2010/10/26

Paternidade de Deus

Texto: Isaias.63.16; Ef 4.6

 

"Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome" Is 63.16

 

"Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Ef 4.6

 

Irmãos ontem foi o dia internacional da família, data onde muitas famílias confraternizaram-se. Vc já parabenizou a sua família ? vamos fazer isso juntos. Vire para sua esposa (o), filhos, pais e diga eu te amo... que bom que faço parte dessa família...

Já vimos que no domingo passado que a família é um projeto divino e satanás esta tirando  a destruir para que possa ofender a Deus. Família é uma instituição divina. A nossa responsabilidade como cristão é ter uma família que teme a Deus Dt 6. 1-9 nos mostra um quadro de uma família que teme a Deus.

"1 ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir;

2 Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.

3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.

4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.

5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."

 

Este texto é muito claro sobre a responsabilidade que os pais têm sobre seus filhos, a responsabilidade de ensinar seus filhos os feitos do nosso Deus. Mas irmãos, este conceito já foi explorado no domingo passado o que eu quero trabalhar essa noite é sobre a influência da figura do pai na Paternidade de Deus.

A revelação mais tremenda que temos na bíblia é sobre a paternidade de Deus é através da figura do pai que Deus quer revelar o seu caráter e também o seu amor ao ser humano.

O texto a qual lemos no início traz essa revelação aos nossos corações apresentando Deus com um Pai. É impressionante analisarmos como a figura de nosso pai na terra nos aproxima ou nos afasta de Deus pai. satanás sabe disso e tem como alvo, (dentro do objetivo de destruir a família), de macular a imagem do pai.

Infelizmente muitas pessoas quando ouve falar de um Deus pai automaticamente sente um ojeriza (antipatia, aversão, ódio), uma repulsa a esse Deus que se apresenta como pai, isso porque a figura de pai que ela (e) teve foi as piores possível. Por exemplo, uma pessoa que teve um pai ausente em toda a sua vida muitas vezes transfere isso pra Deus e tem a tendência em achar que Deus é ausente em sua vida. O contrario também é verdadeiro irmãos as pessoas que tiveram um pai amoroso, amigo conseguem visualizar esse Deus pai como um paizão.

Alguns anos atrás conversando com uma pessoa sobre isso ele me disse que não conseguia ver Deus como pai e sim como mãe porque o pai dele tinha sido tudo o que não podia ser, ao ponto de não conseguir pronunciar  a palavra pai em relação a Deus. Profundas marcas estavam no coração daquela pessoa, feridas que precisa ser curada para que não traga a morte sobre a vida da pessoa.

Diante disso irmãos quero compartilhar 6 áreas de concepções erradas do caráter de Deus como pai, que muitas pessoas tem.

1)           Autoridade paternal: tem muitas pessoas que tem dificuldade de submeter-se a autoridade de Deus como pai, por que acha que Deus é autoritário, arrogante, isso porque tiveram pais assim.(imagem do velho de barba branca sentado no trono com um chicote na mão). Precisamos entender que a autoridade de Deu é baseada no amor e no cuidado dele por nós Jr 29.11

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."

Quando Deus Pai exerce sua autoridade em nossas vidas é para nos tratar, nos santificar, nos corrigir e fazer com que voltemos no plumo novamente. Ler Hb 12.5-11 Deus usa o papel do pai a figura como modelo do caráter de Deus.

2)           Fidelidade Paternal: muitas pessoas não conseguem confiar em Deus. Por que tiveram pais que nunca cumpriam suas promessas. Por exemplo: Joãozinho que ia pescar com o pai, o espera ansioso, mas o pai não aparece para buscá-lo e assim cumprir a promessa de levá-lo a pescar. Muitas feridas começam na  infidelidade leva a pessoa ao mais profundo precipício, ela cria na pessoa uma dificuldade de crer  e até mesmo entregar-se a ele de corpo e alma.

Saiba irmãos que Deus é fiel, ele é um pai fiel e nEle não existe e variação ou sombra de mudança      T g 1.17. Ele foi fiel a sua vida, é fiel a sua vida, Ele sempre será fiel a sua vida.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Nm 23.19

3)           Generosidade paternal: alguns cristãos tem a impressão que Deus esta nunca esta disposto a abençoá-los, muitas vezes essas pessoas tiveram pais que não eram generosos e acam tendo dificuldade de crr que Deus supri suas necessidades. Saiba irmãos que o nosso Deus Pai é extremamente generoso em tudo o que faz, ele é extravagantemente generoso. O Salmo 115.16 "Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens." A própria natureza expressa a generosidade de Deus Ex: um grão de milho plantado produz mais ou menos uma 400 grãos de milho. Deus como Pai quer expressar sua generosidade para cada um de nós, não só quer suprir nossas necessidades, mas também o desejo de nossos corações "Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." Sl37.4

 "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" Ef 3.20

4) Aceitação paternal: Muitas pessoas ao ouvir de um Deus Pai automaticamente se sentem rejeitadas pois essa foi a atitude que recebera de seus pais rejeição, por isso acabam tentando conquistar a atenção de Deus através do ativismo na casa do Senhor.

Irmãos saiba que Deus nos ama 100% ele já nos aceitou em Ef 1.6 nos diz que "Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado," a Graça nos fez agradáveis e nada que vc faça ou deixe de fazer vai fazer com que Ele te ame mais. O homem era desagradável a Deus por conta do pecado, mas Jesus mudou a nossa sorte na cruz do calvário e conquistou a nossa aceitação. Imagine um Pai com roupas totalmente brancas mais alva que a neve vê seu filho atolado na mais profunda lama e o abraça-o e o limpa-o através de seu amor. Nós temos 3 atitudes básicas em nossa vida 1ª ser amado, 2ª ser aceito, 3ª ser usado. Já fomos amados e por isso aceito agora Deus quer te usar meu irmão.

5) Afeição paternal: Muitas pessoas não conseguem perceber ou sentir o amor de Deus porque nunca receberam amor afetivo em casa dos pais. Mas irmãos Deus não é como um pai insensato que nunca demonstrou o seu amor por seu filho, Ele quer se deleitar em ti, ele se regozija em você.

"O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." Sf  3.17

Em Oséias 11.1-4 Ele demonstra o seu amor misericórdia pelo ser humano, pelo seu povo escolhido principalmente por você.

1 QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.

2 Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.

3 Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava.

4 Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.

6) Atenção Paternal: tem muita gente que acha que Deus não tem tempo para prestar atenção neles e muito menos se importa com suas necessidades, porque ele esta muito ocupado resolvendo assuntos mais importantes do que dispensar um certo cuidado com a vida deles. Irmãos saiba que Deus tem a capacidade de dar atenção para nós 24hrs. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."        1 Pe5.7

 Esses dias uma pessoa compartilhou-me que sempre que ia conversar com seu pai o seu pai dava as costa e saia andando. Sem dar atenção se não quisesse ficar falando sozinha tinha que ir atrás do pai. Irmão saiba que Deus não é assim a bíblia diz que quando você quiser falar com Deus entra no seu quarto ora em secreto e o teu pai que vê em secreto te recompensará MT 6.6 vc já atem a atenção total de Deus em sua vida creia nisso.

Conclusão

Irmão essa 6 áreas de concepções erradas sobre o caráter de Deus esta diretamente relacionada com a questão da paternidade. Por isso irmãos se você identificou alguma área em sua vida que em relação a paternidade precisa ser curada coloque nas mãos de Deus. Uma das maneiras pra que você seja curado é liberar perdão ao seu pai por alguma coisa que ele cometeu em sua vida. O perdão quebra os grilhões que te escraviza. Se você quer enxergar a Deus como um pai amoroso bondoso amigo é preciso que você concerte o seu relacionamento com aquele que exerceu um certa autoridade sobre sua vida.


 

4 comentários:

  1. Ministracao cansativa e prolixa

    ResponderExcluir
  2. Ok irmão. Obrigado pelo feedback...

    ResponderExcluir
  3. Ministração poderosa e verdadeira !
    Quantos tem dificuldade de aceitar a Paternidade de Deus, devido ao relacionamento vazio que tivemos com a figura de pai terreno.
    Marcelo Navarro continua compartilhando tudo que o Pai tem te revelado e concedido, seja sempre usado por Ele.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que benção! Exatamente isso!😭❤️

    ResponderExcluir