2012/07/10

Vencendo a Frieza Espiritual

Texto: Habacuque 3. 2

Contexto Histórico
Habacuque significa "abraçar" ou "abraçado". Ele foi contemporâneo de Jeremias e Obadias. O profeta Habacuque viveu durante os últimos dias de Judá, antes da primeira deportação em 606 a.C. A maior parte dos estudiosos situa o seu ministério antes de 605 a.C., quando a Babilônia, sob o governo de Nabucodonosor, tornou-se uma potência mundial (1.5). As palavras de Habacuque contra a Babilônia (2.6-20) deixam implícito que ela já havia se transformado em uma nação forte.
A Assíria caíra ante a Babilônia em 612 a.C., o Egito fora derrotado pela mesma Babilônia em 606 a.C., e agora, o rei Nabucodonosor marchava para cercar o povo de Deus em Judá.
Internamente, os problemas eram imensos, pois Josias morrera e suas reformas e avivamento não produziram efeitos profundos e prolongados. O iníquo rei Jeoaquim assumira o trono (2Rs 23.31-24.9). Judá estava às voltas com graves pecados sociais e espirituais. Jeremias profetizava sem ser ouvido. A derrota do reino do Norte em 722 pela Assíria, em nada convencera o reino do Sul a rever seu comportamento. Em meio a tudo isso é que o profeta Habacuque se levanta com suas indagações perturbadoras.
Habacuque era um homem inconformado com atitude de seu povo, inconformado com a frieza espiritual de sua nação em Jeremias 5.1 Deus diz a jeremias encontre um1 justo se puder
"Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade." Jeremias 5:1
 No capitulo 23 de Jeremias vemos ainda mais a desolação do povo
A terra está cheia de adúlteros, e por causa disso a terra chora e as pastagens do deserto estão secas. Seu modo de vida é perveso e o seu poder é ilegítimo. "Tanto o profeta como o sacerdote são profanos; até no meu templo encontro as iniquidades deles", declara o Senhor. "Por isso, o caminho deles será como lugares escorregadios nas trevas, para as quais serão banidos, e nelas cairão. Trarei a desgraça sobre eles, no ano do seu castigo", declara o Senhor. "Entre os profetas de Samaria vi algo repugnante: Eles profetizaram por Baal e desviaram Israel, o meu povo. E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. "  Jeremias 23:10-14
Tanto Jeremias quanto Habacuque tinha uma mensagem forte para o povo, Habacuque gritava continuamente Violência – Destruição- Violência – Destruição...  Era essa  a mensagem que ele trazia ao povo, pois eles estavam em pecado, os sacerdotes estavam em pecado a nação estava apostatando da fé, a heresia esta tomando conta os sacerdotes estavam mentindo e profetizando paz, paz, enquanto Habacuque clamava violência e destruição.
É por isso que ele chega ao verso 2 desse capitulo 3 orando a Deus "aviva a sua obra Senhor" aviva Senhor pois a nação esta arruinada o profeta estava alarmado com a situação do povo e ainda mais com a punição de Deus aquele povo rebelde no Capitulo 1.6-11.
 Quando, porém, ele é informado do plano de Yahwéh de usar os babilônios, mais ímpios ainda, como vara de julgamento para Judá, seus problemas se intensificam. Ora, como pode um Deus santo e reto usar um instrumento vil para punir o próprio povo do seu pacto? Habacuque recebe a resposta: "o justo viverá por fé". Yahwéh tratará soberanamente, e também sabiamente, de Judá primeiro, e então dos babilônios. Os babilônios serão totalmente destruídos sob o julgamento de Deus, Ele é o Senhor do universo, e dispõe, e usa, quem quer, como quer, para o fim que desejar. Os caldeus também teriam o seu juízo. O ímpio não prosperará para sempre, e quanto ao justo, este viverá pela fé (2.4).
Os profetas não eram homens apenas que levavam a mensagem de destruição, pelo contrario, eles eram homens que levavam a mensagem de Deus, eles eram homens que gemiam pelo pecado do povo, homens que choravam pela nação.
E qual era a atitude do povo era: "Vejam o que esse profeta anda dizendo: que Deus vai usar os caldeus. Como se Deus pudesse fazer tal coisa! Não há perigo; não lhe dêem ouvidos. Os profetas são sempre alarmistas, e nos ameaçam com o mal. Que ideia é essa de que Deus há de suscitar um povo como os caldeus para castigar a Israel! Isso é impossível!" Foi assim também na época do Dilúvio. A geração de Noé não acreditou nas advertências de Noé. Eles consideravam sua pregação absurda. Eles zombaram dele. Deu-se o mesmo em Sodoma e Gomorra. As pessoas despreocupadas não poderiam crer que as suas cidades seriam destruídas. Jerusalém não creu quando Jesus alertou sobre o cerco de Tito Vespasiano em 70 d.C. e a cidade foi destruída. Hoje as pessoas não crêem na segunda vinda, não crêem na juízo final e por isso andam descuidadas!
Tudo isso aconteceu porque o povo de Deus estava frio espiritualmente estava se desviando de Deus e é sobre isso que quero falar essa noite sobre a frieza espiritual.
Estamos diante do maior perigo em nossa vida cristã a frieza espiritual em gálatas 5.17 o apostolo Paulo fala da guerra espiritual entre o Espirito e a carne "Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Gálatas 5:17
 A frieza espiritual é o maior inimigo da igreja hoje. Quero fazer uma pergunta aos casados. O que é que acontece com o casamento se o amor esfria... separação.....
 É exatamente isso que a frieza espiritual faz na vida do crente, o separa de Deus, nos torna insensíveis as coisas de Deus, o profeta Oseias 6.4 repreendeu o povo que dizia que adorava a Deus, mas seu amor era como neblina que logo passava. Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora. Oséias 6:4
É perceptível como o mundanismo, o materialismo, a filosofia e sabedoria deste mundo, juntamente com pensamentos gnósticos, humanistas e, para piorar tudo, o sincretismo religioso - unindo elementos do culto pagão e do culto a Deus - levou muitos cristãos a este estado de frieza.
Não podemos achar que movimentos, muito trabalho, música abundante, festividades em uma igreja, por si só, constituam prova de fervor espiritual, pois todas estas coisas os pagãos também fazem e, mesmo assim, estão mortos espiritualmente.
Quando o seguidor e a seguidora de Cristo vivem a frieza espiritual tornam-se cinzentos, apáticos e voltados para si mesmo. A coragem para servir se foi, o desejo de crescer na fé e a disciplina da oração estão congelados, o estudo e a vivência das Sagradas Escrituras é quase nulo e o evangelismo está fora de estação. Estão tão encobertos pelos seus pecados que não percebem o quanto já entristeceram o Espírito Santo redundando numa vida insipida.
A frieza espiritual levou a nação de Israel ao cativeiro da babilônia e com certeza ela vai levar a sua vida a escravidão e morte.  Deus tem misericórdia de Nós "aviva a sua obra Senhor"
Pastor quando é que eu sei que preciso de uma renovação espiritual... quando é que eu sei que preciso de um avivamento em minha vida...
1)    Quando perco o prazer de me relacionar com Deus
Quando não tenho mais prazer nas coisas de Deus, quando não tenho mais prazer em orar em ler a bíblia, quando as coisas do Reino de Deus já não é mais prioridade em minha vida, já não sinto mais fome de Deus, sinto fome de Festa, de shopping de coisas. Quando levo uma vida espiritual miserável medíocre.
A Igreja esta cheia de crentes que perderam o encanto, o calor, o fervor e o primeiro amor com Deus.   "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." Apocalipse 2:4.
Quando o seguidor e a seguidora de Cristo vivem a frieza espiritual tornam-se cinzentos, apáticos e voltados para si mesmo, o desejo de crescer na fé e a disciplina da oração estão congelados, o estudo e a vivência das Sagradas Escrituras é quase nulo e o evangelismo está fora de estação. Estão tão encobertos pelos seus pecados que não percebem o quanto já entristeceram o Espírito Santo redundando numa vida sem graça e indiferente ao outro sem Cristo.
Quando paro de me relacionar com Deus para de de ouvir a voz de Deus e perco a direção de Deus em minha vida, perdemos o foco a direção daquilo que Deus tem pra nós. As nossas igrejas estão cheias de pessoas vazias de Deus. Estamos cheios de nós mesmos, falta-nos quebrantamento, humilhação. O diabo irmãos, tem medo de muita coisa, mas uma coisa que ele não tem medo é de um crente gelado, frio espiritualmente, de coração duro, ele deita e rola em cima dele.
"Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que, porém necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido." Hebreus 5:11,12
Pastor eu não quero viver assim eu quero que Deus aviva o meu coração. Amem meu irmão, então se você quer mais apetite por Deus faça morrer todos os outros apetites. Se você tem apetite de televisão/internet, mas não tem apetite para ler a palavra, faça morrer a sua televisão/internet. Você tem apetite por comida, mas não apetite pela presença, jejue. Você tem apetite de amigos, de programas, fique a sós com Deus. Mas morra para si mesmo, mortifique a sua carne, mortifique o seu corpo, faça morrer a concupiscência do seu coração e você aumentará o seu estômago espiritual. Muitos estão morrendo espiritualmente falando por conta da inanição não se alimentam da Palavra do Senhor.
2)    Quando perco o prazer de servir a Deus
A perda do prazer em servir, abandono de alguma responsabilidade na igreja, é comum que ao longo do tempo, antes membros fervorosos e cheios de fé, que frequentavam assiduamente as reuniões, hoje vão muito pouco nas reuniões.
Quando um cristão tem o desejo de abandonar uma responsabilidade assumida na igreja, outorgada pelo próprio Espírito Santo, é um grande sinal que a sua espiritualidade e comunhão com Deus está abalada, pois o Cristão forte, é revestido de fogo, do fogo do Espírito Santo que impulsiona esta pessoa a realizar da melhor maneira possível os seus afazeres e responsabilidades na igreja, responsabilidades estas, confiadas pelo próprio Deus.
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62
Quando você vier à igreja apenas para bater cartão, para apenas cumprir uma escala em determinado ministério, quando a sua motivação de vir a igreja não for Deus você precisa de uma renovação espiritual. Precisamos dar o melhor para Deus.
Lá no livro de Levíticos o sacerdote quando sacrifica a Deus ele oferecia um animal sem defeito, ele oferecia o melhor animal que tinha, já aqui em Habacuque eles estavam oferecendo animais defeituosos, coxos, oferecendo a Deus o resto, o pior que eles tinham, sabe irmãos. Estamos dando o resto de nosso tempo a Deus, o resto de nosso Dons, o resto de nosso serviço de nossa vida, estamos oferecendo a Deus sacrifício de animais mancos defeituosos e Deus esta dizendo que não esta se agradando disso.
Sua temperatura espiritual influencia as pessoas ao seu redor. Se você é uma pessoa que ora, as pessoas ao seu redor serão constrangidas a orar mais. Quando você busca ao Senhor e seu coração queima por ele, as pessoas ao seu redor te terão como exemplo a ser seguido. E o contrário também ocorre. Se você não ora, não tem um modo de viver piedoso, as pessoas vêem isto e tendem a seguir o mau-exemplo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)
3)        Quando me torno um religioso
Esse é um sinal evidente que caracteriza a frieza espiritual e demonstra que você precisa de um reavivamento. Ele é o mais perigoso de todos, pois esse sinal engana a própria pessoa, iludindo a mesma, tornando-a perfeita aos seus próprios olhos.
O religioso realmente é quase perfeito: pratica as suas orações, os seus jejuns, freqüentemente está na igreja e faz até a obra com muita dedicação, porém, o religioso tem apenas uma falha que é letal espiritualmente falando: o religioso se dedica não para o Senhor Jesus, mas para si mesmo, ou para os seus líderes denominacionais, não visando servir a Deus, mas de olho em benefícios próprios.
O Senhor Jesus quando esteve aqui nesse mundo pregando o evangelho, teve como seus maiores opositores os religiosos, os fariseus da época. A pessoa quando se torna vítima do fardo da religiosidade, ela deixa de servir a Deus para servir a estatutos, regras e mandamentos é uma pessoa intrinsecamente enraizada na letra, na religiosidade em sua igreja, em sua denominação, abandonando a Deus e idolatrando a religião.
O Senhor Jesus comparou os religiosos a sepulcros caiados, que por fora são lindos, cheios de flores, mas que por dentro são cheios de podridão e de dejetos mortais, assim são os religiosos. Essa classe de pessoas, deixam de ser sensíveis a voz e a atuação do Espírito Santo, se tornando instrumentos em potenciais do inferno dentro das igrejas para levarem homens e mulheres de Deus sinceros, para o mesmo caminho, para o caminho da perdição, para o caminho do inferno.
Enfim queridos irmãos precisamos ficar atento com a frieza espiritual, porque ela é um dos inimigos mais perigosos da Igreja, pois ela se instala dentro dos corações de crentes, que estão dentro da Igreja. Nesse aspecto, a frieza é um inimigo que esta dentro de nós. Para que não fiquemos frios, temos que fazer todos os dias o que os sacerdotes faziam: eles tiraram as brasas do altar, para que o fogo não se apagasse. Alguém já disse que: "Para evitar que seu coração se torne frio, mantenha as chamas com Deus acesas."
Clame aviva a sua obra Senhor... Aviva a sua obra Senhor.