2010/11/07

Oração de Billy Graham.

"Pai celestial,hoje chegamos diante de Ti para pedir –te perdão e buscar a Tua direção e orientação. Sabemos que a Palavra diz, "Ai de quem chamar o mal bem," mas isso é exatamente o que nós fizemos. Temos perdido nosso equilíbrio espiritual e invertido os nossos valores. Temos explorado os pobres e chamamos isto de loteria. Temos recompensado a preguiça e chamamos isto de política do bem-estar. Assassinamos os que ainda não nascerão e chamamos isto de direito de escolha. Temos negligenciado de disciplinar nossos filhos e chamamos isto de construir a auto-estima. Temos abusado do poder e chamamos isto de política. Temos cobiçado os bens do nosso vizinho e chamamos isto de ambição. Temos poluído o ar com palavras de baixo calão e pornografia e chamamos isto de liberdade de expressão. Temos ridicularizado os valores honrados dos nossos antepassados e chamamos isto de iluminação. Sonda nos Oh Deus e examina hoje os nossos corações; purifique e liberte nos de todos os nossos pecados. Amém!"


2010/11/01

Resgatando Valores no Lar

Texto: Lucas 15.8-9

"Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido."        Lucas 15:8,9

Irmãos essa parábola de Jesus é muito conhecida por todos nós, Jesus usava as parábolas para ensinar verdades espirituais, através de verdades naturais e especificamente aqui em Lc15.8-9, a parábola nos ensina sobre algo que se perde e é reencontrado. Uma aplicação clara ao pecador que se arrepende e é "reencontrado" por Deus.

Mas queridos irmãos na direção do Espírito quero usar este texto para trazer uma aplicação pratica para a família. Para a minha família, para a sua família.

A família é uma instituição divina. Creio que Deus tem bênçãos para derramar sobre as nossas Famílias. Acredito que Deus pensa na família em tudo o que faz. A prova disso é que fez muitas promessas incluindo as famílias e ainda proveu para seu filho Jesus uma família abençoada nesta terra.

Infelizmente temos vividos tempos tenebrosos no que diz respeito a família. As famílias estão sendo dia a dia massacradas em suas estruturas, pais que não tem tempo para os filhos, filhos que não tem tempo para os pais. E cada vez mais estamos passando menos tempo juntos e por conta disso, cadê vez menos juntos sorrimos no momento do almoço ou no momento da janta, e cada vez menos nos abraçamos sentimos o calor humano de família, cadê vez menos sonhamos juntos, cadê vez menos nos vemos diariamente e assim a distancia vai aumentando.

Temos observado em nossa sociedade uma inversão de valores na base da família, onde o que é realmente importante e deve ser cultivado tem sido deixado de lado por muitos e o que é passageiro, efêmero, transitório, sem importância tem sido priorizado. 

Jesus falou sobre uma perda que aconteceu dentro de casa, esta mulher não perdeu a moeda na rua, mas dentro de casa, sem se quer ter saído de lá. Ela perdeu algo de valor dentro de sua própria casa, uma dracma era uma moeda grega que correspondia ao valor de um dia inteirinho de trabalho, era algo importante que com certeza iria fazer falta mais tarde para ela.      E sabe irmãos a perda de algo valioso dentro de casa me fala de outros valores (não materiais) que muitas vezes perdemos dentro do nosso lares. Muitos valores que devemos guardar dentro de casa, no convívio com nossos familiares podem ser comprometidos e perdidos se não forem cultivados. Falo de valores emocionais como: o respeito, o carinho, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, a doação de si mesmo, etc.               Falo também de valores espirituais, como: a oração, o devocional, a fé, o temor de Deus, a meditação na Palavra, o culto de família e outros que tem se perdido no decorrer dos anos.

Queridos eu falo de valores que muitas vezes estão dentro de nossos corações, sabemos de sua importância, mas não praticamos pois permanecem escondidos em algum lugar dentro das nossas casas.  

Como por exemplo, uma moeda que cai do nosso bolso no sofá e vai para dentro do sofá, ela esta lá em casa, dentro do sofá, mas esta perdida, não esta sendo usada até que alguém resolva limpar o sofá e a encontre.

E assim também é com o valores familiares, muitas vezes esta ali escondidos nos cantos escuros de nossos corações e por isso não estão sendo praticados. Sabe irmãos tem muita gente que se preocupa com a interferências externas que podem vir desestabilizar seu lar, mas não sabem que seu lar pode esta sendo destruído de dentro para fora, porque eles não tem dado importância, não tem cultivado os valores essenciais para o crescimento de uma família sadia.

Culpam as drogas, os vícios, culpam o diabo e muitas vezes até a Deus e não enxergam que eles são os principais culpados de suas famílias estarem desestruturadas. Aparentemente trata-se apenas de "uma moeda", ou seja de bobos e ultrapassados valores, mas vale bem mais do que o que só aparenta!

E olhando para esse texto quero compartilhar com você cinco atitudes que a mulher tomou para recuperar a sua dracma e que nós devemos tomar se quisermos reencontrar os nossos valores perdidos e assim restaurar as nossas casas.

 

1) ACENDA A CANDEIA

 Irmão o texto sagrado revela que a mulher acendeu a candeia, ela buscou mais luz porque havia falta dela e não há como procurar algo no escuro. Acredito que este é um paralelo espiritual de algo que precisamos, para reencontrar qualquer tipo de valor perdido, não só em nossos lares como também em nossas vidas com Deus.

Que luz é esta que nos auxilia nesta busca? É a ação reveladora do Espírito Santo. Trazer à luz é expor o que estava oculto. É examinar-se a si mesmo, é refletir sobre as nossas condutas dentro dos nossos lares, é perguntar: como estou sendo como pai? Como Mãe ou como filho etc. precisamos nos aquietar perante o Senhor e deixá-lo falar em nosso íntimo pelo Espírito Santo. A luz de Deus traz a tona todas as nossas limitações e imperfeições que temos cometido como filhos, como pais.

 Esse é o primeiro passo para a restauração de sua família deixar a luz de Deus tomar conta de sua vida de sua família e permanecer sempre firmes na sua presença como nos orienta o apostolo Lucas 12.35 "cingido esteja o vosso corpo, e acesas as vossas candeias"

2) VARRA A CASA

Aquela casa necessitava de limpeza. A sujeira que estava lá naquele chão podia esconder a moeda. Não sabemos porque havia sujeira, talvez aquela mulher tenha deixado a janela aberta e um pé de vento trouxe sujeira para dentro de sua casa.

O mesmo acontece conosco. Muitas vezes nos expomos demais a este mundo e permitimos que seus conceitos entrem em nossas casas, em nossos lares, em nossos corações. Às vezes pela TV, pela internet, ou por meio de pessoas com quem convivemos, mas o fato é que quando a sujeira do mundo entra, ela encobre e esconde de nós aquilo que temos perdido. Se quisermos reencontrar os valores, precisamos nos livrar da sujeira que entrou! E digo pra você irmão não varra pra debaixo do tapete não! Mas varra pra fora de sua vida de sua família.

Precisamos varrer para fora de nossa família: as intrigas, a ignorância, a falta de perdão, a impaciência, a falta de amor, a desonestidade, a incompreensão, a falta de tempo, a falta de esperança no Nome de Jesus.

 

3) PROCURE COM DILIGÊNCIA

Irmãos aquela mulher procurou com diligência seu valor perdido. Ou seja procurou com cuidado, com esmero, com empenho. Tem crente que ouve essas palavra se emociona, concorda com tudo esta sendo dito, que chora no apelo, mas depois não dá um passo para alcançar aquilo que perdeu em sua vida espiritual ou familiar.

A mulher de nossa história empreendeu uma busca diligente, dedicada. Isto fala de disposição de concerto, não basta apenas querer mudar tem que se posicionar e trabalhar para que isso aconteça. Deus não dá nada para quem não valoriza. Por meio do profeta Isaías Ele disse:

"Derramarei água sobre o sedento" - Isaías 44:3

Por que Deus só derrama água sobre o sedento? Por que não sobre qualquer um?
Ele dá água para quem valoriza a água, para quem vai aproveitá-la!

Jesus nos ensinou a não lançar pérolas aos porcos. Quem não valoriza não merece receber. Se queremos algum tipo de restauração em nossa vida em Deus ou em nosso lar, temos que nos empenhar que isto realmente aconteça.

 

4) ATÉ ENCONTRAR

A mulher não apenas foi diligente, como também foi perseverante. A parábola nos revela que ela não parou de buscar enquanto não encontrou aquilo que havia perdido. Enquanto a diligência tem a ver com a "qualidade" da busca, a perseverança tem a ver com a "duração" da busca.

A perseverança acompanha a fé e muitas vezes não nos damos conta dessa verdade.      As Escrituras nos ensinam que precisamos tanto da perseverança como precisamos da fé:

"para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, herdam as promessas." - Hebreus 6:12

Algumas versões usam aqui o termo paciência, mas fala a mesma coisa. fala de determinação até que se chegue ao alvo.

Precisamos desta firmeza na busca da restauração dos valores perdidos no lar. A família tem um lugar muito especial no coração de Deus, e Ele deseja que vivamos o seu melhor, inclusive nesta área. As três parábolas de Lucas 15 nos mostram que não devemos nos conformar com as perdas. É hora de empenho, de dedicação, de determinação para vermos as famílias restauradas

5) ALEGRIA PÚBLICA

Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas e vizinhas para se alegrarem. Ela testemunhou sua vitória.

O testemunho de restauração sempre animará outras pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando a sua busca. Tudo o que Deus nos dá deve ser dividido com outros. Paulo declarou o seguinte:

"É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." - II Coríntios 1:4

Este é um princípio do Reino que deveríamos levar mais a sério.
A mulher samaritana que encontrou-se com Jesus junto ao poço de Jacó teve a mesma atitude:

"Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito." - João 4:39

Assim que você resgatar aquilo que se havia perdido, estará debaixo da comissão de  torná-lo público. Não apenas como um motivo de se alegrar, mas principalmente o de levar regozijo aos outros, especialmente os que possuem as mesmas necessidades que você tinha, cumprindo assim com a vontade de Deus.


 

Nunca voz conheci.

Texto: Mt 7.22-23 / Lc 13.26-27 / Mt 25.12

 

Queridos irmãos estamos nos encaminhando para mais um final de ano, 2009 esta dando lugar para 2010 novas expectativas, novos sonhos, novas ideais etc. Temos a tendência de procurar esquecer o ano que esta passando vislumbrando o novo por vir. Mas, essa noite convido-os a junto comigo a refletir sobre a nossa vida espiritual e qual foi a postura tomada durante esse ano que esta passando.

Esses 3 textos os quais acabamos de ler nos chama a atenção, por que eles tem algo em comum, eles nos advertem pelo fato de que muitas pessoas no final de sua jornada cristã ouvirão as duras palavras de Jesus "EU NÃO VOS CONHEÇO; EU NUNCA CONHECI VOCÊS!; NÃO SEI DA ONDE SOIS VÓS".

Irmãos você já passou por uma situação constrangedora de você cumprimentar alguém na rua que você teve algum contato e essa pessoa não o reconheceu? Ou então conversa com a pessoa e ela não se lembra de você, não o reconhece, não lembra de você? É muito chato não é verdade... a gente fica sem jeito... se sente mal... Imagina irmãos essas pessoas que ouviram de Jesus claro e explicitamente eu não te conheço. Ele não disse olha não estou te reconhecendo, ele disse você esta enganado nunca conheci você... Não sei quem você é... Nunca tivemos contatos.

Irmãos e o mais grave e perturbador nas Palavras de Jesus é que Ele estava se referindo a pessoas que não só o conheciam, mas faziam as coisas acontecer em sue nome. Ou seja a possíveis crentes, a Igreja. Por isso convido-o a fazer uma reflexão se você é uma pessoa conhecida por Deus para que no fim de sua vida tenha ingrata surpresa.

·                    Falar sobre a fragilidade espiritual das pessoas de hoje.

·                    Falar de um cristianismo lindo e maravilhoso, mas ineficaz por falta de comprometimento e engajamento

·                    Falar da graça distorcida.(bondade e misericórdia e não falam da cobrança de Deus)

Atitudes que mostram o porque que eles não foram conhecidos por Deus:

 

1.                 Eram religiosos: tinham compromisso com a obra de Deus, (com o glamour, prestigio, autoridade), mas não com o Deus da obra. A religiosidade afasta a humanidade da presença de Deus. Mc 12.40 "receberão juízo mais severo"

"nem todos que diz Senhor, Senhor! entrara no reino dos Céus"   MT 7.21

·                    Não possui intimidade: vida de oração; de leitura de sua palavra; de pratica

 Jr 11.20ª  "Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas os rins e o coração"

 

2.                 Não dão bons frutos: vs16-20

·                    falar da infrutificação de muitos crentes...  

VS 19 "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo"

·                    crentes de banco....

·                    somos chamados a dar fruto

Jo15.16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."

 

3.                 Fizeram mal feito a obra de Deus: MT 25.3,10-13

·                    Pior do que não fazer é fazer relaxadamente a obra de Deus... Deus não aceita as suas migalhas as sua esmolas.       Jr 48.10 Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR Relaxadamente

·                    Não estavam prontas pra receber o Senhor  MT 24.44-46 Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.

·                    Estavam sem o azeite que simbologicamente significa hoje estar sem presença do espírito santo.

Rm 8.14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus  I ts5.19  Não extingais o Espírito.

 

4.                 Praticaram iniqüidade não fazendo a vontade de Deus MT 7.21c: "aquele que faz a vontade de meu pai"

não adianta ter postura de crente, linguajar de crente, jeito de crente se não cumprir a vontade de Deus é desobediência, é pecado. Ah eu não mato, não roubo, não, mas se desobedece é como pecado de feitiçaria.

1 Co 8.3 "Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele."

2 Tm 2.19 "O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade."


 

É tempo de ser Cheio do Espírito Santo

Texto:  1Pe 2.1-5

Queridos irmãos a Palavra de Deus é tremenda, é maravilhosa, ela nos renova, nos fortalece e ajuda-nos a caminhar segundo a vontade Deus. Eu convido ao amado irmão(ã) a ouvir a voz de Deus essa noite, porque com certeza Ele quer falar algo que diz respeito a sua vida, há você.

Estamos iniciando mais um ano em nossas vidas, quantos desafios nos esperam no decorrer desse ano não é verdade? Mas com certeza absoluta, o maior desafio que enfrentaremos neste ano, nos diz respeito ao nosso posicionamento como Igreja diante dessa sociedade, diz respeito nossa postura como casa espiritual edificada em Cristo e por Cristo.

Infelizmente cada vez mais a Igreja do Senhor tem perdido o seu brilho celeste devido à falta de posicionamento de muitos cristãos, por isso o nosso desafio é grande, pois a palavra de Deus nos diz que fomos regenerados para uma viva esperança, não para fazermos parte do meio e vivendo de maneira corruptível como muitos tem vivido1 Pe 1.3-4

 

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós"

 

Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas e tudo isso através das misericórdias divina, somos transformados, regenerados, fomos gerados novamente para algo maior e melhor é isso que esse texto esta nos dizendo. Queridos irmãos precisamos viver nessa dimensão e se não estamos vivendo estamos nos enganando a nós mesmos, e estamos vivendo abaixo do padrão divino, daquilo que Deus espera de cada um de nós, você foi alcançado pela misericórdia de Deus para que você vivesse em novidade de vida.

 

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6.4

Por isso essa noite Deus quer desafiá-lo a dar uma guinada em sua vida espiritual para que você viva dentro daquilo que Deus sonhou para você. Deus quer contar com você nesse ano de 2010 e quer que saímos do marasmo, da apatia, que são marcas tão claras daqueles que vivem debaixo da autoridade e da influencia do mundo. Deus tem propósito em sua vida meu querido irmão, entenda isso, creia nisso. Cristo sarou a sua vida. Cristo sarou a minha vida. Quantas vezes o inimigo tanta nos destruir colocando o nosso passado em nossa frente, ele vem te acusar tentando te fazer lembrar-se de quem você era e de tudo o que você fez. Mas queridos eu tenho boas novas pra você... você nasceu de novo, a vida de Deus esta em você aleluia..

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2Co 5.17

Sabe irmãos para podermos fazer a diferença em nossa casa, em nossa Igreja, em nossa cidade ou a onde quer que estejamos precisamos ser cheios de Deus, cheios do Espírito Santo.  "mas enchei-vos do Espírito" Ef 5.18

É uma vida de intimidade, de santidade, de comunhão que vai fazer a total diferença em nossa vida, Deus quer que o busquemos. Deus quer que paguemos um preço em oração para vermos seus sinais suas maravilhas e ele há de recompensar cada um que o buscar em Hb11.6 diz que Deus   galardoador dos que o buscam."

Esse texto  1Pe 2.1-5 nos orienta de uma maneira bem prática o que precisamos fazer para sermos cheios do Espírito de Deus e quero mostrar isso em 3 atitudes.

 

1)                 ABANDONAR TUDO O QUE É MAU                  Vs 1

Queridos esse é um posicionamento que temos que ter continuamente em nossa caminhada cristã, o apóstolo Pedro é bem enfático, "olha abandone tudo do que é mau", chega de ficar enredados nas teias do pecado, no capitulo anterior no vs14-16 ele alerta a não nos moldar as paixões mundanas, porque hoje somos filhos da obediência e devemos como tais ser santos.

Infelizmente irmãos muitos de nós vivemos uma vida seca da presença do Espírito Santo porque tem se deixado amoldar pelas paixões mundanas e quando damos liberdade ao pecado afastamos o espírito de nossas vidas. O apostolo Paulo diz aos Efésios a se revestir do novo homem que é abandonar as praticas pecaminosas.

"E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Ef 4.25-30

Guarde essa orientação de Paulo querido irmão em seu coração "não deis lugar ao diabo" tem muita gente que quer trabalhar pra Jesus e não consegue, tem muita gente que quer ser cheia do Espírito e não são, tem muita Igreja que quer crescer e não crescem porque tem dado lugar ao diabo, sendo que Deus não compactua com o pecado.

 

 

2)                 ALIMENTAR-SE DAQUILO QUE É DE DEUS     VS  2

Para que sejamos cheios do Espírito Santo precisamos alimentar-nos das coisas de Deus. Tem muita gente que não se desenvolve em sua vida espiritual porque tem pensado e desejado as coisas do mundo mais do que as coisas de Deus. Paulo aos Filipenses nos orienta em sua carta cap 1.8

 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Querido não há como ser cheio do Espírito se a nossa mente esta podre, se a nossa mente já esta corrompidas por pensamentos e práticas pecaminosas. Precismos renovar a nossa mente pelo Espírito Santo como diz em Romanos 12.2

As pessoas querem ser cheias do Espírito, mas passam mais tempo na frente da TV do que da Bíblia, passam mais tempo lendo revista do que se alimentando da palavra de Deus e por isso estão debaixo da exortação do autor de Hebreus que Diz:

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hb 5.12-14

Meu querido irmão do que você tem se alimentado?

 

3)                 APROXIMAR-SE DE DEUS                                     VS 4

Para sermos cheios do Espírito precisamos nos aproximar de Deus, chegarmos a Ele. Não há como sermos cheios se não desenvolver um relacionamento de intimidade com Deus, é você priorizar em sua vida momentos com o Senhor, é ter fé e crer que Ele exista.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Ef 11.6

Chegar a Deus é se apresentar com um verdadeiro coração como diz em Hb 10.22

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"

E como nos aproximamos de Deus? Guardando sua Palavra Jo 14.21

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

E se assim procedermos Deus ira se agradar de nós como diz Tg 4.8 "chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós."  E assim seremos cheios do Espírito santo e andaremos com Ele assim como ele Andou com Enoque. "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou." Gn 5.24

Conclusão

Mas para que ser cheio do Espírito Santo? O versículo 5 no responde.

 

EXERCITAR O SACERDÓCIO SANTO  

Precisamos ser cheio do Espírito Santo para que cumpramos a vontade de Deus sobre as nossas vidas que é ver-nos assumir a posição e a autoridade que Ele sonhou desde o inicio quando ele nos criou.

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." Gn1.27-28

Por conta do pecado perdemos a nossa autoridade, perdemos o brilho divino e Deus quer restaurar isso em nós por isso que precisamos ser cheios do Espírito Santo porque Ele restaura o brilho celeste, nos devolve a autoridade, ele mortifica os feitos da carne e nos da vida.

Eu e você fomos criados para exercer um ministério diante de Deus de levarmos pessoas ao encontro com Deus, salvar vidas, sarar corações.

 

Enfim queridos estamos iniciando mais um ano o que você vai decidir, quer ter um ano abençoado com a presença de Deus em sua vida, sendo capacitado pelo Espírito Santo, se sentindo e sendo útil na casa do Senhor ou você vai escolher caminhar na mesma balada que você caminhou o ano de 2009 sem muitas experiência com Deus, sem se comprometer profundamente, se contentando apenas com migalhas do amor de Deus quando na verdade Ele tem muito mais a  nos dar.


 

Decisões precipitadas abrem portas para profundas decepções.

Texto: Lucas 15.11-32

 

Queridos irmãos essa noite quero convidá-los a junto comigo meditar na palavra de Deus. Como é bom nos alimentarmos diariamente dessa palavra, Deus sempre tem algo novo para os corações famintos, para os corações desejosos de ouvir as suas revelações.

"chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos" Ec 5.1.b

Esse texto a qual acabamos de ler é muito conhecido por todos nós, fala da parábola do filho pródigo (comentar o texto), sobretudo esse texto vem nos mostrar que portas são abertas para profundas decepções quando tomamos decisões precipitadas. E esse assunto é relevante neste momento devido às decisões que serão tomadas no decorrer desse ano por mim, por você (pai e mãe de uma família), pela igreja. Aliás, a vida é feita de decisões e por isso elas devem ser bem pensadas, bem orientadas por que delas depende o rumo de toda a nossa vida.

Infelizmente temos visto famílias inteiras sendo arrasadas por conta de decisões mal tomadas, por conta de decisões precipitadas, por conta de decisões tomadas no calor das emoções, não só nas famílias, mas também nos casamentos, nas sociedades de empresas, e o mais aterrorizador nas Igrejas. Igrejas e mais Igrejas tem vagado no deserto da apatia, da ineficácia por terem tomado decisões que não eram da vontade de Deus.

"do SENHOR procede toda a decisão" PV 16.33b

Devemos tomar cuidado nas decisões que vamos ter que tomar em nosso dia a dia por que se precipitarmos em tomá-las, a nossa vida poderá ser arruinada. Quantas pessoas decidem precipitadamente fazem de suas vidas uma tempestade um verdadeiro inferno. A palavra de Deus orienta-nos a "ter pressa no ouvir e tardio no falar" tem muita gente que responde antes de pensar de refletir sobre a verdade "O que responde antes de ouvir é tolo e passa vergonha." PV 18.13

O filho pródigo é um personagem bíblico o qual nos mostra a infelicidade de uma pessoa que tomou decisões precipitadas e sofreu duramente por isso, e não só ele sofreu, mas todos que fazem parte do seu nível de relacionamento mais próximo a sua família.

Quero compartilhar três conseqüências graves na vida do jovem pródigo geradas por ele ter tomado decisões precipitadas.

1)     A decisão precipitada fez com que o filho mais moço perdesse toda a sua herança VS 12-14

O jovem de nossa parábola era filho de um próspero fazendeiro ele resolver ir embora de casa e pede toda a sua herança detalhe pede algo que não tem direito pois seu pai estava ainda vivo, é como se ele estivesse dizendo "olha você vai demorar pra morrer e eu não tenho tempo pra esperar nem paciência me dá a minha parte ai"

·        Fez com que ele perdesse o respeito pelo seu Pai e o desonrou vs 12 "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra" Ex20.12

 

 

 

·        Fez com que ele perdesse todos os seus bens. VS 13 "A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada." PV 20.21

Quantas pessoas que por não pensarem direito sobre algo e não pedirem orientação a Deus sobre tal decisão, quebram princípios da palavra de Deus desonram ao Senhor e jogam fora tudo que conquistaram em sua vida simplesmente por ter tomado decisões precipitadas ao longo de sua vida. Precisamos pedir a Deus sabedoria e conselho em nossas decisões "onde não há conselho fracassam o projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" PV 15.22

2)      A decisão precipitada fez com que o filho mais moço perdesse a companhia de sua Família VS 15-19

·        Fez com que ele saísse do convívio da família e do aconchego do lar vs15

Não tem coisa melhor e tão especial do que uma família unida, a família é o maior tesouro que uma pessoa pode ter, perder a família é perder um pedacinho de nós mesmo.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o incrédulo." 1 Tm 5.8

·       Fez com que ele perdesse o sentimento de fazer parte uma família vs19

Por conta de decisões precipitadas quantas famílias estão sendo destruídas ao verem seus filhos, seus pais tomarem caminhos muitas vezes sem volta em busca de uma condição financeira melhor de um estudo melhor. Ainda que seja algo normal esse tipo de atitude só é saudável e só será benção quando essa decisão for tomada debaixo da vontade Deus.

3)     A decisão precipitada fez com que o filho mais moço causasse profundas magoas aos familiares VS 27-30

Quando tomamos decisões precipitadas não só nós sofremos, mas também aqueles que amamos e nos amam sofrem também as conseqüências das nossas decisões.

·        O Pai estava ansioso todos os dias a espera do filho. Vs20

 Com muita saudade, talvez tenha envelhecido por conta da preocupação, a tristeza pode ter tomado conta de seu coração, quem sabe não ficou doente e se culpando pela saída do filho.

·          O Irmão mais velho ficou profundamente magoado, ressentido com atitude de seu irmão, talvez por ele ter abandonado a família, ou por ter sentido a dor de seu pai tão entristecido, sei lá.

Conclusão

·        Falar sobre o cuidado que devemos tomar nas decisões neste ano.

·        Apresentar nossas decisões a aprovação do Senhor "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa pertence ao Senhor" PV 16.1

 Extraido e adaptado


 

Estratégias do Diabo para não adorarmos a Deus.

Texto: Êxodo 5.1-8

Queridos Irmãos esse relato histórico do livro de êxodo é interessante, pois ele narra de certa forma a sagacidade do inimigo em tentar aprisionar o povo de Deus, impossibilitando-o de cumprir a vontade de Deus. Deus é essencialmente relacional e foi com esse propósito que ele criou o ser humano, para que este o adorasse e relaciona-se com Ele. E satanás movido de ódio e inveja vem tentando atacar o Criador através de sua criação, já que ele não pode fazer nada contra o Soberano e Rei dos Reis, ele não tem poder para isso, ele vira suas setas ao objeto de amor e cuidado e misericórdia de Deus que são os seres humanos. De que maneira ele faz isso? Cria estratégias que impossibilitem um relacionamento mais profundo, mais intimo do homem com Deus.

No VS 1 Moisés pede a Faraó liberação para que o povo adore a Deus no deserto e sabe irmãos o deserto tem muito a ver com a gente porque o deserto tem a ver com peregrinação e nós somos peregrinos nessa terra, não fomos criados para viver de modo digno desse mundo,              I Pe 2.11 "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;" pelo contrário somos chamados a uma pátria celeste, Fp 3.20 "Mas a nossa (pátria)cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" esse mundo ao qual vivemos é para o povo de Deus um deserto, um lugar árido, difícil, desconfortável. A igreja geme, os cristãos gemem pedindo Maranata "vem senhor Jesus"

Contudo meus queridos irmãos perceberemos na decorrência da leitura as mesmas ciladas, os mesmos ardis outrora usado por satanás aqui representado como Faraó contra Moisés para que ele não adorasse a Deus, esta sendo usadas hoje contra o povo de Deus e infelizmente com muita eficácia no que diz respeito a quebra de comunhão de uma adoração genuína.

 

1)     Ele aumenta o nosso serviço. VS 6-9

 

Faraó num momento de raiva e raciocinando rapidamente, aumentou o serviço do povo hebreu para que ele não tivessem tempo de conversarem mutuamente, de adorar a Deus em seus cultos e assim ele conseguiria fazer com que ninguém dessa atenção a Moisés e assim o plano de libertação escoaria pelo ralo.

Infelizmente irmãos essa é uma estratégia antiga, conhecida por todos nós, mas que tem funcionado direitinho hoje em dia e tem causado grande numero de feridos dentro do exército de Deus. Temos tido muitas baixas no corpo de Cristo, temos vistos batalhões de crentes desistido do seu soldo (do foco, do chamado) por estarem envolvidos demasiadamente com as coisas deste mundo.

A bíblia é clara queridos quanto ao nosso trabalho ela diz que 2Tess 3.10 "se alguém não quiser trabalhar, não coma também." Mt 10.10b "porque digno é o operário do seu alimento" Trabalho dignifica o homem 2 Tm 2.6 "O lavrador que [trabalha] deve ser o primeiro a gozar dos frutos." Deus abençoa o trabalhador e abomina o preguiçoso PV 21.25 "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.", contudo irmãos tudo que é em excesso faz mal, o trabalho em excesso rouba de nós cristãos a genuína adoração. Tem muitos cristãos que tem dado mais valor ao trabalho do que as coisas de Deus. A palavra nos adverte em Jo 6.27 "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

Temos vistos muitos crentes correndo atrás de riquezas e perdendo o foco do seu chamado Pv 28.20 "O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune."

 

2)     Ele diz que podemos adorar a Deus dentro do Mundo Ex 8.25

 

Faraó muito astuto liberou a Moises conduzir seu povo a adorar a Deus, mas que eles não saíssem de dentro do limite de sua terra "Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra."     VS 25 Por quê? Porque assim ele faraó ainda exerceria o controle deste povo poderia controlá-lo, vigiá-lo, prende-lo novamente. E claro que Moisés não aceitou, pois tinha clareza de sua missão não perdeu o foco ali era uma terra de pagãos.

Queridos nós como povo de Deus temos que ter clareza que fomos separados deste mundo, não pertencemos a esse mundo não podemos praticar as coisas deste mundo e praticarmos as coisas de Deus. Infelizmente muitos crentes enganados pelo diabo têm tentado adorar a Deus com um pé na Igreja e o outro Pé no mundo, não dá meu querido, minha querida. Deus faz distinção das coisas do mundo. Isso é engodo de satanás é uma falácia, ele quer é te controlar, Tg 4.4 "...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se [inimigo de Deus]."

 

3)     Ele sugere que andemos perto do mundo. Ex 8.28

Faraó contrariado libera o povo a adorar no deserto e pede gentilmente como que implorando a Moisés "somente que, indo, não vades longe; orai também por mim." VS 28 na verdade irmãos Faraó já estava desesperado, pois estava vendo a situação sair de suas mãos, de seu controle e da uma cartada, tenta controlá-los usando sua fé e os costumes de Israel.

Sabe irmãos o inimigo é astuto se ele não pode vencer-nos ele vai tentar se ajuntar a nós pra que não andemos muito longe de sua vista. Irmãos tem muito crente andando no limite do pecado, Já foi salvo por Jesus, já esta fora daquela vida pecaminosa outrora vivida, mas anda no limite do pecado pois ainda é controlado por certos vícios, que se transformam em verdadeiras fortalezas não permitindo que eles adorem a Deus em espírito e verdade. Rm 12.1-2

 

4)     Ele quer que adoremos a Deus sem nossos filhos Ex 10.8-11

Faraó liberou o povo sem os seus filhos, tragicamente essa estratégia tem funcionado dentro de nossas igrejas. Satanás tem roubados nossos filhos, quantos pais choram a ausência dos filhos ao seu lado na Igreja, alguns preferem que eles fiquem em casa vendo teve do que vir no cultinho das crianças, alguns preferem deixar seus filhos em casa por serem eles arteiros do que trazer na Igreja, quantos pais fazem corpo mole pra trazerem seus filhos na Igreja e hoje choram amargamente. Alguns filhos já não querem vir mais por que os pais tem sido péssimos testemunhos para eles. E com tudo isso a estratégia diabólica vai funcionando precisamos dar um basta nisso. Pais!!! É preciso dar um bom testemunho aos seus filhos, é preciso ensiná-los o prazer de vir a Igreja e pertencer a uma, o prazer da leitura diária da palavra de Deus. O seu filho é seu legado e ele será o legado dos seus netos e assim por diante.

Por isso diga não a satanás diga a ele bem alto Satanás, eu não aceito eu e minha casa serviremos a Deus... e ore por seus filhos clame até deus alcançá-los pq ele o fará.

 

5)     Ele quer que vc adore a Deus sem que tenha que ofertar o teu dinheiro Ex 10.24

Faraó queria que Moisés fosse de mão abanando adorar a Deus, sem nada para oferecer sacrifico a Deus. E isso é uma estratégica satânica tem muita gente achando que adorar a Deus não tem nada a ver com o colocar a mão no bolso, que isso é coisas de homens, que Deus não precisa de dinheiro, isso também é uma mentira do diabo para que a obra do senhor não cresça. Davi disse 2 Sm 24.24 "porque não [oferecerei] ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada."

Meu querido irmão tudo o que você tem é de Deus foi ele quem te deu não se gabe achando que você conquistou através de sua habilidade, dos seus esforços, porque habilidade vem dEle e saúde física para você se esforçar vem dEle, tudo é dEle.

Tem muita gente sofrendo ai porque não entende essa verdade e fica de mesquinharia com Deus daí sofre e não sabe porque Malaquias 3.8-10 fala nos sobre isso

"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."


 

Fazei discípulos.

Texto: Mateus 28.18-20

 

Queridos irmãos o texto a qual acabamos de ler chama a nossa responsabilidade a uma obra a ser concretizada e essa noite Deus quer ter uma conversa seriíssima com cada um de nós. O que significa ser cristão? Quem é cristão? Para alguns, a resposta para essas perguntas é muito simples, ser cristão é uma questão de tradição, basta ter nascido em uma família cristã para ser cristão, há ainda quem pense que, ser cristão é saber de cor as questões doutrinárias ou então participar de uma igreja a um bom tempo.

O problema é que a luz das Escrituras, ser cristão não é tão simples assim. Conforme o ensino bíblico não basta ter nascido em um ambiente de tradição cristã e muito menos saber de cor salteada as doutrinas ou ter tantos anos de igreja, de acordo com o ensino bíblico ser cristão é seguir Jesus. Jesus é a vida "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14.6

Logo queridos irmãos seguir a Jesus é viver o cristianismo e uma palavra que resume bem esse seguir encontra-se no VS 19 discípulos, ser cristão genuíno é ser discípulo de Jesus. Mas queridos irmãos esse VS 19 não fala apenas em ser discípulo, mas em fazer discípulos a uma ordem expressa e irrevogável a todo cristão, aliás irmãos não há como ser discípulos de Jesus sem assumir o compromisso de fazer novos discípulos. A igreja, alicerçada em Cristo, é construída através do discipulado.

Sabe irmãos quando falamos de discipulados pensamos em algo novo como uma estratégia ou uma formula mágica para um crescimento extraordinário da Igreja, não pelo contrario, estamos falando do resgate de ser igrej,a de uma pratica adotada por Jesus e ordenada aos seus discípulos, e amplamente utilizada no Novo Testamento. O ministério de Jesus foi desenvolvido com base no discipulado. Jesus escolheu alguns homens para si e fez deles seus discípulos e esse processo de discipulado caracterizou-se pela instrução, pelo exemplo, pela paciência, pela capacitação. Aqueles que foram capacitados pelo Senhor, foram também transformados em discipuladores.

Se nós quisermos saber se somos verdadeiros cristãos, precisamos olhar para as nossas vidas e ver se temos frutos de discipulado. Se não temos feitos discípulos, se não temos caminhado com alguém, estamos enganando-nos a nós mesmos, precisamos nos arrependermos de tal pecado por que fomos chamados a um propósito de fazer discípulos.

Ser discípulo de Jesus é segui-lo, é imitá-lo, é praticar seus ensinos e atitudes, é viver dia a dia ao seu lado em obediência e submissão é cumprir a missão dada por Ele. Não podemos irmãos limitar a nossa experiência com Cristo apenas no ato da conversão. A conversão é o ponto de partida; o discipulado é a complementação "vinde a mim... ide"

Jesus foi um discipulador por excelência  quero convidá-los a analisar a vida do nosso Senhor como modelo de discipulador.

1)     Jesus decidiu caminhar junto a outras pessoas.

Jesus para realizar sua missão discipuladora formou uma equipe, mas antes gastou tempo em oração para buscar aqueles que seriam seus futuros discípulos. E ele revelou-se na essência a seus discípulos e quis ser reconhecido pela essência dos seus ensinamentos. Ele caminhou lado a lado com as pessoas, conhecendo-as e sendo conhecido.

Irmãos, assim como o Mestre temos que caminhar com as pessoas principalmente com os incrédulos, precisamos construir pontes de relacionamentos com eles com vista a uma evangelização. Jesus quer salvar os perdidos através de sua vida pois era isso que ele fez em seu ministério.

Ore por alguém, peça a Deus uma oportunidade de você se aproximar da pessoa e mostre a ela Jesus através de sua vida, irmãos Deus quer te usar é mas é preciso que você decida caminhar, se deixar ser usado por Deus.

2)     Jesus decidiu formar vidas.

Outro aspecto no ministério de discipulado de Jesus é que ele, ao caminhar junto aos seus discípulos e demais pessoas, deixava exemplos práticos, que comprovavam seus ensinos. Ele não apenas ensinava a orar e perdoar, Ele orava e perdoava. Ele não era apenas um mestre de palavras, mas também de atos, era um modelo vivo para os seus discípulos.

Jesus esteve disposto a investir tempo na formação de vidas a mera transmissão verbal de seus ensinamentos não era suficiente e vivia.

Irmãos precisamos aprender com o mestre por que muitas vezes as pessoas não querem nos seguir por que nos conhecem e sabem que aquilo que falamos esta longe do que vivemos e por isso não dão crédito a palavra de Deus. Isso é uma vergonha para nós e para Igreja, que nós sejamos irrepreensíveis diante de Deus e formemos discípulos irrepreensíveis também "...para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis" Cl1.22

É da vontade de Deus irmãos que gastemos tempo na formação de vidas, em especial aquelas que ainda não conhecem o Senhor para ensiná-los, orientá-los, ajudá-los a caminhar diante de Deus.

 

 

 

3) Jesus acreditava no futuro das pessoas.

Outra qualidade marcante de Jesus como exemplo de discipulador, foi ver as pessoas não como eles eram no momento, mas como chegariam ou poderiam ser. Ao escolher os doze, disse-lhes que seriam pescadores de homens, Ele não olhou para as limitações de seus discípulos não desanimou por suas características ou temperamentos tais como agressividade, timidez,etc. ele sempre os tratou como os pescadores de homens, Jesus enxergava o produto final. Assim como enxergou a transformação de Zaqueu, assim como enxergou a pecadora mulher samaritana como a primeira missionária entre o seu povo. Assim como ele vê em cada um de nós verdadeiros discipuladores.

Quantas vezes irmãos já ouvi dentro e fora da igreja "ah esse não presta, não tem jeito, esqueça porque esse não vai dar em nada, esse é perda de tempo, é causa perdida" irmãos escuta o que eu vou dizer em nome de Jesus... Deus não tem lata de lixo... Deus não tem lata de Lixo... ele transforma que quiser, a hora que quiser, todos tem valor para Jesus ele não joga ninguém fora. "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 1Tm 2.4

Por isso fale do amor de Deus ao mais vil pecador, olhe com olhos de misericórdia, olhe para as pessoas através da retina de Cristo. Enxergue o melhor no seu discípulo na pessoa que você esta se relacionando, por que com certeza através de muita oração ele ou ela se tornara pescadores de Homens.

Conclusão

Irmãos o que Jesus esperava de seus discípulos, ou seja de nós, não era apenas vidas transformadas, mas vidas frutíferas "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" Jo 15.16

Só serremos reconhecidos como discípulos de Jesus se produzirmos muitos frutos "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." Jo15.8

Ao final de seu ministério Jesus nos deu esta missão "ide, portanto, fazei discípulos". Jesus como discipulador, nos manda continuar o trabalho de discipulador na vida de outras pessoas. Ele ordena não reproduzir crentes, nem líderes, mas fazer discípulos. A igreja precisa ser uma geradora de discipuladores que geram novos discípulos. Essa responsabilidade esta sobre a minha vida , sobre a sua vida.