2007/01/08

A carruagem da Graça

Texto: 2 Samuel 4.4 – 9.1-13
Queridos esse texto é muito lindo, ele nos traz a memória a história de uma aliança entre Davi e seu amigo Jonatas narrada em 1Sm20. Entretanto quero chamar a atenção de vocês para outro personagem bíblico, que quase não é falado, seu nome é Mefibosete, filho do príncipe Jonatas, neto de Rei Saul, o rei que perseguiu a Davi furiosamente.
Mas quem foi Mefibosete? Esse homem era o tipo da pessoa que não tinha mais nada a perder e muito menos uma perspectiva de vida. Ele nasceu com saúde, porém por um descuido de sua ama, que na ânsia de protegê-lo da morte o derruba no chão deixando-o aleijado pro resto de sua vida. Ele também tinha sido rico, fazia parte da nobreza, mas com a morte de seu pai e de seu avô perdeu tudo e teve que viver foragido de seu tio que poderia querer matá-lo por ser o descente da coroa real e mesmo mais tarde com a morte do seu tio, não podia voltar para casa, pois o homem a quem seu avô havia perseguido furiosamente subiu ao trono. Davi, agora era não só o comandante do exército de Israel, mas o rei da nação.
Numa sociedade extremamente preconceituosa Mefibosete sofria por ser aleijado, mas também por ser um fugitivo, as pessoas olhavam para ele como a escória daquela sociedade. O próprio Mefibosete se considerava uma pessoa desprezível no verso 8 ele diz para o rei quem é o teu servo, para teres olhado para um cão morto como eu...”  
Mas queridos, Deus é fiel em suas promessas, e faz com que Davi se lembre de sua aliança com Jonatas seu amigo e manda a carruagem real buscar o filho de seu amigo. Fico tentando imaginar o que passou pela cabeça de Mefibosete quando viu a carruagem real parar na porta de sua casa. Talvez ele tenha pensado: “ ai!!! Descobriram–me, o rei mandou acabar de vez comigo...”; talvez ele abraçou seu filho e o beijou como se nunca mais fosse vê-lo novamente; talvez ele tenha pensado consigo mesmo “é hora de acabar com o meu sofrimento”.
Eu não sei queridos o que passou pela cabeça de Mefibosete naquele momento, mas uma coisa eu tenho certeza, ele nunca imaginou que aquela carruagem era a carruagem da Graça e levava as boas novas de vida para ele e não de morte.
Querido leitor abra o seu coração e o seu ouvido e escute a voz de Deus a falar com você neste momento, talvez você esteja se sentindo nesse dia como Mefibosete, cansado, aleijado, mas não aleijado fisicamente e sim emocionalmente, espiritualmente, você não tem vontade de caminhar mais, de prosseguir em sua vida rumo aos seus sonhos, você já não tem mais perspectiva de vida, tudo dá errado para você, o seu casamento está mal, sua vida profissional está péssima, sua saúde está ruim, a sua vida espiritual está em frangalhos, você já não ouve mais a Deus e assim como Mefibosete já disse Deus quem sou eu, um cão morto, derrotado, para que olhes para mim...”
Neste momento quero dizer a você, não desista!!! Porque a carruagem da Graça está batendo em sua porta nesse momento e está trazendo para você boas novas de paz, de vida, de restauração. E assim como Davi não esqueceu de sua aliança com Jonatas, DEUS não esqueceu de você e da aliança que foi feita na cruz por você.
por meio da cruz de Cristo,ele nos uniu em um só corpo e levou de volta para Deus” Efésios 2.16b
“Deus perdoou todas as nossos pecados e anulou a carta de nossa divida... pregando-a na cruz.” Colocenssesl 2.13-14
Por isso meu querido leitor chega de miséria, chega de tristeza, chega de viver fugindo, porque a carruagem da Graça chegou e está a sua porta. “eis que estou a porta e bato e se alguém abrir a porta entrarei e searei com ele e ele comigo”
Quero apresentar três promessas de Deus que estão contida na carruagem da Graça.
1- Verso 7 “ USAREI DE BONDADE PARA CONTIGO”
Apesar de Mefibosete ser neto de Saul, Davi deixou de lado as lembranças de um tempo de perseguição, e também não olhou para a deficiência de Mefibosete o que lhe fazia inapto para viver na corte com a nobreza, ele usa de bondade para com o filho de seu amigo morto e o faz nobre novamente, tudo isso porque ele tinha uma aliança com Jonatas.
É assim conosco também, apesar de sermos falhos, pecadores e muitas vezes trilharmos caminhos que desagradam a Deus, Ele Usa de bondade para comigo e para com você. Tudo isso por conta da aliança que foi feita na cruz.
“Eu é que sei, o pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamento de paz não de mal, para dar o fim que desejais.” Jr 29.11
 2 – Vers0 7b “TE RESTITUIREI TODAS AS TERRAS”
 Davi restituiu todas as terras que pertencia a Saul para Mefibosete. Aquele que havia perdido tudo, agora volta a ter bens, respeito e honra. E Deus quer também restituir e restituirá em sua vida tudo aquilo que satanás roubou e tem roubado de sua vida, seja saúde, família, alegria, sonhos, tudo aquilo que você pensou que não haveria mais de conseguir de volta, essa é a vontade dEle porque Ele tem uma aliança com você. 
3 – Vs 7c “TU COMERÁS PÃO SEMPRE A MINHA MESA”
Querido Mefibosete foi incluído em uma aliança, ele não podia ter consciência disso, mas Davi não esquecera, por amor ao amado Jonatas, Davi tratou seu filho como um parente consanguíneo. Nada no curso desse mundo poderia alterar a palavra dada ao seu amigo. Talvez meu irmão você também não saiba, mas você também foi incluído numa aliança de amor, firmada entre Deus e seu Filho na cruz, e Eles são fiéis e nada poderá desfazer essa aliança.
não quebrareis a minha aliança que fiz com ele, nem deixarei de cumprir nenhuma de minhas promessas” Sl 89.34
Deus nos convida a participar de sua mesa real, sua mesa celeste porque Ele nos trata como filhos, vamos desfrutar desse banquete, onde o pão não e apenas o alimento físico, mas simboliza também, o alimento espiritual a presença de Deus em nossas vidas para sempre.

 Fique na Paz de Cristo
 Marcelo Navarro