2011/03/20

Nunca perca a paixão...

Texto: João 17

Esta é uma das páginas mais comoventes do Evangelho: a chamada "oração sacerdotal" de Jesus. Aproxima-se o momento de sua "glorificação", quando Jesus será erguido bem alto, na cruz, e atrairá a si todos os homens.

Queridos irmãos a oração sacerdotal de Jesus foi pronunciada em um momento de muita angustia, Jesus cônscio que sua missão aqui na terra estava chegando ao fim despede-se em oração revelando através das palavras muita gratidão, amor e um sentimento de dever cumprido.

Como é difícil querido irmão em meio a luta, a dor, a perdas ter a mesma atitude que o nosso Mestre Jesus teve diante das adversidades, louvando e adorando o nome do Senhor. Não é fácil assim como também não foi pra Jesus.

Naquele momento a dor o sofrimento estava a sua espera com grande expectativa, a morte estava a sua espreita, o seu corpo seria moído, massacrado pelos açoites, sentira em sua própria pele como a maldade do homem pode chegar ao mais profundo nível de irracionalidade humana. Mesmo diante desse terrível momento que iria passar, Jesus exalta o nome de Deus e o glorifica.

Fico pensando ao analisar essa atitude, quantas pessoas blasfemam, vomitam sua ira em Deus por bem menos. Quantos ao menor sinal de algo errado em suas vidas ou dificuldades afastam-se de Deus, desviam-se de sua vontade e o culpam pelo sofrimento. É uma oração que não foi respondia até o momento, um emprego ou uma promoção tão esperada que não surgiu, uma cura que não veio, um ente que se perdeu, um casamento que não vai bem.

Jesus nos ensina que as circunstâncias de nossas vidas, por mais problemáticas e difíceis que sejam, de maneira nenhuma pode fazer com que voltemos as costas para Deus. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Deus tinha um propósito para o sofrimento de Cristo e Ele tem um propósito para a sua vida também.

A Oração de Jesus não foi apenas uma oração para se cumprir um ritual. Não! Jesus fez uma oração apaixonada por Deus e por aqueles que creeram nele, foi um clamor cheio de exaltação e intercessão. Havia vida em suas palavras. Quanto tempo faz meu querido irmão que você não ora apaixonadamente por Deus,quanto tempo faz que você não clama pela presença de Deus em sua misero vida?

Nos dias atuais os cristãos tem perdido a paixão pelo sagrado, quando digo paixão não estou me referindo a um sentimento mundano, torpe e passageiro, mas estou falando de um sentimento de amor elevado a mais alta potencia que nos impulsiona a fazer coisas grandes para Deus, que nos leva a nos jogarmos em sua presença e desejar a morte do que viver uma vida sem a sua presença

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11

Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:15

A oração sacerdotal de Jesus deixa nos mostra três áreas que nunca podemos perder a paixão:

1) Nunca perca a paixão pela glória de Deus, pela presença de Deus. V 1,4-5

Queridos irmãos precisamos anciar pela glória de Deus em nossas vidas. Pelo toque divino em nós, pelo manifestar sobrenatural de Deus. Se a busca da glória de Deus não for colocada acima das demais buscas do homem, o homem jamais será completo, tampouco Deus glorificado.

Os cristãos hoje estão mais preocupado com cargos dentro da igreja do que pela glória de Deus em suas vidas, mais preocupados buscar programações que lhe sejam agradáveis do que Buscar a glória de Deus, a sua presença que lhe trará satisfação eterna e essa é uma atitude que Paulo estava tentando combater em Corinto.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Co10.31

Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Salmos 27:9

O unico motivo de estarmos aqui, é por conta da glória de Deus, devemos buscar a sua glória como o ourives buscam o ouro, não permita que outro interesse a não ser esse venha roubar essa verdade, não permita que as circunstancias, problemas, sofrimentos venha roubar a paixão pela glória e Deus.

Na biblia encontramos muitos exemplos de homens que não se dobraram diantes do problemas, mas se mostraram fiéis mesmo na hora da morte. Em Daneil 3 temos a história de Sadraque Mesaque e abedenogo, três jovens que mesmo sob ameça de morte não quiseram se dobrar a estatua do rei, pelo contrario mostrão paixão pela glória de Deus e disseram: Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".

Temos tambem o profeta habacuque que decalrou que Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

E tanto outros que o Livro de Hebreus cap11 sita Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O MUNDO NÃO ERA DIGNO DELES.

A vidas desses irmãos nos impulsionam a entregarmos o nosso coração a Deus e buscar a sua glória e glorifica-lo a cada instante a cada momento. Quando aqueles que glorificam a Deus vivem uma vida imoral, pecaminosa ofusca a glória de Deus em suas vidas.

2) Nunca perca a paixão pela Palavra de Deus v6,8,14,17,20

Esse versiculos nos mostram a importancia da palavra de Deus para Jesus, Ele a tinha na mais alta estima, consideração. Jesus como Deus era o próprio Verbo encarnado, mas como homem era sujeiro as mesmas pressões, paixões e tentações do que nós, porém Jesus em nenhum momento pecou pois tinha a Palavra de Deus como um luzeiro em dias de escuridão, como um farol que brilha a noite foi guiado por ela. No duelo contra satanas no deserto inqurido pelo tentador para saciar sua fome Ele disse "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Mateus 4:4

Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer eu a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. João 4:34

Jesus viveu a Palavra, proclamou-a dia e noite em tempo e fora de tempo como diz paulo e ensinou-a aos seus discipulos.

Infelizmente irmãos essa não tem sido a atitude de milhões de milhares de cristãos, para muitos a Palavra passou, perdeu o seu significado. A bilbia é apenas mais um objeto jogado dentro das gavetas dos armários ou então mais um efeite na mobília. Já aqueles que reconhecem ainda sua importância passam dias a fiu sem ter um momento de leitura e meitação e não estou dizendo desses que tiram 5 minutinhos de leitura antes de dormir por desencargo de consciência. Estou falando de um debruçar de um profundo apego a Palavra sentimento este que hove no salmista e no profeta Jeremia

Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Salmos 119:16

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

O meu zelo me consome, porque os meus inimigos se esquecem da tua palavra. Salmos 119:139

Os meus olhos se antecipam às vigílias da noite, para que eu medite na tua palavra. Salmos 119:148

Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos. Jeremias 15:16

Muitos cristãos perderam a paixão pela Palavra de Deus, não meditam mais na Sagradas Escrituras, acham que podem viver com aquilo que escutaram apenas no domingo ou que aprenderam um dia, alguns ainda vão mais longe acham que estão melhores sem ela acham que pode viver sem ela.

Isso falo não não para aqueles que não leêm por alguma dificuldade como por exemplo visão ou falta de escolaridade, mas falo para aqueles que se denominam cristãos mas gastam seu tempo lendo qualquer outro tipo de literatura, menos a Palavra de Deus .esse já perderderam o desejo, a paixão pela Palavra.

E temos visto a consequencia dessa falta de paixão pela Palavra em nossas Igrejas, quão triste e quão mundano tem sido a vida de muitos cristãos, derrotas e mais derrotas, sofrimento em cima de sofrimento, destruição de lares, amizades, projetos, sonhos é a causa por nos afastarmos da palavra de Deus o profeta Oséias advertiu o povo sobre isso.

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos." Os 4.6

Querido irmão peça para Deus que essa noite ele Inflame seu coração com o desejo de ler sua Palavra, peça Paixão pela sua Palavra

Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. Salmos 88:13

3) Nunca perca a paixão pela Missão V22,26

Jesus tinha a sua missão muito clara em seu coração e isso desde pequeno. No texto de lucas cap 2 temos um relato que quando Jesus era criança seus pais o perderam e o acharam após tres dias pregando na sinagoga. Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: "Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura". Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? NÃO SABIAM QUE EU DEVIA ESTAR NA CASA DE MEU PAI?" em outro momento já perto do final de sua vida Jesus com firme propósito de sua sua missão foi a Jerusalém onde sera preso "Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém" Lc 9.51

Então vemos que Jesus não se desviou do seu propósito, acredito que nem sequer passou pela sua mente essa possibilidade, ele sempre teve determinado a cumprir a missão que Deus tinha para ele.

Uma das consequencias da perca da paixão pela glória de Deus e tambem da perca da Paixão pela Palavra de Deus é a perca da paixão pela Missão, pelo que Deus tem para nós. E qual é essa missão sermos testemunhas de Jesus.

Essa é uma missão que nenhum cristão pode se demitir. Muitos cristãos hoje perderam o paixão pela obra missionária, a paixão pelo chamado de Deus, pela missão que Deus tem para a Igreja, o ardor missionário diminuiu muito... as pessoas tem outras preocupações que consomem o seu tempo,o seu trabalho e esforço, as suas energias.

Pense bem querido irmão faça um retrospecto de sua conversão e lembre-se como queimava em seu coração a palavra de Deus, lembre-se como você ficava inquieto querendo falar do amor de Jesus a todas as pessoas, de como você se importava com a salvação do próximo, como você tinha um foco, um objetivo, uma missão. E quão apagada esta esses sentimentos agora em sua vida.

O que você tem feito com o chamado de Deus em sua vida? Quais têm sido suas prioridades? Onde esta aquele cristão fiel preocupado em tão somente agradar a Deus.

Ah pastor os tempos são outros!!!, é são mesmo..., mas Hebreus 13.8 diz Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Ele não muda e as suas exigências também não mudam... o seu desejo de salvação do Homem também não mudaram. Precisamos clamar por um avivamento em nossos corações. Por um despertamento que aqueça o gelo do conformismo que envolve os nossos corações. Que Deus tenha misericórdia de nós...


2011/03/05

Quando apenas fazer o certo não é suficiente.

Texto: Lucas 10.25-37

 

· Irmãos este texto da Bíblia é um dos textos mais conhecidos por todos nós. Por mais que você tenha lido esse texto varias vezes ou ouvido diversas pregações não feche o filtro do seu coração. Deus sempre tem uma palavra nova aos corações.

· Eu digo isso porque os textos bíblicos mais conhecidos são também os menos compreendidos. Justamente porque são lidos tão freqüentemente em nossos púlpitos e são tão recorrentes em nossas prédicas, que acabam por cauterizar ("blindar",) nossas mentes e corações, nos tornando imunes à sua mensagem.  (Corriqueiro mendigo fuçando lixo)

· Precisamos recuperar o frescor original e o impacto que esses textos tiveram sobre seus primeiros ouvintes e leitores. E essa é tarefa que, só alcançam aqueles que se debruçam para estudar o texto com muito esforço e com a graça de Deus sendo dependente da revelação divina.

Introdução

1) O texto começa dizendo que certo homem quis por Jesus a prova, para pega-Lo numa armadilha ou levá-lO a contradizer algumas partes da lei.     

* Conhecedor da lei: Um intérprete da Lei era um especialista na explicação das leis de Deus. Como conhecedor da lei esqueceu de "Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá." Deuteronômio 6:16

* Chama Jesus de Mestre: Embora o intérprete da lei chamasse Jesus de "Mestre", ele não acreditava que Jesus fosse realmente o Filho de Deus,

2) Vejamos: diante da pergunta perspicaz, feita por um "intérprete da Lei, Jesus responde, com igual perspicácia, devolvendo a ele a pergunta: "Que está escrito na Lei? Como interpretas?" (v. 26).

*Jesus, leva a conversa para um nível onde este interprete esta bem familiarizado a Lei já que ele era especialista em sua interpretação.

*À pergunta objetiva de Jesus, o intérprete respondeu citando uma conhecida síntese legal que os advogados de então carregavam, literalmente, na manga (era costume trazerem atadas à manga das vestes, tiras com resumo de leis, para consultas rápidas): "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (v.27). À resposta tão objetiva do intérprete, segue-se a conclusão lógica e sumária de Jesus: "Respondeste corretamente; faze isto e viverás." (v. 28).

* o interprete se sente constrangido com a resposta de Jesus, pois sabe no fundo que não cumpre o mandamentos. Alias o próprio Jesus em Mateus 23.3-4 descreve postura desse religiosos "Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens."

 

 3) "Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?" (v. 29).

* Justifica-se: o sacerdote apesar de saber que não estava de acordo com a lei não o faz publicamente e nem se arrepende prefere se justificar. *

*Infelizmente essa Tb tem sido a atitude de muitos cristãos diante dos mandamentos de Deus. Ao invés de reconhecer sua desobediência e mudar sua atitude perante ele, prefere justificar e achar culpados para a sua desobediência.

*outro aspecto que também podemos ponderar é que na mente desse religioso como nos demais israelitas existe uma distinção étnica onde o próximo nunca poderia ser um povo pagão, principalmente um samaritano cujo estava para mais um inimigo, um pagão hediondo do que para próximo.

Uma lição:

1 - Deus ama a todos indiscriminadamente, não faz acepção de pessoas. E prefere que todos sejam salvos

"que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." 1 Timóteo 2:4

"Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas."  Romanos 2:11

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  João 3:16

Satanás tenta nos fazer pensar que somos melhores do que outros ou que Deus ama mais a uns do que outro. Que somente aqueles que guardam as suas leis estão debaixo de seu amor.. que um homem mundano, uma prostituta. Um pedófilo. Um assassino. Não pode ser alvo do amor de Deus. Assim pensam os interpretes da lei, assim pesam o Jonas da vida,,, assim pensam os legalistas.

 

4) Jesus conta uma parábola v 30: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó..." (vv. 30ss). Jesus recorre à metáfora, à parábola, à linguagem simbólica, à força da imagem e ao poder da imaginação. Sua narrativa descreve uma cena com inúmeras contradições lógicas e paradoxos teológicos.

Observemos mais atentamente alguns desses contrastes:

Primeiro: sabe-se que Jerusalém fica a cerca de 740m (de altitude) acima do nível do mar, enquanto Jericó, a 400m (de baixitude) abaixo do nível do mar na região do mar morto. Por essa razão, numa pequena distância de menos de 30km há um desnível de mais de 1.100m. É um caminho íngreme, cheio de desfiladeiros, ideal para as emboscadas e a ação de salteadores (funcionava assim como uma espécie de "Linha Vermelha" dos tempos neotestamentários). Ninguém, em sã consciência, se aventuraria a passar por ali a não ser que estivesse bem guardado. Por essa razão, as pessoas que tinham que fazer esse trajeto, geralmente, viajavam em caravanas. Ao que tudo indica, portanto, a vítima da parábola não era exatamente alguém a quem se poderia chamar de "prudente". Hoje, se diria que ele "deu sopa pro azar". Deu mole,

Uma segunda questão: geralmente pensamos que o sacerdote e o levita, que passaram "de largo", faltaram com suas obrigações, mas isso não é bem verdade. Pois havia leis muito claras e rígidas que diziam que os que exerciam funções religiosas ficariam impedidos de realizá-las caso tocassem em um cadáver, ou em um estrangeiro, pois estariam ritualmente impuros.

Ora, esses senhores fizeram o que parecia certo, o que era mais lógico. Devem ter pensado: "* Esse que está aí no chão pode ser um estrangeiro e pode me contaminar e impedir-me de realizar minhas funções.

* Ou pior, pode estar morto e, neste caso, nada poderei fazer mesmo para ajudá-l

 * Além do que, se esse sujeito se aventurou a viajar por estas paragens desacompanhado, é porque era mesmo um irresponsável e imprudente — teve, portanto, o que merecia.

* Pensando bem, isso aqui bem pode ser uma emboscada. Ele pode estar fingindo para me atrair e, assim que eu chegar perto, salteadores cairão sobre mim, tornando-me a verdadeira vítima desta história suspeita."

Portanto, a lógica e o bom senso sugeriam a esses senhores que não haveria nada mais inteligente a fazer, a não ser dar o fora dali o mais rápido possível.

Não devemos recriminá-los por isso, pois não fazemos nós exatamente a mesma coisa quase todos os dias, quando passamos por pessoas em situações semelhantes nas estradas, nos semáforos, nas calçadas...?

Finalmente, entra em cena o "samaritano" (que em nenhum lugar no texto é chamado de "bom", a não ser no título que lhe emprestou a tradição e o tradutor, João Ferreira de Almeida).

Esse samaritano, sim, quebra todas as regras do bom senso.

*Aproxima-se do perigo. Quando está bem perto, não pode deixar de notar que a vítima era um desses judeus arrogantes por quem os samaritanos nutriam um desprezo sistemático, mas isso não o impede de aproximar-se ainda mais.

*Importa-se com um semi-morto. Correndo o risco de ser ele também tomado de assalto e terminar do mesmo jeito que aquele que está diante dele,

* detem-se a cuidar dos seus ferimentos: "E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho" (v. 34).

* E mais, servindo-se do seu próprio meio de transporte,

*levou-o até uma hospedaria onde a vítima pudesse ser tratada e recuperar-se dos seus ferimentos (em gr. traumata).

* E ainda, mais, gastou parte do seu dinheiro com tudo isso.

Vemos dois ensinos aqui:

5) A pedagogia do certo

Como se pode ver, nessa história, não há dúvida alguma a respeito de quem teria feito o certo. Quem fez o certo foi o sacerdote e o levita. Eles cumpriram os preceitos religiosos; eles usaram de bom senso, evitando o perigo; eles usaram a lógica e a inteligência para salvar a pele.

Quem fez tudo errado foi o samaritano: arriscou-se, quebrou preceitos, rompeu com o bom senso, desperdiçou suas reservas de medicamentos e ataduras, perdeu tempo e dinheiro — além de tudo, o homem tomou prejuízo!? (acho que isso foi o que mais impressionou os interlocutores de Jesus, pois sabemos de sua fama de avarentos).

Se o sacerdote e o levita fizeram o que era certo, e quem procedeu errado foi o samaritano, porque Jesus considera este último o herói da história?

Esta é realmente uma questão intrigante. Parece que a chave para entendermos tudo está dada no versículo 33: "Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, COMPADECEU-SE dele" (não se trata, portanto, de um "bom samaritano" —como se fosse um bom carioca, ou um bom paulista, etc.— mas de um samaritano bom —como seria um carioca bom, ou um paulista bom, etc..). O verbo "compadecer-se" (em gr. SPLAGCHNIZOMAI) deriva de SPLAGCHNON, que significa "vísceras", "intestinos", "entranhas".

Trata-se daquele sentimento que faz com que o estômago fique embrulhado, revirado, diante do sofrimento humano; tal compaixão é aquela que faz a gente ficar enojado, que solta os intestinos, que dá ânsias de vômito.

Esta é a chave para entendermos a sua proposta de ensino, pedagógica, nesta perícope: É que quando a gente está muito tempo na igreja preocupado em cumprir as doutrinas e a lei de Deus, tendemos a nos concentrar naquilo que é certo (a verdade/razão), e naquilo que é inteligente (lógica!). O mais correto.

Assim, parece natural que, quanto mais seguros estivermos de estarmos certos, e de estarmos do lado da verdade, mais justificativa encontramos para nossos atos de indiferença e de intolerância. Nesse sentido, fazer o que é certo, é o primeiro passo para a intolerância, e a indiferença, saber a verdade pode funcionar como antídoto para a compaixão.

Por exemplo lembro de minha mocidade quando saiamos na madrugada a levar pão aos famintos, mendigos, prostitutas cafetões Deus nos usava para levar um pouco do amor de Jesus aos marginalizados. Muitos nos diziam inclusive lideres da igreja "não façam isso vocês pode ser assaltados, levar uma bala perdida, uma facada na noite"... deixe esses pessoas lá elas estão lá por que querem"

É verdade poderíamos mesmo, estávamos conscientes de como a noite curitibana é perigosa, mas estávamos cheio de SPLAGCHNIZOMAI de Deus, cheios de compaixão de Deus por aquelas pobre almas.

 

6) A pedagogia do bem.

Qual é, então, a questão proposta por Jesus, nessa parábola querido irmão? O problema não é ter que escolher entre fazer o certo ou o errado. A questão está entre fazer o certo ou fazer o bem!

Em outras palavras, Jesus estava propondo que quando tivermos que optar entre fazer o certo ou fazer o bem, devemos sempre escolher fazer o bem!

Como cristãos devemos exercitar a razão para sempre buscarmos o certo, e é isso mesmo, e assim devemos fazer sempre; mas nunca devemos perder a noção de que o certo não é mais importante do que a Vida: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mt 2.27). "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."  Atos 5:29

Se a nossa pedagogia do certo nos impede de sermos melhores e mais humanos, se nos incapacita para sentirmos indignação e nojo pela miséria e pela degradação da grande comunidade universal, e se nos torna intolerantes ou indiferentes ao sofrimento do nosso vizinho, a ponto de guardarmos cada vez mais distância dele, algo vai muito mal conosco e com a nossa pedagogia, com nosso ensino, algo vai mal com a nossa boas novas...

Porque só é intolerante quem tem certeza de que está fazendo o que é certo, mas nunca é intolerante o que está certo de estar fazendo o bem.

Entretanto, como desenvolver nas nossas Igrejas um ensino que vá além do certo?

Como ensinar os "entranhados afetos de misericórdia" (Fp 2.1) aos quais o Novo Testamento se refere de modo tão enfático? Haverá quem diga que isso é impossível, que extrapola as competências da Igreja, mas o fato é que não basta ensinar o certo para que as pessoas sejam melhores. Não adianta ensinar o certo se não somos capazes de aprender o que é realmente o bem.

Conclusão

Desenvolver, ao lado da pedagogia do certo, uma pedagogia do bem, talvez seja o caminho a construção de uma igreja forte e operosa.

Ou desenvolvemos uma maneira de nos comunicarmos com as "entranhas" das pessoas perdidas neste mundo, ou acabaremos todos vítimas da intolerância fatal e sumária que haverá de nos tornar a todos cada vez mais sapiens e menos homo.

Ao final da parábola Jesus faz a conclusão do seu arrazoado entre o certo e o bem: "Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei [e notem que, logicamente falando, a resposta não poderia ser outra]: O que usou de misericórdia para com ele." (v. 37).

Essa parábola: é uma proposta de diálogo entre o cérebro e o coração, entre a razão e a emoção, entro o certo e o bem. Contudo, Jesus define o mais importante ao defender que quando tivermos que optar entre fazer o certo ou fazer o bem, devemos escolher sempre fazer o bem! Quanto à pedagogia do certo: pratiquemo-la, e aprenderemos muitas coisas. E quanto à pedagogia do bem, é Jesus quem diz: "faze isto e viverás" (v. 28)!


 

A Igreja rumo à maturidade

Texto: I Co 3.1-17    

       

Warren Wiersbe, insigne comentarista bíblico, diz que o apóstolo Paulo oferece-nos três retratos da igreja em sua Primeira Carta aos Coríntios, capítulo três:

·        a igreja é uma família cujo alvo é a maturidade;

·        a igreja é um campo cujo propósito é a quantidade;

·        a igreja é um edifício, cuja finalidade é a qualidade. Vamos considerar essas três figuras.

 

1. A igreja é uma família, cujo alvo é a maturidade (1Co 3.1-5).

Na igreja de Corinto o processo de maturidade espiritual estava atrasado. Os crentes ainda eram crianças em Cristo, imaturos e, estavam bebendo leite, quando deveriam ser pessoas adultas e maduras na fé. Por serem crianças espirituais estavam andando segundo o homem e criando partidos dentro da igreja, promovendo o culto à personalidade. Na igreja de Corinto havia quatro partidos: o partido de Paulo, de Cefas, de Apolo e de Cristo. Não que esses líderes contribuíssem para essa atitude carnal; ao contrário, combatiam-na com tenacidade.

Um crente imaturo tem sempre a tendência de seguir um líder e tornar-se dependente dele, em vez de ter um relacionamento pessoal com Jesus. Um crente carnal sente-se mais seguro sob a sombra de alguém do que caminhar resoluto com os olhos fitos em Deus. Um crente carnal é um crente a reboque como Ló; se a corda que o prende a seu líder se romper, ele fica à deriva. Paulo diz que a igreja é uma família, onde essas crianças espirituais precisam crescer rumo à maturidade.

 

2. A igreja é um campo, cujo propósito é a quantidade (1Co 3.6-9a).

Paulo muda a metáfora da família para o campo e passa da linguagem doméstica para a faina da agricultura. Se o alvo da família é a maturidade, o alvo do campo é a quantidade. Num contexto de disputas e invejas dentro da igreja, Paulo afirma que um planta, o outro rega, mas o crescimento vem de Deus. Quem deve receber a glória pelos resultados da colheita não é o que planta nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Quem planta ou quem rega, ambos devem ter o mesmo propósito. Eles visam o mesmo resultado. Por isso, vão receber sua recompensa.

Porém, precisamos entender que somos apenas cooperadores de Deus e lavoura de Deus. Ao mesmo tempo em que somos cooperadores de Deus, ou seja, semeadores que cuidam da semente para que ela brote, cresça e tenha condições de frutificar, também, somos a própria lavoura de Deus que deve produzir muito fruto, a fim de que Deus seja glorificado.

  

3. A igreja é um edifício, cuja finalidade é a qualidade (1Co 3.9b-17).

Ao tratar da igreja, mais uma vez Paulo muda a metáfora. Agora faz uma transição do campo para o edifício, da quantidade para a qualidade. A igreja é um edifício. Esse edifício tem um fundamento, que é Cristo. Ninguém pode lançar outro fundamento. Edificar nossa vida espiritual sobre outra base é consumada insensatez. É como construir sobre a areia. É construir para o desastre. Sobre o fundamento que é Cristo precisamos construir com materiais nobres e duradouros como ouro, prata e pedras preciosas. O uso de materiais perecíveis como madeira, palha e feno não suportaria a prova de fogo e o resultado é que essa obra pereceria irremediavelmente. Esse edifício precisa ter qualidade.

A vida cristã é uma vida de excelência e não de incúria e descuido espiritual. Paulo usa esta figura para mostrar que esse edifício é o próprio santuário de Deus, e esse santuário não é um monumento morto, mas um edifício vivo, pois nós somos o santuário de Deus e ele habita em nós. Porque Deus habita em nós, esse santuário é sagrado e não pode ser destruído. Esse santuário é o nosso corpo e devemos glorificar a Deus nele, sabendo que se nos dedicarmos a uma construção com qualidade receberemos de Deus o galardão.


 

O que toda igreja deveria ser

Texto: 1 Tessalonicenses 1:1-10

 

INTRODUÇÃO

1) O apóstolo Paulo fundou a igreja de Tessalônica durante a sua segunda viagem missionária. Ele passou apenas três semanas na cidade, mas deixou uma forte igreja.

2) Esta é uma das primeiras cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Ele a escreveu de Corinto para responder a alguns questionamentos e dificuldades da igreja. Cada capítulo desta carta termina com uma referência à segunda vinda de Cristo (1:10; 2:19-20; 3:11-13; 4:13-18; 5:23-24).

3) A cidade de Tessalônica era uma importante cidade. Seu nome era Therma, devido às muitas fontes de águas quentes que haviam na cidade. No ano 315 a. C, a cidade recebeu o nome de Tessalônica em homenagem à meia irmã de Alexandre, o grande, filha de Felipe. Quando Roma conquistou a Macedônia em 168 d.C, a cidade tornou-se a capital de toda a província.

Nos dias de Paulo a cidade tinha em torna de 200 mil pessoas. Hoje a cidade de Salônica é a segunda maior cidade da Grécia com uma população de 250.000 habitantes. Paulo entrou na Macedônia por um chamado específico de Deus "resolveu, no seu espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia."(Atos 19.21) Ele se concentrou nas grandes cidades, entendendo que elas poderiam influenciar as cidades adjacentes. Tessalônica ficava cerca de 160 Km de Filipos.

4) Paulo, embora fosse um missionário enviado aos gentios (At 9:15)," Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel." ele sempre começava com os judeus. "E PASSANDO por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras" (At 17:2-3). Temos muito o que aprender sobre a abordagem evangelística de Paulo. Ele começava de onde o povo estava.

5) Por que Paulo escreveu esta carta?

1) Para enfrentar diretamente a campanha de murmúrios com referência à sua "personalidade" e motivações (cap. 1 e 2);

2) ele queria enfatizar para eles a doutrina da segunda vinda, especialmente diante de algumas confusões sobre a doutrina; Os novos cristãos estavam confusos sobre a segunda vinda. Em virtude das perseguições, eles pensaram que o Dia do Senhor já havia chegado.

3) ele também enfatizou a necessidade de uma vida santa.

Certamente você já ouviu a frase: "Por favor, se você encontrar uma igreja perfeita, não se una a ela. Se você se unir a ela, ela já não será mais perfeita." A igreja de Tessalônica era uma igreja maravilhosa. Durante três vezes, Paulo dá graças pela maneira como a igreja respondeu ao seu ministério (1 Ts 1:2; 2:13; 3:9). "Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações" I Ts1.2

Quais eram as características dessa tão preciosa igreja?

I. UM POVO ELEITO – V. 1-4

• A palavra igreja em (1:1) significa "um povo chamado para fora". Sempre que você lê sobre chamado na Bíblia, você encontra a eleição divina. Deus está chamando um povo para fora do mundo. Sete vezes em João 17 Jesus se referiu aos crentes como aqueles que o Pai lhe deu a ele do mundo (17:2,6,9,11-12,24). Paulo disse que sabia que os crentes de Tessalônica tinham sido eleitos (1:4). A eleição é eterna. Ela é incondicional. Ela é pela graça. Ela é imutável. Ela é justa. Ela visa a glória de Deus. Eis alguns fatos sobre a eleição:

1.      Salvação começa com Deus

O inteiro plano da salvação começou no coração de Deus antes mesmo da criação do mundo.

"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" II Ts 2.13

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;"   Jô 15.16

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Ef 1.4

2. Salvação envolve o amor de Deus

Paulo chamou os crentes de "irmão amados de Deus" (1:4). Foi o amor de Deus que tornou o calvário realidade "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Rm 5:8). Mas não é o amor de Deus que salva os pecadores, mas a sua graça. Deus em sua graça deu-nos o que não merecemos e em sua misericórdia ele não nos deu o que merecemos.

3. Salvação envolve fé, amor e esperança

Os crentes receberam a palavra de Deus no poder do Espírito Santo (1:5) e essa mensagem transformou a vida deles (1:9). O eleito ama e o eleito aguarda a segunda vinda de Cristo. A fé, o amor e a esperança são evidência da eleição. Um povo eleito é um povo que tem uma fé ativa. Um povo eleito tem um amor abnegado. Um povo eleito tem uma esperança firme.

4. Salvação muda a vida

Se você colocar (1:3) perto de 1:9-10) você verá:

 1) operosidade da fé – eles deixaram os ídolos e se converteram a Deus;

2) abnegação do amor – para servir ao Deus vivo;

 3) firmeza da esperança – aguardar dos céus o seu Filho. Aquele que se diz eleito de Deus e não tem evidências de mudança de vida está enganando-se a si mesmo. Aqueles a quem Deus elege, ele transforma. A verdadeira fé produz obras.

 

II. UM POVO EXEMPLAR – V. 5-7

Os crentes de Tessalônica eram exemplo em várias áreas da vida:

1. Eles receberam a Palavra (v. 5)

A igreja recebeu a mensagem e o mensageiro e o evangelho produziu um profundo impacto na vida deles. Eles tinham fome pela Palavra (2:13). Havia dinamite espiritual na mensagem, explosivo suficiente para demolir os ídolos (1:9) 1 Co 2:4 "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder" O evangelho é dinamite que destrói as estruturas do mal e constrói novas estruturas (abandonar os ídolos e servir a Deus). Quando pregamos a Palavra com poder do Espírito, o próprio Deus está falando.

2. Eles seguiram seus líderes espirituais (v. 6 a)

A palavra imitadores. Os crentes não apenas receberam a mensagem e o mensageiro, mas tornaram-se imitadores de sua vida "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."(Hb 13:17). A palavra é mimetai, de onde vem mimetismo. Os imitadores tornaram-se exemplo. Quem não é um imitador não poder tornar-se um exemplo. A palavera "typos" é deixar marcas. O líder é um espelho. Isso conduziu a igreja a uma severa perseguição. Não basta apenas ganhar almas, precisamos velar pelas almas e encorajar novos crentes a obedecer a Palavra de Deus.

3. Eles sofreram por Cristo (v. 6b)

Ao abandonarem seus ídolos e se voltarem para Deus, esses crentes despertaram ódio nos seus compatrícios. Certamente alguns deles perderam seus empregos. A fé é sempre testada e perseguição é uma das formas (Mt 13:21; 2 Tm 3:12). A alegria na tribulação era algo que Paulo tinha autoridade para ensinar. Foi isso que enfrentou em Filipos. Jesus também se regozijou no meio da tribulação. Ele não levou em conta a ignomínia da cruz pela alegria que lhe estava proposta.  Hb12.2

4. Eles encorajaram outras igrejas (v. 7)

Nós sempre encorajamos ou desencorajamos uns aos outros. Paulo usa o exemplo das igrejas da Macedônia para encorajar a igreja de Corinto (2 Co 8:1-8). Embora os crentes fossem novos, eles estavam sendo para outras igrejas. As igrejas não estão competindo umas com as outras (Hb 10:24).

 

III. UM POVO MISSIONÁRIO – V. 8

1.      Eles foram recebedores da Palavra (1:5) e transmissores da Palavra (1:8).

 Cada crente e cada igreja local deve receber e transmitir a Palavra. A palavra repercutiu significa soar como uma trombeta. Eles não estavam tocando as suas próprias trombetas como os fariseus (Mt 6:1-4). Eles trombeteando da parte de Deus as boas novas do evangelho. Por todo lado que Paulo ia as pessoas falavam para ele acerca da fé dos tessalonicenses.

• Há cinco grandes comissões dadas por Cristo para cada crente e cada igreja obedecer. No NT toda a congregação está envolvida na proclamação do evangelho (2:44-47; 5:42).

• Cerca de 70% dos novos convertidos são resultado do testemunho de amigos e parentes.

• Por toda parte significa também em regiões fora da Macedônia e da Acaia. Era uma igreja evangelizadora e missionária.

• Eleição não anula evangelização. Eleição sempre envolve responsabilidade. Deus escolheu Israel e fez dele um povo santo para testemunhar aos gentios. Deus escolheu a igreja para usá-la na evangelização. A eleição é um estímulo à evangelizção (At 18:9-10). Se a salvação fosse uma obra humana teríamos motivos para ficarmos desencorajados. Mas, porque é obra de Deus podemos ter alento. O mesmo Deus que estabeleceu o fim da salvação, estabeleceu os meios.

• Precisamos de igrejas entusiásticas em proclamar o evangelho. Ilustração: Missionários que Deus usou entre os Morávios e Alexandre Duff.

 

IV. UM POVO EXPECTANTE – V. 9-10

• A operosidade da fé mostrou que eles eram um povo eleito, um povo que se voltou dos ídolos para Deus. A abnegação do amor, fez deles um exemplo e um modelo de crentes entusiasmados que estavam prontos a viver o evangelho e compartilhar o evangelho. A firmeza da esperança fez deles um povo expectante, olhando para o retorno de Cristo.

• Eles olham para a segunda vinda com expectativa. Ela representa a consumação da nossa salvação e o livramento da ira vindoura (1:10; 5:9-10; 2 Ts 1:5-10).

• Quando eles adoravam ídolos, eles não tinham esperança. Mas quando eles confiaram em Cristo, eles passaram a ter uma viva esperança (1 Pe 1:2-3). As pessoas sem Cristo estão sem esperança no mundo (Ef 2:12). O Deus vivo nos deu uma viva esperança. O monte Olimpos estava apenas a 80 Km de Tessalônica. Havia muitos deuses, muitos ídolos. Eles abandonaram esses ídolos e se voltaram para o Deus vivo. Seus olhos foram abertos e eles viram que seus ídolos eram vãos.

• A palavra aguardardes (1:10) significa "esperar alguém com felicidade, paciência, confiança e expectativa." Isso significa que a pessoa salva está preparada para a volta do Senhor Jesus. Quando aguardamos certo visitante, já deixamos tudo preparado para a sua chegada. Aguardar envolve atividade e perseverança. Não estamos aguardando sinais. Estamos aguardando o Salvador. Estamos aguardando a redenção do nosso corpo (Rm 8:23-25). Receberemos novos corpos (Fp 3:20-21) e seremos como ele é (1 Jo 3:1-2).

• A expectativa da segunda vinda é um grande estímulo para ganhar almas (2:19-20). É um estímulo à estabilidade cristã (3:11-13). É um grande conforto no sofrimento (4:13-18). É um grande encorajamento para as vidas piedosas (5:23-24), mas um terror para aqueles que não estiverem preparados (1:10). É triste quando as igrejas deixam de pregar, aguardar e viver a doutrina da segunda vinda de Cristo. Ilustração: O primeiro ministro da Inglaterra disse que o caos reinante na segunda metade do século XX é que não se prega mais nos púlpitos com freqüência sobre a segunda vinda de Cristo.

• O que toda igreja deveria ser é também o que cada crente deveria ser: eleito (nascido de novo), exemplar (imitando a pessoa certa), missionário(compartilhando o evangelho com outros) e expectante (olhando diariamente para o breve retorno de Cristo). É tempo de fazermos um balanço da nossa vida!


 

COMO SER APROVADO NA BALANÇA DE DEUS.

Texto: Pesado foste na balança e achado em falta. Daniel 5.27

As quando vou caminhar pelo calçadão da praia observo as pessoas que estão correndo. Muitas delas para manter a forma outras para perder uns kilinhos e acabar com as gordurinhas localizadas que insistem em permanecer. É interessante ver o ritual de quem termina o exercício: a pessoa faz um rápido alongamento e vai a procura de um lugar onde há uma balança eletrônica. Aquele é um encontro devastador. Dali, poucos saem satisfeitos, uns tristes, outros indignados.

E você? Está satisfeito com o seu peso? Olha, se você for uma pessoa normal, certamente vai dizer que gostaria de fazer alguns ajustes – para mais ou para menos. A balança não mente. Ela diz como você está. Muitos nem sobem mais pra não ficarem desesperados.

Mas hoje vou lhes falar de uma balança da qual ninguém pode fugir – a Balança de DEUS. Todos nós, cedo ou tarde, estaremos subindo ali para sermos pesados. Hoje você vai saber como ser aprovado na Balança de DEUS.

Quero compartilhar essa noite a história de um homem que teve um encontro dramático com essa balança. Ele é Belshazzar, neto do famoso Nabucodonosor, rei da Babilônia, que viveu no VI Século antes de Cristo.

Babilônia (Portal dos deuses) é considerada mais impressionante metrópole da antiguidade. A cidade começou a ser edificada nas imediações da Torre de Babel (Gn 11) pelo rei Sargão I (2350 a.C) às margens do rio Eufrates. Mas foi Nabucodonosor quem a tornou inigualável na Antiguidade. A principal entrada da cidade era o Portal de Ishtar (deusa do amor e da guerra). Esse portal media 12m de altura, feita de tijolo esmaltado com figuras de tigres, leões e touros em relevo.  Passado o portal, havia uma avenida pavimentada de pedra calcária de 1km de extensão, a Avenida da Procissão, que era cercada por um muro decorado com 120 leões, 575 dragões e touros.

O historiador grego Heródoto (640 a.C) afirma que a cidade era um quadrado perfeito (24km cada lado), cortada ao meio pelo rio Eufrates. Era cercada por 2 muralhas (a externa deixava passar um carro com 4 cavalos) e 250 torres que se elevavam até 90m, 100 portões de bronze.

Babilônia era abastecida por um complexo sistema de canais e aquedutos; Nabucodonosor construiu um palácio onde mandou plantar um jardim suspenso para homenagear sua esposa; as casas da cidade eram de 3 ou 4 andares.

A construção mais alta da cidade era o "Zigurate"(torre-templo) dedicado ao deus "Marduque" (touro do sol); a maioria da população era de caldeus, mas muitos nobres de povos conquistados eram levados para lá afim de aprenderem o idioma, a cultura, a religião e administração babilônica (como Daniel e seus 3 amigos Dn 1.4,5) - um tipo de universidade internacional do império caldeu.

Todo esse patrimônio agora é administrado por Belshazzar, que na verdade nem é mesmo o rei, mas o príncipe da Babilônia. Seu pai, Nabônidas é o rei, mas está sempre ausente. Então, é seu filho quem comanda as coisas na capital do império.

Belshazzar, até onde se sabe, jamais lutou uma batalha, nem sequer uma, jamais construiu um celeiro, uma ponte, um palácio, jamais acrescentou coisa alguma ao patrimônio que seu avô lhe deixou, herdou tudo de graça, na faixa.  Mas numa coisa, Belshazzar ultrapassou de longe Nabucodonosor - na arrogância.

Seu avô, Nabucodonosor, aprendeu da maneira mais trágica possível, como DEUS resiste aos soberbos, mas aos humildes concede a sua graça. Foi arrancado do trono, enlouqueceu completamente, viveu durante alguns meses como um animal do campo, até que reconheceu o seu pecado e foi restaurado à sua glória anterior. (Cap 4)

Mas para Belshazzar, isso é passado, o importante é viver grandes emoções. Belshazzar é jovem ainda, cheio de si mesmo, gosta de se fazer notado, quer ser uma celebridade a todo o custo.

No Capitulo 5 da Profecia de Daniel está o registro da sua vida. A primeira grande única realização de Belshazzar é um banquete. Não é uma celebração por alguma conquista notável, ou por um grande acordo entre nações, ou por um casamento. Não, é um banquete para deixá-lo no centro das atenções. Vamos imaginar como tudo isso pode ter acontecido.

Certo dia Belshazzar chamou o seu principal assessor e disse:  "Veja bem, estive pensando, meu pai ta sempre viajando, eu fico aqui nessa mesmice. Majestade pra cá, majestade pra lá. É preciso agitar as coisas, não agüento mais essa monotonia. Vamos dar uma festa, mas aquela festa, a maior que esse pedaço do mundo já viu. Prepare a maior sala do Palácio, compre a melhor e mais rica decoração, contrate os melhores músicos, os mais famosos dançarinos, os vinhos mais caros e finos, o melhor chef de cozinha, e mande convidar 1000 governadores e nobres."

Os mensageiros saíram imediatamente, e a notícia logo se espalhou. Todo mundo só falava no tal banquete real. A todas as cidades, províncias e repartições do império chegavam os convites. Em poucos dias, centenas de caravanas começavam a viagem para a Babilônia.

No dia do banquete, a cidade inteira estava em festa. O Portal de Ishtar foi aberto e os convidados entravam pela Avenida da Procissão. As ruas estavam todas enfeitadas, as casas ornamentadas, o povo nas janelas das casas acenando e saudando os convidados e autoridades. Carruagens luxuosas, trazendo embaixadores, generais de exército, oficiais, governadores, grandes comerciantes não paravam de chegar. Vestimentas multicoloridas eram vistas em toda a parte. A cidade era uma festa só.

O dia foi passando, a noite chegou e o palácio foi completamente tomado pelos convidados. Os empregados acendem as tochas, a orquestra começa a tocar, flautas, harpas, tamborins, címbalos, cantores, dançarinos e dançarinas tomam o centro do salão.A certa altura, uma trombeta é ouvida – o arauto proclama a chegada do rei ao Baile:

– Belshazzar – Mestre da Riqueza, Rei de Babilônia, está no salão.

Todos se curvam e saúdam o monarca. Então começa oficialmente a festa. Centenas de serventes saem pelos quatro cantos da sala do banquete oferecendo vinho farta e generosamente. As mesas estão repletas de carne assada, frutas, as mais diversas iguarias da gastronomia babilônica.

À medida que a noite avança, os convidados vão ficando mais excitados e descontrolados. A inocente alegria do início da festa dá lugar à anarquia. A nudez, a sensualidade, a imoralidade tomam conta da festa. Mas à certa altura do banquete, Belshazzar completamente enlouquecido pela bebedeira, chama um dos seus servos e lhe dá uma ordem aviltante:

- Agora eu quero beber nos cálices de Jerusalém! Vá logo e pegue os cálices de ouro e prata que meu avô Nabucodonosor trouxe de Jerusalém.

Cálices de Jerusalém - que cálices são esses? Quando DEUS mandou fazer o Tabernáculo, havia uma série de rituais sagrados, ofertas santas a DEUS. Todos os utensílios para esse trabalho eram feitos de ouro puríssimo e consagrados a DEUS.

Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho. Êxodo 37:16 

Pois bem, quando Nabucodonosor invadiu Jerusalém levou todos esses objetos sagrados e os guardou no Templo de Marduke em Babilônia. Eram como troféus de guerra. Mas isso era pouco para Belshazzar. Embora tivesse milhares de taças de ouro e prata à sua disposição, ele queria mais. Ele queria celebrizar a sua zombaria sobre o DEUS de Israel.

Em poucos minutos, os Cálices do SENHOR, estão nas mãos daquele rei hediondo e insolente, dos seus governadores e oficiais, comerciantes, e até das mulheres e concubinas. As Taças Sagradas estão ali, não para levarem ofertas a DEUS, mas embebedar ainda mais aquela gente.

Mas isso ainda não era suficiente. Belshazzar queria ir mais longe. Não bastava usar os Utensílios da Casa de DEUS para seu próprio prazer. Ele queria afrontar, desafiar, disputar com o DEUS de Israel. Assim, numa atitude de desprezo sem precedentes, Belshazzar propõe um brinde aos deuses da Babilônia. Quem são esses deuses? A quem Belshazzar saúda enquanto bebe nas Taças de DEUS?

Baal, mestre do mundo, senhor da Terra; Anu, deus do céu; Ae, deus da sabedoria; Sin, o deus da lua; Shamash, deus do sol; Ishtar, a deusa do amor; Marduke, o senhor de Babilônia; Nabu, o deus da vegetação; Nergal, deus das profundezas; Ninib, o deus da cura; Rammam, deus da tempestade e do trovão; Tammuzz, deus da renovação da terra; Asshur, deus dos deuses da terra. Quão longe pode ir um ser humano antes que o Cálice da Ira de DEUS se extravase? Belshazzar testou o limite da paciência de DEUS.

O que fará o SENHOR com Belshazzar? Abrirá as comportas do céu e afogará Babilônia como fez com Faraó do Egito no dia em que perseguia os Israelitas por dentro do Mar Vermelho? Fará cair fogo e enxofre do céu e queimará toda a cidade, o rei e seus convidados? Enviará ele um de seus anjos destruidores com uma espada de fogo e ferirá todos moradores da cidade como fez com o exército Assírio quando Senaqueribe afrontou o SENHOR de Israel?

Ordenará que a terra abra a sua boca e engula o rei e seus comparsas e os leve para o fundo do abismo, como foi no dia da rebelião de Corá, Datã e Abirão diante de Moisés? Não, DEUS faz isso de uma maneira literalmente assustadora.

No meio da noite, no auge da loucura de Belshazzar, DEUS intervém. Veja em Daniel 5.5-6:

De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede branca do salão do banquete, num lugar iluminado pela luz do candelabro. Ao ver a mão, o rei não sabia o que pensar; ficou pálido de medo e começou a tremer da cabeça aos pés. Dn 5.5-6

 Imediatamente o ambiente muda. A música pára, os tambores silenciam, a gritaria e a danação emudecem. Olhos esbugalhados de todos os cantos se voltam para aquela parede. O rei de Babilônica está transtornado. Isso não faz parte do show do banquete. Seu rosto está pálido, suas pernas tremem, os joelhos batem um no outro. Belshazzar, o homem que comanda o mais poderoso exército da terra, cercado das maiores riquezas e tesouros que se tem noticia, rodeado de todos os seus melhores amigos, está apavorado.

Imediatamente Belshazzar ordena que compareçam à sala do banquete todos os seus adivinhadores, astrólogos e sábios:

"Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante no meu reino." (Vs 7)

Babilônia o centro da Intelectualidade mundial. Fala-se todos os idiomas da terra. Gente do mundo inteiro vive lá. Todos os professores de Línguas estrangeiras, cientistas e eruditos estão diante daqueles 4 sinais, mas tudo é um completo mistério.

- O que está escrito? Que significa isso, vocifera o rei Belshazzar, mas ninguém lhe responde nada. Eles nunca viram algo parecido com aquilo. Um por um vão abandonando a escritura na parede.

A essa altura o temor é generalizado, até os generais acostumados a grandes batalhas estão aterrorizados. Nesse momento, a mãe de Belshazzar lhe fala de Daniel, um sábio que tem o espírito dos santos deuses, que interpretou um sonho terrível do seu avô Nabucodonosor.

- O nome dele é Beltshassar... pensa com muita clareza; ele é sábio e inteligente e pode interpretar sonhos, explicar coisas misteriosas e resolver assuntos difíceis. Portanto, chame Daniel, e ele explicará o que está escrito na parede. VS 10-12

Em poucos minutos Daniel é levado a presença do rei. - Daniel, você está vendo esses sinais na parede? Nenhum dos sábios da babilônia sabe o que está escrito aí.

Portanto, se você puder ler o que está escrito e me explicar o que quer dizer, você será vestido com roupas de púrpura, receberá uma corrente de ouro para pôr no pescoço e será a terceira autoridade mais importante do meu reino. Daniel responde: - Olha, eu vou fazer isso de graça, pode dar essa recompensa pra outro. (v. 16-17)

Então Daniel começa a dar uma mensagem de DEUS ao rei de Babilônia: Ler VS 18-28 Poucas horas depois destas palavras, Belshazzar, o rei de Babilônia foi morto. Sabe como? Raio do céu? Uma praga? Um ataque cardíaco? Não. Foi morto pela espada de Dario, rei dos Medos.

Dario tentava há meses invadir a cidade. Mas ela era quase impenetrável. Talvez tenha Dario ouvido falar do banquete do rei. Imaginando que todos estariam se divertindo, bêbados e distraídos, Dario planejou algo que é considerado uma das mais bem sucedidas estratégias de guerra da antiguidade.

Dario fez com que o seu numeroso exército, represasse as águas do grande rio Eufrates, que entrava na cidade por debaixo das muralhas. Quando as águas do rio diminuíram, Dario entrou furiosamente com milhares de soldados e conquistou a poderosa Babilônia.

Belshazzar foi pesado na balança de DEUS e foi achado em falta. Foi aferido e faltava nele alguma coisa. Era rico e abastado e não precisava de coisa alguma, mas na balança de DEUS, foi reprovado. Era poderoso e influente, mas na balança de DEUS foi desclassificado.

Pode alguém ser aprovado na Balança de DEUS? Ora, o nosso problema com DEUS está em quem ele é e como ele pensa. Na balança humana, você é medido pelo que você carrega, quão pesado você está. Mas na Balança de Deus você é medido pelo que falta para alcançar o padrão de DEUS.

Para ser aprovado por DEUS, uma pessoa precisa ser perfeita, em tudo, porque DEUS é perfeito. Na Balança de DEUS, a pessoa tem que ser apresentar perfeitamente justa, perfeitamente santa, perfeitamente verdadeira, porque DEUS totalmente justo, puro e verdadeiro.

E nós somos exatamente o oposto do que DEUS requer. O Apóstolo Paulo mostra como a raça humana é vista aos olhos de um DEUS Perfeito:

"Não há uma só pessoa que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. A boca deles está cheia de terríveis maldições. Eles se apressam para matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprenderam a temer a Deus." Romanos 3.10-18

O que mais me assusta nessa declaração do Apóstolo Paulo é a contundência dos pronomes ninguém e todos. Isso inclui Belshazzar, a mim, a você, e toda a raça humana.

Na Balança de DEUS, são contadas a verdade das nossas palavras, de todas elas. Na Balança de Deus são contadas as nossas atitudes, a motivação das nossas ações. Na Balança de Deus são contados os nossos pensamentos, todos eles. Na Balança de DEUS, não apenas o que fizemos, mas o que deixamos de fazer é levado em conta.

Diante dessa terrível realidade, certa vez os discípulos perguntaram a Jesus: - Sendo assim, quem pode ser salvo? (Lucas 18:26) Sabe qual foi a resposta de Jesus? "-Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus." (vs 27)

Entenda o que Jesus diz aqui: é impossível, não há chance alguma, não há mesmo salvação alcançada pelo esforço humano. Mas para DEUS, tudo é possível. Há 3 atitudes que você pode buscar para escapar do julgamento da Balança de DEUS.

 

1. BUSQUE UM SINCERO ARREPENDIMENTO.

Jesus disse: Lucas 5:32  Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento. Arrependimento é uma mudança de direção, mudança de mente, mudança de atitude, mudança de coração, mudança de valores.

Nabucodonosor vivia como um animal selvagem, comendo capim, andando de quatro como se fosse um boi selvagem. Até que se arrependeu. Esse arrependimento aconteceu quando ele "conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele."

Durante muito tempo, Nabucodonosor pensou que era o Dono do Mundo, fazia o que dava na cabeça, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. Foi necessário que o rei da Babilônia se tornasse como uma besta selvagem para que se arrependesse.

Agora, e você? Vai esperar que DEUS o leve para pastar com os animais do campo para que se arrependa de seus caminhos? Vai esperar que DEUS traga os exércitos de Dario sobre a sua vida para que você chegue ao ponto de reconhecer o governo de DEUS sobre a sua vida?

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 

O grande erro de Belshazzar foi desprezar a oportunidade para arrependimento: "Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto."  VS 22

Belshazzar não considerava que houvesse alguém muito acima dele que o julgaria um dia. Você pode buscar hoje mesmo um sincero arrependimento, isso o deixa melhor preparado para a Balança de Deus. O Apóstolo Paulo afirma:

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 2 Coríntios 7:10 

Você pode hoje mesmo repensar sua vida e pedir a DEUS que tenha paciência com você. Você pode pedir a ele que o faça sentir vontade de voltar para DEUS. A primeira boa notícia da noite é que se você está aqui ouvindo essa mensagem, é porque DEUS lhe deu mais um prazo. Pedro afirma: Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9 

Você viu? Nenhum pereça, todos se arrependam e vivam, e isso inclui você, a mim e qualquer pessoa aqui. Jesus disse: Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

 

2. PONHA TODA A SUA CONFIANÇA NA JUSTIÇA DE CRISTO

Durante toda a sua vida, Belshazzar acreditava que ele não precisava de ninguém. Ele era o neto do grande Nabucodonosor. Seu pai o havia confiado o governo da capital do Império. Ele era rico, poderoso, temido. Jamais imaginou que precisasse que alguém para ser salvo.

O que Jesus diria a Belshazzar? Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36)

O que fez Belshazzar quando soube do seu destino? Ele mandou pagar Daniel. Como que dizendo: - eu disse que pagaria, vou pagar, detesto dever pra um vidente.

Agora, por que DEUS se deu ao trabalho de escrever MENE, MENE, TEKEL e PARSIN na parede do rei quando ele podia ter deixado a festa rolar até o momento em que Dario entrasse na cidade? Pela mesma razão que DEUS mandou Jonas à cidade de Nínive, para chamar aquele povo ao arrependimento. DEUS sempre espera que os homens busquem nele a salvação.

Mas Belshazzar era arrogante demais, orgulhoso demais para confiar na salvação do SENHOR. Por isso Daniel falou: "...mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste." VS 23

A Bíblia fala que DEUS escreveu três vezes com a sua mão. A Primeira, no monte Sinai, numa pedra, os 10 mandamentos. A segunda, na parede de Belshazzar, em Babilônia. A terceira, no chão do templo em Jerusalém, diante de uma multidão enfurecida, pronta para apedrejar uma mulher apanhada em adultério.

Quando Jesus terminou de escrever, não havia mais ninguém lá. Só Jesus e a mulher. Nesse momento, uma das mais inesquecíveis perguntas de Jesus foi feita:

Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor!  Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. Nem eu tampouco. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. (Lucas 9:56)

Agora, pergunte como é que DEUS pode fazer que um pecador, injusto, maligno, mentiroso, impuro, avarento, assassino, seja pesado na Balança de DEUS e ainda seja aprovado? Como é que DEUS, que é tão puro de olhos, que não pode sequer contemplar o mal, pode aprovar alguém na balança da sua perfeição?

Ora, isso é impossível aos homens, mas para DEUS tudo é possível. O Apóstolo Paulo diz como DEUS faz isso:

porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3.22-26

A única pessoa perfeitamente justa aos olhos de DEUS, é o seu próprio Filho, Jesus Cristo. O que DEUS faz? Ele pega a infinita justiça de Cristo, a obediência perfeita de Cristo, a pureza absoluta de Cristo, e oferece como um presente gratuito aos pecadores arrependidos. Paulo afirma: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;" (Ef 2.8)

Você pode enfrentar a Balança de Deus de duas maneiras – com sua própria justiça, da qual a Bíblia diz não passa de panos imundos, ou pode subir na balança de DEUS revestido com a justiça de Cristo.

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1 

 

2.  GLORIFIQUE A DEUS – PARA ISSO VOCÊ FOI CRIADO.

Foi a última denuncia de Daniel contra Belshazzar: "...a ele não glorificaste." VS 23

Quando DEUS fez o ser humano, deu a ele um maravilhoso propósito: honrar o DEUS Criador, amá-lo de todo o coração e reconhecer a grandeza, a soberania e o reinado de Jesus Cristo sobre todas as coisas.

Você sabe como é que DEUS vai dividir a raça humana no ultimo dia? Nós costumamos diferenciar as pessoas pela sua raça, pela sua riqueza, pela sua beleza, pelo seu conhecimento. Pessoas são valorizadas pelo lugar onde moram, a cidade em que habitam, a empresa em que trabalham, pelo hospital onde se tratam, pelos amigos com que se relacionam, etc.

Mas DEUS la de cima vê a raça humana dividida em apenas dois grupos: os que o adoram em espírito e em verdade, e os idólatras, que adoram a si mesmos.

Os amantes de si mesmos, adoram seu carro, sua casa, seu dinheiro, seu emprego, seu divertimento. Os amantes de si mesmos, não tem tempo para DEUS, para assuntos espirituais, mas eles têm tempo para o que lhes dá prazer. Belshazzar era amante de si mesmo, por isso quando foi colocado diante de DEUS, não havia nada nele que mostrasse que ele cumpriu o seu papel, o seu propósito como ser humano: não glorificou a DEUS, não levou DEUS a sério, não se importou com as realidades espirituais.

Há uma única maneira de não ser amante de si mesmo, é amar, adorar a DEUS. Jesus disse que DEUS procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Para ser uma pessoa aprovada por DEUS, você precisa ser o tipo de pessoa que DEUS procura. E DEUS procura adoradores.

Adoradores amam a Palavra de DEUS, amam os mandamentos de DEUS, amam o Evangelho de DEUS, as promessas de DEUS, os valores de DEUS, amam a verdade de DEUS.

A maior recompensa dos verdadeiros adoradores é ouvir uma palavra na boca de Jesus dirigida a eles:

Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mat 25.34

Para Belshazzar, a palavra de DEUS era: pesado foste na balança e achado em falta. Mas para você é:

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3:20

Quero convidar você a vir a Cristo pedindo a Ele humildemente que lhe empreste graciosamente a Justiça Perfeita que Jesus obteve a preço de obediência, retidão e morte, morte de Cruz.

Venha a Cristo e peça que ele tenha misericórdia. Peça o verdadeiro arrependimento. Peça fé para crer inteiramente nele e no seu sacrifício na cruz. Venha a Ele comprometido a glorificar a DEUS, todos os dias da sua vida.

                                                                                               Extraido e adptado

                                                                                            Hernandes Dias Lopes