2012/06/25

Lute por sua Família

Texto: I Samuel 30.1-20

Queridos irmãos essa noite Deus colocou em meu coração um assunto de extrema importância a todo nós, porque ele diz respeito ao que temos de mais precioso nesse mundo que é a nossa família. Eu estou convencido que se tem algo que satanás mais odeia nessa terra depois de Deus é com certeza a família, ele procura a destruição total dessa instituição divina.

O inimigo vem bombardeando ferrenha e freneticamente a instituição familiar, o ambiente familiar, os lares em geral, deslocando e concentrando todas as suas forças em buscar de atingir esse alvo, essa meta demoníaca. Isso acontece desde tempos remotos, desde de Caim quando ele se levantou contra o seu irmão e tirou-lhe a vida. Infelizmente ele tem conseguidos grandes resultados neste quesito.

Em meio a tantas lutas e dificuldades que a humanidade vem passando o conceito de família esta sendo obscurecido, desvirtuado, e por que não dizer satanicamente transformado.

Em nossa sociedade pós moderna o conceito de família esta sofrendo uma terrível desfiguração, uma terrível descaracterização que mais se parece com uma caricatura mal feita do seu real sentido. Só para dar alguns exemplos dessa descaracterização, sem entrar nos méritos ou nos seu por menores vemos isso acontecendo no relacionamento entre marido e mulher. Muitos homens jamais aprenderam a serem esposos e pais devotados e em contra partida muitas mulheres estão fugindo dos papéis a elas dado por Deus.  

Existe hoje uma troca de papéis os maridos não estão sendo mais os provedores do lár, não são ou não se comportam mais como o cabeça do lar, muitos maridos se acovardam e se escondem atrás de suas esposas em contra partida as esposas não se submetem a seus respectivos maridos e assim vai.

Vemos também essa descaracterização na própria estrutura familiar antigamente quando nos referíamos a membros de uma família falávamos de Pai, mãe, e filhos, hoje quando falamos de filhos muitos apresentam um cachorro um gato ou um animalzinho como integrante dessa família tratando esses animais como gente e tá mesmo como verdadeiros filhos. Esse tempo vi uma reportagem que muitos casais preferem um cachorrinho a um filho. A ideia de não ter filhos já é realidade por muitos casais, mas outros indecisos, preferem experimentar Primeiro o que é criar um animal, para então ver se tem a vocação para a paternidade.

 Nessa reportagem a Marilene Krom, doutora em psicologia clínica pela PUC-SP e psicoterapeuta  familiar ela disse um seguinte "A opção de criar animais como filhos muitas vezes vem da necessidade de uma companhia - e tem uma pitada de egoísmo, algo que a maioria dos casais não nega. A ideia de ter um filho implica a sensação de perda da liberdade ou o medo de não conseguir a estabilidade financeira e profissional necessárias. Há pessoas que não têm disponibilidade e nem disposição para cuidar de uma criança. Os especialistas em comportamento familiar, no entanto, deixam claro que um animal jamais irá substituir um filho. É o reino da tirania da vontade. É mais do que o egoísmo: é um imediatismo. Desde crianças somos centrados no próprio umbigo, principalmente de uns 30 anos para cá. Jamais um pet vai substituir uma criança", acredita o psiquiatra Içami Tiba. Segundo ele, um bicho de estimação dá menos trabalho, não reage ou questiona. "Filho reage, responde. A criança aprende com os pais e sabe contestar. Não querer ter filhos demonstra uma fragilidade emocional grande, porque faz parte da maturidade e do ciclo biológico você sobreviver e perpetuar. Quem tem filhos curte mais do que ter apenas um bicho de estimação. No filho a gente se vê, no bichinho não." (http://www.bemparana.com.br/noticia/115222/em-vez-de-filhos-casais-preferem-ter-bichos)

É claro que devemos tratar esse bichinhos com carinho já que o temos, temos a responsabilidade de cuidar deles, mas não podemos trocar as bolas, nossos animaizinhos de estimação não são e nunca serão gente e se tratamos um animal melhor do que tratamos gente mesmo essa pessoa não sendo da família da gente isso não agrada a Deus.

 Outro absurdo que confirma essa descaracterização é que antigamente quando falávamos em casal nos referíamos a homem e mulher, hoje se houve falar de casais formados por pessoas do mesmo sexo a depravação tem tentado se instalar no seio familiar veja o que romanos 1:24-32 fala sobre essa atitude.

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.  Romanos 1:24-32

Irmãos quero deixar bem claro que Deus ama o homem que é pecador, mas ele não compactua com o pecado desse homem, ele ama o mentiroso como ser humano, mas odeia a mentira, ele ama o fofoqueiro como ser humanos mas odeia a fofoca, assim também Deus ama o homossexual como homem, pessoa ser humano, MAS ABONINA A PRATICA DO HOMOSSEXUALISMO e essas pessoas podem querer e conseguir constituir família aos olhos torpes desse mundo que tudo aceita e enxerga apenas a caricatura do que é ser uma família, mas nunca, nunca aos olhos de Deus a união de pessoas do mesmo sexo será uma constituição de uma família.

 As Famílias da terra estão em guerra quer você acredite ou não, quer queira ou não estamos sob ataque do inimigo. Quando olhamos para o texto vemos de maneira clara o propósito de destruição da família. Veremos aqui9 algumas artimanhas.

 Ataque feroz  verso 1 "eles queimaram a cidade" os amalequitas destruíram, incendiaram toda a cidade. Queridos irmãos satanás está atacando ferozmente as famílias e o seu único objetivo é a destruição total da base familiar, dos princípios familiar, os amalequitas atearam fogo e levaram as mulheres cativas, a cidade foi surpreendida. Muitos sãos os ataques que o inimigo investe em nossas famílias ataques surpresas seja na área financeira, seja no casamento, seja com os filhos, com amigos, e até mesmo na área da saúde, ele ateia fogo nas bases em áreas importantes da vida familiar, áreas que mexem com as nossas estruturas quando elas são desestabilizadas, ele faz o que for preciso para nos destruir para nos escravizar.

Ausência verso 1 "enquanto ele havia estado fora" quando Davi e seus homens se ausentaram de suas famílias para cumprir com suas obrigações o inimigo entrou em suas terras e a devastou. A ausência queridos irmãos tem sido uma brecha pela qual o inimigo tem entrado para destruir as famílias. Mas ausência de que Pastor?

Ausência de Deus: quanto mais longe de Deus estivermos, quanto mais longe de Deus as famílias estiverem mais perto do sofrimento se encontrarão, mais desprotegidas estarão. Quantas famílias deixaram de cultuar ao senhor dos exércitos e hoje sofrem amargamente por isso. Tiveram seus sonhos, parentes, bens saqueados pelo inimigo, pois deixaram a Deus a Jesus Cristo.

"...se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1

E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR. Jeremias 15:20

 Ausência dos Pais: Famílias se encontram-se fragilizadas, enfraquecidas, filhos se encontram dispersos por não terem pais presentes, muitos filhos são criados por terceiros e quando crescem já não reconhecem a autoridade dos pais.

Ausência de amor, de paciência de mansidão: muitos casamentos são desfeitos por falta do amor, de palavras doce, pelo contrario impera apenas as cobranças, a falta de paciência com o cônjuge, a palavra dura. A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1

 Depressão, Amargura: outra artimanha poderosa de satanás para destruir as famílias hoje é a depressão verso 4 diz "Davi e seus homens começaram a chorar e choraram até ficarem sem forças". Esses homens quando viram sua cidade destruída todos os seus bens e seus familiares levados o desespero entrou em seus corações ao ponto de ficarem sem forças e quererem morrer.

Muitas famílias que estiveram sob forte ataque e pressão não resistiram a essa arma mortal que é a depressão, a depressão tem paralisados a muitos, rouba as forças e tira a vontade de lutar de viver. E a cada dia que passa vemos mais e mais pessoas feridas, amarguras, depressivas que não acham saída para seus problemas.

 Acusação: é a outra arma verso 6 diz "falavam em mata-lo a pedrada" e quando tudo parece difícil e achamos que não pode piorar satanás usa os próprios amigos ou parentes pra nos acusar e causar discórdia ainda maior. Os próprios amigos de Davi, as pessoas que ele havia restaurado a honra no momento de dificuldade se viraram contra ele.

Quantas famílias estão sendo destruídas, quantos casamentos estão se findando por conta da acusação, satanás joga um contra o outro e aquilo que já estava difícil fica ainda mais com as discórdias.

No verso 16 vemos o resultados desses ataques, o inimigo tripudia vitoriosamente sobre as famílias derrotadas "eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá."

Após destruir a cidade e levar as mulheres , os bens de Judá os amalequitas estavam festejando, comemorando tripudiando, escarnecendo de Judá, por conta de seus feitos. E é isso mesmo que satanas faz queridos irmãos quando destrói ou escraviza uma família, ele festeja, ironiza, ele loucamente olha para céu e afirma esta vendo o que eu fiz com seus amados, é menos uma família na face da terra para representar a sua glória. Que tragédia!!!

Mas o que fazer para proteger nossas famílias?... o que fazer para não vermos elas se deteriorando? Como vencer os ataques satânicos? Como podemos construir famílias fortes?

O próprio texto nos responde tais perguntas queridos irmãos, se o texto nos mostra a sagacidade do inimigo em destruir aquilo que temos de mias precioso ele também nos mostra atitudes com as quais podemos defende-las...

1 – Tenha uma reação de inconformidade: verso 4 "eles choraram" irmãos não aceite a situação que você esta vivendo na sua família, não fique imune as situações, não aceite o mais ou menos Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8

Querido chore por sua família, chore por seus filhos e faça isso aos pés do Senhor Jesus. Davi demonstrou sentimento ele não ficou indiferente, ele chorou pelas suas mulheres. Tem gente que esta vendo sua família ser destruída, esta vendo seu filho se afundar nas drogas, esta olhando seu casamento indo pro buraco e não faz nada, está como uma pedra, está indiferente, ACORDA...  o que depender de você, não deixe isso acontecer, não se conforme com a situação ela pode ser mudada chore... chore... chore... aos pés do Senhor, mostre sentimento talvez seja isso que esta faltando.

2 – Se fortaleça no Senhor:   verso 6b  "Mas o Senhor lhe deu Coragem" Davi queridos irmãos se fortaleceu no Senhor, ele se animou, saio da depressão, não ficou com auto comiseração se achando o coitadinho, nem ficou culpando a Deus e sentindo raiva dEle. não!!! ELE SE FORTALECEU NO SENHOR...

Querido irmão se você não se posicionar, você não vai sair desse buraco, você vai acabar sendo enterrado vivo por que é isso que o diabo quer O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; João 10:10 por isso saia dessa depressão, deixe essa amargura de lado diga não ao derrotismo e se coloque em Pé em nome de Jesus.

3 – restaure o altar de oração em sua casa: Davi então manda chamar o sacerdote Abiatar o representante de Deus , ou seja ele resolve a buscar a Deus, procura saber qual é a vontade de Deus naquela situação terrível, ele restaura o altar de oração em sua vida.

 Queridos restaure essa noite o altar de oração em sua casa, de um passo em direção a Deus e ele dará três em sua direção, se comprometa comece hoje a orar a intensificar suas orações por sua casa, procure saber dele qual é a vontade dele, qual atitude você deve tomar em Deus. A oração irmãos é a arma mais eficaz e infalível que você tem a dispor na defesa de sua família.

4 – Confie e obedeça as ordens de Deus:  verso 8-9ª "então saíram" Davi obedeceu a ordem de Deus e saiu, ele foi atrás do seu milagre, de sua benção e conseguiu. Assim como Davi querido irmão obedeça a Deus faça a sua parte, confie nele, obedeça, não desista a sua vitória está próxima.

 O seu filho vai ser alcançada, a sua família vai ser restaurada, o seu casamento vai ser abençoado.

Conclusão

Restauração completa e muito mais.

E para encerrar queridos irmãos quero lhe proclamar a promessa que Deus tem para cada um de nós que tivermos essa atitude no verso 18 a 20 diz o texto "Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo. E tomou também todos os rebanhos dos amalequitas, e seus soldados os conduziram à frente dos outros animais, dizendo: "Estes são os despojos de Davi".  1 Samuel 30:18-20

Aleluia!!!  Deus esta dizendo essa noite ao seu coração querido irmão, querida irmã, que Ele vai restaura tudo... tudo o que o inimigo roubou de você, lute pela sua casa, pela sua família. Quem esta dizendo isso não sou eu, mas o Senhor todo poderoso o criador do Céu e da terra. Nada é impossível para Ele, nada é difícil para ele creia, lute pela sua família, pela sua casa, Ele fará infinitamente mais verso 20 diz que Davi não só volto com tudo que era dele mas ainda com despojos dos seus inimigos... Deus de muito mais a Davi.

 Se você crer Deus e confiar e obedecer você vai vivenciar muito mais de Deus em sua vida.....

Marcelo Navarro

2012/06/15

O Paralítico de Betesda

Texto: João 5. 1-15

Queridos irmãos Deus tem uma palavra viva para o nosso coração nessa noite, por isso eu o convido a abrir seu coração e a sua mente para receber está palavra bendita.
Queridos irmãos no tempo de Jesus havia na zona norte de Jerusalém um local que era um grande centro de peregrinação para as pessoas que pretendiam obter a cura, pois nesse local havia um tanque cuja suas águas alegavam poderes curativos.
E estabelecidos o redor deste tanque se encontravam muitos enfermos bem como coxos, cegos, paralíticos, ali se aglomeravam aguardando uma oportunidade para entrar na águas, pois segundo a tradição um anjo descia até o tanque e tocava a água e assim que era agitada a água, o primeiro que descesse ao tanque era milagrosamente curado.
Esse texto tem muitas lições pra nós nesta noite, no verso 3 vemos que muitas pessoas  enfermas estavam ali e se encontravam em uma situação desesperadora, esperando por um milagre que os libertassem dos seus sofrimentos. Trazendo o texto para próximo de nós, fazendo uma hermenêutica, podemos comparar queridos irmãos esses enfermos do tanque de betesda como os pecadores deste mundo esperando supersticiosamente alguma salvação. Muitas pessoas neste mundo desesperados por uma salvação ou libertação de um sofrimento, acabam crendo em certas crendices tolas que mais complicam a vida delas do que as aproximam de Deus, o que diga-se de passagem não eram o caso aqui desses enfermos do tanque de betesda, pois o próprio texto diz que um anjo do senhor tocava aquela água.
Mas voltando para o texto no verso 2 vemos que esse tanque se chamava ou era conhecido como o tanque de Betesda (bets – eshad) cuja tradução significa "casa da Misericórdia", ou "casa da Graça" e então temos a informação no verso 5 que alí se encontrava um homem que há 38 anos vivia junto ao tanque de betesda, junto ao tanque da misericórdia, junto ao tanque da Graça. Alí estava um homem que estava vivendo 38 anos de frustração, 38 anos de derrota, 38 anos de falta de graça. Um homem que havia se acostumado ver o sobrenatural na vida de outros, havia se acostumado a ver o milagre na vida de outros, mas não na sua vida.
Na casa da graça, na casa da misericórdia, na casa do milagre esse paralitico viveu 38 anos sem a graça sem o milagre, ele estava privado de usar a cura que estava alí bem a sua frente a alguns metros bem a sua frente no seu alcance.
Semelhantemente a esse tanque queridos irmãos quando falamos da Igreja do Senhor, falamos do local da graça, da casa da graça é aqui que muitas pessoas são curadas, é aqui que muitas dores e sofrimentos são aplacados, é aqui que vemos muitos milagres, vemos o sobrenatural, é aqui também que muitas pessoas param e se estabelecem em busca de uma transformação de um livramento a semelhança do paralítico de betesda. Talvez muitos se identifiquem com esse homem, pois assim como ele, esperam por um milagre a muito tempo no entanto só acharam frustrações e derrotas, viram muitos milagres, mas na vida dos outros e não em suas vidas. Eu quero dizer pra vc nesta noite... Creia!!!!! Pois o seu milagre vai chegar....
Estudando e meditando no texto percebi que esse homem estava privado da casa da Graça, privado da cura, ao meu ver por conta de 2 motivos:
1ª - Por um motivo Pessoal: não era algo externo que o prejudicava, mas sim uma enfermidade física, é claro que era algo involuntário, ele não tinha culpa de ter nascido assim, mas isso o atrapalhava na conquista de sua benção, de seu milagre, ele era paralítico e por mais que se arrastasse, outros eram mais rápidos do que ele e tomavam a sua frente e tiravam-lhe a benção da cura, no verso 7b ele diz: "enquanto eu vou, desce outro antes de mim"  a paralisia o impedia de usufruir dos meios de cura que estava em seu alcance naquela época.
Sabe que eu aprendo com isso irmãos? Tem muita gente dentro da igreja, dentro da casa da graça que estão privados de receber as suas bênçãos os seus milagres por conta de um motivo pessoal e não estou falando necessariamente de uma disfunção física, mas sim por causa de uma disfunção emocional, como a falta de perdão, a falta de gratidão, por conta da amargura, por conta da falta de fé, coisas tais que paralisam e não permitem que o individuo vá até o tanque, até Deus e receba seu milagre.
Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. Hebreus 12:15
Ah pastor, mas eu não tive culpa de estar assim, foram as circunstancias da vida que me fizeram assim.. Tudo bem querido irmão eu acredito que você não teve culpa, o paralitico também não teve de ter nascido daquele jeito, mas isso não impediu que a enfermidade o prejudicasse na sua caminhada.
Não é uma questão de culpa, mas é uma questão de conscientização de que se essas coisas não forem trabalhados primeiro talvez você passe 38 anos só experimentando derrota e fracasso em sua vida.
2ª – motivo é a invisibilidade, vemos isso na resposta do paralitico a pergunta de Jesus se ele queria ser curado o verso 7ª diz "Senhor não tenho ninguém que ponha no tanque quando a água é agitada" ora o lugar conhecido como a casa da graça encontramos um homem a 38 anos vivendo nela, mas esperando pela graça de uma mão amiga, esperando que alguém se compadecesse dele e o ajudasse a entrar naquele tanque, ele não tinha ninguém, esteve invisível durante 38 anos. Na casa da graça o que imperava era o individualismo verso 7b ele diz: "enquanto eu vou, desce outro antes de mim" 
Ao que me parece queridos essa atitude desses outros tem sido comum nos dias de hoje, sobre tudo dentro de nossas igrejas, na casa da Graça muitos se encontram sem a graça da visibilidade, não estão sendo cuidados, pastoreados, estão ao léu da sorte e ao meu ver a individualidade continua sendo a grande vilã, as pessoas estão cada dia mais preocupadas consigo mesmo ao ponto de não enxergar os outros. Mandamentos como amarás o teu próximo como a ti mesmo já não amolecem mais muitos corações.
Um dos grandes benefícios de pertencer a uma igreja em fazer parte de uma comunidade do corpo de Cristo é saber que você esta sendo cuidado e suas necessidades tem sido vistas pelos irmãos, é saber que as pessoas se preocupam com sua vida.
No verso 6 queridos irmãos a história desse homem começa a mudar, aleluia!!! saiba queridos que sempre tem um final para as nossa lutas, elas não são eternas, uma hora acaba e a do paralitico estava prestes a terminar, esse verso demonstra a atitude de nosso senhor diz o texto  vendo Jesus o paralitico e sabendo que estava assim a muito tempo ,  Jesus "Viu" Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons. 
Provérbios 15:3
Os olhos do Salvador, do libertados, daquele que tudo contempla viu aquele homem, os olhos da verdadeira Graça agora repousa sobre a vida dorida daquele homem, após 38 anos alguém o enxerga, alguém se compadece demonstrando querido irmão o que todos nós já sabemos, que a iniciativa sempre é divina Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19A visibilidade é um presente de Deus, como é bom ser visto, ser enxergado. 
 Ah querido irmão, eu não sei o que você esta passando, eu desconheço suas lutas, não sei o que você esta sentindo neste momento, não sei qual o tamanho do buraco do vazio que se encontra em seu coração, mas Jesus Cristo o meu Senhor esta aqui essa noite e ele tudo vê, ele somente ele, tudo sabe Romanos 8.29 diz "pq de antemão nos conheceu" ele quer mudar a sua história assim como fez com esse homem entregue-se a ele!!! Quando ele entrou na vida desse homem a sua história mudou permanentemente.
Ainda no verso 6 temos outra revelação da parte de Deus, Jesus olha para o homem e pergunta Queres ser curado? que pergunta meu irmãos !!!! alguém pode logo responder é claro que ele quer, é obvio... calma irmão sempre digo que é nos detalhes que as grandes mensagens se encontram, aprendemos algumas lições com a pergunta de Jesus, a pergunta de Jesus não era descabível como alguns talvez pensam.
1ª – lição: Jesus pergunta porque nem sempre sabemos o que realmente queremos, muitas vezes chegamos a Deus com nossas petições todas trocadas, escurecidas por conta das circunstâncias, essa pergunta nos faz refletir sobre nossas prioridades, o que realmente queremos, para que queremos tal coisa...
2ª – Lição:  Penso eu que era esta a questão que Jesus queria trabalhar. Lá estavam as águas que curam, bem em sua frente, mas o paralitico continuava sem cura. Ele poderia ter sido curado se tivesse entrado no tanque, só que foram tantas e tantas tentativas frustradas, tantos esforços perdidos, tanta luta pra nada, anos e anos se passando e derrotas em cima de derrotas, que eu acredito queridos irmãos que esse homem deve ter em algum momento de sua vida desistido de lutar, não se esforçava mais, não buscava mais o milagre, ele havia se acomodado, a dor de ser homem paralitico era a menor do que a dor de se frustrar novamente, da vergonha de tentar e não conseguir, era menor do que dor do orgulho. Ele havia se acomodado, ele havia perdido a vontade de ser curado, a vontade de ser salvo.
Sabe meus irmão o que aprendo aqui? é que Deus não dá sua salvação, o seu milagre para quem não quer e Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6. Jesus aqui não esta maltratando as pessoas que não creem ou não querem, chamando essas pessoas de cães ou porcos, não!!! ele está dizendo o seguinte: que não se deve dar as coisas sagradas para quem não quer, porque essa pessoa vai desperdiça-las...
Ele esta ensinando que no processo do recebimento de uma cura ou de um milagre ou da transformação de uma situação, é necessário querer... demonstrando que existe então uma cooperação humana.
Não adianta ficar de braço cruzado esperando as coisas cair do céu, faça a sua parte, corra atrás, lute pelo relacionamento, saia atrás de um emprego melhor, estude se capacite, fuja da tentação, abandone o pecado.
Não fique resmungando, se achando o coitadinho o infeliz o infortunado, quer a benção de Deus o milagre, quer mudança, quer transformação, quer a vitória faça a sua parte por que Deus já esta fazendo a dele.
 Tem muita gente dentro da igreja esperando a água se mover como esse paralitico, esperando o agir sobrenatural das águas, mas não caminha em direção do tanque, se acomodou, desistiu de lutar. Jesus esta dizendo essa noite no verso 8 eu estou fazendo a minha parte agora faça a tua "toma o teu leito e Anda"
Jesus tem a palavra de Cura, mas ela só veio a existir quando o paralitico obedeceu a palavra proclamada. Sem obediência nada acontece Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1:22
                                                                                                              Marcelo Navarro

2012/06/12

Repensando a minha postura cristã


 Texto: Marcos 8.31-36


          Queridos irmãos quero convidar a todos nesse instante a ouvir o que Palavra que Deus tem para nós nessa noite. Tenho a certeza que nós vamos sair aqui essa noite impactados com aquilo que Deus vai compartilhar em nossos corações. O texto que acabamos de ler possui uma revelação de Deus a respeito do verdadeiro discípulado de Jesus e relata de uma forma clara o contraste entre a vontade Humana e a vontade de Deus. No verso 33 Jesus repreende a satanás através de Pedro, eu digo através de Pedro porque Pedro estava através de suas palavras e atitude estava representando a vontade dele. Jesus disse: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens."  Marcos 8:33

          Perceba querido irmão que Pedro começou a repreender Jesus logo depois que ele havia declarado que o filho do Homem haveria de padecer, de sofrer e morrer em cumprimento de sua missão, que era salvar a humanidade. Aqui já aprendemos uma lição a qual Jesus faz um claro contraste entre as coisas de Deus e as coisas do mundo.

           Esse texto serve como um sinal de alerta nos dias de hoje para a maioria dos cristãos que realmente estão imbuídos de serem verdadeiros discípulos do Mestre. É um sinal de alerta, meus irmãos para mim e para vocês, pois no cenário religioso ou espiritual que estamos vivendo, muitos tem se perdido pelo caminho da religiosidade fria e edonista.

          As nossas igrejas estão sendo diabólicamente ensinadas por falsos mestres a extinguir, a suprimir qualquer manifestação do Sacrifico e da vontade de Deus exaltando em contraste a isso vontade do homem, a vontade do eu. Na Igreja atual a vontade sacrifical de Deus, foi absorvida e reduzida a vontade e deleite humano extinguindo assim uma atitude sacrifical de abnegação.

          Em muitas doutrinas hoje a teologia do sofrimento, da cruz, da renúncia, do desapego a própria vida não tem mais lugar em nossa espiritualidade, é como se hoje existissem milhões de Pedros nos repreendendo dizendo "Não faça isso com a sua vida", "vc não tem que morrer"; " Para que renunciar isso"; "Porque não atender os apelos da carne já que são naturais" Se for participar de uma campanha de 40 dias para alcançar alguma forma de prosperidade estaremos lá mas e se fizéssemos uma campanha de 40 dias pra vencer a minha carne ai não, é sacrifício demais pra mim...

           A busca pela realização pessoal tão comum a pessoas do mundo nunca encontrou tanto espaço, tanta abertura em nosso meio (Igreja) como tem encontrado nestes últimos dias. Os cristãos estão mais preocupados com suas próprias vidas do que com qualquer outra coisa. E por conta disso cabe a repreensão de Jesus a satanás a muito de nós: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens." Marcos 8:33

          No verso 31 deste texto Jesus mostra o verdadeiro ensino do evangelho, ele nos ensina que a renuncia, o sofrimento, a morte do eu não deve ser levado como algo anormal por nós seus discípulos alias são praticas necessárias para a salvação e deve estar presentes da vida de qualquer discípulo de Cristo. O verbo Padecer escrita no verso 31 vem do grego Pascho e é no sentido de maus tratos, violência, ultraje e ela aparece 42 vezes no NT e em quase todas é utilizada em relação ao sofrimento de Jesus por nós. E assim como o mestre, o verdadeiro cristão é aquele que segue os seus passos, que renuncia a sua vontade, e não foge desta renuncia, que aguarda com fidelidade mesmo em momentos de sofrimento a volta do Senhor.

           No entanto o que a igreja esta experimentando hoje é totalmente contrario, a maioria dos cristãos estão pensando somente em si mesmos, e não percebem que estão mais ligados as coisas dos homens do que as coisas de Deus sendo que o próprio Jesus disse que essa atitude é maligna.

          Nos versos 32-33 Jesus faz um contraste claro entra as coisas de Deus e as coisas dos homens, entre as coisas dos homens e as coisas espirituais, entre as coisas diabólicas e as coisas divinas: "Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e        siga-me".  Marcos 8:33-34

          "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 1 João 2:15 ele sabia e havia aprendido com próprio Jesus o que era mais importante na sua vida crista. O apostolo Tiago foi ainda mais contundente na sua epistola 4.4: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

           Não podemos nos deixar enganar querido irmão quanto mais satisfazermos nossas vontades e buscamos o nosso próprio beneficio mais longe estaremos de Deus, o texto de Marcos está nos dizendo que essas duas coisas estão em espaços diferente não há como servi a Deus se estamos preocupados apenas conosco mesmo.

          "Que absurdo pastor falar uma coisa dessa, Deus quer meu bem, ele quer que eu ganhe dinheiro, que eu viva bem, que eu construa um patrimônio considerável, que compre uma carro importado e adquira  o qüinquagésimo par de sapato e muda de roupa, Deus quer que eu me divirta, Deus quer que eu viagem bastante Deus quer... para isso que eu fui alcançado para ser colocado por cabeça... Deus quer!!!!"

           Bem se pensarmos assim queridos irmãos precisamos repensar o impacto do evangelho de Jesus cristo em nossas vidas pelo que esta escrito no verso 36 "Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8:36. O que Deus quer meu querido irmão é resgatá-lo é salva-lo do fogo do inferno e não é fazendo a sua própria vontade vivendo uma vida egoísta que isso vai acontecer. Nós fomos salvos pela graça de Deus e com certeza Ele não quer que vivamos debaixo de condenação. Podemos sim ter uma vida bem sucedida em todas as áreas isso é e Ele quer, mas quando tratamos essas questões como foco principal ou de maior valor deixamos de viver o sentido do evangelho.

          A partir dos versos 34-35 Jesus mostra qual deve ser a nossa postura diante da filosofia deste mundo. Ele fala de algo realmente importante para o processo de sua salvação. Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Marcos 8:34-35

          Para muitos Cristãos esses versos destoam da vida prospera e vitoriosa que muitos buscam, doem seus ouvidos quando escutam palavras como negue-se si mesmo, tome a cruz  o cristianismo de hoje lhe propõe ao contrario... " faça vc pode, conquiste vc é vitorioso, pegue o que quiser, vc é o melhor, siga o seu próprio caminho rumo aos seus sonhos Deus esta com vc, gaste seu tempo com suas coisas se der venha no culto ao domingo a noite.... Deus entende o porque vc não se compromete alem do que vc já tem feito ele sabe de tudo"  esse e tantas outras mentiras estão sendo pregadas por ai mas a palavra pura e simples é Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

           Irmãos o texto diz se "você quiser", essa é uma decisão pessoal, a decisão é sua, é de cada um, ele não te força a nada, mas se você quer viver o cristianismo genuinamente, se vc se propõe a caminhar com Jesus vc tem que imitá-lo, tem que andar nos passos dEle. O texto ainda diz se alguém quer vir após mim Negue-se a si mesmo... o que significa isso pastor, isto significa  renuncia (Mat 16.24), renuncie-se a si mesmo, abra mão do seu Direito, de sua vontade própria, significa parar de olhar apenas pra si mesmo e olhar para o que realmente Deus quer de você e olhar para a  sua missão para o seu chamado, significa olhar para o próximo e enxergar as necessidades outro. Quantos pessoas vc já evangelizou esse ano? Quantas intercessões vc já fez por alguém que pode ir pro inferno a qualquer momento? Quão disposto vc está para ofertar não só as coisas materiais, bem como sua própria vida, seus dons, suas habilidades em prol do Reino de Deus? Essas são perguntas que eu faço a mim mesmo hoje....

            Há muita gente dentro das igrejas batendo no peito que estão servindo a Deus, mas estão fazendo segundo a sua própria vontade, estão correndo atrás de suas próprias coisas e alguns fazem deste jeito por que desconfiam se cuidarem das coisas de Deus nunca vão alcançar suas próprias coisas. Mas não é isso que a palavra nos ensina irmãos ela diz"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna." Mateus 19:29 Dedique a sua vida a Deus e deixe ele cuidar de vc.

            O texto ainda diz tome a sua cruz isto significa queridos irmãos sacrifício, fazer o mesmo que Jesus fez por nós, pagar o preço. Tem muitos cristãos que não saem de casa por conta do frio, não vem numa vigília porque no outro dia tem que trabalhar cedo, não pode acordar cedo pra participar de alguma programação a casa do senhor pq precisa descansar. Sabe queridos irmãos não podemos nos enganar. Jesus foi bem claro ele Disse a respeito disso "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo."  Lucas 14:27

           Esse sacrifico é algo diário Jesus disse em Lc9.23 "a cada dia tome sua cruz" é algo que tem continuidade e por ultimo o texto diz Siga-me. Seguir Jesus é andar seus passos, é andar perto, é fazer o que ele faz , é imitar, é viver do mesmo modo que ele viveu é se revoltar contra essa pregação da busca do próprio prazer. Hoje vemos muitas igrejas que estão lotadas, estão cheias, a pergunta é: deste numero, quantos realmente deixaram o mundo e suas paixões. Quantos vivenciam essa revelação da cruz? Pense nisso?

Marcelo Navarro