2013/02/24

Recomendações para se viver bem


Boa noite irmãos... a palavra de Deus nos diz: “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.” Provérbios 19.20

É de suma importância na vida do cristão ouvir o conselhos, seja de cristãos mais experientes, como conselhos do Senhor, pois ouvindo a sua voz teremos direção  para caminhar e ao objetivo traçado.

A IMPORTÂNCIA DE UM CONSELHO

Em um interior não muito distante, morava um rapaz chamado Sebastião e uma jovem chamada Ana. Sebastião se apaixonou profundamente por Ana, e decidiu-se casar com ela, mas ambos eram muitos pobres.

            Certo dia depois de casados, Sebastião chamou Ana e disse-lhe que queria viajar para capital, trabalhar durante 10 anos, ganhar muito dinheiro e poder lhe dar uma vida melhor. Perguntou-lhe se ela seria capaz de esperar por ele. Ela concordou em esperar, e assim aconteceu.

            No dia seguinte Sebastião partiu e foi para uma terra distante, lá ele encontrou um Senhor que estava precisando de homens para trabalhar em sua fazenda, cuidar dos bois e da fazenda. Sebastião aceitou e ficou trabalhando na fazenda.

            No primeiro mês do seu pagamento Sebastião conversou com o seu patrão, contou-lhe sua história, e pediu-lhe que guardasse o seu dinheiro e lhe entregasse somente quando ele regressasse para sua terra.

            E assim aconteceu, Sebastião trabalhou um ano, dois anos, três anos 10 anos, 15, 20 anos. E quando completou 20 anos de trabalho Sebastião chamou seu patrão e disse-lhe: - Sabe patrão o Senhor realmente tem me tratado como um filho, me recebeu aqui, me deu roupa

casa.

            O patrão havia se tornado muito amigo de Sebastião e concordou que realmente ele precisava voltar para sua esposa, mas antes lhe disse o seguinte: - Eu tenho duas coisas para lhe propor, a primeira é o seu dinheiro pelos dez anos de serviço prestado e a segunda são três conselhos, o que você prefere? Não precisa dizer a resposta agora, pense bem e depois você me fala.

            Então, Sebastião ficou muito confuso, pois o seu patrão era como um pai para ele e um homem muito sábio pelo qual ele nutria muito respeito. Pensou durante três dias, e chegou a uma conclusão, levaria os três conselhos. O patrão muito contente arrumou uma sacolinha, , umas peças de roupas que tinha lhe dado, e uns trocados para sua necessidade durante a viagem, pegou alguns pãezinhos para ele levar para casa e disse esses pãezinhos você só pode comer com a sua esposa e finalmente  lhe deu os três conselhos.

            1º - Nunca pegue atalhos em sua jornada; 2º - Não seja curioso; 3º - Nunca haja pela emoção.

            Sebastião muito satisfeito seguiu viagem de volta para casa, e quando chega na metade da viagem, aconteceu um acidente e o ônibus para, obrigando assim todos os passageiros saírem do ônibus. Havia um pequeno hotel ali perto, mas tinha que andar um pouco até chegar lá, e já era noite. De repente aparece um estranho diante de Sebastião e lhe diz que mais adiante há um atalho e que é bem mais perto até o hotel, algumas pessoas do ônibus foram por lá, e Sebastião também decidiu ir, quando ia chegando na entrada do atalho, lembrou-se do primeiro conselho: “NUNCA PEGUE ATALHOS”, imediatamente ele voltou-se para o restante das pessoas que seguiam pela estrada até o hotel. Algumas horas depois, escutou informações de que pessoas que viajavam no ônibus, foram assaltadas pelos bandidos no atalho próximo ao acidente.

            Já cansado Sebastião ficou num quarto, e durante a noite já bem tarde quando ia dormir, ouviu alguns barulhos e um grito horrível, deu um pulo da cama e foi abrir a janela para verificar o que estava acontecendo, quando se aproximou da janela, lembrou-se do segundo conselho: “NÃO SEJAS CURIOSO”, imediatamente deixou a janela e foi-se dormir. Quando amanheceu perguntou ao dono do hotel, que gritos horríveis fora aqueles durante a noite? E o dono do hotel disse-lhe: - Ah, é meu filho, ele é louco, ontem ele se soltou, ele bate em qualquer pessoa que encontrar pela frente, e as vezes até mata. Sebastião pagou então ao dono do hotel pela hospedagem e continuou sua viagem.

            Finalmente Sebastião chegou a sua terra, tinha um morro ali perto que podia contemplar a sua casinha, continuava do mesmo jeito, de lá ele olha também sua esposa Ana, sentada numa cadeira com a cabeça debruçada sobre os peitos de um bonito homem. Furioso, ele pensa em matá-la pois ele não cumpriu com a sua promessa. Sebastião desce o morro com tanta ira, e ao aproximar-se da porta, lembrou-se do terceiro conselho: “NUNCA HAJAS PELA EMOÇÃO”, bateu na porta, e sua esposa ao olhá-lo fica tão alegre e radiante de felicidade e lhe diz: - Você partiu com tanta pressa que nem mesmo deu tempo de lhe dizer que eu estava grávida, este é o seu filho. Abraçaram-se os três muito felizes.

            Enfim, Sebastião conta toda a história para Ana sua esposa, e sentam ao redor da mesa para tirar os pães que o seu patrão lhe dera, e ao repartir o pão, para surpresa de Sebastião e sua esposa Ana, estavam ali todo o pagamento dos 20 anos trabalhados e mais gratificações. E junto um versículo O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Provérbios 1:5

Queridos aquele que não houve conselhos principalmente aqueles que provem do Senhor, se perderá em alguma curva na estrada da vida. Os conselhos servem para sermos melhores e evitar que tenhamos que sofrer danos para aprender.

Se você ouvir não só o conselho, mas também acatar a correção vinda do Pai, seus dias acabarão em bem e seus anos em delícias. Porém, se decidir seguir sua intuição e seu ‘achismo’, terminará seus dias em tormento e dor.

Quero deixar alguns conselhos e orientações para nossas almas.

1) Antes de tudo, observa tuas horas constantes de oração a Deus, diariamente. O homem piedoso é homem "separado" “sabei pois que o Senhor separou para si aquele que lhe é querido” (Sl 4.3), não apenas porque Deus o separou por eleição, mas também porque ele mesmo se separa por devoção. Inicia o dia com Deus, visita-O pela manhã, antes de fazeres qualquer outra coisa. Lê as Escrituras, pois elas são, ao mesmo tempo, um espelho que mostra as tuas manchas e um lavatório onde podes branquear essas máculas. Adentra ao céu diariamente, em oração. Era isso que Davi estava dizendo quando disse:

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Salmos 63:1

 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3

 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia. Salmos 59:16

2) Nunca te esqueças da prática do auto-exame. Estabelece um tribunal em tua própria alma."De noite indago o meu íntimo", disse o salmista (Sl 77.6).Tenha receio tanto de uma santidade mascarada quanto de ires para um céu pintado. Não se ache bom porque outros assim pensam de ti? Permita que a Palavra seja um ímã com o qual provarás o teu coração.

Deixe que a Palavra seja um espelho, diante do qual poderás julgar a aparência de tua alma. Por falta de autocrítica, muitos vivem conhecidos pelos outros, mas morrem desconhecidos por si mesmos Paulo escrevendo a igreja de corinto diz: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 1 Coríntios 11:28

3) Mantém vigilância quanto à tua vida espiriual.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16

O coração é um instrumento sutil, que gosta de sorver a vaidade; e, se não usarmos de cautela, atrai-nos, como uma isca, para o pecado.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23 O crente precisa estar constantemente alerta. Nosso coração se assemelha a uma "pessoa suspeita". Fica de olho nele, observa o teu coração continuamente, pois é um traidor em teu próprio peito. Todos os dias deves montar guarda e vigiar. Se dormires, aí está a oportunidade para as tentações diabólicas. Que o teu coração seja elevado acima do mundo. "Pensai nas coisas lá do alto" (Cl 3.2).

Podemos ver o reflexo da lua na superfície da água, mas ela mesma está acima, no firmamento. Assim também, ainda que o crente ande aqui em baixo, o seu coração deve estar fixado nas glórias do alto. Aqueles cujos corações se elevam acima das coisas deste mundo não ficam aprisionados com os vexames e desassossegos que outros experimentam, mas, antes, vivem plenos de alegria e de contentamento.

4) Guarde seus ouvidos. Cuidado com o que ouves. Existem certas pessoas que, com seus modos sutis, aprendem a arte de misturar o erro com a verdade e de oferecer veneno em uma taça de ouro. Nosso Salvador, Jesus Cristo, aconselhou-nos: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores" (Mt 7.15).

Sê como aqueles bereanos que examinavam as Escrituras, para verificar se, de fato, as coisas eram como lhes foram anunciadas (At 17.11). Aos crentes é mister um ouvido discernidor e uma língua crítica, que possam distinguir entre a verdade e o erro e ver a diferença entre o banquete oferecido por Deus e o guisado colocado à sua frente pelo diabo.

5) Segue a sinceridade e a inocência. Sê o que pareces ser. Não sejas como os remadores, que olham para um lado e remam para outro. Não olhes para o céu, com tua profissão de fé, para, então, remar em direção ao inferno, com tuas práticas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22

 Não finjas ter o amor de Deus, ao mesmo tempo que amas o pecado. A piedade fingida é uma dupla iniquidade. Que teu coração seja reto perante Deus. Quanto mais simples é o diamante, tanto mais precioso ele é; e quanto mais puro é o coração, maior é o valor que Deus dá à sua jóia. O salmista disse sobre Deus: "Eis que te comprazes na verdade no íntimo" (Sl 51.6).

Em teu andar perante os outros, une a inocência à prudência. "Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mt 10.16). Devemos incluir a inocência em nossa sabedoria, pois doutro modo tal sabedoria não passará de astúcia; e precisamos incluir sabedoria em nossa inocência, pois do contrário nossa inocência será apenas fraqueza. Convém que sejamos tão inofensivos como as pombas, para que não causemos danos aos outros, e que tenhamos a prudência das serpentes, a fim de que os outros não abusem de nós nem nos manipulem.

Faze aos outros todo o bem que puderes, enquanto tiveres vida. Labuta por ser útil às almas de teus semelhantes e por suprir as necessidades alheias. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13 Jesus Cristo foi uma bênção pública no mundo. Ele saiu a fazer o bem. Muitos vivem de modo tão infrutífero, que, na verdade, suas vidas dificilmente são dignas de uma oração, como também seu falecimento quase não merece uma lágrima.

6) Tem cuidado com as más companhias. Evita qualquer familiaridade desnecessária com os pecadores. Ninguém pode apanhar a saúde de outrem; mas pode-se apanhar doenças. E a doença do pecado é altamente transmissível. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33 Visto não podermos melhorar os outros, ao menos tenhamos o cuidado de que eles não nos façam piores. Está escrito acerca do povo de Israel que "se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras" (Sl 106.35). As más companhias são as redes de arrastão do diabo, com as quais arrasta milhões de pessoas para o inferno. Quantas famílias e quantas almas têm sido arruinadas pelas más companhias!

7)  Não deixe de congregar. O povo de Deus deve reunir-se com freqüência. As pombas de Cristo devem andar unidas. Assim, um crente ajudará a aquecer ao outro. Um conselho pode efetuar tanto bem quanto uma pregação. "Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros" (Ml 3.16). Quando um crente profere a palavra certa no tempo oportuno, derrama sobre o outro o óleo santo que faz brilhar com maior fulgor a lâmpada do mais fraco. Os biólogos já notaram que há certa simpatia entre as plantas. Algumas produzem melhor quando crescem perto de outras plantas. Semelhantemente, esta é a verdade no terreno espiritual. Os santos são como árvores de santidade. Medram melhor na piedade quando crescem juntos.

8) Não dá valor ao pecado por estar atualmente na moda. Não julga o pecado como coisa apreciável, só porque a maioria segue tal caminho. Pensamos bem sobre uma praga, só porque ela se torna tão generalizada e atinge a tantos? "E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as" (Ef 5.11). Tenha mais medo do pecado que dos sofrimentos. temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28

Sob o sofrimento, a alma pode manter-se tranqüila. Porém, quando um homem peca voluntariamente, perde toda a sua paz. Aquele que comete um pecado para evitar o sofrimento, assemelha-se ao indivíduo que permite sua cabeça ser ferida, para evitar danos ao seu escudo e capacete. "Vivamos, no presente século... justa e piedosamente" (Tt 2.12). A justiça se refere à moralidade; a piedade diz respeito à santidade. Alguns simulam ter fé, mas não têm obras; outros têm obras, mas não têm fé. Alguns se consideram zelosos de Deus, mas não são justos em seus tratos; outros são justos no que fazem, mas não têm a menor fagulha de zelo para com Deus.

9) Não sejas ocioso, mas trabalha para ganhar o teu sustento. Estou certo de que o mesmo Deus que disse: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar", também disse: "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra". Deus jamais apoiou qualquer ociosidade. Paulo observou: "Estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão" (2 Ts 3.11-12).

10) No que diz respeito à vida cristã, serve a Deus com todas as tuas forças. Deveríamos fazer por nosso Deus tudo quanto está no nosso alcance. Deveríamos servi-Lo com toda a nossa energia, posto que a sepultura está tão perto, e ali ninguém ora nem se arrepende. Nosso tempo é curto demais, pelo que também o nosso zelo de Deus deveria ser intenso. "Sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor" (Rm 12.11).  Consola-te com as promessas de Deus. As promessas são grandes suportes para a fé, que vive nas promessas do mesmo modo que o peixe que vive na água. As promessas de Deus são quais balsas flutuantes que nos impedem de afundar, quando entramos nas águas da aflição.

11) Medita todos os dias sobre a eternidade. Pois talvez seja questão de poucos dias ou de poucas horas - haveremos de embarcar através do oceano da eternidade. A eternidade é uma condição de desgraça eterna ou de felicidade eterna. A cada dia, passa algum tempo a refletir a respeito da eternidade. Os pensamentos profundos sobre a eterna condição da alma deveriam servir de meio capaz de promover a santidade. Em conclusão, não devemos superestimar os confortos deste mundo. As conveniências do mundo são muito agradáveis, mas também são passageiras e logo se dissipam. A idéia da eternidade deve ser o bastante para impedir-nos de ficar tristes em face das cruzes e sofrimentos neste mundo. A aflição pode ser prolongada, mas não eterna. Nossos sofrimentos neste mundo não podem ser comparados com nosso eterno peso de glória. Considerai o que vos tenho dito, e o Senhor vos dará entendimento acerca de tudo.