OBRA DE DEUS.

O que você não podia fazer, Deus fez por você. Ele enviou o seu Filho ao mundo como seu representante e fiador. Ele veio como seu substituto. Ele foi à cruz em seu lugar. Quando ele estava na cruz. Deus lançou sobre ele o pecado de todos nós. Ele foi moído e traspassado pelos seus pecados.  Naquele momento ele foi feito pecado por nós. Naquele momento ele foi feito maldição por nós. Naquele momento não havia beleza nele. O sol escondeu o rosto e Deus lhe desamparou. Naquele momento ele desceu ao inferno. Então, no topo do Calvário, sofrendo a penalidade do nosso pecado, ele deu um grande brado: “TETÉLESTAI” – “Está consumado!”.

Naquela hora, ele pegou o escrito de dívida que era contra nós, rasgou-o, e o encravou na cruz, triunfando sobre o diabo e suas hostes. Naquele momento ele pagou sua dívida, ele justificou você e agora nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus. E essa é a certeza que a obra que ele começou em  nós na construção de um novo caráter ele vai acabar. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6 Não precisamos estar preocupados no nosso crescimento espiritual. Devemos apenas ser disciplinados executando nossa parte, e Deus vai completar seu trabalho em nossas vidas. A Forma como Deus vai executar a boa obra em nós, será através do nosso crescimento na intimidade com Ele e sua Palavra. Daí a importância de ter diariamente um Tempo a Sós com Deus.

Novamente temos Jesus como nosso exemplo: De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. Marcos 1.35. Notem que o Senhor tinha um horário especial: Madrugada, e um lugar especial: Deserto. Isto indica a importância de separar um tempo e um lugar isolados, livre de interrupções e interferências, de tal forma que você possa concentrar-se na comunhão e intimidade com Deus. Este tempo devera ser um diálogo. O seu tempo a sós com Deus é um diálogo e não um monólogo. Falamos com o Senhor através da oração e louvor, e Ele fala conosco através da sua Palavra e da Meditação.

1. Oração e Louvor

Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”. João 17.26

Na oração e no tempo de louvor, você não somente exercita a fé em suas petições, mas também começa a conhecer os atributos de Deus através do louvor.

2. Leitura, meditação e estudo da Palavra.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Timóteo 3.16

Neste tempo especial com Deus, você deve também ler, meditar e estudar um trecho da Palavra de Deus. O texto fala do processo de maturidade espiritual que a Bíblia nos dá: Ensino, repreensão, correção, educação na justiça, com o propósito de tornar-nos perfeitos e habilitados para o trabalho de Deus.

3. Dependência e sensibilidade à voz do Espírito Santo.

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Efésios 1.17

O Apostolo Paulo sempre teve o cuidado de ver a igreja de Cristo crescendo em maturidade espiritual. Neste texto ele está orando para que a igreja tenha espirito de sabedoria e revelação, para conhecer plenamente a Deus. A igreja precisa ter este Espírito se sabedoria e revelação.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14.26

Aqui o Senhor Jesus promete que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar do que Ele nos disse. Como é importante a sensibilidade e abertura à voz do Espírito Santo, para que aprendamos, nos lembremos da Palavra e tenhamos maturidade espiritual.

13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

15 Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. João 15.13-15

Quando Jesus fez a promessa da vinda do Espírito Santo, explicou a razão da sua vinda: Nos guiará a toda a verdade; anunciará o que está por vir; nos fará conhecer tudo que Cristo tem, e tudo isto para a Gloria do Senhor Jesus.

VI - CONCLUSÃO

DEVEMOS TER OS SEGUINTES DESEJOS:

1.     Eu quero ser como Jesus Cristo.

2.     Eu quero amar como Cristo.

3.     Eu quero obedecer como Jesus.

4.     Eu quero orar como Cristo.

5.     Eu quero servir como Cristo.

6.     Eu preciso da ajuda do Espírito Santo.


ÁUDIO: 
https://www.youtube.com/watch?v=RdLCQ1_FKR4&feature=youtu.be

RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO

Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. 2 Coríntios 3.5  

 

I - INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus coloca a vida cristã num nível muito elevado. É ter e viver o seu próprio caráter. Ele é o modelo por excelência, devemos imitá-lo em nossos pensamentos e atitudes. Sem dúvida a auto-suficiência e o orgulho têm sido os maiores inimigos daqueles que se ocupam em fazer a obra de Deus ou seguir os passos do mestre. Uma coisa é sermos competentes e determinados para seguir em nossa missão, com tomada de decisões que nos possibilitem avançar e ampliar a nossa tenda. O profeta Isaías diz: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas” (Is 54.2). Outra coisa é nos acharmos auto-suficiente e dar lugar ao orgulho em nossa vida, fazer isso é permitir que o inimigo tenha força de nos levar ao caminho da derrota.

Um dos segredos de não perdermos o foco é entendermos que o sucesso de nossa vida espiritual não está simplesmente no tamanho da obra que realizamos na igreja, ou nas grandes realizações que possamos fazer, mas na perfeita vontade de Deus que norteia o nosso caminho e vida. Quando isto acontece, nossa vida, nosso trabalho e nossas realizações glorificam a Deus. E esta é a diferença entre aquele que faz para Deus e o que faz para si mesmo. Como cristãos, vivemos em um nível para o qual a sabedoria humana não pode fornecer recursos. Nossa habilidade de viver a vida cristã vem somente de Deus. E, quando se trata de assuntos espirituais, tudo o que precisamos saber está revelado na Palavra de Deus e é ministrado a nós por meio do Espírito Santo. Não precisamos recorrer a nenhuma outra fonte.

Um dos nomes de Deus, no Antigo Testamento, é El Shaddai, que significa “o Todo-suficiente”. Esse é um nome cheio de significado. Aqueles que O adoram em Espírito e em verdade descobrem que Deus satisfaz cada necessidade da vida.

Não precisam de qualquer experiência suplementar, uma dose mais forte da redenção divina, ou qualquer outro aparato espiritual ou emocional. Deus deu a cada crente graça abundante, a qual é absolutamente suficiente para satisfazer nossos anseios mais ardentes, nossos desejos mais intensos e cada uma das nossas mais profundas necessidades. Em 2 Coríntios 3.5, Paulo mostra que somos absolutamente dependentes de Deus. Esta verdade está em toda a Bíblia. Destacamos a confiança e dependência de Davi, de Gideão, Daniel, dos discípulos, da igreja primitiva, etc.

O Senhor Jesus disse: “… sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). O homem é cheio de imperfeições. Somente quando nos submetemos ao próprio Deus, Ele, por Sua graça, gera em nós a capacidade para cumprirmos os Seus propósitos. Paulo, que tinha a nítida visão da dependência de Deus, tinha também a convicção de que podia avançar e conquistar no mundo espiritual, independente das circunstâncias adversas. Ele asseverou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fl 4.13). É exatamente isso que nos faz ser grandes – a dependência total de Deus, por Cristo – permitindo que o Espírito Santo atue em nós os desígnios de Deus.

Deus preparou todas as condições para que possamos ter esta vida e hoje vamos ver o que a Bíblia diz sobre esta capacitação sobrenatural de Deus.

II – TEMOS A MENTE DE CRISTO

Paulo escreveu à atribulada igreja em Corinto: “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso” (1 Co 3.21). Ele desejava que até mesmo os crentes que estavam divididos soubessem que a suficiência deles estava em Cristo. Em vez de lutarem entre si, tomando partido contra os irmãos, precisavam voltar atrás e sondar as riquezas que eram deles em Cristo. Não havia razão para guerrearem entre si. Não havia necessidade de se renderem ao orgulho, ao pecado e à falsa doutrina. Estavam equipados por Cristo com tudo que precisassem.

Atualmente, a igreja necessita desesperadamente abraçar essa mensagem. Os crentes hoje se consomem com as tribulações e os problemas da vida. Eles são tomados pelas dificuldades, dores e angústias. Estão buscando desesperadamente algum grande segredo novo, algum nível espiritual mais elevado, algum alívio mais eficaz do que aquele que possuem em Cristo; conseqüentemente, a igreja está fragmentada e severamente enfraquecida. Não é necessário que seja assim. A graça de Deus é suficiente. Ele nos abençoou com toda bênção espiritual. Somos participantes da natureza divina. Cristo vive em nós. Somos abençoados nEle comcousa do que precisamos ou precisaremos.

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2.16  

A Bíblia afirma que temos a mente de Cristo. Devemos entender que ao recebermos Cristo, morremos com ele e ressuscitamos com ele. Esta morte elimina a nossa mentalidade carnal e acrescenta uma mentalidade espiritual.  É uma mudança espiritual radical. Esta morte não é física, mas a morte que traz a vida. Cristo disse:

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12.24 

É morte do velho homem e renascimento de Cristo em nós. A Bíblia afirma que o nosso velho homem já foi crucificado. Em Romanos 6 Paulo se refere a este morrer e renascer:

 1   Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

2   De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

3   Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4   Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

6   sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

Ter a mente de Cristo é pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus. Se o Apostolo Paulo afirmou tal fato, é porque todos nós Cristãos podemos e temos que ter a mente de Cristo, pois esta é a vontade de Deus para todos os filhos Dele. Ter a mente de Cristo não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade vem através da nossa entrega total as coisas de Deus.

III – TEMOS UM NOVO CORAÇÃO.

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Ezequiel 36.26  

Todo homem nascido de mulher neste mundo, nasce debaixo da escravidão do pecado e com um coração duro como pedra, enganoso e desesperadamente corrupto: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?" Jeremias 17.9. O coração do homem quando é tratado nas Escrituras tem um sentido moral e não físico.

O coração é um sinônimo da própria natureza do homem, porque sempre que a Palavra de Deus se refere a ele, atribui-lhe todas as faculdades morais tais como: o entendimento (Salmos 49.3), as decisões (Provérbios 23.15), os sentimentos (I Samuel 2.1), as intenções (Hebreus 4.12) e etc...

Em muitos lugares das Escrituras o Senhor se refere ao coração como o grande problema do homem pecador: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" Gênesis 6.5, e promete fazer uma obra de circuncisão, isto é, uma operação para troca desse coração: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Deuteronômio 10.16.

A Bíblia também afirma que Deus tira este coração duro e nos dá um novo coração. Cada um de nós andava pelo nosso próprio caminho, na vaidade da nossa própria mente, na dureza do nosso próprio coração (Efésios 4.18), mas a partir da regeneração, recebemos do Senhor um coração novo, o mesmo coração do Senhor Jesus.  E também passamos a ter o mesmo coração de todos e com todos os irmãos. Um mesmo coração e um só caminho com o temor do Senhor nele para que nunca nos apartemos dEle: "E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" Jeremias 32.39-40.

Este coração novo não é mais enganoso e perverso, mas é a habitação de Cristo pela fé (Efésios 3.17). É o santuário do Espírito. Não mais desesperadamente corrupto, mas de onde passam a proceder as fontes da vida: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4.23. Este coração novo é a segurança da nova criatura. É o lugar santíssimo onde podemos entrar com ousadia, para consultar e ouvir ao Senhor: "cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência.Hebreus 10.19-22... Este novo coração, se refere a presença do Espírito Santo em cada um dos seus discípulos. Jesus disse: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” João 14.16-18  O trabalho do Espirito Santo é nos convencer do nosso pecado E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. João 8:7-8; Dar poder para sermos testemunhas de Cristo na evangelização do mundo Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos dos Apóstolos 1:8 Dar-nos o caráter de Cristo através do fruto Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22 Dar-nos os dons espirituais para servirmos.Romanos 12:6-8

IV – ESTAMOS EM CRISTO

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5.17

O Novo Testamento esta repleto de afirmações sobre a nossa posição “em Cristo”. O Apóstolo Paulo aprofunda esta ideia mostrando a realidade da nossa vida escondida em Cristo:

4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Efésios 2.4-6

Na língua original ha três palavras que tem a preposição grega “sun” que indica uma inclusão completa: são os verbos vivificou“deu-nos vida com Cristo”; ressuscitou“nos ressuscitou com Cristo”;  e assentou - e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”. Isto mostra que fomos completamente incluídos na vida, ressurreição e posição de Cristo. Podemos afirmar que espiritualmente temos a vida e ressurreição de Cristo e estamos assentados com Ele nas regiões celestes. Que maravilhoso estar em Cristo. Vivendo n’Ele, teremos todas as condições de cumprir os princípios da Palavra de Deus.

IV - CRISTO ESTÁ EM NÓS

Além de estarmos em Cristo, nos temos sua presença ponderosa vivendo em nós. Algumas afirmações bíblicas nos ajudam a entender o processo: Paulo compara a formação de Cristo em nós, com uma mulher que está dando à luz filhos: “Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” Gálatas 4.19

 A presença de Cristo em nós é imediata no sentido de que ele começa habitar em nós a partir do novo nascimento pela presença do Espírito Santo. Mas ela também é um processo de formação – até ser Cristo formado em vós – Este é o processo diário de crescimento espiritual.

 Mais de Cristo menos de mim, que é descrito por Paulo: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20 Por isso que ele também afirma: “dia apos dia morro” (I Coríntios 15.31); Joao Batista também fez uma afirmação que indica este processo: “Convém que Ele cresça e eu diminua.” Joao 3.30

A Bíblia afirma que a presença de Cristo em nós, nos capacita e impulsiona a cumprirmos sua vontade aqui na terra: “Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” Romanos 8.10-11

Cristo entra em nossas vidas e faz de nós instrumentos para a transformação do mundo. Ele com graça e misericórdia nos ajuda a valorizar mais o espiritual do que o material, e nos dirige a cumprir sua vontade.

V - CONCLUSÃO

Deus nos capacita para obedecermos sua palavra e assim, imitar a Cristo em todo nosso procedimento. Ele nos dá a mente e o coração de Cristo. Além disso. Ele nos batiza em Cristo, e habita em nós. Que grande segurança, e que grande poder para viver a vida cristã.